Publicações

Tipo de texto
Palavra-chave
Autor
Artigos acadêmicos
Publicado em: fevereiro de 2024
Gabriel Konzen Rohan Best Nivalde de Castro

The energy injustice of household solar energy: A systematic review of distributional disparities in residential rooftop solar adoption

O artigo, que tem como autores o professor Nivalde de Castro (coordenador geral do GESEL), Gabriel Konzen (do instituto de Economia da UFRJ) e Rohan Best (da Macquarie University, Sydney, Austrália) explora as desigualdades na adoção de sistemas fotovoltaicos em telhados no mundo e seus impactos distributivos. Acesse o artigo na íntegra aqui: https://authors.elsevier.com/c/1ieX87tZ6a3321

Artigos acadêmicos
Publicado em: maio de 2023
Yoshihide Wada Paulo Smith Schneider Marcos Aurelio Vasconcelos de Freitas Wenji Zhou Oldrich Joel Romero Behanm Zakeri Masoud Taghavi Diego Nieto Hummes Pedro Marin Montanari Julian David Hunt Nivalde José de Castro

Solid air hydrogen liquefaction, the missing link of the hydrogen economy

Em artigo publicado no International Journal of Hydrogen Energy, o pesquisador associado do GESEL, Julian Hunt, junto a outros pesquisadores, propõe o uso de nitrogênio sólido ou oxigênio como meio para reciclar energia fria em toda a cadeia de suprimentos de liquefação de hidrogênio. A liquefação de hidrogênio em ar sólido (SAHL) pode ser o elo perdido para a implementação de uma economia global de hidrogênio. Acesse o texto aqui: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360319923015720 Veja entrevista com o pesquisador na Bloomberg aqui: https://youtu.be/BpcTOoyvrZw

Artigos acadêmicos
Publicado em: fevereiro de 2023
Luiza Masseno de Pinho Santiago Leal Nivalde José de Castro

O processo de transição energética e a introdução da mobilidade elétrica: um estudo de caso de Portugal

Em artigo publicado nos anais do I Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores (ENJP), Luiza Masseno e Nivalde de Castro analisam o papel das políticas públicas no processo de introdução e difusão da ME em Portugal, no período de 2009 a 2020. Também são examinadas as inovações regulatórias, principais motivações e os objetivos estratégicos do país. Além disso, analisam-se as principais medidas e diretrizes da União Europeia (UE) para a promoção do desenvolvimento da ME, as quais impactam o conjunto de países pertencentes ao bloco.

Artigos acadêmicos
Publicado em: dezembro de 2022
Lorrane Câmara Caroline Chantre Guilherme Alves Kalyne Brito

The future of electricity distribution regulation in Brazil: insights from stakeholders

O artigo tem os seguintes objetivos: (i) analisar como o modelo de negócios das concessionárias de distribuição evoluirá no contexto da transição do setor elétrico brasileiro; (ii) identificar as adaptações regulatórias necessárias para viabilizar essa evolução.

Artigos acadêmicos
Publicado em: dezembro de 2022
Lorrane Câmara Rubens Rosental Luiza Masseno Leal Leonardo Gonçalves

Transição energética e a difusão dos recursos energéticos distribuídos: evolução e tendências futuras

No artigo analisa-se a evolução e tendências futuras dos REDs e busca-se sistematizar os desafios, assim como recomendações de ações para a integração desses recursos no sistema elétrico.

Artigos acadêmicos
Publicado em: setembro de 2022
Sayonara Eliziário Caroline Chantre Eduardo Torres Serra Sergio Leal Braga Rodrigo Campello Tucunduva Adely Maria Branquinho Das Dores Florian Pradelle Vinicius Botelho Ana Carolina Católico

Hydrogen economy development in Brazil: An analysis of stakeholders’ perception

O GESEL publicou artigo acadêmico na revista europeia “Sustainable Production and Consumption”, intitulado “Hydrogen economy development in Brazil: An analysis of stakeholders’ perception”. O texto é assinado por Caroline Chantre, Sayonara Andrade Eliziário, Florian Pradelle, Ana Carolina Católico, Adely Maria Branquinho Das Dores, Eduardo Torres Serra, Rodrigo Campello Tucunduva, Vinicius Botelho Pimenta Cantarino e Sergio Leal Braga. O objetivo foi explorar as experiências, percepções e expectativas das partes interessadas no desenvolvimento da economia brasileira de hidrogênio. Para compreender a visão dos principais atores da economia brasileira do hidrogênio, foi realizada uma análise bibliográfica e documental, complementada por entrevistas e questionários com 32 especialistas de cinco categorias (empresas, entidades governamentais, centros de pesquisa, associações e universidades). O artigo foi escrito no âmbito do “Projeto H2“, financiado pela Energy Assets Brasil no âmbito do Programa de P&D da Aneel.

