X
One of the critical problems that the electricity distributors face is non-technical losses, also known as commercial losses. These losses impact the economic and financial balance of the distributors, limiting their ability to make further investments. In the state of Rio de Janeiro, the major non-technical losses occur in urban informal settlements (slums), that are dominated by criminal groups. These groups are responsible for limiting the operation and supervision of the company, preventing adequate combat against non-technical losses. This paper aims to analyze the non-technical losses in Light concession area.
This research develops a comparative analysis between Brazil and Portugal, focusing on support schemes for solar photovoltaic electricity generation, for which both countries present significant potential. The analysis yields a detailed mapping of support policies trajectories, by presenting its main characteristics, incentive models, and resulting outcomes. The obtained results are policy-relevant, allowing for a more detailed understanding on the possibilities for support schemes design, adaptation, and the possible outcomes to be obtained from different schemes implementation.
A pesquisa desenvolve uma análise comparativa entre Brasil e Portugal, com foco em esquemas de apoio à geração de energia solar fotovoltaica, para quais ambos os países apresentam potencial significativo. A análise fornece um mapeamento detalhado das trajetórias das políticas de apoio, apresentando suas principais características, seus modelos de incentivo e efeitos. As conclusões são relevantes para as políticas, permitindo um entendimento mais detalhado sobre as possibilidades de projeto de apoio, adaptação e os possíveis resultados a serem obtidos com a implementação de diferentes esquemas.
A disseminação de redes inteligentes é um elemento central na dinâmica de transformação do setor elétrico. Ressalta-se, contudo, que as características tecno-econômicas deste setor não induzem endogenamente a promoção dessa inovação. Observa-se, assim, a pertinência da adoção de políticas públicas para esse fim. A delimitação dessas políticas é uma tarefa complexa, pois deve considerar variáveis de diferentes naturezas. Neste sentido, o objetivo central deste artigo é identificar as políticas públicas mais pertinentes de serem adotadas no Brasil, utilizando, para isso, um modelo de análise multicritério. A parametrização do modelo foi feita recorrendo a um conjunto de especialistas através da aplicação de uma pesquisa Delphi.
The transmission network is the first link between large power generation facilities and electricity customers. It supplies energy at high voltages to substations, where the energy is distributed via the distribution network. The transmission network today operates with a high level of reliability, but presently a variety of technologies offers the possibility of great improvement in system performance.Sophisticated new monitoring systems may reduce the likelihood of system failures and disruptions that cause serious economic and social consequences. Emerging efficient technologies may also help to solve network expansion constraints, including difficulties to install new transmission lines and to incorporate growing participation of intermittent energy plants, like wind and solar. This paper starts presenting the status and perspectives of the Brazilian transmission sector showing the high level of investment planned until 2024 – 60% cumulative growth of line extensions and the same 60% rate for transformation capacity. In the second part the paper presents the emerging technologies and the potential opportunities it offer to increase, among other factors, the energy quality, O&M structure, availability and reduction of technical losses. These advantages impact not only for new assets but also for the existing ones. Considering the existing assets the paper starts a discussion about the regulatory framework ant the right economic signals to promote investment in innovation and automation. The paper then addresses the emerging regulatory of OFGEM in UK and the existing regulatory barriers that still exists internationally and in Brazil. The paper concludes by identifying an opportunity for developing a regulatory R&D project to deeply analyze this subject and to propose a new regulatory framework to promote an economical feasible innovation process for the Brazilian transmission sector. In the last part the paper presents the guidelines and structure of the project GESEL is starting to develop in the scope of the Brazilian ANEEL regulated R&D program.
