X
O setor elétrico de baixa tensão brasileiro vive há décadas uma situação de monopólio natural, marcada pela falta de concorrência e sem foco no cliente. Este ambiente tende a mudar, como aconteceu em outros países, onde pequenos clientes podem escolher seu fornecedor de eletricidade. É preciso que as concessionárias de distribuição se modernizem e conheçam melhor seus clientes. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar as principais personas previamente identificadas para residenciais e comerciais do setor de energia no Brasil, identificando seus principais influenciadores e como ocorre a influência. O artigo discute a importância de conhecer o comportamento do consumidor em uma realidade digital, trazendo referenciais teóricos sobre personas e influenciadores.
O mundo vive constantes transformações fortemente afetadas pelo avanço tecnológico, sendo a digitalização e a conectividade os grandes agentes de mudança em relação à comunicação e aos negócios. Nesse cenário, o consumidor torna-se protagonista nas decisões estratégicas das empresas. Embora tais transformações não estejam associadas diretamente ao setor elétrico, o consumidor de eletricidade é o mesmo que passa por todas essas mudanças. Daí a importância de o setor elétrico conhecer melhor a jornada de seu consumidor em uma realidade de tecnologias exponenciais, utilizando, como ferramentas, as personas e o poder do influenciador digital sobre seus clientes.