Publicações

Tipo de texto
Palavra-chave
Autor
Relatórios
Publicado em: fevereiro de 2023
José Vinícius Freitas Nivalde de Castro Caroline Chantre Sofia Paoli Luana Bezerra Allyson Thomas Kalyne Brito Sayonara Eliziário

Observatório de Hidrogênio N° 9

O presente relatório tem como objetivo central apresentar um estudo analítico do acompanhamento sistemático do setor, apresentado no Informativo Setorial de Hidrogênio do GESEL, atentando para as principais políticas públicas, diretrizes, projetos, inovações tecnológicas e regulatórias de toda cadeia de valor do hidrogênio.

Artigos Acadêmicos
Publicado em: dezembro de 2022
Guilherme Alves Lorrane Câmara Caroline Chantre Kalyne Brito

The future of electricity distribution regulation in Brazil: insights from stakeholders

O artigo tem os seguintes objetivos: (i) analisar como o modelo de negócios das concessionárias de distribuição evoluirá no contexto da transição do setor elétrico brasileiro; (ii) identificar as adaptações regulatórias necessárias para viabilizar essa evolução.

Relatórios
Publicado em: dezembro de 2022
Isadora Verde Nivalde de Castro Lorrane Câmara Caroline Chantre Maria Luiza Lunardi Felipe Diniz Ana Eduarda Rodrigues Cristina Rosa Kalyne Brito

Observatório de Tecnologias Exponenciais Nº 8

O Observatório de Tecnologias Exponenciais visa contribuir com a sistematização e a divulgação do conhecimento, identificando o papel das tecnologias exponenciais no processo de transição energética, as estratégias e iniciativas para a sua aplicação que estão sendo adotadas nos setores elétricos nacional e internacional e, por fim, apresentar os novos modelos de negócio e as mudanças comportamentais do consumidor. Com base no Informativo Eletrônico Tecnologias Exponenciais (IFE TEX), o Observatório também identifica os desafios e as perspectivas para o setor elétrico na trajetória para uma economia de baixo carbono.

Artigos Acadêmicos
Publicado em: setembro de 2022
Eduardo Torres Serra Sergio Leal Braga Rodrigo Campello Tucunduva Adely Maria Branquinho Das Dores Caroline Chantre Florian Pradelle Vinicius Botelho Sayonara Eliziário Ana Carolina Católico

Hydrogen economy development in Brazil: An analysis of stakeholders’ perception

O GESEL publicou artigo acadêmico na revista europeia “Sustainable Production and Consumption”, intitulado “Hydrogen economy development in Brazil: An analysis of stakeholders’ perception”. O texto é assinado por Caroline Chantre, Sayonara Andrade Eliziário, Florian Pradelle, Ana Carolina Católico, Adely Maria Branquinho Das Dores, Eduardo Torres Serra, Rodrigo Campello Tucunduva, Vinicius Botelho Pimenta Cantarino e Sergio Leal Braga. O objetivo foi explorar as experiências, percepções e expectativas das partes interessadas no desenvolvimento da economia brasileira de hidrogênio. Para compreender a visão dos principais atores da economia brasileira do hidrogênio, foi realizada uma análise bibliográfica e documental, complementada por entrevistas e questionários com 32 especialistas de cinco categorias (empresas, entidades governamentais, centros de pesquisa, associações e universidades). O artigo foi escrito no âmbito do “Projeto H2“, financiado pela Energy Assets Brasil no âmbito do Programa de P&D da Aneel.

O artigo pode ser acessado aqui: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2352550922002342?via%3Dihub

Textos em Jornal
Publicado em: setembro de 2022
Lorrane Câmara Caroline Chantre Cristina Rosa Kalyne Brito

Mercados locais de flexibilidade e o novo papel da distribuidora em um futuro descentralizado

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Lorrane Câmara (pesquisadora plena do GESEL), Caroline Chantre (pesquisadora do GESEL), Cristina Rosa e Kalyne Brito (pesquisadoras juniores do GESEL) abordam  a descentralização do setor elétrico e mercados locais de flexibilidade. Segundo as autoras, “as plataformas fornecem a infraestrutura digital para combinar compradores e vendedores de serviços de flexibilidade, permitindo a sinalização das necessidades dos operadores da rede, visibilidade adequada dos RED, oportunidade de atender aos critérios de qualificação e a contratação competitiva dos recursos”. Concluiu-se que “por fim, à guisa de conclusão, o desenvolvimento de mecanismos competitivos de contratação de flexibilidade através de plataformas tem como elemento estruturante a mudança do paradigma de operação da rede de distribuição, em um contexto de transformação associada ao surgimento de RED.”
(Publicado pela Agência CanalEnergia)

Relatórios
Publicado em: agosto de 2022
Nivalde de Castro Lorrane Câmara Caroline Chantre Maria Luiza Lunardi Felipe Diniz Ana Eduarda Rodrigues Pedro Barbosa Cristina Rosa Kalyne Brito

