Publicações

Tipo de texto
Palavra-chave
Autor
Outras categorias
Publicado em: novembro de 2021
Marcos Keller Amboni

Autoprodutores de energia: tendências e perspectivas

Slides de apresentação de Marcos Keller Amboni (Diretor de Regulação e Mercado na ENGIE Brasil) no Webinar GESEL/RESEL: “Autoprodutores de energia: tendências e perspectivas”. O evento, realizado em 19 de novembro de 2021, teve como objetivo a análise do mecanismo regulatório de autoprodução de energia com ênfase nas modelagens utilizadas pelos agentes e nos desdobramentos e perspectivas desse movimento para o setor elétrico brasileiro.

Outras categorias
Publicado em: novembro de 2021
Daniel Pina

Autoprodutores de energia: tendências e perspectivas

Slides de apresentação de Daniel Pina (Diretor da ABIAPE) no Webinar GESEL/RESEL: “Autoprodutores de energia: tendências e perspectivas”. O evento, realizado em 19 de novembro de 2021, teve como objetivo a análise do mecanismo regulatório de autoprodução de energia com ênfase nas modelagens utilizadas pelos agentes e nos desdobramentos e perspectivas desse movimento para o setor elétrico brasileiro.

Artigos de opinião
Publicado em: novembro de 2021
Antonio Alvaro de Souza Camargo

Faz sentido pensar em etanol como fonte sustentável de hidrogênio verde – H2V?

O artigo avalia a viabilidade do uso do etanol como fonte sustentável para a produção de hidrogênio verde (H2V), comparando a eficiência de duas rotas de produção, a eletrólise da água utilizando energia solar e a reforma catalítica do vapor de etanol. Para obtenção do H2 a partir do etanol a rota mais adequada seria a reforma catalítica que tem uma taxa de conversão que varia de 60% a 67%. Tendo em vista que o etanol contém apenas 13,04% de massa de hidrogênio e a taxa de conversão, a produção de H2 considerando a safra de 2019/2020 seria de 440 kg de H2/ha-ano. Comparado ao rendimento do processo de eletrólise, representa um valor significativamente menor. O autor aponta que o uso do etanol como fonte de H2V só seria atraente dependendo do rastro ambiental. E do ponto de vista do uso da terra a produção por eletrólise gera um impacto ambiental 52x menor comparado ao uso do etanol. Ele também destaca que a energia solar é a solução capaz de se equiparar com a fonte solar.

Outras categorias
Publicado em: novembro de 2021
Jairo Terra

Insights e pontos de atenção

Slides de apresentação do Webinar “Leilão de Reserva de Capacidade 2021”. O evento, que teve como objetivo analisar os objetivos e detalhes deste novo tipo de leilão que pode ser interpretado como um marco no processo de modernização do Setor Elétrico, teve palestras de Luiz Eduardo Barata, Alexandra Amaral (Light), Jairo Terra (PSR). A coordenação foi der Nelson Siffert (RESEL), a moderação de Roberto Brandão (GESEL).

Outras categorias
Publicado em: novembro de 2021
Alexandra Amaral Luiz Eduardo Barata

Apresentação Light

Slides de apresentação do Webinar “Leilão de Reserva de Capacidade 2021”. O evento, que teve como objetivo analisar os objetivos e detalhes deste novo tipo de leilão que pode ser interpretado como um marco no processo de modernização do Setor Elétrico, teve palestras de Luiz Eduardo Barata, Alexandra Amaral (Light), Jairo Terra (PSR). A coordenação foi der Nelson Siffert (RESEL), a moderação de Roberto Brandão (GESEL).

Relatórios
Publicado em: novembro de 2021

Observatório de Hidrogênio Nº 1

O hidrogênio (H2) tem sido reconhecido como um importante vetor energético, capaz de promover uma profunda descarbonização da economia mundial, especialmente em segmentos de difícil redução de emissões, como os setores industrial e o de transportes. Tendo em vista a evolução exponencial da economia do hidrogênio, o presente relatório tem como objetivo central apresentar um estudo analítico do acompanhamento sistemático do setor, atentando para as principais políticas públicas, diretrizes e projetos, bem como inovações tecnológicas e regulatórias de toda a cadeia de valor do hidrogênio. O relatório destaca análises referentes a dois, temas que tiveram maior relevância no mês de setembro, as diretrizes do Programa Nacional de Hidrogênio Brasileiro e uma análise do relatório da Agência Internacional de Energia, “Hydrogen in Latin America”.

