Publicações

Tipo de texto
Palavra-chave
Autor
Relatórios
Publicado em: janeiro de 2024
Gustavo Esteves Nivalde de Castro João Pedro Gomes Bianca Castro Pedro Ludovico Cristina Rosa Fabiano Lacombe

Observatório de Energia Nuclear Nº 5

O GESEL está lançando o relatório Observatório de Energia Nuclear número cinco. O Observatório de Energia Nuclear é feito com base no Informativo Eletrônico de Energia Nuclear e visa contribuir com a sistematização e a divulgação do conhecimento, identificando o papel da energia nuclear para o mundo de hoje, as estratégias e iniciativas para a sua aplicação que estão sendo adotadas nos setores elétricos nacional e internacional, o papel das empresas nesse processo, a dinâmica internacional que envolve a energia nuclear, como tem se dado o progresso tecnológico e por fim, apresentar os principais estudos que discutem essa tecnologia.

Artigos de opinião
Publicado em: novembro de 2023
João Pedro Gomes Paulo Maurício Senra Cristina Rosa

A necessidade de uma autoridade nacional operante para o desenvolvimento do segmento nuclear no Brasil

O novo artigo de opinião do Gesel, elaborado pela pesquisadora Cristina Rosa, e os pesquisadores João Pedro e Paulo Senra, aborda a necessidade de uma autoridade nacional voltada para o desenvolvimento da energia nuclear no Brasil. Segundo os autores, “O Brasil possui condições efetivas e tangíveis para se estabelecer como um importante player no mercado global das cadeias de suprimento da energia nuclear […] No entanto, para que o país possa aproveitar o cenário delineado pelo processo de transição energética e transformar o seu potencial natural, produtivo e institucional em desenvolvimento econômico e social efetivo, capaz de gerar maior renda, emprego e arrecadação de impostos, é imprescindível, entre outras ações, a consolidação de um órgão regulador bem qualificado”.

Artigos de opinião
Publicado em: novembro de 2023
João Pedro Gomes Paulo Maurício Senra Pedro Ludovico Isadora Verde

Energia nuclear: Riscos e potencialidades em relação a outras fontes de energia

Em artigo de opinião publicado pelo Gesel, a pesquisadora Isadora Verde e os pesquisadores Pedro Ludovico, João Pedro e Paulo Senra, discorrem sobre os riscos e potencialidades da energia nuclear em relação as demais fontes de geração de energia. Segundo os autores, “a energia nuclear se mostra essencial nas bases de sistemas elétricos de diversas nações”. Contudo, os pesquisadores destacam que “a invisibilidade de algumas consequências de acidentes nucleares e a temporalidade imprevisível do armazenamento de resíduos aumentam a complexidade da utilização desta fonte de energia”. Por fim, reforça-se a ideia de que uma das formas de se equilibrar segurança energética, desenvolvimento econômico e sustentabilidade, é através da energia nuclear.

Relatórios
Publicado em: outubro de 2023
Nivalde de Castro João Pedro Gomes Bianca Castro Pedro Ludovico Cristina Rosa Fabiano Lacombe

Observatório de Energia Nuclear Nº 4

O GESEL está lançando o relatório Observatório de Energia Nuclear número quatro. O Observatório de Energia Nuclear é feito com base no Informativo Eletrônico de Energia Nuclear e visa contribuir com a sistematização e a divulgação do conhecimento, identificando o papel da energia nuclear para o mundo de hoje, as estratégias e iniciativas para a sua aplicação que estão sendo adotadas nos setores elétricos nacional e internacional, o papel das empresas nesse processo, a dinâmica internacional que envolve a energia nuclear, como tem se dado o progresso tecnológico e por fim, apresentar os principais estudos que discutem essa tecnologia.

Artigos de opinião
Publicado em: setembro de 2023
João Pedro Gomes Pedro Ludovico Isadora Verde

Energia nuclear: Riscos e potencialidades em relação a outras fontes de energia

O artigo “Energia nuclear: Riscos e potencialidades em relação a outras fontes de energia”, escrito pelos pesquisadores Pedro Ludovico, Isadora Verde e João Pedro Gomes do GESEL-UFRJ, fornece uma análise multifacetada da energia nuclear, enquadrando-a no contexto global de transição energética e comparação com outras fontes de energia. Os autores destacam que a energia nuclear apresenta significativas vantagens em termos de eficiência energética, baixas emissões de gases de efeito estufa e menor taxa de mortalidade associada, quando comparada a fontes como o carvão, petróleo e até mesmo a hidroeletricidade. Contudo, também sublinham os riscos inerentes, como desastres nucleares e a complexidade do armazenamento de resíduos. O texto aborda ainda as implicações da desnuclearização na diminuição de padrões de consumo de eletricidade e aumento nos preços de energia, usando o Japão pós-Fukushima como estudo de caso. Conclui que a energia nuclear, apesar de suas complexidades, desempenha um papel estratégico no portfólio energético global e requer uma avaliação meticulosa que considere uma variedade de fatores humanos, ambientais e geopolíticos.

