Período: 07 2022 -
Logo Logo Logo

Desenvolvimento de plataforma de análise técnica, econômica e ambiental da viabilidade da produção, armazenamento, transporte e uso final de H2 - Energy Assets Brasil

O projeto, também conhecido como "Projeto H2", de maneira geral, tem como principal objetivo desenvolver uma ferramenta analítica que possibilite a análise da viabilidade técnica, econômica e ambiental da produção, armazenamento, transporte e uso final de hidrogênio azul e verde. Desta forma, espera-se que a plataforma seja capaz de oferecer suporte ao desenvolvimento de uma economia de hidrogênio no Brasil, seja para uso doméstico ou exportação.

Período: 07 2021 - 06 2023
Logo Logo Logo

Pecém H2V - EDP

O objetivo do projeto é produzir experiências e conhecimentos em todos os elos da cadeia de valor do hidrogênio verde. Para isso, o projeto possui três frentes principais: 1) O desenvolvimento de um Roadmap com análise de cenários de escalabilidade da produção de H2; 2) A implementação de um Projeto Piloto que contempla uma usina solar de 3MW e um módulo eletrolisador de última geração; 3) Gestão da RISE (Rede de Inovação do Setor Elétrico).

Período: -
Logo Logo

Projeto de Portal de Referência para o Licenciamento Ambiental de Sistemas de Transmissão 2 (LAST 2) -State Grid

Dando continuidade ao "Projeto de Portal de Referência para o Licenciamento Ambiental de Sistemas de Transmissão", este novo P&D terá como objetivos 1) A inclusão de novas bases de dados geográficas; 2) Criação de nova sistemática de visualização de dados geográficos provenientes de licenciamentos pretéritos; 3) Inclusão de inteligência computacional e otimização para estabelecimento do traçado da linha; 4) Aprimoramentos em função da experiência do usuário e automação relacionadas aos Módulos SIG, Base de Conhecimento, Workflow e Área de Trabalho; 5) Desenvolvimento de módulo de atenção a focos de calor e risco de incêndio próximo às linhas. 

Período: 11 2019 - 12 2022
Logo Logo

Desenvolvimento e Aplicação de um Manual de Referência para Projetos de Usinas Hidrelétricas Reversíveis - State Grid

O Projeto “Desenvolvimento e Aplicação de um Manual de Referência para Projetos de Usinas Hidrelétricas Reversíveis”, inserido no Programa de P&D da ANEEL tem como objetivo a elaboração de um Manual contendo os procedimentos e critérios básicos para nortear a localização, realização de estudos e projetos de Usinas Hidrelétricas Reversíveis, e desse modo contribuir para a difusão desses projetos no planejamento da expansão do sistema elétrico do país. Para isso será preciso sugerir formas para tratar das especificidades deste tipo de projeto no conjunto de normas e procedimentos das agências reguladoras, tanto aquelas do setor elétrico (MME e ANEEL) quanto naquelas responsáveis pelo licenciamento ambiental (IBAMA, FUNAI, IPHAN, ANA e outras).

Período: 01 2020 - 01 2023
Logo Logo Logo Logo Logo

Desenvolvimento de Soluções para Operação Nacional de Mobilidade Elétrica: Mobilidade Elétrica Centrada no Utilizador - EDP

Esse Projeto de P&D da Aneel desenvolvido pela EDP junto ao GESEL e que conta com a parceria das fabricantes Volkswagen, Audi e Porsche, formará a maior rede de carregadores ultrarrápidos da América do Sul, com a instalação de estações de recarga ultrarrápida ao longo de três anos, ligando a cidade de São Paulo a importantes cidades do interior paulista e capitais vizinhas do estado. O Projeto também é conhecido como "Plug & Go".

Período: 01 2020 - 01 2023
Logo Logo Logo Logo Logo

Desenvolvimento de Soluções para Mobilidade Elétrica Compartilhada: Infraestruturas e sistemas de abastecimento para e-carsharing e Micromobilidade - Light

O objetivo do projeto de pesquisa é, com base em experimento real, estudar alternativas de modelos de negócios e tecnologias de mobilidade elétrica (ME) compartilhada em sistemas de e-carsharing e em frota própria da Light.

Período: 01 2010 - 01 2023
Logo Logo

Laboratório de Mobilidade Elétrica: Eletrificação de Frotas Operativas em Indaiatuba - CPFL

Projeto piloto de eletrificação de frota operativa, com produção nacional de veículos elétricos, desenvolvimento de infraestrutura de recarga e estudos de regulação.

