Publicações

Tipo de texto
Palavra-chave
Autor
Artigos de opinião
Publicado em: novembro de 2021
Mauricio Moszkowicz Lillian Monteath Renata Lèbre La Rovere Matheus Guerra

Incentivos tributários aos postos de carregamento de veículos elétricos: Questões para o debate no Brasil

Em artigo publicado na Agência CanalEnergia, Renata Lèbre La Rovere (pesquisadora do GESEL), Matheus Guerra (pesquisador do GESEL), Lillian Monteath (pesquisadora plena do GESEL) e Mauricio Moszkowicz (pesquisador sênior do GESEL) ressaltam a importância das políticas públicas no âmbito do incentivo a disseminação da mobilidade elétrica, em especial da infraestrutura de recarga. Inicialmente, destaca-se que “as políticas públicas referentes à mobilidade elétrica devem atuar tanto no plano da regulação quanto no plano dos instrumentos econômicos”. Em seguida aponta-se que “a experiência internacional mostra que, por se tratar de uma tecnologia em estágio inicial de difusão, o apoio público à ação dos agentes privados por meio de incentivos econômicos é necessário.” Por fim, os autores concluem que “há diversas possibilidades de utilização de instrumentos econômicos para a promoção da infraestrutura de postos de carregamento. Cabe ao Executivo e ao Legislativo definirem estes instrumentos, com a finalidade de assegurar que o país acelere a difusão dos veículos elétricos, os quais, não apenas trazem benefícios ao meio-ambiente, como também podem gerar oportunidades de inovação e de criação de empregos.”
(Publicado pela Agência CanalEnergia)

Textos de discussão - TDSE
Publicado em: junho de 2021
Nivalde de Castro Roberto Brandão Mauricio Moszkowicz Lillian Monteath Luiza Masseno Renata Lèbre La Rovere Luiza Di Beo Oliveira Matheus Guerra Camila Ludovique

TDSE 101 “Análise de Políticas Públicas para Veículos Elétricos”

O trabalho busca ilustrar as principais políticas públicas adotadas internacionalmente para estimular o desenvolvimento do mercado de veículos elétricos, que contemplam a alocação de recursos monetários para reduzir o custo de aquisição dos veículos elétricos, incentivos para instalação de uma infraestrutura de recarga propícia para a tecnologia e a introdução de medidas que promovam um tratamento especial aos veículos, com o objetivo de reduzir a resistência dos consumidores. As conclusões mostram a relação entre a intensividade de políticas públicas e o desenvolvimento do mercado de veículos elétricos de um país, além de identificar oportunidades e desafios para o futuro da mobilidade elétrica.
ISBN: 978-65-86614-24-4

Textos de discussão - TDSE
Publicado em: março de 2021
Nivalde de Castro Lillian Monteath Luiza Masseno Luiz M. Osório Arthur Tavares Poço Daniel Viana Bianca de Castro Matheus Guerra Camila Ludovique André Alves

TDSE 98 “Perspectivas para o desenvolvimento da Mobilidade Elétrica no Brasil”

O objetivo deste estudo é examinar, em termos de perspectivas, possíveis trajetórias de evolução da mobilidade elétrica no Brasil, buscando contribuir para o aprimoramento do planejamento, tendo o Plano Nacional de Energia 2050 (PNE 2050), publicado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em dezembro de 2020, como um marco analítico importante. Desta forma, o texto pretende contribuir para ampliar a percepção sobre a trajetória dos VE, frente ao dinamismo da transição energética, notadamente com os impactos derivados da pandemia, tornando-se assim relevante analisar alternativas complementares de novos cenários em relação ao PNE 2050, dada a importância que o setor de transporte tem para a economia brasileira.
ISBN: 978-65-86614-22-0

Textos de discussão - TDSE
Publicado em: novembro de 2020
Lucca Zamboni Carlos Ruffin Jairo Alvares Murilo Miranda Nathalia Pedreira Priscila Mendes Matheus Guerra Guilherme Dantas

TDSE 95 “Tratamento Regulatório de Perdas do Setor de Distribuição de Eletricidade em Países da América Latina”

No âmbito do projeto de P&D intitulado “Avaliação da Metodologia de Definição de Metas para Perdas Não Técnicas e Proposição de Aperfeiçoamentos Regulatórios”, vinculado ao Programa de P&D da ANEEL e desenvolvido pela CPFL Energia em parceria com o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL), foram examinadas as experiências internacionais a respeito do tratamento regulatório de perdas no setor de distribuição de eletricidade. Com base nesta pesquisa, este Texto de Discussão expõe ao setor as principais contribuições obtidas para os casos mapeados na América Latina.
ISBN: 978-65-86614-19-0

Artigos de opinião
Publicado em: outubro de 2020
Nivalde de Castro Lillian Monteath Lara Moscon Matheus Guerra

Modelos de negócio para infraestrutura de recarga de veículos elétricos na Europa

