Publicações

Tipo de texto
Palavra-chave
Autor
Artigos acadêmicos
Publicado em: setembro de 2022
Paula de Oliveira Feliciano Fabiana Gama Viana Ana Lúcia Rodrigues da Silva Fernando de Almeida Prado Júnior Kalyne Brito

Personas and their influencers in the Low Voltage Electrical Sector in Brazil

O setor elétrico de baixa tensão brasileiro vive há décadas uma situação de monopólio natural, marcada pela falta de concorrência e sem foco no cliente. Este ambiente tende a mudar, como aconteceu em outros países, onde pequenos clientes podem escolher seu fornecedor de eletricidade. É preciso que as concessionárias de distribuição se modernizem e conheçam melhor seus clientes. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar as principais personas previamente identificadas para residenciais e comerciais do setor de energia no Brasil, identificando seus principais influenciadores e como ocorre a influência. O artigo discute a importância de conhecer o comportamento do consumidor em uma realidade digital, trazendo referenciais teóricos sobre personas e influenciadores.

Artigos acadêmicos
Publicado em: maio de 2022
Fabiana Gama Viana Ana Lúcia Rodrigues da Silva Fernando de Almeida Prado Júnior

A nova jornada do cliente frente às tecnologias exponenciais no setor elétrico

O mundo vive constantes transformações fortemente afetadas pelo avanço tecnológico, sendo a digitalização e a conectividade os grandes agentes de mudança em relação à comunicação e aos negócios. Nesse cenário, o consumidor torna-se protagonista nas decisões estratégicas das empresas. Embora tais transformações não estejam associadas diretamente ao setor elétrico, o consumidor de eletricidade é o mesmo que passa por todas essas mudanças. Daí a importância de o setor elétrico conhecer melhor a jornada de seu consumidor em uma realidade de tecnologias exponenciais, utilizando, como ferramentas, as personas e o poder do influenciador digital sobre seus clientes.