Publicações

Tipo de texto
Palavra-chave
Autor
Relatórios
Publicado em: março de 2023
Nivalde de Castro João Pedro Gomes Luiza Masseno Leal Carolina Tostes Leonardo Gonçalves Vinícius José da Costa Fabiano Lacombe Bianca de Castro

Observatório de Mobilidade Elétrica Nº 10

O Observatório de Mobilidade Elétrica do GESEL busca contribuir com a sistematização e divulgação do conhecimento, através da identificação de melhores práticas, lacunas, desafios e perspectivas para a trajetória de uma mobilidade de baixo carbono nos âmbitos nacional e internacional.

Artigos de opinião
Publicado em: fevereiro de 2023
Nivalde de Castro Carolina Tostes Leonardo Gonçalves

A importância das smart grids de eletricidade na transição energética

Em artigo publicado pelo Broadcast Energia, Nivalde de Castro, Leonardo Gonçalves e Carolina Tostes abordam o papel das smart grids de eletricidade no contexto da transição energética. Segundo os autores, “observa-se que as redes inteligentes surgem em um contexto de mudança de paradigma no setor elétrico, tendo em vista a necessidade de tornar o sistema mais interativo e com participação ativa dos consumidores. O paradigma tradicional do setor, no qual prevalecem a comunicação e o fluxo unidirecional de energia entre os fornecedores e os clientes no sistema de distribuição, está sendo substituído por uma nova configuração, caracterizada pela descentralização da geração e por conferir um novo papel aos usuários finais, transformando-os em atores ativos da rede.”
(Publicado pelo Broadcast Energia)

Artigos de opinião
Publicado em: novembro de 2022
Luiza Masseno Carolina Tostes Isadora Corrêa Leonardo Gonçalves Vinícius José da Costa

O conflito na Ucrânia e a indústria de energias renováveis

Em artigo publicado pelo GESEL, Leonardo Gonçalves, Isadora Corrêa, Vinicius José da Costa, Carolina Tostes e Luiza Masseno Leal abordam os principais impactos do conflito Rússia-Ucrânia, que teve início em fevereiro deste ano, para a indústria de energias renováveis. Segundo os autores, “os desafios geopolíticos e macroeconômicos atualmente verificados aumentam as incertezas sobre os mercados de energias renováveis no curto prazo. Por esse motivo, diversos países estão estabelecendo estratégias que visam aprofundar o processo de transição energética, garantir a segurança de abastecimento e reduzir a dependência energética com relação à Rússia. Os custos elevados de investimento para as fontes eólica e solar fotovoltaica decorrentes da ruptura das cadeias de suprimentos globais dos materiais-chave, do aumento dos custos de frete e do aperto nas condições de financiamento, porém, deram surgimento a um novo cenário que irá requisitar estratégias inovadoras capazes de efetivar a difusão acelerada das energias renováveis”.