O artigo pode ser acessado aqui: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2352550922002342?via%3Dihub

Artigos acadêmicos
Publicado em: setembro de 2022
Paula de Oliveira Feliciano Fabiana Gama Viana Ana Lúcia Rodrigues da Silva Fernando de Almeida Prado Júnior Kalyne Brito

Personas and their influencers in the Low Voltage Electrical Sector in Brazil

O setor elétrico de baixa tensão brasileiro vive há décadas uma situação de monopólio natural, marcada pela falta de concorrência e sem foco no cliente. Este ambiente tende a mudar, como aconteceu em outros países, onde pequenos clientes podem escolher seu fornecedor de eletricidade. É preciso que as concessionárias de distribuição se modernizem e conheçam melhor seus clientes. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar as principais personas previamente identificadas para residenciais e comerciais do setor de energia no Brasil, identificando seus principais influenciadores e como ocorre a influência. O artigo discute a importância de conhecer o comportamento do consumidor em uma realidade digital, trazendo referenciais teóricos sobre personas e influenciadores.

Artigos acadêmicos
Publicado em: junho de 2022
Nivalde de Castro Caroline Chantre Luiz Eduardo da Silva Gomes Thereza Aquino

The role of energy storage at grid reliability and system reconfiguration: a systemic approach

A urgência da transição energética está promovendo o papel do armazenamento de energia como a chave da paz para um futuro de energia limpa. No entanto, o papel desta tecnologia na futura rede elétrica ainda está em análise. Consideramos o armazenamento de energia como uma tecnologia de nicho em transição para o regime. Portanto, as políticas públicas e os investimentos direcionados são os principais impulsionadores da difusão da tecnologia. Os casos da Califórnia (CA) e da Austrália Meridional (SA) foram avaliados e ambos forneceram uma visão sobre a crescente relevância do armazenamento de energia nas metas de descarbonização e na confiabilidade de uma rede renovável.

Artigos acadêmicos
Publicado em: maio de 2022
Fabiana Gama Viana Ana Lúcia Rodrigues da Silva Fernando de Almeida Prado Júnior

Tecnologias exponenciais, economia comportamental e o consumidor de energia no futuro

As tecnologias vêm mudando a face do mundo, dos negócios e o próprio comportamento das pessoas, especialmente nas suas relações de consumo. Os dogmas de fé da racionalidade como direcionador das decisões econômicas também vem se alterando com o fortalecimento da Economia Comportamental. Este artigo analisa à luz das denominadas Tecnologias Exponenciais -TE as relações com os consumidores cujo comportamento rompe os ditames da economia clássica e passa a dar importância a motivadores da emoção em detrimento da razão. Como referencial básico desta analise está a indústria de energia elétrica e seu processo de transição a partir das TEs.

Artigos acadêmicos
Publicado em: maio de 2022
Fabiana Gama Viana Ana Lúcia Rodrigues da Silva Fernando de Almeida Prado Júnior

A nova jornada do cliente frente às tecnologias exponenciais no setor elétrico

O mundo vive constantes transformações fortemente afetadas pelo avanço tecnológico, sendo a digitalização e a conectividade os grandes agentes de mudança em relação à comunicação e aos negócios. Nesse cenário, o consumidor torna-se protagonista nas decisões estratégicas das empresas. Embora tais transformações não estejam associadas diretamente ao setor elétrico, o consumidor de eletricidade é o mesmo que passa por todas essas mudanças. Daí a importância de o setor elétrico conhecer melhor a jornada de seu consumidor em uma realidade de tecnologias exponenciais, utilizando, como ferramentas, as personas e o poder do influenciador digital sobre seus clientes.