Publicações

Tipo de texto
Palavra-chave
Autor
Artigos de opinião
Publicado em: março de 2023
Nivalde de Castro Vitor Santos Thereza Aquino

Transição Energética, minerais críticos e o Brasil

Em artigo publicado pelo Broadcast Energia, intitulado: “Transição Energética, minerais críticos e o Brasil”, os autores Nivalde de Castro (Professor do IE da UFRJ e coordenador do GESEL), Vitor Santos (Professor Catedrático do ISEG da Universidade de Lisboa) e Thereza Aquino (Professora da Escola de Engenharia da UFRJ e pesquisadora Associada do GESEL), analisam a utilização do potencial de recursos endógenos renováveis e seus objetivos estratégicos. Segundo os autores, “as oportunidades para o Brasil assumir uma posição de destaque nos cenários nacional e internacional de uma economia de baixa emissão de carbono estão dadas, seja na área de energia elétrica, na qual o país já é uma liderança mundial, seja na área de minerais e metais necessários à transição energética”.
(Publicado pelo Broadcast Energia)

Artigos acadêmicos
Publicado em: junho de 2022
Nivalde de Castro Caroline Chantre Luiz Eduardo da Silva Gomes Thereza Aquino

The role of energy storage at grid reliability and system reconfiguration: a systemic approach

A urgência da transição energética está promovendo o papel do armazenamento de energia como a chave da paz para um futuro de energia limpa. No entanto, o papel desta tecnologia na futura rede elétrica ainda está em análise. Consideramos o armazenamento de energia como uma tecnologia de nicho em transição para o regime. Portanto, as políticas públicas e os investimentos direcionados são os principais impulsionadores da difusão da tecnologia. Os casos da Califórnia (CA) e da Austrália Meridional (SA) foram avaliados e ambos forneceram uma visão sobre a crescente relevância do armazenamento de energia nas metas de descarbonização e na confiabilidade de uma rede renovável.

Artigos de opinião
Publicado em: junho de 2022
Ana Carolina Chaves Thereza Aquino Roberto Ivo

O papel do financiamento nos projetos de hidrogênio verde na União Europeia: um exemplo a ser seguido

Em artigo publicado pela Agência Canal Energia, Ana Carolina Chaves (pesquisadora plena do GESEL), em conjunto com Thereza Aquino (Professora da Escola Politécnica da UFRJ e Pesquisadora associada do GESEL) e Roberto Ivo (Professor no Departamento de Engenharia Industrial da UFRJ) tratam do papel do financiamento nos projetos de hidrogênio verde na União Europeia, e como esse exemplo pode ser seguido. Segundo os autores, “ a União Europeia vem anunciando, desde 2018, pacotes como parte dos planos de estímulo econômico ao hidrogênio, com cifras que já ultrapassam € 7 bilhões. No âmbito mundial, dos € 70 bilhões de financiamento público prometidos pelos diferentes governos para apoiar o setor de hidrogênio, mais da metade é proveniente dos estados-membros da União Europeia em coordenação com a Comissão Europeia.” Eles concluem que “ no Brasil, sem a conjugação de políticas públicas, seja através dos incentivos e regulação, como também do interesse e participação do capital privado, será difícil trilhar estratégias similares às adotadas pela União Europeia na implementação da indústria nacional do hidrogênio.”
(Publicado pela Agência CanalEnergia)

Artigos de opinião
Publicado em: janeiro de 2022
Nivalde de Castro Vitor Santos Thereza Aquino

Lições de Portugal na Estratégia de Hidrogênio

Em artigo publicado no Broadcast Energia da Agência Estado de São Paulo, Nivalde de Castro (professor do Instituto de Economia da UFRJ e coordenador do Gesel), Vitor Santos (Professor da Universidade de Lisboa e ex diretor geral da ERSE) e Thereza Aquino (Professora da escola de Engenharia da UFRJ e pesquisadora do GESEL) tratam de como Portugal tem sido uma espécie de laboratório para o Setor Elétrico Brasileiro (SEB) no campo da transição energética. Segundo os autores, o artigo visa “examinar as linhas gerais da política energética de Portugal em relação ao hidrogênio (H2), com destaque para um projeto estratégico no Porto de Sines, buscando elementos que possam subsidiar o desenvolvimento da indústria de H2 de baixo carbono no Brasil.”
(Publicado pelo Broadcast Energia)