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Nivalde de Castro (coordenador do GESEL), Lillian Monteath (pesquisadora sênior do GESEL), Matheus Guerra Vieira (pesquisador do GESEL) e Lara Moscon (pesquisadora júnior do GESEL) tratam de diferentes tipos de recarga para VEs e formas de estruturar os modelos de negócio associados a esse serviço com base na experiência europeia. A partir dessa análise, conclui-se que a estruturação de modelos de negócios para a infraestrutura de recarga deve partir do pressuposto de que este serviço possui uma característica disruptiva, o que exige que foco do negócio não seja apenas no fornecimento de combustível, mas na prestação de serviços adicionais para o veículo e para seu motorista. O atual registro de déficits financeiros em estações de recarga deve ser um fator determinante de oportunidades para explorar outras fontes de receitas. Em suma, o investimento em estações de recarga exige e deve estar inserido em um planejamento de longo prazo, visando o horizonte futuro com um forte grau de difusão de VE.
(Publicado pela Agência CanalEnergia)

Outras categorias
Publicado em: julho de 2020
Mauricio Moszkowicz Luiza Masseno Lara Moscon Matheus Guerra

Realidade e Perspectivas de Carros Elétricos no Mundo e no Brasil

Slides da apresentação do webinar realizado no dia 06/07/2020 pelo GESEL. Esse Webinar teve como objetivo discutir o panorama atual e as perspectivas para a mobilidade elétrica no Brasil e no mundo.

Artigos acadêmicos
Publicado em: agosto de 2019
Lucca Zamboni Carlos Ruffin Jairo Alvares Murilo Miranda Nathalia Pedreira Priscila Mendes Matheus Guerra Guilherme Dantas

International review of regulatory aspects related to electricity loss in distribution sector

Non-technical losses (NTL) in the Electricity Sector are all the waste of energy that occurs in the electricity distribution grid because of commercial and manageable aspects.. Losses are a problem in many countries, but some have managed to incentivize the distribution companies to combat these losses effectively. Thus, in order to broaden the debate on the topic, this article develops a mapping of different experiences in the regulatory treatment of NTL. A comparison of experiences in 13 countries shows six major innovative approaches: individualized treatment, efficient company model, treatment based on companies’ similarity, specific treatment based on companies’ individual performance, and specific treatment for areas with high criminality.

Artigos de opinião
Publicado em: agosto de 2019
Nivalde de Castro Matheus Guerra

Inteligência Artificial na Mobilidade Elétrica

Em artigo do GESEL publicado pelo Broadcast/Estadão, Nivalde de Castro e Matheus Guerra falam sobre veículos elétricos e a utilização de Inteligência Artificial (IA) para a concepção de veículos autônomos. Segundo os autores, “este cenário tecnológico, aparentemente distante, não deve ser desprezado no país, basicamente por três razões: (i) nossas dimensões econômica, demográfica e continental; (ii) a indústria automobilística ser globalizada; e (iii) o impacto imperativo na economia brasileira em decorrência da dimensão disruptiva da mobilidade elétrica”.
(Publicado pelo Estadão Broadcast)

Artigos de opinião
Publicado em: julho de 2019
Nivalde de Castro Lorrane Câmara Adriana Ribeiro Gouvêa Bianca de Castro Matheus Guerra

Tecnologias exponenciais quebram paradigmas do Setor Elétrico

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, os pesquisadores do GESEL falam sobre as mudanças no setor causadas por novas tecnologias. Segundo os autores, “com uma difusão tecnológica ainda bem menos desenvolvida do que a geração distribuída, o armazenamento de energia, em baterias e veículos elétricos, também possui o condão de alterar o fluxo da energia. Uma vez que as baterias podem desempenhar as funções de fonte de geração ou de demanda, o cenário previsível de implementação de tarifas horárias irá dar mais flexibilidade ao sistema elétrico”. Eles concluem que “o desenvolvimento da geração solar fotovoltaica é um vetor dinâmico e direto de disrupção dos paradigmas do Setor Elétrico. No mesmo sentido, pode-se afirmar, com baixa margem de erro e risco, que uma mesma trajetória verificada na geração solar fotovoltaica irá ocorrer no desenvolvimento das baterias e dos veículos elétricos”.
(Publicado pela Agência CanalEnergia)

Artigos de opinião
Publicado em: maio de 2019
Nivalde de Castro Matheus Guerra

Inovações Tecnológicas no Setor Elétrico

Em artigo publicado no serviço Broadcast do jornal O Estado de São Paulo, Nivalde de Castro, coordenador do GESEL, e Matheus Guerra, pesquisador do Grupo, tratam da difusão de inovações tecnológicas no setor elétrico. Segundo os autores, a difusão das novas tecnologias tem forte componente disruptivo e, no setor elétrico, é “extremamente dependente e subordinada às inovações regulatórias, em função do seu elevado grau de regulação”.
(Publicado pelo Estadão Broadcast)