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Em artigo publicado na Agência Canal Energia, Lillian Monteath (pesquisadora plena do GESEL), George Soares (pesquisador associado ao GESEL), Mauricio Moszkovicz (pesquisador sênior do GESEL), Vinicius Botelho (pesquisador junior do GESEL) e Brenda Corcino (pesquisadora junior do GESEL), tratam dos desafios e perspectivas do processo de descarbonização nos Sistemas Isolados. Segundo os autores, “a relevância ambiental e climática dos SISOL, porém, não se alinha com a composição da sua matriz elétrica, majoritariamente não renovável e baseada em combustíveis fósseis, grandes emissores de gases de efeito estufa (GEE). Este contrassenso abre, no contexto mundial e nacional de transição energética, espaço para se buscar soluções e alternativas apoiadas nas políticas e no planejamento do SEB, com o objetivo maior da descarbonização”. Eles concluem que “os sistemas que permanecerão isolados necessitam de inovações regulatórias, além das tecnológicas, para viabilizar a transição energética e o desenvolvimento sustentável da região amazônica”.
(Publicado pela Agência CanalEnergia)
Em artigo publicado no Broadcast Energia da Agência Estado de São Paulo, Nivalde de Castro (Coordenador do GESEL), George Alves Soares (Pesquisador associado do GESEL) e Lillian Monteath (Pesquisadora plena do GESEL) analisam o processo de transição energética dos Sistemas Isolados na Amazônia. Segundo os autores, “a acelerada dinâmica das inovações tecnológicas, determinada pelos compromissos com a descarbonização mundial, está criando condições para que sistemas híbridos e flexíveis possam ser incorporados aos Sistemas Isolados”.
(Publicado pelo Broadcast Energia)
Slides da apresentação do Workshop “Ecossistema da Mobilidade Elétrica na América Latina”, produzido pela Fundação Konrad Adenauer (KAS) – por meio de seu Programa Regional de Segurança Energética e Mudanças Climáticas na América Latina (EKLA) –, em conjunto com o GESEL. O objetivo desse evento foi discutir e promover o ecossistema da mobilidade elétrica na América Latina – AL. Outros temas em pauta foram: Políticas Públicas e Regulamentação para estimular a ME na AL; Eletrificação do setor de transportes; e Desenvolvimento e criação de mercados.
Slides da apresentação do Workshop “Ecossistema da Mobilidade Elétrica na América Latina”, produzido pela Fundação Konrad Adenauer (KAS) – por meio de seu Programa Regional de Segurança Energética e Mudanças Climáticas na América Latina (EKLA) –, em conjunto com o GESEL. O objetivo desse evento foi discutir e promover o ecossistema da mobilidade elétrica na América Latina – AL. Outros temas em pauta foram: Políticas Públicas e Regulamentação para estimular a ME na AL; Eletrificação do setor de transportes; e Desenvolvimento e criação de mercados.
Slides da apresentação do Workshop “Ecossistema da Mobilidade Elétrica na América Latina”, produzido pela Fundação Konrad Adenauer (KAS) – por meio de seu Programa Regional de Segurança Energética e Mudanças Climáticas na América Latina (EKLA) –, em conjunto com o GESEL. O objetivo desse evento foi discutir e promover o ecossistema da mobilidade elétrica na América Latina – AL. Outros temas em pauta foram: Políticas Públicas e Regulamentação para estimular a ME na AL; Eletrificação do setor de transportes; e Desenvolvimento e criação de mercados.
Em artigo publicado na Agência CanalEnergia, Luiza Di Beo Oliveira (Pesquisadora Associada do GESEL-UFRJ), Marcelo Maestrini (Pesquisador Pleno do GESEL-UFRJ e doutorando de Economia da UFF) e Paulo Mauricio A Senra (Pesquisador Pleno do GESEL-UFRJ e doutorando do PPE-COPPE-UFRJ) analisaram a implementação do e-carsharing, seus motivadores, beneficiadores e as barreiras de implementação. Os autores afirmam que “apesar de ser um importante aliado na democratização da mobilidade elétrica, a implementação do e-carsharing possui barreiras econômicas, técnicas, regulatórias e culturais, associadas à própria mobilidade elétrica e ao compartilhamento de veículos.” Os autores concluem que “para que os sistemas de compartilhamento tenham sucesso, é necessária, além da redução dos impostos para os veículos elétricos, a criação de fundos de investimentos que impulsionem estes novos modelos de negócio.”
(Publicado pela Agência CanalEnergia)
O trabalho busca ilustrar as principais políticas públicas adotadas internacionalmente para estimular o desenvolvimento do mercado de veículos elétricos, que contemplam a alocação de recursos monetários para reduzir o custo de aquisição dos veículos elétricos, incentivos para instalação de uma infraestrutura de recarga propícia para a tecnologia e a introdução de medidas que promovam um tratamento especial aos veículos, com o objetivo de reduzir a resistência dos consumidores. As conclusões mostram a relação entre a intensividade de políticas públicas e o desenvolvimento do mercado de veículos elétricos de um país, além de identificar oportunidades e desafios para o futuro da mobilidade elétrica.
ISBN: 978-65-86614-24-4
Slides da apresentação do Workshop “Mobilidade Elétrica no Processo de Transição Energética”, uma parceria entre o GESEL com a Fundação Konrad Adenauer (KAS) por meio de seu Programa Regional Segurança Energética e Mudança Climática na América Latina (EKLA). O objetivo desse evento foi discutir possíveis impactos e necessidades de investimento no setor elétrico advindos da eletrificação do setor de transportes.
Slides da apresentação do Workshop “Mobilidade Elétrica no Processo de Transição Energética”, uma parceria entre o GESEL com a Fundação Konrad Adenauer (KAS) por meio de seu Programa Regional Segurança Energética e Mudança Climática na América Latina (EKLA). O objetivo desse evento foi discutir possíveis impactos e necessidades de investimento no setor elétrico advindos da eletrificação do setor de transportes.
Slides da apresentação do Workshop “Mobilidade Elétrica no Processo de Transição Energética”, uma parceria entre o GESEL com a Fundação Konrad Adenauer (KAS) por meio de seu Programa Regional Segurança Energética e Mudança Climática na América Latina (EKLA). O objetivo desse evento foi discutir possíveis impactos e necessidades de investimento no setor elétrico advindos da eletrificação do setor de transportes.