Artigos de opinião
Publicado em: setembro de 2023
Marcelo Maestrini João Pedro Gomes Paulo Maurício Senra Leonardo Gonçalves

A importância dos mecanismos de financiamento para transição energética nas economias emergentes

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, João Pedro Gomes (Pesquisador do GESEL), Leonardo Gonçalves (Pesquisador do GESEL), Marcelo Maestrini (Pesquisador Sênior do GESEL) e Paulo Maurício Senra (Pesquisador Sênior do GESEL) discutem a importância dos mecanismos de financiamento na transição energética de países emergentes em direção a uma economia de baixo carbono. O texto ressalta que, embora o investimento público seja relevante, ele não é suficiente para impulsionar a adoção de tecnologias de baixo carbono de maneira plena, especialmente em economias emergentes que enfrentam restrições fiscais e orçamentárias. A conclusão destaca a importância da sinergia entre o setor público e privado na transição energética. Governos devem estabelecer políticas favoráveis, oferecer incentivos financeiros e promover parcerias com empresas privadas para impulsionar os investimentos em tecnologias limpas. Os investimentos privados são essenciais para fornecer o capital e a inovação necessários para enfrentar os desafios ambientais e alcançar metas de energia sustentável.
(Publicado pela Agência CanalEnergia)

Relatórios
Publicado em: junho de 2023
Nivalde de Castro João Pedro Gomes Pedro Ludovico Isadora Correa Cristina Rosa Fabiano Lacombe Bianca de Castro

Observatório de Energia Nuclear Nº 3

O GESEL está lançando o relatório Observatório de Energia Nuclear número três. O Observatório de Energia Nuclear é feito com base no Informativo Eletrônico de Energia Nuclear e visa contribuir com a sistematização e a divulgação do conhecimento, identificando o papel da energia nuclear para o mundo de hoje, as estratégias e iniciativas para a sua aplicação que estão sendo adotadas nos setores elétricos nacional e internacional, o papel das empresas nesse processo, a dinâmica internacional que envolve a energia nuclear, como tem se dado o progresso tecnológico e por fim, apresentar os principais estudos que discutem essa tecnologia.

Relatórios
Publicado em: março de 2023
Nivalde de Castro João Pedro Gomes Pedro Ludovico Isadora Correa Cristina Rosa Fabiano Lacombe Bianca de Castro

Observatório de Energia Nuclear Nº 2

O GESEL está lançando o relatório Observatório de Energia Nuclear número dois. O Observatório de Energia Nuclear é feito com base no Informativo Eletrônico de Energia Nuclear e visa contribuir com a sistematização e a divulgação do conhecimento, identificando o papel da energia nuclear para o mundo de hoje, as estratégias e iniciativas para a sua aplicação que estão sendo adotadas nos setores elétricos nacional e internacional, o papel das empresas nesse processo, a dinâmica internacional que envolve a energia nuclear, como tem se dado o progresso tecnológico e por fim, apresentar os principais estudos que discutem essa tecnologia.

Relatórios
Publicado em: março de 2023
Nivalde de Castro João Pedro Gomes Luiza Masseno Leal Carolina Tostes Leonardo Gonçalves Vinícius José da Costa Fabiano Lacombe Bianca de Castro

Observatório de Mobilidade Elétrica Nº 10

O Observatório de Mobilidade Elétrica do GESEL busca contribuir com a sistematização e divulgação do conhecimento, através da identificação de melhores práticas, lacunas, desafios e perspectivas para a trajetória de uma mobilidade de baixo carbono nos âmbitos nacional e internacional.

Relatórios
Publicado em: fevereiro de 2023
Nivalde de Castro João Pedro Gomes Luiza Masseno Leal Leonardo Gonçalves Vinícius José da Costa Fabiano Lacombe Bianca de Castro

Observatório de Mobilidade Elétrica Nº 9

O Observatório de Mobilidade Elétrica do GESEL busca contribuir com a sistematização e divulgação do conhecimento através da identificação de melhores práticas, lacunas, desafios e perspectivas para a trajetória de uma mobilidade de baixo carbono nos âmbitos nacional e internacional.