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Publicado em: setembro de 2022
Alexandre Nunes Zucarato

Retomada da agenda regulatória sobre renovação de ativos de Transmissão

Slides de apresentação do Webinar “Retomada da agenda regulatória sobre renovação de ativos de Transmissão”, realizado no dia 02 de setembro de 2022. O Objetivo geral do evento, uma realização GESEL com apoio da Siemens Energy, foi discutir e elaborar ações regulatórias direcionadas ao aprimoramento de metodologias de avaliação da vida útil e mecanismos de renovação de ativos de transmissão.

Outras categorias
Publicado em: setembro de 2022
Leonardo Mendonça Oliveira de Queiroz

Renovação de ativos de transmissão

Slides de apresentação do Webinar “Retomada da agenda regulatória sobre renovação de ativos de Transmissão”, realizado no dia 02 de setembro de 2022. O Objetivo geral do evento, uma realização GESEL com apoio da Siemens Energy, foi discutir e elaborar ações regulatórias direcionadas ao aprimoramento de metodologias de avaliação da vida útil e mecanismos de renovação de ativos de transmissão.

Artigos de opinião
Publicado em: agosto de 2022
Nivalde de Castro

Hidrogênio Verde: um novo cenário para o Brasil

Em artigo publicado pelo site especializado no setor elétrico MegaWhat, Nivalde de Castro (Professor do Instituto de Economia da UFRJ e coordenador do GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico), trata dos desafios do hidrogênio verde no setor elétrico brasileiro. Segundo o autor, “os desequilíbrios no mercado mundial de gás e petróleo com a redução da oferta russa, acendeu a luz vermelha de três variáveis estratégicas para as economias desenvolvidas, em especial da Europa: segurança energética, quebra nas cadeias produtivas e inflação.” Castro também afirma que “o Brasil possui vantagens competitivas na estruturação deste novo mercado. A primeira é o potencial de geração eólica, tanto on quanto off shore, e solar, estimada pela EPE em 1.300 GW, destacando que, hoje, a capacidade total instalada de geração é de cerca de 190 GW. O fato de o sistema elétrico ser integrado e de dimensão nacional garante que novas plantas de renováveis poderão se conectar à rede, possibilitando o suprimento de H2V aos portos oceânicos sem nenhum constrangimento”. Ele conclui: “o Setor Elétrico Brasileiro possui um grande potencial de expansão da fronteira de geração associada diretamente ao desenvolvimento da indústria eletrointensiva do H2V, sendo um novo e promissor cenário para o país.”
(Publicado pela MegaWhat)

Artigos de opinião
Publicado em: agosto de 2022
Gabriel Pabst Marcelo Maestrini Paulo Mauricio Senra

Veículos elétricos no Rio de Janeiro: Desafios e Perspectivas

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Gabriel Pabst (Pesquisador associado do GESEL-UFRJ e doutorando do PPE-COPPE-UFRJ), Marcelo Maestrini (Pesquisador associado do GESEL-UFRJ e doutorando de Economia da UFF) e Paulo Mauricio Senra  (Pesquisador associado do GESEL-UFRJ e doutor pelo PPE-COPPE-UFRJ) tratam dos desafios e perspectivas dos Veículos Elétricos no Rio de Janeiro. Segundo os autores, “sob a ótica da mobilidade urbana sobre veículos leves sustentáveis, as dificuldades decorrem da crise econômica que reduziu a capacidade de intervenção econômica estatal direta, dos efeitos financeiros trazidos pela pandemia do coronavírus, dos aplicativos privados de carsharing movidos à combustão interna e dos incentivos fiscais federais concedidos à aquisição destes veículos e de seus combustíveis de fonte fóssil”. Eles concluem que “apesar de recente e ainda em etapa de desenvolvimento, o município do Rio de Janeiro tem envidado esforços na construção de um arcabouço institucional para a qualificação da mobilidade elétrica municipal, firmando acordos, promulgando leis e editando decretos, de modo que seja utilizada como um instrumento de política pública ambiental.”
(Publicado pela Agência CanalEnergia)

Artigos de opinião
Publicado em: agosto de 2022
João Mello Nivalde de Castro Vitor Santos

As Perspectivas dos Mercados Locais de Energia em Portugal e na União Europeia

Em artigo publicado pelo Broadcast Energia, Nivalde de Castro, Professor do Instituto de Economia da UFRJ e coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL-UFRJ), Vitor Santos, Professor do Instituto de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa, e João Mello, Pesquisador e doutorando da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, analisam o conceito de mercado local de energia, uma inovação tecnológica e regulatória em curso. Os autores concluíram que “uma dinâmica inovadora de mudanças radicais no mercado de energia da UE e, especificamente, de Portugal, derivadas diretamente da digitalização, irá contribuir para o processo de descarbonização, objetivo maior e estratégico da transição energética. Ademais, o esforço de aprimoramento do marco regulatório europeu frente às inovações tecnológicas poderá servir de base para sistematizar subsídios para o Brasil modernizar o seu mercado elétrico.”
(Publicado pelo Broadcast Energia)

Relatórios
Publicado em: agosto de 2022
Ana Eduarda Rodrigues Cristina Rosa Felipe Diniz Caroline Chantre Kalyne Brito Lorrane Câmara Maria Luiza Lunardi Nivalde de Castro Pedro Barbosa

Observatório de Tecnologias Exponenciais Nº 7

O Observatório de Tecnologias Exponenciais visa contribuir com a sistematização e a divulgação do conhecimento, identificando o papel das tecnologias exponenciais no processo de transição energética, as estratégias e iniciativas para a sua aplicação que estão sendo adotadas nos setores elétricos nacional e internacional e, por fim, apresentar os novos modelos de negócio e as mudanças comportamentais do consumidor. Com base no Informativo Eletrônico Tecnologias Exponenciais, o Observatório também identifica os desafios e as perspectivas para o setor elétrico na trajetória para uma economia de baixo carbono.

