Livros

A larga produção de livros do GESEL reflete as pesquisas já desenvolvidas em diferentes áreas. Acesse o conteúdo ou entre em contato.

Interessados: +55 (21) 3938-5249
ou gesel@gesel.ie.ufrj.br

Capa

A Mobilidade Elétrica na América Latina: Tendências, oportunidades e desafios

A Fundação Konrad Adenauer (KAS), através do seu Programa Regional de Segurança Energética e Mudanças Climáticas na América Latina (EKLA) e o GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ desenvolveram uma parceria acadêmica e científica que resultaram na realização de dois workshops em 2021 sobre os temas “Mobilidade Elétrica no Processo de Transição Energética” e “Ecossistema da Mobilidade Elétrica na América Latina”, agregando especialistas de diferentes países, instituições e formação para analisar e examinar aspectos distintos da Mobilidade Elétrica na América Latina. E a partir da massa crítica de conhecimentos gerada nestes dois eventos, foi elaborado o presente livro composto de 10 capítulos elaborados pelos participantes dos eventos, assim como, por estudiosos no tema. Para acessar o PDF do livro.

Capa

A Viabilidade das Usinas Reversíveis no Sistema Interligado Nacional

O livro consolida os resultados do projeto de mesmo nome, desenvolvido no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel, que teve como objetivo reunir, desenvolver e divulgar conhecimento sobre usinas hidrelétricas reversíveis (UHRs), contemplando a definição de arranjos regulatórios, técnicos, operacionais e comerciais para viabilizar a implantação desta tecnologia no Setor Elétrico Brasileiro.

Capa

Mercado Elétrico e Risco Financeiro

Este livro é o resultado de um trabalho de pesquisa realizado no projeto de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica denominado Aperfeiçoamentos Regulatórios para Introdução de uma Bolsa de Energia e de uma Clearing House, executado, a partir do financiamento da EDP Brasil, pelo Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e dedicado a dar suporte de conhecimento à evolução da comercialização de energia no atacado no Brasil. Para ler o livro na íntegra, clique aqui.

Capa

As Perdas Não Técnicas no Setor de Distribuição Brasileiro: uma Abordagem Regulatória

O livro propõe uma metodologia alternativa para o tratamento das perdas não técnicas. E, para tanto, traz uma pesquisa sobre o tema no mundo, faz uma análise da evolução das metodologias até então adotadas pela regulação brasileira, observando sua efetividade e impacto econômico-financeiro e, realiza uma análise crítica da metodologia atual de estabelecimento de limites de perdas não técnicas.

Capa

Programa de P&D da Aneel: Avaliação & Perspectivas

O livro faz um diagnóstico do Programa de P&D da ANEEL com base na análise dos projetos realizados e dos atores direta e indiretamente envolvidos com as atividades inovativas do setor elétrico. Além disso, apresenta proposições e medidas de inovações regulatórias e de políticas públicas para o aperfeiçoamento do Programa de P&D da ANEEL. Ao longo dos capítulos, são abordados aspectos, como os critérios de avaliação, a estrutura de governança do Programa por meio do estabelecimento de uma rede de inovação, a prospecção de modelos de negócio e os mecanismos para avaliação contínua da atividade inovativa, com foco na empresa e não somente em um projeto específico.

Capa

Perdas não técnicas na distribuição de energia elétrica: o caso da Light

O livro analisa as causas e consequências dos furtos de energia que ocorrem em áreas onde prevalecem o domínio de organizações criminosas. A pesquisa, realizada via Projeto de P&D da Aneel, qualificou o conceito que se denominou por ASRO´s (Área com Sérias Restrições Operacionais), para entender a dinâmica deste problema social, e sistematizou inovações regulatórias para que as distribuidoras de energia possam enfrentar os problemas financeiros e de manutenção das redes.

