Publicações

Tipo de texto
Palavra-chave
Autor
Textos de discussão - TDSE
Publicado em: março de 2021
Nivalde de Castro Lillian Monteath Luiza Masseno Luiz M. Osório Arthur Tavares Poço Daniel Viana Bianca de Castro Matheus Guerra Camila Ludovique André Alves

TDSE 98 “Perspectivas para o desenvolvimento da Mobilidade Elétrica no Brasil”

O objetivo deste estudo é examinar, em termos de perspectivas, possíveis trajetórias de evolução da mobilidade elétrica no Brasil, buscando contribuir para o aprimoramento do planejamento, tendo o Plano Nacional de Energia 2050 (PNE 2050), publicado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em dezembro de 2020, como um marco analítico importante. Desta forma, o texto pretende contribuir para ampliar a percepção sobre a trajetória dos VE, frente ao dinamismo da transição energética, notadamente com os impactos derivados da pandemia, tornando-se assim relevante analisar alternativas complementares de novos cenários em relação ao PNE 2050, dada a importância que o setor de transporte tem para a economia brasileira.
ISBN: 978-65-86614-22-0

Artigos de opinião
Publicado em: julho de 2020
Nivalde de Castro Lorrane Câmara Daniel Viana Francesco Tommaso

O desafio do combate às perdas não técnicas de eletricidade no cenário de pandemia

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Nivalde de Castro, coordenador do GESEL, Lorrane Câmara, pesquisadora do GESEL, Francesco Tommaso e Daniel Viana, pesquisadores associados do GESEL, falam sobre os impactos da pandemia sobre o mercado de trabalho e como agravam a inadimplência e a trajetória das perdas não técnicas das concessionárias analisando as implicações desta relação com a metodologia sugerida pela ANEEL para a definição das metas de PNT. Os pesquisadores afirmam que “em função dos impactos econômicos da pandemia sobre os diversos setores da economia e das restrições à circulação de pessoas, impondo perdas, tanto pelo lado da oferta, como pelo lado da demanda, o número de desempregados no país cresceu a taxas elevadas”.
(Publicado pela Agência CanalEnergia)

Artigos de opinião
Publicado em: junho de 2020
Nivalde de Castro Marcelo Maestrini Daniel Viana

A regulação de perdas não técnicas das Distribuidoras de energia elétrica e a crise do Covid-19

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Nivalde de Castro, coordenador do GESEL/UFRJ, Marcelo Maestrini e Daniel Viana, pesquisadores do GESEL, falam sobre as dificuldades a serem enfrentadas pós crise, especificamente no segmento de distribuição, analisando a Nota Técnica N° 46/2020 da Aneel. Os pesquisadores afirmam que “uma solução para o problema de curto prazo das distribuidoras seria a incorporação de um mecanismo de flexibilização das metas para momentos de ruptura do cenário econômico. Este mecanismo vem sendo estudado pelo Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL) no projeto de P&D elaborado em parceria com a CPFL Piratininga e funcionaria como um “gatilho” que seria acionado mediante movimentos abruptos do PIB”.
(Publicado pela Agência CanalEnergia)