Cursos

Os Cursos do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL) do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) têm por objetivo a qualificação de colaboradores através do acúmulo de massa crítica com foco analítico nos vetores estratégicos de cada um dos temas oferecidos. As aulas, in company (presencial ou online), já foram ministradas para diversas empresas e para o marco institucional do setor elétrico. Para saber mais, entre em contato pelo e-mail gesel@gesel.ie.ufrj.br

Capa

Cursos disponíveis

NOVA TURMA EM JULHO DE 2024 - Tarifas de Energia Elétrica e Revisões Tarifárias

Apresentar a segmentação do mercado, matriz energética, sistema interligado e os conceitos fundamentais e as bases regulatórias das principais atividades do setor elétrico, além de ter uma visão quanto à formação dos preços de energia elétrica no Brasil. Compreenderá o que são preços de energia de curto prazo, tarifa de fornecimento de energia no ambiente regulado e preço de energia no mercado livre.

Carga Horária: 12hs

Curso EAD de Pós-Graduação Lato Sensu “Regulação do Setor Elétrico”

Estão abertas as inscrições da segunda turma do curso EAD de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização: “Regulação do Setor Elétrico”. O curso, online, terá duração de um ano, começando no dia 17 de junho. Serão dois encontros semanais, síncronos, das 19h às 21h, segundas-feiras e quartas-feiras. O curso oferece ao fim um certificado de pós-graduação oficial da UFRJ.

Carga Horária: 360hs

NOVA TURMA EM AGOSTO DE 2024 - Financiamento no Setor de Energia Elétrica

O curso tem por objetivo apresentar inicialmente os conceitos de financiamento bancário e por meio do mercado de capitais. Como complemento dos conceitos apresentados, serão mostrados os principais indicadores financeiros de três projetos do setor elétrico: i) uma linha de transmissão; ii) um parque eólico; e iii) uma hidroelétrica. Serão observados a correlação entre o grau de alavancagem financeira e o valor dos recebíveis do projeto, o índice de cobertura do serviço das dívidas, taxa interna de retorno, entre outros. Os principais covernants financeiros, bem como indicadores relativos ao custo do equity, das dívidas e do custo ponderado de capital (waac) serão verificados a partir de simulações de análise econômico-financeira. Por fim, é apresentada as mudanças recentes no padrão de financiamento do setor elétrico.

Carga Horária: 12hs

NOVA TURMA EM SETEMBRO DE 2024 - Fundamentos da Transição Energética

O curso "Fundamentos da Transição Energética", inserido no contexto global e nacional, tem como objetivo qualificar os participantes no entendimento e compreensão dos principais conceitos, tecnologias, aspectos econômicos, regulatórios e políticas públicas relacionadas à Transição Energética.

Carga Horária: 8hs

NOVA TURMA EM OUTUBRO DE 2024 - A Economia do Hidrogênio: Cenário Global e Nacional

O curso tem como objetivo apresentar um panorama internacional da economia do hidrogênio, focando nos principais países europeus, asiáticos e americanos, através de seus planos nacionais de hidrogênio, assim como o caso brasileiro, através das iniciativas privadas e governamentais para o desenvolvimento do produto e suas potencialidades. Discute os aspectos técnicos, econômicos e financeiros relativos à indústria nascente do hidrogênio, bem como sua financiabilidade. E por último, analisa os desafios, oportunidades e perspectivas desta indústria no Brasil.

Carga Horária: 16hs

Aspectos técnicos e econômicos da Mobilidade Elétrica

O curso tem como objetivo abordar os diversos aspectos que envolvem tanto a parte técnica quanto a parte econômica envolvidas no processo de difusão da mobilidade elétrica incluindo também aspectos associados à infraestrutura de recarga, apresentando os desafios e oportunidades que se colocam para este segmento.

Carga Horária: 16hs

Comercialização de Energia Elétrica no Brasil

O curso tem por objetivo analisar os fundamentos do modelo atual de comercialização de energia no atacado e as perspectivas de evolução da comercialização no âmbito da restruturação do marco regulatório do setor elétrico brasileiro. O curso irá aprofundar o exame dos diferentes aspectos do Desenho de Mercado do Setor Elétrico Brasileiro com foco no atual status e propostas em curso para o aprimoramento modelo.

Carga Horária: 18hs

Modelo Institucional

O curso tem como objetivo apresentar as principais etapas da evolução do setor elétrico brasileiro, destacando-se os segmentos que formatam o mercado de energia elétrica assim como a evolução e perspectivas da matriz elétrica do Brasil e do resto do mundo. Além disso, é apresentada as características estruturais e operacionais do sistema elétrico brasileiro, agentes institucionais, atribuições e competências (CCEE, ONS, ANEEL, CMSE, CNPE, MME e EPE).

Carga Horária: 18hs