X
Analisar e sistematizar os marcos regulatórios do setor elétrico (Brasil x Países selecionados), buscando, no ambiente da realidade brasileira, identificar e qualificar as diferenças e similitudes para Proposições de Inovações Regulatórias no SEB no contexto de liberalização e redefinição de novo desenho do mercado elétrico brasileiro.
O projeto, também conhecido como "Projeto H2", de maneira geral, tem como principal objetivo desenvolver uma ferramenta analítica que possibilite a análise da viabilidade técnica, econômica e ambiental da produção, armazenamento, transporte e uso final de hidrogênio azul e verde. Desta forma, espera-se que a plataforma seja capaz de oferecer suporte ao desenvolvimento de uma economia de hidrogênio no Brasil, seja para uso doméstico ou exportação.
O objetivo do projeto é produzir experiências e conhecimentos em todos os elos da cadeia de valor do hidrogênio verde. Para isso, o projeto possui três frentes principais: 1) O desenvolvimento de um Roadmap com análise de cenários de escalabilidade da produção de H2; 2) A implementação de um Projeto Piloto que contempla uma usina solar de 3MW e um módulo eletrolisador de última geração; 3) Gestão da RISE (Rede de Inovação do Setor Elétrico).
*Projeto finalista do Prêmio O Setor Elétrico (CINASE) 2023* / Dando continuidade ao "Projeto de Portal de Referência para o Licenciamento Ambiental de Sistemas de Transmissão", este novo P&D terá como objetivos 1) A inclusão de novas bases de dados geográficas; 2) Criação de nova sistemática de visualização de dados geográficos provenientes de licenciamentos pretéritos; 3) Inclusão de inteligência computacional e otimização para estabelecimento do traçado da linha; 4) Aprimoramentos em função da experiência do usuário e automação relacionadas aos Módulos SIG, Base de Conhecimento, Workflow e Área de Trabalho; 5) Desenvolvimento de módulo de atenção a focos de calor e risco de incêndio próximo às linhas.
O Projeto “Desenvolvimento e Aplicação de um Manual de Referência para Projetos de Usinas Hidrelétricas Reversíveis”, inserido no Programa de P&D da ANEEL tem como objetivo a elaboração de um Manual contendo os procedimentos e critérios básicos para nortear a localização, realização de estudos e projetos de Usinas Hidrelétricas Reversíveis, e desse modo contribuir para a difusão desses projetos no planejamento da expansão do sistema elétrico do país. Para isso será preciso sugerir formas para tratar das especificidades deste tipo de projeto no conjunto de normas e procedimentos das agências reguladoras, tanto aquelas do setor elétrico (MME e ANEEL) quanto naquelas responsáveis pelo licenciamento ambiental (IBAMA, FUNAI, IPHAN, ANA e outras).
Esse Projeto de P&D da Aneel desenvolvido pela EDP junto ao GESEL e que conta com a parceria das fabricantes Volkswagen, Audi e Porsche, formará a maior rede de carregadores ultrarrápidos da América do Sul, com a instalação de estações de recarga ultrarrápida ao longo de três anos, ligando a cidade de São Paulo a importantes cidades do interior paulista e capitais vizinhas do estado. O Projeto também é conhecido como "Plug & Go".
O objetivo do projeto de pesquisa é, com base em experimento real, estudar alternativas de modelos de negócios e tecnologias de mobilidade elétrica (ME) compartilhada em sistemas de e-carsharing e em frota própria da Light.
Projeto piloto de eletrificação de frota operativa, com produção nacional de veículos elétricos, desenvolvimento de infraestrutura de recarga e estudos de regulação.
*Projeto finalista do Prêmio O Setor Elétrico (CINASE) 2023* / O objetivo do projeto é identificar os impactos de tecnologias exponenciais e propor alternativas regulatórias capazes de fornecer incentivos adequados, no sentido de garantir o equilíbrio entre todos os agentes. O projeto se baseia na análise do novo perfil do consumidor de energia elétrica, identificando novos valores e práticas que exigem uma adaptação por parte de agentes do setor, dos novos negócios que a digitalização de produtos e serviços viabiliza, e também das novas práticas quenemergem em função da introdução de recursos energéticos distribuídos
O projeto, também conhecido como Corredor Verde, tem como objetivo criar um corredor verde no Nordeste (trecho entre Salvador/BA e Natal/RN), contendo 11 estações de recarga em rodovia (50 kW) e mais 6 estações em shoppings urbanos (22 kW). O projeto também visa avaliar um novo modelo de negócio para as empresas do setor elétrico através da operação das estações de carregamento de veículos elétricos, além de trazer uma visão de escalabilidade da utilização dos veículos elétricos no Brasil. Além disso, será avaliado o desempenho dos 04 carros elétricos na região nordeste, comparando-os com 02 veículos híbridos plug-in e 02 à combustão. O projeto será executado por um grupo de instituições composto de SENAICIMATEC, Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL), SINAPSIS Inovação em Energia, Fundação Universidade Federal do ABC e Asea Brown Boveri (ABB), cujas responsabilidades estão detalhadas ao longo deste documento.