Capa

Regulação Econômica da Geração Termoelétrica: Formas de contratação e metodologia de cálculo do custo de operação

O trabalho, desenvolvido em parceria com a Eneva, se insere no contexto de crescimento acentuado da capacidade instalada de usinas termoelétricas ocorrido no Brasil neste século e com ela a transformação do papel destas usinas sistema interligado nacional. As termoelétricas seguem sendo operadas em complementariedade às hidroelétricas, mas deixam de estar restritas à função de economizar água apenas em anos mais secos para se converterem, muitas vezes, em fonte regular de energia. Além disso, em algumas situações, as termoelétricas começam a ser chamadas a desempenhar uma função que, no Brasil, sempre foi exclusiva de hidroelétricas, qual seja, contribuir para o acompanhamento de carga, variando a geração ao longo do dia ou mesmo operando apenas no horário de ponta.

Capa

Experiências Internacionais em Geração Distribuída: Motivações, Impactos e Ajustes

São analisadas como as consequências das inovações tecnológicas atualmente em curso no setor elétrico – particularmente na distribuição de energia elétrica – vêm sendo tratadas por diferentes agentes, em diversos países e distintos regimes regulatórios. Fornecer subsídios para o debate é o objetivo principal do presente livro. Com o intuito de apreender as motivações, os instrumentos utilizados e a experiência obtida com a implantação de políticas de Incentivo à micro e mini geração solar fotovoltaica, são examinados doze estudos de caso: Califórnia, Havaí, Nevada, Nova Iorque, Alemanha, Itália, Reino Unido, França, Portugal, Bélgica, Japão e Austrália. A forma estruturada da apresentação de cada caso coloca em destaque as diferenças e semelhanças existentes, fornecendo, assim, uma perspectiva ao mesmo tempo crítica, informativa e instrutiva. A publicação acontece no âmbito do Projeto de P&D da Aneel “Impacto dos Recursos Energéticos Distribuídos sobre o Setor de Distribuição”, realizado pelo GESEL em parceria com a ENERGISA.

Capa

Indicadores de Sustentabilidade Econômico-Financeira das Empresas de Distribuição de Energia Elétrica

O documento apresenta os principais resultados do Projeto de P&D “Índice de Sustentabilidade Econômico-Financeira das Distribuidoras de Energia Elétrica”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL-UFRJ) e pela CPFL Energia, dentro do programa de P&D da Aneel. O projeto foi concebido com o objetivo de produzir e divulgar conhecimento e contribuir com o amadurecimento da cultura de supervisão financeira das distribuidoras de energia elétrica.

Capa

Geração Distribuída: Experiências Internacionais e Análises Comparadas

Elaborado pelo GESEL em parceria com o EKLA-KAS (Programa Regional Segurança Energética e Mudança Climática na América Latina da Fundação Konrad Adenauer), com organização de Nivalde de Castro e Guilherme Dantas (respectivamente coordenador e pesquisador do GESEL), o livro apresenta oito artigos, em inglês, que tratam das implicações do crescimento de sistemas de geração distribuída e a consequente tendência de descentralização de sistemas elétricos. Os autores – da Alemanha, Colômbia, do Brasil, de Portugal e dos EUA – discutem este panorama, bem como as soluções regulatórias implicadas.

Para ler a versão em inglês, clique aqui.

Capa

Evolução do Setor Elétrico Brasileiro em 2016

O GESEL está lançando o E-book “Evolução do Setor Elétrico Brasileiro em 2016”. Tendo como fonte primária o trabalho de pesquisa que resulta na publicação deste boletim eletrônico diário, o IFE, foi elaborado o presente material. O objetivo do trabalho é destacar os principais fatos que ocorreram nas áreas da Regulação e Reestruturação do Setor Elétrico, Leilões e Energias Renováveis e Meio Ambiente, os quais ordenam a publicação em quatro capítulos. Ao fim, e a título de conclusão, é desenvolvida uma análise com as principais expectativas para o ano de 2017.