Observatório de Tecnologias Exponenciais Nº 7

O Observatório de Tecnologias Exponenciais visa contribuir com a sistematização e a divulgação do conhecimento, identificando o papel das tecnologias exponenciais no processo de transição energética, as estratégias e iniciativas para a sua aplicação que estão sendo adotadas nos setores elétricos nacional e internacional e, por fim, apresentar os novos modelos de negócio e as mudanças comportamentais do consumidor. Com base no Informativo Eletrônico Tecnologias Exponenciais, o Observatório também identifica os desafios e as perspectivas para o setor elétrico na trajetória para uma economia de baixo carbono.

Textos em Jornal
Publicado em: julho de 2022
Rubens Rosental Caroline Chantre Pedro Barbosa Monique Coimbra Cristina Rosa

A centralidade da sustentabilidade na agenda ESG: perspectivas para o setor elétrico em transição

Em artigo publicado pelo GESEL, Cristina Rosa, Monique Coimbra, Pedro Barbosa, Caroline Chantre e Rubens Rosental abordam o crescente debate em torno das práticas ESG e seus três pilares: o ambiente, o social e a governança. Segundo os autores, “Com base nesses três fatores, a agenda ESG parte de um processo que perpassa a integração de um estilo de vida sustentável pelas empresas, exigindo planejamento e continuidade nas práticas corporativas voltadas à inserção de políticas sociais e ambientais e à promoção de uma gestão incorruptível”. O presente artigo tem como objetivo investigar a agenda ESG, desde sua origem até o panorama atual, trazendo em destaque a importância do panorama ambiental para o tema.

Textos em Jornal
Publicado em: julho de 2022
Rubens Rosental Caroline Chantre Matheus Balmas Kalyne Brito

Impactos das mudanças climáticas no setor elétrico: O papel da geração distribuída e do armazenamento de energia

O artigo escrito por pesquisadores do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL), analisa o impacto de eventos climáticos extremos no setor elétrico brasileiro e as possíveis soluções para evitar tais prejuízos. Os autores destacam que o uso da geração de energia distribuída (GD) e o armazenamento de energia, sejam eles aplicados de forma individual ou associados, terão um importante papel no aumento da resiliência do setor elétrico, e podem garantir que os impactos causados pelas mudanças climáticas no setor sejam minimizados, pois as tecnologias “reduzem o impacto da alteração dos ciclos hidrológicos, minimizam as interrupções de energia por danos nas linhas de transmissão e aumentam a flexibilidade do setor”.

Artigos Acadêmicos
Publicado em: junho de 2022
Luiz Eduardo da Silva Gomes Nivalde de Castro Thereza Aquino Caroline Chantre

The role of energy storage at grid reliability and system reconfiguration: a systemic approach

A urgência da transição energética está promovendo o papel do armazenamento de energia como a chave da paz para um futuro de energia limpa. No entanto, o papel desta tecnologia na futura rede elétrica ainda está em análise. Consideramos o armazenamento de energia como uma tecnologia de nicho em transição para o regime. Portanto, as políticas públicas e os investimentos direcionados são os principais impulsionadores da difusão da tecnologia. Os casos da Califórnia (CA) e da Austrália Meridional (SA) foram avaliados e ambos forneceram uma visão sobre a crescente relevância do armazenamento de energia nas metas de descarbonização e na confiabilidade de uma rede renovável.

Textos em Jornal
Publicado em: fevereiro de 2022
Rubens Rosental Caroline Chantre Pedro Barbosa Monique Coimbra Cristina Rosa

Microrredes: benefícios e desafios para o setor elétrico brasileiro

Em artigo publicado pelo GESEL, Cristina Rosa (pesquisadora júnior do GESEL), Monique Coimbra (pesquisador júniora do GESEL), Pedro Barbosa (pesquisador júnior do GESEL), Caroline Chantre (pesquisadora do GESEL) e Rubens Rosental (pesquisador sênior do GESEL) analisaram os principais benefícios e desafios para implementação de microrredes no cenário brasileiro. Para isso, os mesmos destacaram “o estudo de caso da microrrede do Brooklyn, nos Estados Unidos, e da Copel, no Brasil, fornecendo perspectivas futuras para as microrredes para o território brasileiro”.  Segundo os autores, “o caso da microrrede do Brooklyn é uma exceção […] com o sucesso deste projeto, o cenário brasileiro pode adquirir alguns insights. O primeiro se trata da necessidade de expandir o processo de digitalização em conjunto com os instrumentos de descentralização, neste caso, as microrredes. O segundo ponto refere-se à busca de uma maior autonomia frente às distribuidoras para o funcionamento dos sistemas de microrredes em ascensão, o que não é verificado no projeto da Copel”.