O objetivo do presente trabalho é identificar alternativas para lidar com os desafios inerentes à expansão de fontes não controláveis na matriz elétrica brasileira. A metodologia utilizada teve como base a realização de revisão bibliográfica, análise documental e consulta a especialistas, visando à construção de dois cenários, um de referência e outro alternativo. Os resultados encontrados indicam que a alternativa a ser priorizada no cenário de referência é baseada na conjugação de contratação de termoelétricas e de reforços no sistema de transmissão. Já no cenário alternativo, são adotadas medidas de gerenciamento da demanda, viabilizada através do desenvolvimento de redes inteligentes e da difusão do armazenamento de energia.
O sistema elétrico do Brasil se caracteriza por ser um sistema com nítida preponderância hidrelétrica. Todavia o país possui um grande potencial hídrico remanescente, situado principalmente na região amazônica. As usinas fio d´água, construídas nesta região, representam um grande desafio para o setor, principalmente para a operação do sistema, traduzindo também uma necessidade importante de ajustes no marco regulatório do setor para contornar os problemas que emergiram da alteração de características do sistema interligado.
A partir do ano de 2004, passou a vigorar um novo modelo para o setor elétrico brasileiro (SEB), com base em três pilares: garantia da expansão da capacidade instalada, modicidade tarifária e universalização do acesso à eletricidade. Para atingir estes objetivos, foi retomado o planejamento subordinado à responsabilidade do Estado, que havia sido transferido para os agentes privados a partir dos anos 1990. A criação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) atende tal finalidade, e, através do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE), formula anualmente previsões de expansão de oferta e demanda de energia para um período de 10 anos à frente, transformando-se em importante instrumento de planejamento para o SEB. A contratação de nova capacidade instalada passa a se dar via leilões de energia, através dos quais é realizada a concessão de novas usinas e garante-se o atendimento à totalidade da expansão da demanda prevista pelas distribuidoras para os consumidores cativos. O artigo busca fazer uma comparação entre as proposições do PDE e os resultados dos leilões ocorridos até 2015. Essencialmente, procura-se responder se, através do planejamento indicado e dos leilões realizados, estamos de fato caminhando para uma matriz elétrica estratégica para o SEB.
O objetivo central é analisar os desafios e oportunidades da integração elétrica na América do Sul. No momento em que a globalização reorganiza radicalmente as relações econômicas mundiais e lança novos desafios em matéria de sustentabilidade ambiental, abre-se para a América do Sul oportunidade excepcional de redefinir os términos de sua inserção na economia mundial. Maximizar sua competitividade na economia globalizada significa maximizar também suas vantagens comparativas, sobretudo a partir da abundância de recursos naturais e de sua relativa homogeneidade linguística e cultural. A integração da infraestrutura de energia elétrica permite multiplicar os benefícios da integração para o continente: geração de renda; garantia de fornecimento de energia segura, renovável e barata. Oferecem-se assim as melhores condições para consolidar um espaço econômico integrado, capaz de realizar o potencial produtivo da população sul-americana.
O presente estudo volta-se para a análise do Desempenho do Índice de Energia Elétrica à Luz das Mudanças Institucionais no Setor Elétrico Brasileiro. Para tal fim, o estudo focou seus esforços na análise do impacto da Medida Provisória nº 579 de 11 de Setembro de 2012 (convertida na Lei nº 12.783/2013) sobre as ações do Setor de Energia Elétrica, representadas aqui pelo respectivo índice do setor na BM&FBOVESPA. Os resultados da pesquisa revelam que a partir do lançamento da Medida Provisória nº 579 até o fim do intervalo de tempo observado (Abril de 2015), o Índice de Energia Elétrica não se recuperou da inversão de tendência provocada por esta medida, o que antes era uma tendência de crescimento instantaneamente se tornou uma tendência de estagnação/declínio.
A geração termoelétrica foi fomentada por políticas públicas que visavam ancorar a expansão da oferta de gás natural no Brasil e complementar a geração hidroelétrica, mas o parque térmico vem desempenhando um papel mais amplo do que este, embora o suprimento de gás continue sendo um gargalo no país. Novos instrumentos regulatórios devem enfrentar ambos os desafios e potencializar a geração térmica.