Capa

As Tarifas de Energia Elétrica no Brasil e em Outros Países: o Porquê das Diferenças

Como se compara a tarifa de energia elétrica no Brasil com a praticada em outros países? Outra questão relevante é entender o porquê das diferenças tão significativas entre tarifas de vários países. A partir da sistematização de diagnósticos precisos e refinados cabe então examinar se é conveniente e como agir no sentido de reduzir as tarifas de eletricidade no país, alterando as estruturas de custos do setor mediante a calibragem das políticas públicas relacionadas ao setor elétrico. Esta complexa e ampla problemática, muito atual no Brasil e internacionalmente é o objeto central deste livro que resume pesquisa realizada no âmbito do Programa de P&D da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, financiada pelas empresas Rio Grande Energia e Companhia Sul Paulista de Energia, do grupo CPFL Energia com o título “Panorama e Análise Comparativa da Tarifa De Energia Elétrica do Brasil com as Tarifas Praticadas em Países Selecionados, Considerando o Modelo Institucional Vigente”.

Capa

Integração e Segurança Energética na América Latina

Este livro, editado em parceria com o EKLA-KAS – Programa Regional Segurança Energética e Mudanças Climáticas na América Latina da Fundação Konrad Adenauer -, foi concebido com o objetivo principal de oferecer subsídios e propostas para que as autoridades responsáveis pela política energética na América Latina e os membros do Poder Legislativo formulem e executem políticas públicas voltadas para a Integração e Segurança Elétrica. Acredita-se que o processo de aprofundamento da integração elétrica na região, baseada em fontes renováveis, é uma estratégia que trará segurança para o processo de transição para uma matriz elétrica de baixo carbono, permitindo aliar o combate das mudanças climáticas com medidas de desenvolvimento econômico e social sustentável.

 

Click here to access the english version.
Haga clic aquí para acceder a la versión en español.

Capa

Políticas Públicas Para Redes Inteligentes

O projeto de P&D “Avaliação de Políticas e Ações de Incentivo às Inovações Tecnológicas no Setor Elétrico: análise da experiência internacional e propostas para o Brasil”, realizado pelo GESEL em parceria com a EDP e vinculado ao P&D da ANEEL, tratou da sistematização de forma hierarquizada das principais políticas de incentivos ao desenvolvimento de redes inteligentes, tendo como objetivo específico identificar as políticas mais “custo efetivas” aplicáveis ao Setor Elétrico Brasileiro. É no contexto deste projeto que foi elaborado este livro.

Capa

Livros do projeto “A Energia na Cidade do Futuro”

No escopo do caráter de estímulo a reflexões inerente ao projeto “A Energia na Cidade do Futuro” (projeto P&D Aneel da CPFL Energia, em parceria com o GESEL/UFRJ e a Roland Berger Strategy Consultants), foram lançados dois livros: o primeiro, “Visão 2030 – Cenários, Tendências e Novos Paradigmas do setor elétrico”, é uma coletânea de artigos escritos por especialistas referentes aos temas abordados no projeto. Já o segundo, “A Energia na Cidade do Futuro: uma abordagem didática sobre o setor elétrico”, compila as discussões do projeto de forma didática e de fácil compreensão, estimulando o debate público sobre a forma como planejamos e administramos as nossas cidades.

Livros:

Capa

Bioeletricidade e a indústria de álcool e açúcar: possibilidades e limites

Em meio ao contexto mundial de crise no setor elétrico, os pesquisadores do GESEL/UFRJ apresentam as recentes evoluções da política econômica e energética da bioeletricidade, perpassando por um série de doze artigos, publicados e revistos pelo grupo, trazendo debates sobre fundamentação teórica, correntes ou propostas alternativas e inovações sobre o tema.
Para ter acesso a este livro, entre em contato com o Gesel.

Capa

SÉRIES Econômico-Financeira das Empresas do Setor de Energia Elétrica

O GESEL lançou 13 edições do Anuário SÉRIES Econômicas e Financeiras das Empresas do Setor Elétrico, obra de referencia para análise das empresas do setor elétrico. A publicação apresenta uma análise metodologicamente consistente de indicadores de capacidade de pagamento, rentabilidade, capital de giro, fluxo de caixa, indicadores sociais por segmento de negócio, e avaliação individual e de holding das 99 companhias mais importantes que atuam no Setor Elétrico Brasileiro.