Artigos de opinião
Publicado em: agosto de 2022
Luan Santos Ana Carolina Chaves Nivalde de Castro

O Mercado financeiro e a economia de baixo carbono no Brasil

Em artigo publicado pelo Broadcast Energia, Nivalde de Castro (professor do Instituto de Economia da UFRJ e coordenador do GESEL), Ana Carolina Chaves (Pesquisadora Plena do GESEL) e Luan Santos (Professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis FACC/UFRJ e do Programa de Engenharia de Produção – PEP/COPPE/UFRJ), abordam o mercado financeiro e a economia de baixo carbono no Brasil. Segundo os autores, “transformar as estruturas produtivas de países com distintas dinâmicas econômicas para atender as exigências de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) é um empreendimento complexo, tendo em vista que se situam em diferentes escalas de desenvolvimento econômico e social. Dessa forma, para que o Acordo de Paris e seus desdobramentos sejam bem-sucedidos, deve-se explorar uma pluralidade de estratégias para a descarbonização”.
(BroadCast Energia – 31.07.2022)

Relatórios
Publicado em: agosto de 2022
Bianca de Castro José Vinícius S. Freitas Kalyne Brito Allyson Thomas Nivalde de Castro Luana Bezerra Sayonara Eliziário Sofia Paoli Vinicius Botelho

Observatório de Hidrogênio Nº 7

O presente relatório tem como objetivo central apresentar um estudo analítico do acompanhamento sistemático do setor, apresentado no Informativo Setorial de Hidrogênio do GESEL, atentando para as principais políticas públicas, diretrizes, projetos, inovações tecnológicas e regulatórias de toda cadeia de valor do hidrogênio.

Artigos de opinião
Publicado em: julho de 2022
João Pedro Silva Gomes Leonardo de Oliveira Gonçalves Vinícius José da Costa Luiza Masseno

Resiliência Climática do Setor Elétrico

Em artigo publicado pelo Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ (GESEL), Luiza Masseno Leal (Pesquisadora do GESEL), João Pedro Silva Gomes (Pesquisador do GESEL), Leonardo de Oliveira Gonçalves (Pesquisador júnior do GESEL) e Vinícius José da Costa (Pesquisador júnior do GESEL) analisam o conceito de resiliência climática no setor elétrico, seus principais pilares, assim como os desafios e ameaças que se apresentam na atualidade. Os autores destacam que os debates e estudos acerca do tema ganham importância no âmbito internacional a partir da percepção e da avaliação do potencial e da intensidade das ameaças que os eventos climáticos extremos representam para a sociedade. Desse modo, aponta-se a necessidade do estabelecimento de metas e investimentos para a promoção da resiliência do setor. Além disso, os autores concluem que “(…) a resiliência climática ainda deve ser analisada nos planos estratégicos e regulamentos nacionais de energia e clima, incentivando os investimentos em resiliência nos sistemas elétricos.”

Artigos de opinião
Publicado em: julho de 2022
Paulo Mauricio Senra Marcelo Maestrini Luiza Di Beo Oliveira Thamara França do C. Torres

Como o e-carsharing pode auxiliar no desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável?

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Luiza Di Beo Oliveira (Pesquisadora associada ao GESEL-UFRJ), Thamara França do C. Torres (Pesquisadora associada ao GESEL-UFRJ), Marcelo Maestrini (Pesquisador Pleno do GESEL-UFRJ) e Paulo Mauricio A. Senra (Pesquisador Pleno do GESEL-UFRJ) analisam a importância da implementação do e-carsharing, no contexto do desenvolvimento de uma mobilidade urbana sustentável. O artigo inicia-se afirmando que “segundo a ONU, para que exista uma mobilidade urbana sustentável, é necessário que os deslocamentos produzam o mínimo de externalidades negativas, como poluição atmosférica e sonora, congestionamentos, entre outros, atendam toda a população e agreguem ao planejamento questões sociais, econômicas, políticas e físicas.” Em seguida aponta-se que “quando se trata de matriz de transporte racional, busca-se uma maior participação dos modos de transporte públicos e de grande capacidade. Contudo, apesar de fundamental para a qualidade da mobilidade urbana, por suas características e falta de investimentos, esses modos de transporte não conseguem, sozinhos, suprir integralmente as necessidades de deslocamento da população.” Nesse sentido, inclui-se a possibilidade do e-carsharing. Por fim, conclui-se que: “(…) os veículos elétricos compartilhados promovem a diminuição dos deslocamentos com veículos privados, reduzem as emissões de gases de efeito estufa e de poluentes atmosféricos locais e auxiliam na expansão da infraestrutura e das tecnologias necessárias para o desenvolvimento mobilidade elétrica.”
(Publicado pela Agência CanalEnergia)