X
Um dos problemas críticos que as distribuidoras de energia elétrica enfrentam são as perdas não técnicas, caracterizadas, principalmente, por fraudes e ligações clandestinas na rede. Parte importante delas ocorre em comunidades, áreas que possuem severas restrições à operação (ASRO). São locais dominados por grupos criminosos, que são responsáveis por limitar a operação e supervisão da empresa, evitando o combate adequado das perdas não técnicas. O trabalho utilizou as experiências internacionais das distribuidoras EPM, Codensa e Electricaribe (Colômbia); Luz del Sur e Enel Perú (Peru); JPS (Jamaica) e Meralco (Filipinas) a partir do projeto de P&D da Light (Aspectos regulatórios relacionados a perdas não técnicas em Áreas com Severas Restrições Operativas) para propor medidas de redução às perdas não técnicas de distribuidoras brasileiras localizadas em ASRO, além de alternativas para reduzir as perdas econômicas destas. Entre elas estão o reconhecimento regulatório diferenciado para as ASRO, alterações na Tarifa Social, medição pré-paga, medidas sociais, medição eletromecânica nos transformadores, convênio com a Procuradoria e publicação de fotos dos criminosos em veículos de imprensa.
O presente trabalho compreende o estudo da implementação de políticas e práticas referentes aos potenciais de mitigação no setor elétrico nas áreas de energias renováveis e eficiência energética no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). Tem como objetivo destacar as políticas desenvolvidas entre as Partes pertencentes à UNFCCC sobre a Plataforma de Durban (ADP), mostrando como políticas de mitigação podem ser eficientes na redução das emissões dos gases de efeito estufa derivados do setor energético no período pré-2020. A metodologia utilizada se deu por meio de pesquisa documental e bibliográfica buscando uma abordagem qualitativa. Desta forma, as negociações e os documentos compilados no âmbito da UNFCCC voltados para políticas de mitigação das mudanças climáticas têm sido essenciais para que países desenvolvidos implementem uma transformação energética e para que países mais pobres alavanquem o desenvolvimento das energias renováveis e eficiência energética com o intuito de conter as emissões dos gases de efeito estufa.
One of the critical problems that the electricity distributors face is non-technical losses, also known as commercial losses. These losses impact the economic and financial balance of the distributors, limiting their ability to make further investments. In the state of Rio de Janeiro, the major non-technical losses occur in urban informal settlements (slums), that are dominated by criminal groups. These groups are responsible for limiting the operation and supervision of the company, preventing adequate combat against non-technical losses. This paper aims to analyze the non-technical losses in Light concession area.
Slides da apresentação dos pesquisadores Iure Paiva, Nivalde José de Castro, Victoria Martins Claro, Vanessa Huback, Sabrina Cabral e Max Sarney no 6° ELAEE, Encontro Latino Americano de Economia da Energia, realizado no Hotel Windsor Florida, na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 02 e 05 de abril de 2017.
Slides da apresentação dos pesquisadores Vanessa Barroso da Silva Huback, Lucas Merenfeld, Gabriel Hidd e Nivalde de Castro no 6° ELAEE, Encontro Latino Americano de Economia da Energia, realizado no Hotel Windsor Florida, na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 02 e 05 de abril de 2017.
O tema de mudanças climáticas vem sendo associado com a questão energética, em especial as energias renováveis, que são dependentes dos recursos naturais como água e vento, por exemplo. A relevância desta relação deve-se ao fato de, por um lado, as fontes renováveis de energia representarem uma das principais alternativas estratégicas para a mitigação da mudança do clima global. E, por outro lado, ao serem dependentes das condições climáticas, ficam potencialmente sujeitas a impactos do próprio fenômeno que pretendem evitar. No entanto, o segmento de geração de energia elétrica baseado em fontes não renováveis, especificamente das centrais termelétricas, também está sujeito aos impactos das mudanças climáticas, no que se refere ao recurso natural água. Os processos de geração das centrais térmicas são também dependentes das águas para suportar os sistemas de resfriamento. Neste contexto, o trabalho proposto tem como objetivo central estruturar uma revisão da literatura sobre o tema de impactos de mudanças climáticas sobre o setor de energia elétrica no segmento das hidrelétricas e das centrais térmicas, tendo como foco analítico o Brasil, os Estados Unidos e União Europeia, em função da diversidade econômica e da composição da matriz elétrica destas regiões.