O GESEL desenvolve um projeto de P&D, em parceria com a empresa CPFL, com o objetivo principal de elaboração de metodologia inédita para a avaliação da regulação de perdas não técnicas através do desenvolvimento de um indicador de efetividade do modelo atual.
Conheça o projeto Viabilidade das Usinas Hidrelétricas Reversíveis no Sistema Interligado Nacional! Inserido no Programa de P&D da ANEEL, o projeto busca compreender as funcionalidades das usinas hidrelétricas reversíveis (UHR), com o intuito de viabilizar a implantação desta tecnologia no Setor Elétrico Brasileiro. O projeto possui a participação das seguintes empresas: Campos Novos Energia, Energética Barra Grande, Companhia Energética Rio das Antas, Foz do Chapecó Energia e Paulista Lajeado Energia.
O Projeto tem como objetivo a proposição de inovações e aprimoramentos regulatórios para um aperfeiçoamento do mercado atacadista de energia brasileiro que permita a introdução da comercialização de energia em ambiente de bolsa, associada a uma clearing.
O problema central do Projeto de P&D está associado à ampliação da representatividade dos Conselhos de Consumidores diante dos próprios consumidores, das empresas Distribuidoras e da Agência Reguladora, diante de um ambiente de profundas modificações técnicas, regulatórias e comportamentais da sociedade. O objetivo geral do projeto é o de estudar e propor as bases de atuação protagonista dos Conselhos de Consumidores, considerando as mudanças dos mecanismos de relacionamento da sociedade, a democracia participativa dos CC e as tendências de transformações do setor elétrico.
O Projeto de P&D tem como objetivo central o desenvolvimento de uma nova metodologia regulatória inovadora para as distribuidoras de energia lidarem com Áreas com Severas Restrições Operativas (ARSOs) com altas perdas não técnicas. Contratante: Light/P&D da Aneel
O projeto tem como objetivo central estruturar uma nova avaliação formal do Programa de P&D da Aneel após 2008 e estudar e propor inovações que venham a contribuir para o aprimoramento deste importante Programa. O projeto tem financiamento da EDP(empresa proponente), AES, CPFL e ENERGISA.
Portal de Referência para o Licenciamento Ambiental de Sistemas de Transmissão O objetivo geral do projeto é: “Desenvolver um portal de referência para orientação do processo de licenciamento ambiental de Sistemas de Transmissão (subestações e linhas), por meio do levantamento e sistematização de processos, dados e informações, permitindo a agilidade dos procedimentos, com reflexos na qualidade dos ganhos socioambientais e na mitigação de riscos de prazo e custo dos empreendimentos”.
O estudo do tipo P&D Inovação regulatória pretende dar contribuição relevante e efetiva na formatação dos contratos de geração térmica.
O objetivo geral do projeto foi avaliar e propor políticas tecnológicas para o setor elétrico brasileiro que sejam eficientes e custo-efetivas.
O estudo do GESEL tem como objetivos sistematizar o conhecimento, políticas energéticas e experiências regulatórias internacionais e nacionais, assim como analisar a dinâmica tecnológica, regulatória e econômica.
O projeto tem como objetivo geral identificar, sistematizar e formular propostas de ajustes e inovações regulatórios mais eficientes para viabilizar a difusão em larga escala dos Recursos Energéticos Distribuídos sem causar impactos financeiros negativos para as Distribuidoras e para os Consumidores. Contratante: ENERGISA/P&D da Aneel
O projeto de pesquisa consistente análise comparativa das tarifas de energia elétrica a nível internacional, sistematizando diagnóstico das principais causas que levam às discrepâncias entre as tarifas praticadas em diversos países.
Desenvolvimento de proposta de uma metodologia para avaliação de situação e posição econômico-financeira de empresas concessionárias de distribuição de energia elétrica.
O projeto visou estabelecer as diretrizes e parâmetros tecnológicos, regulatórios e econômicos que irão orientar a construção da "Cidade do Futuro".
O objetivo desta pesquisa é examinar as características e dificuldades da integração elétrica de projetos de geração hidrelétrica binacionais principalmente sob o ponto de vista econômico-financeiro a fim de levantar subsídios para o governo brasileiro se posicionar quando do fim do pagamento do financiamento de Itaipu em 2023, conforme estabelecido no Anexo C do Tratado Internacional de constituição da UHE Binacional.
O projeto de pesquisa analisou a evolução da estratégia empresarial das empresas do setor elétrico brasileiro desde 1999, seus aspectos societários, mercadológicos, operacionais, planos de investimentos, indicadores de produtividade e eficiência e principalmente análise de fluxo de caixa.