X
Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Luiza Di Beo Oliveira (Pesquisadora associada ao GESEL-UFRJ), Thamara França do C. Torres (Pesquisadora associada ao GESEL-UFRJ), Marcelo Maestrini (Pesquisador Pleno do GESEL-UFRJ) e Paulo Mauricio A. Senra (Pesquisador Pleno do GESEL-UFRJ) analisam a importância da implementação do e-carsharing, no contexto do desenvolvimento de uma mobilidade urbana sustentável. O artigo inicia-se afirmando que “segundo a ONU, para que exista uma mobilidade urbana sustentável, é necessário que os deslocamentos produzam o mínimo de externalidades negativas, como poluição atmosférica e sonora, congestionamentos, entre outros, atendam toda a população e agreguem ao planejamento questões sociais, econômicas, políticas e físicas.” Em seguida aponta-se que “quando se trata de matriz de transporte racional, busca-se uma maior participação dos modos de transporte públicos e de grande capacidade. Contudo, apesar de fundamental para a qualidade da mobilidade urbana, por suas características e falta de investimentos, esses modos de transporte não conseguem, sozinhos, suprir integralmente as necessidades de deslocamento da população.” Nesse sentido, inclui-se a possibilidade do e-carsharing. Por fim, conclui-se que: “(…) os veículos elétricos compartilhados promovem a diminuição dos deslocamentos com veículos privados, reduzem as emissões de gases de efeito estufa e de poluentes atmosféricos locais e auxiliam na expansão da infraestrutura e das tecnologias necessárias para o desenvolvimento mobilidade elétrica.”
(Publicado pela Agência CanalEnergia)
Em artigo publicado na Agência CanalEnergia, Luiza Di Beo Oliveira (Pesquisadora Associada do GESEL-UFRJ), Marcelo Maestrini (Pesquisador Pleno do GESEL-UFRJ e doutorando de Economia da UFF) e Paulo Mauricio A Senra (Pesquisador Pleno do GESEL-UFRJ e doutorando do PPE-COPPE-UFRJ) analisaram a implementação do e-carsharing, seus motivadores, beneficiadores e as barreiras de implementação. Os autores afirmam que “apesar de ser um importante aliado na democratização da mobilidade elétrica, a implementação do e-carsharing possui barreiras econômicas, técnicas, regulatórias e culturais, associadas à própria mobilidade elétrica e ao compartilhamento de veículos.” Os autores concluem que “para que os sistemas de compartilhamento tenham sucesso, é necessária, além da redução dos impostos para os veículos elétricos, a criação de fundos de investimentos que impulsionem estes novos modelos de negócio.”
(Publicado pela Agência CanalEnergia)
O trabalho busca ilustrar as principais políticas públicas adotadas internacionalmente para estimular o desenvolvimento do mercado de veículos elétricos, que contemplam a alocação de recursos monetários para reduzir o custo de aquisição dos veículos elétricos, incentivos para instalação de uma infraestrutura de recarga propícia para a tecnologia e a introdução de medidas que promovam um tratamento especial aos veículos, com o objetivo de reduzir a resistência dos consumidores. As conclusões mostram a relação entre a intensividade de políticas públicas e o desenvolvimento do mercado de veículos elétricos de um país, além de identificar oportunidades e desafios para o futuro da mobilidade elétrica.
ISBN: 978-65-86614-24-4
Slides da apresentação do Webinar “Desafios da implementação de um serviço de carsharing”, realizado no dia 25/03/2021. O tema e-carsharing é uma combinação de duas outras práticas: compartilhamento de veículos (carsharing) e mobilidade elétrica. As pesquisas realizadas no âmbito do projeto de P&D ANEEL em mobilidade elétrica e carsharing levantaram algumas experiências no Brasil e no mundo. O objetivo do evento era debater o tema com especialistas da academia, empresa e governo com base nas experiências do tema já existentes no Brasil e sobre suas visões das oportunidades e desafios para o futuro.
Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Nivalde de Castro, coordenador do Gesel/UFRJ, Ceres Cavalcanti, Diogo Salles, Luiza Di Beo Oliveira, Paulo Mauricio Senra e Marcelo Maestrini, pesquisadores do Gesel, falam sobre o potencial de desenvolvimento do e-carsharing com políticas públicas. Os pesquisadores afirmam que “as perspectivas para a difusão do serviço de e-carsharing no contexto da mobilidade urbana são muito promissoras, em função de aspectos econômicos, de praticidade e de sustentabilidade ambiental, especialmente quando os veículos são elétricos. Neste sentido, diversas experiências internacionais demonstram a sua viabilidade e eficácia, porém ainda existem desafios e barreiras a serem superados, notadamente econômicos, culturais e regulatórios, por se tratar de uma tecnologia disruptiva.”
(Publicado pela Agência CanalEnergia)
Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Nivalde de Castro, coordenador do GESEL/UFRJ, Marcelo Maestrini, Paulo Maurício Senra, Ceres Cavalcanti e Luiza Di Beo Oliviera, pesquisadores do GESEL/UFRJ, falam sobreas experiências envolvendo soluções de compartilhamentos de veículos elétricos (e-carsharing) para o aumento de utilização desses veículos. Os autores afirmam que “a difusão da mobilidade elétrica é desafiadora, visto que os avanços em soluções de armazenamentos de energia – as baterias – ainda possuem um alto custo, determinando preços de veículos elétricos (VE) em patamares muito elevados, equiparados a modelos de luxo à combustão. Diante da necessidade de um elevado investimento para a aquisição de um veículo elétrico individualmente pelo consumidor, as soluções de compartilhamento (e-carsharing) se mostram mais promissoras, ao diluir o investimento entre diversos usuários do serviço, mediante o aumento da taxa de utilização dos veículos.”
(Publicado pela Agência CanalEnergia)