Relatórios
Publicado em: novembro de 2021

Observatório de Mobilidade Elétrica Nº 2

O Observatório de Mobilidade Elétrica do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GESEL–UFRJ), buscando contribuir com a sistematização e divulgação do conhecimento, identifica neste relatório as melhores práticas, lacunas, desafios e perspectivas para a trajetória de uma mobilidade de baixo carbono nos âmbitos nacional e internacional.

Artigos de opinião
Publicado em: novembro de 2021
Mauricio Moszkowicz Lillian Monteath Renata Lèbre La Rovere Matheus Guerra

Incentivos tributários aos postos de carregamento de veículos elétricos: Questões para o debate no Brasil

Em artigo publicado na Agência CanalEnergia, Renata Lèbre La Rovere (pesquisadora do GESEL), Matheus Guerra (pesquisador do GESEL), Lillian Monteath (pesquisadora plena do GESEL) e Mauricio Moszkowicz (pesquisador sênior do GESEL) ressaltam a importância das políticas públicas no âmbito do incentivo a disseminação da mobilidade elétrica, em especial da infraestrutura de recarga. Inicialmente, destaca-se que “as políticas públicas referentes à mobilidade elétrica devem atuar tanto no plano da regulação quanto no plano dos instrumentos econômicos”. Em seguida aponta-se que “a experiência internacional mostra que, por se tratar de uma tecnologia em estágio inicial de difusão, o apoio público à ação dos agentes privados por meio de incentivos econômicos é necessário.” Por fim, os autores concluem que “há diversas possibilidades de utilização de instrumentos econômicos para a promoção da infraestrutura de postos de carregamento. Cabe ao Executivo e ao Legislativo definirem estes instrumentos, com a finalidade de assegurar que o país acelere a difusão dos veículos elétricos, os quais, não apenas trazem benefícios ao meio-ambiente, como também podem gerar oportunidades de inovação e de criação de empregos.”
(Publicado pela Agência CanalEnergia)

Artigos de opinião
Publicado em: outubro de 2021
Marcelo Maestrini Paulo Mauricio Senra Luiza Oliveira Thamara França do C. Torres

Um choque de realidade na operação do e-carsharing

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Thamara Torres, Luiza Oliveira, Marcelo Maestrini e Paulo Senra (pesquisadores do GESEL) tratam das barreiras e os impactos destas no avanço da consolidação do e-carsharing no Rio de Janeiro. Segundo os autores, “a barreira relacionada aos índices de criminalidade gera uma considerável mudança na escolha dos PGVs em localidades como a cidade do Rio de Janeiro”. Eles concluem que “experiências internacionais e nacionais mostram que a garantia da segurança, somada a outros fatores, tais como IDH, atrações turísticas e densidade populacional, são fundamentais para o sucesso dos modelos de e-carsharing” e que “os bairros da Zona Sul [RJ] se mostram como potenciais candidatos a receberem sistemas de compartilhamento de veículos elétricos”.
(Publicado pela Agência CanalEnergia)

Artigos de opinião
Publicado em: outubro de 2021
Nivalde de Castro Luiza Masseno Rafael Cattan

Metas de descarbonização brasileiras e os desafios da mobilidade elétrica

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Nivalde de Castro (coordenador do GESEL), Rafael Cattan e Luiza Masseno (pesquisadores do GESEL) tratam da inclusão e solidificação dos veículos elétricos na economia brasileira como uma das vias para cumprir com as metas acordadas na COP 21. Segundo os autores, “o estudo baseou-se em diferentes cenários de políticas de incentivo, que incorporaram medidas mais ou menos agressivas de estímulo. Além de possíveis cenários de redução nos custos de produção, assumiram-se políticas de taxação de carbono, a isenção de ICMS sobre o consumo de eletricidade e o abatimento do IPVA. Alguns cenários consideraram, ainda, que a frota de motoristas de aplicativos fosse integralmente elétrica até 2040”. Eles concluem que “a frota elétrica tem a capacidade de reduzir, ao longo dos próximos 10 anos, algo entre 10 e 13,4 MtCO2” e que “políticas de promoção à mobilidade elétrica aliadas às políticas de geração sustentável representam uma excelente oportunidade para o país se reorientar e trilhar para um futuro sustentável”.
(Publicado pela Agência CanalEnergia)