Usinas Hidroelétricas Reversíveis – 1

Logo Logo Logo Logo Logo Logo
Início
Equipe
Produtos

Proposição

Este projeto tem como objetivo central buscar o avanço do conhecimento sobre as Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR), contemplando a definição de arranjos regulatórios, técnicos, operacionais e comerciais para viabilizar a implantação dessa tecnologia no Setor Elétrico Brasileiro, considerando os potenciais impactos no Sistema Interligado Nacional.

O projeto visa analisar o estado da arte das UHR à nível mundial, desenvolver, propor e simular inovações regulatórias, tecnológicas e operacionais para a viabilização de UHR no Brasil. A pesquisa busca ainda mapear os potenciais locais para a implementação de UHR de grande porte no país, a fim de selecionar um projeto para posterior estudo de caso e detalhamento. Os resultados obtidos pelo projeto serão compartilhados e divulgados entre todos os stakeholders envolvidos, através de workshops e seminários, a fim de capacitar os agentes do setor, investidores e autoridades governamentais sobrea temática.

O desenvolvimento do projeto está sendo executado por um conjunto de empresas formado por profissionais multidisciplinares, incluindo professores, doutores e pesquisadores com experiência nos temas de operação, regulação econômica, meio ambiente e modelagem, liderados pelo Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL). Adicionalmente, o projeto conta com o interesse do Operador Nacional do Sistema (ONS) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Nivalde J. de Castro

Coordenador geral do Grupo de Estudos do Setor Elétrico – GESEL. Professor Doutor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ desde 1975. Leciona disciplinas na graduação e pós-graduação sobre o setor elétrico. O GESEL desenvolve pesquisas e estudos sobre inúmeros aspectos relacionados direta e indiretamente com o setor elétrico: análise do modelo de estruturação, matriz de energia elétrica, padrão de financiamento, processo de concentração, regulação, modelagem dos leilões de energia e de linhas de transmissão, equilíbrio econômico – financeiro das empresas do setor, linha de estudos sobre governança corporativa pública. Autor de inúmeros artigos sobre o setor, publicados em revistas e portais especializados, periódicos mais acadêmicos e no IFE, publicação do próprio GESEL. Desde 1998 publica o livro anuário Séries das empresas do setor elétrico. Em 2008 publicou em co-autoria livro sobre Bioeletricidade. Mantém intercâmbio acadêmico com Universidade do Porto, Corunha, e ISEG- Portugal. É orientador de monografias relacionadas com o setor e é orientador de professores e pesquisadores em Pós Doutorado.

Currículo Lattes

Mauricio Moszkowicz

Coordenador executivo do GESEL. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com Master of Business Administration (MBA) no Setor Elétrico na IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio. Ocupou diversos cargos na estrutura organizacional do CEPEL entre1973 e 1998. Foi Coordenador do Programa Xingó pelo CNPq entre 1998 e 1999. Atuou como Diretor de Projeto da FBDS – Fundação Brasileira Desenvolvimento Sustentável, entre 1998 e 1999. Foi Gerente Executivo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) entre 1999 e 2008. Entre 2009 e 2014 atuou como Gerente de Novos Negócios em Tecnologia Renováveis. Participou da implantação da primeira usina solar do Brasil em Tauá; do desenvolvimento de projetos eólicos para participação em leilões de energia.

Currículo Lattes

Roberto Brandão

Coordenador da área de Geração e Mercados do GESEL. Formado em Filosofia pela PUC – Rio e Economia pela UFRJ, é mestre em Filosofia pela PUC e de Economia pela Unicamp-SP e MBA em Finanças pelo Ibmec. Tem realizado pesquisas na área de financiamento da expansão do setor elétrico, estratégias empresariais, Project Finance no Brasil e na Europa e avaliação de investimentos de geração e transmissão de energia elétrica. É consultor na área de finanças de empresas do setor elétrico como: Eletrobrás, Furnas, Chesf, Alusa, entre outras. Pesquisador Sênior em Finanças do Gesel.

Currículo Lattes

Ana Carolina Chaves

Engenheira de Petróleo formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Engenharia Urbana pela Escola Politécnica (UFRJ), especialista em Meio Ambiente (COPPE/UFRJ) e doutoranda em População, Território e Estatísticas Públicas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Atualmente, atua na área de Energia e Meio Ambiente.

Currículo Lattes

Djalma M. Falcão

Engenheiro Eletricista em 1971 pela UFPR, M.Sc. em 1973 pela COPPE/UFRJ, e Ph.D. em 1981 pela Universidade de Manchester, Reino Unido. Desde 1974, é professor do Programa de Engenharia Elétrica da COPPE/UFRJ, onde atualmente é Professor Titular. Orientou 34 teses de doutorado e 52 dissertações de mestrado, publicou cerca de 200 artigos técnicos, e coordenou e participou de vários projetos com empresas do setor elétrico brasileiro. De 1991 a 1993, esteve como pesquisador visitante na Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA. De 2003 a 2004 serviu como Assistente da Presidência da Eletrobrás, atuando junto à Diretoria do Cepel. Em 2004 foi elevado à categoria de Fellow do IEEE. Em 2016 foi eleito Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE).

Currículo Lates

Livro

O livro consolida os resultados do projeto de mesmo nome, desenvolvido no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel, que teve como objetivo reunir, desenvolver e divulgar conhecimento sobre usinas hidrelétricas reversíveis (UHRs), contemplando a definição de arranjos regulatórios, técnicos, operacionais e comerciais para viabilizar a implantação desta tecnologia no Setor Elétrico Brasileiro.