Publicações

Tipo de texto
Palavra-chave
Autor
Artigos de opinião
Publicado em: setembro de 2019
Nivalde de Castro Adriana Ribeiro Gouvêa Bianca de Castro

O Mercado Solar Fotovoltaico no Brasil

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, o coordenador geral do GESEL, Nivalde de Castro, junto às pesquisadoras Adriana Ribeiro Gouvêa e Bianca de Castro, falam sobre a transição energética pela qual estamos passando e sua necessidade em ser descentralizada e sustentável. Eles afirmam que “atualmente, no Brasil, uma parte minoritária dos consumidores, com maior poder aquisitivo, está investido em painéis fotovoltaicos, com o objetivo de reduzir e controlar os gastos com energia elétrica, o que contribui para manter a matriz elétrica brasileira como uma das mais renováveis do mundo”. Segundo o texto, “na realidade, a velocidade desta expansão irá depender, basicamente, da dinâmica econômica, ou seja, da retomada do crescimento econômico do país.”
(Publicado pela Agência CanalEnergia)

Artigos de opinião
Publicado em: julho de 2019
Nivalde de Castro Ana Carolina Chaves Adriana Ribeiro Gouvêa Luana Carolina da Costa

O processo de Transição Energética: Brasil e a Dinâmica Internacional

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Nivalde de Castro, Adriana Ribeiro Gouvêa, Ana Carolina Chaves e Luana Carolina abordam a questão do processo de transição energética no cenário internacional, dando destaque à situação do Brasil. Segundo os autores, “nos termos da transição energética vinculada diretamente à integração das renováveis na matriz elétrica, o marco regulatório e as políticas públicas para o desenho de mercado são desafios bem distintos para, por exemplo, EUA, China, Alemanha e Brasil. Mesmo assim, o compartilhamento dos desafios determinados pela transição energética e das experiências em curso permitem e induzem a uma maior cooperação internacional”.
(Publicado pela Agência CanalEnergia)

Artigos de opinião
Publicado em: julho de 2019
Nivalde de Castro Lorrane Câmara Adriana Ribeiro Gouvêa Bianca de Castro Matheus Guerra

Tecnologias exponenciais quebram paradigmas do Setor Elétrico

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, os pesquisadores do GESEL falam sobre as mudanças no setor causadas por novas tecnologias. Segundo os autores, “com uma difusão tecnológica ainda bem menos desenvolvida do que a geração distribuída, o armazenamento de energia, em baterias e veículos elétricos, também possui o condão de alterar o fluxo da energia. Uma vez que as baterias podem desempenhar as funções de fonte de geração ou de demanda, o cenário previsível de implementação de tarifas horárias irá dar mais flexibilidade ao sistema elétrico”. Eles concluem que “o desenvolvimento da geração solar fotovoltaica é um vetor dinâmico e direto de disrupção dos paradigmas do Setor Elétrico. No mesmo sentido, pode-se afirmar, com baixa margem de erro e risco, que uma mesma trajetória verificada na geração solar fotovoltaica irá ocorrer no desenvolvimento das baterias e dos veículos elétricos”.
(Publicado pela Agência CanalEnergia)

Artigos de opinião
Publicado em: maio de 2019
Nivalde de Castro Paulo Mauricio Senra Adriana Ribeiro Gouvêa Bianca de Castro

Novos modelos de negócio para as distribuidoras de energia elétrica com a difusão de Recursos Energéticos Distribuídos

Em artigo publicado pela Agência Canal Energia, os pesquisadores do GESEL/UFRJ, Adriana Ribeiro Gouvêa, Paulo Mauricio Senra e Bianca de Magalhães de Castro, juntamente com Nivalde de Castro, coordenador geral do Grupo, tratam de novos modelos de negócio para as distribuidoras de energia elétrica. Segundo os autores, “serão necessárias novas políticas proativas, não somente para adaptar o arcabouço regulatório em vigor para este novo contexto de reestruturação, mas também para fomentar as tecnologias de RED, que serão cada vez mais fundamentais para a nova realidade do Setor Elétrico Brasileiro”.
(Publicado pela Agência CanalEnergia)

Artigos de opinião
Publicado em: abril de 2019
Nivalde de Castro Mauricio Moszkowicz Adriana Ribeiro Gouvêa

Desafios das distribuidoras de energia elétrica frente à difusão dos recursos energéticos distribuídos

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Nivalde de Castro (coordenador do Gesel), Adriana Ribeiro Gouvêa (Pesquisadora do GESEL) e Mauricio Moszkowicz (coordenador executivo e pesquisador líder do GESEL), abordam os desafios das distribuidoras de energia diante da difusão dos RED (Recursos Energéticos Distribuídos). Segundo os autores, “a regulação deverá analisar as possibilidades de diversificação do negócio de distribuição como forma de reduzir os riscos sistêmicos com a difusão dos RED, viabilizando, assim, o protagonismo das distribuidoras neste cenário e os incentivos para a inovação no longo prazo, além de aumentar investimentos em P&D e no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções inovadoras”.
(Publicado pela Agência CanalEnergia)