Artigos de opinião
Publicado em: dezembro de 2021
Nivalde de Castro Roberto Brandão Thereza Aquino

The emerging green hydrogen industry in Brazil (A Indústria Nascente do Hidrogênio Verde no Brasil)

Read in english: THE EMERGING GREEN HYDROGEN INDUSTRY IN BRAZIL

Em artigo publicado no Broadcast Energia, Nivalde de Castro (coordenador do GESEL), Roberto Brandão (pesquisador sênior do GESEL) e Thereza Aquino (professora da UFRJ e pesquisadora associada do GESEL) abordam a indústria nascente do H2V, com foco no Brasil. Segundo os autores, cabe “aos agentes econômicos liderar este processo de criação da indústria nascente do H2V, com apoio das instituições de estado para avançar e desenvolver estudos que servirão de subsídio e base para o desenvolvimento de política industrial a partir de 2023”.
(Publicado pelo Broadcast Energia)

Outras categorias
Publicado em: dezembro de 2021
Nivalde de Castro Mauricio Moszkowicz Nelson Siffert Ana Carolina Chaves Thereza Aquino Adely Branquinho Piero Carlo Dos Reis

Hydrogen Economy: Perspectives and Potentials

Slides de apresentação do Webinar Internacional: “Hydrogen Economy: Perspectives and Potentials”, realizado no dia 16 de dezembro de 2021, às 9h (horário de Brasília). O evento, todo realizado no idioma inglês, teve como objetivo apresentar o status atual e debater sobre o desenvolvimento da economia de hidrogênio, abordando aspectos técnicos, econômicos, regulatórios e socioambientais de toda cadeia valor.

Artigos de opinião
Publicado em: setembro de 2021
Nivalde de Castro Vitor Santos Thereza Aquino

O Brasil e as estratégias da Alemanha para o Hidrogênio Verde

Em artigo publicado no Broadcast Energia, Nivalde de Castro (coordenador do GESEL), Vitor Santos (Professor da Universidade de Lisboa e Pesquisador Associado do GESEL) e Thereza Aquino (Professora da UFRJ e Pesquisadora Associada do GESEL) tratam do cenário brasileiro frente às estratégias da Alemanha para o Hidrogênio Verde. Segundo os autores, “os países com elevado potencial de recursos energéticos renováveis, como o Brasil, podem se tornar exportadores de hidrogênio verde, porém não existe, ainda, um mercado global deste recurso. O atual momento está na fase da negociação de acordos de parceria bilaterais”.
(Publicado pelo Broadcast Energia)

Outras categorias
Publicado em: fevereiro de 2018
Thereza Aquino Joana Resende

Electricity markets: trends and future perspectives

Slides da apresentação das pesquisadoras Joana Resende e Thereza Aquino no workshop “Desenhos de Mercado Atacadista de Energia Elétrica”. A apresentação aconteceu no dia 9 de fevereiro de 2018 em Lisboa, Portugal. O evento foi realizado dentro dos marcos do Acordo de Cooperação Acadêmica firmado entre o Gesel-UFRJ e o português ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa), e teve o patrocínio da EDP. A justificativa central do evento esteve relacionada ao fato de que, na União Europeia, o crescimento da geração de fontes renováveis não controláveis introduziu uma série de problemas na formação de preços. O objetivo do workshop foi o de recolher visões e análises de especialistas de Portugal e do Brasil sobre a infraestrutura de comercialização de energia financeiramente robusta e os fluxos de caixa dos agentes mais previsíveis.

 

Outras categorias
Publicado em: novembro de 2016
Thereza Aquino

A busca do equilíbrio financeiro no segmento da distribuição de energia elétrica

Slides da apresentação de Thereza Aquino no III Seminário Internacional “Desafios da Regulação no Setor Elétrico”, realizado na Universidade de Coimbra, em Portugal, nos dias 14 e 15 de novembro de 2016.