Período: 01 2019 - 07 2023
Logo Logo

Desafio de Estabelecer Incentivos Regulatórios Corretos na Era das Tecnologias Exponenciais - EDP

O objetivo do projeto é identificar os impactos de tecnologias exponenciais e propor alternativas regulatórias capazes de fornecer incentivos adequados, no sentido de garantir o equilíbrio entre todos os agentes. O projeto se baseia na análise do novo perfil do consumidor de energia elétrica, identificando novos valores e práticas que exigem uma adaptação por parte de agentes do setor, dos novos negócios que a digitalização de produtos e serviços viabiliza, e também das novas práticas quenemergem em função da introdução de recursos energéticos distribuídos

Período: 01 2020 - 01 2022
Logo Logo

Corredor Verde e Postos Urbano de Carregamento para Avaliação de Desempenho de Veículos Híbridos e Elétricos - Neoenegia

O projeto, também conhecido como Corredor Verde, tem como objetivo criar um corredor verde no Nordeste (trecho entre Salvador/BA e Natal/RN), contendo 11 estações de recarga em rodovia (50 kW) e mais 6 estações em shoppings urbanos (22 kW). O projeto também visa avaliar um novo modelo de negócio para as empresas do setor elétrico através da operação das estações de carregamento de veículos elétricos, além de trazer uma visão de escalabilidade da utilização dos veículos elétricos no Brasil. Além disso, será avaliado o desempenho dos 04 carros elétricos na região nordeste, comparando-os com 02 veículos híbridos plug-in e 02 à combustão. O projeto será executado por um grupo de instituições composto de SENAICIMATEC, Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL), SINAPSIS Inovação em Energia, Fundação Universidade Federal do ABC e Asea Brown Boveri (ABB), cujas responsabilidades estão detalhadas ao longo deste documento.

Período: 01 2020 - 01 2020
Logo

Metas para perdas não técnicas e proposição de inovações regulatórias - CPFL

O GESEL desenvolve um projeto de P&D, em parceria com a empresa CPFL, com o objetivo principal de elaboração de metodologia inédita para a avaliação da regulação de perdas não técnicas através do desenvolvimento de um indicador de efetividade do modelo atual.

Período: 01 2019 - 02 2021
Logo Logo Logo Logo Logo Logo

Viabilidade das Usinas Reversíveis no Sistema Interligado Nacional - ENERCAN/P&D da Aneel

Conheça o projeto Viabilidade das Usinas Hidrelétricas Reversíveis no Sistema Interligado Nacional! Inserido no Programa de P&D da ANEEL, o projeto busca compreender as funcionalidades das usinas hidrelétricas reversíveis (UHR), com o intuito de viabilizar a implantação desta tecnologia no Setor Elétrico Brasileiro. O projeto possui a participação das seguintes empresas: Campos Novos Energia, Energética Barra Grande, Companhia Energética Rio das Antas, Foz do Chapecó Energia e Paulista Lajeado Energia.

Período: 07 2022 - 10 2018
Logo Logo

Aperfeiçoamentos regulatórios para a introdução de uma Bolsa de Energia e de uma Clearing

O Projeto tem como objetivo a proposição de inovações e aprimoramentos regulatórios para um aperfeiçoamento do mercado atacadista de energia brasileiro que permita a introdução da comercialização de energia em ambiente de bolsa, associada a uma clearing.

Período: 04 2018 - 10 2019
Logo Logo

"Instrumentalização e Sistematização da Capacitação para Conselhos de Consumidores - EDP/P&D da Aneel

O problema central do Projeto de P&D está associado à ampliação da representatividade dos Conselhos de Consumidores diante dos próprios consumidores, das empresas Distribuidoras e da Agência Reguladora, diante de um ambiente de profundas modificações técnicas, regulatórias e comportamentais da sociedade. O objetivo geral do projeto é o de estudar e propor as bases de atuação protagonista dos Conselhos de Consumidores, considerando as mudanças dos mecanismos de relacionamento da sociedade, a democracia participativa dos CC e as tendências de transformações do setor elétrico.

Período: 07 2016 - 07 2018
Logo Logo

Aspectos regulatórios relacionados a perdas não técnicas em Áreas com Severas Restrições Operativas - Light/P&D da Aneel

O Projeto de P&D tem como objetivo central o desenvolvimento de uma nova metodologia regulatória inovadora para as distribuidoras de energia lidarem com Áreas com Severas Restrições Operativas (ARSOs) com altas perdas não técnicas. Contratante: Light/P&D da Aneel

Período: 07 2016 - 07 2018
Logo Logo Logo Logo Logo

Avaliação do Programa de P&D da Aneel de 2008-2015: Formulação de Propostas de Aprimoramento - EDP/P&D da Aneel

O projeto tem como objetivo central estruturar uma nova avaliação formal do Programa de P&D da Aneel após 2008 e estudar e propor inovações que venham a contribuir para o aprimoramento deste importante Programa. O projeto tem financiamento da EDP(empresa proponente), AES, CPFL e ENERGISA.

