X
As tecnologias vêm mudando a face do mundo, dos negócios e o próprio comportamento das pessoas, especialmente nas suas relações de consumo. Os dogmas de fé da racionalidade como direcionador das decisões econômicas também vem se alterando com o fortalecimento da Economia Comportamental. Este artigo analisa à luz das denominadas Tecnologias Exponenciais -TE as relações com os consumidores cujo comportamento rompe os ditames da economia clássica e passa a dar importância a motivadores da emoção em detrimento da razão. Como referencial básico desta analise está a indústria de energia elétrica e seu processo de transição a partir das TEs.
O mundo vive constantes transformações fortemente afetadas pelo avanço tecnológico, sendo a digitalização e a conectividade os grandes agentes de mudança em relação à comunicação e aos negócios. Nesse cenário, o consumidor torna-se protagonista nas decisões estratégicas das empresas. Embora tais transformações não estejam associadas diretamente ao setor elétrico, o consumidor de eletricidade é o mesmo que passa por todas essas mudanças. Daí a importância de o setor elétrico conhecer melhor a jornada de seu consumidor em uma realidade de tecnologias exponenciais, utilizando, como ferramentas, as personas e o poder do influenciador digital sobre seus clientes.