Período: 01 2019 - 01 2021
Logo Logo

Projeto de Portal de Referência para o Licenciamento Ambiental de Sistemas de Transmissão - LAST

Portal de Referência para o Licenciamento Ambiental de Sistemas de Transmissão O objetivo geral do projeto é: “Desenvolver um portal de referência para orientação do processo de licenciamento ambiental de Sistemas de Transmissão (subestações e linhas), por meio do levantamento e sistematização de processos, dados e informações, permitindo a agilidade dos procedimentos, com reflexos na qualidade dos ganhos socioambientais e na mitigação de riscos de prazo e custo dos empreendimentos”.

Período: 11 2015 - 07 2017
Logo Logo

Regulação Econômica da Geração Termoelétrica: formas de contratação e metodologia de cálculo do custo de operação - ENEVA/P&D da Aneel

O estudo do tipo P&D Inovação regulatória pretende dar contribuição relevante e efetiva na formatação dos contratos de geração térmica.

Período: 06 2015 - 09 2016
Logo Logo

Avaliação de Políticas e Ações de Incentivo às Inovações Tecnológicas no Setor Elétrico: análise da experiência internacional e propostas para o Brasil - EDP/P&D da Aneel

O objetivo geral do projeto foi avaliar e propor políticas tecnológicas para o setor elétrico brasileiro que sejam eficientes e custo-efetivas.

Período: 07 2017 - 07 2020
Logo

Importância das Usinas Termelétricas para a Matriz Elétrica Brasileira - Gesel

O estudo do GESEL tem como objetivos sistematizar o conhecimento, políticas energéticas e experiências regulatórias internacionais e nacionais, assim como analisar a dinâmica tecnológica, regulatória e econômica.

Período: 06 2016 - 06 2018
Logo Logo

Impacto dos Recursos Energéticos Distribuídos sobre o Setor de Distribuição - ENERGISA/P&D da Aneel

O projeto tem como objetivo geral identificar, sistematizar e formular propostas de ajustes e inovações regulatórios mais eficientes para viabilizar a difusão em larga escala dos Recursos Energéticos Distribuídos sem causar impactos financeiros negativos para as Distribuidoras e para os Consumidores. Contratante: ENERGISA/P&D da Aneel

Período: 04 2014 - 07 2015
Logo Logo

Panorama e Análise Comparativa da Tarifa de Energia Elétrica do Brasil Com Tarifas Praticadas em Países Selecionados, Considerando a Influência do Modelo Institucional Vigente - CPFL/P&D da Aneel

O projeto de pesquisa consistente análise comparativa das tarifas de energia elétrica a nível internacional, sistematizando diagnóstico das principais causas que levam às discrepâncias entre as tarifas praticadas em diversos países.

Período: 07 2015 - 07 2017
Logo Logo

Índice de Sustentabilidade Econômico-Financeira das Distribuidoras de Energia Elétrica - CPFL/P&D da Aneel

Desenvolvimento de proposta de uma metodologia para avaliação de situação e posição econômico-financeira de empresas concessionárias de distribuição de energia elétrica.

Período: 04 2013 - 04 2015
Logo Logo

A Energia na Cidade do Futuro - CPFL/P&D da Aneel

O projeto visou estabelecer as diretrizes e parâmetros tecnológicos, regulatórios e econômicos que irão orientar a construção da "Cidade do Futuro".

Período: 04 2014 - 05 2016
Logo

Análise comparativa das experiências de Aproveitamentos Hidroelétricos Binacionais - Itaipu

O objetivo desta pesquisa é examinar as características e dificuldades da integração elétrica de projetos de geração hidrelétrica binacionais principalmente sob o ponto de vista econômico-financeiro a fim de levantar subsídios para o governo brasileiro se posicionar quando do fim do pagamento do financiamento de Itaipu em 2023, conforme estabelecido no Anexo C do Tratado Internacional de constituição da UHE Binacional.

Período: 07 1997 - 12 2013
Logo

Análise de Informações Econômico-Financeiras das Empresas de Energia Elétrica

O projeto de pesquisa analisou a evolução da estratégia empresarial das empresas do setor elétrico brasileiro desde 1999, seus aspectos societários, mercadológicos, operacionais, planos de investimentos, indicadores de produtividade e eficiência e principalmente análise de fluxo de caixa.

Linhas de pesquisa:

O GESEL desenvolve atualmente as seguintes linhas de pesquisa:

  • Regulação
  • Economia e Finanças
  • Integração Elétrica
  • Economia da Inovação