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IFE
23/08/2022

IFE ME nº 120 de 23 de agosto de 2022

Assinatura:
Equipe de Pesquisa UFRJ

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23/08/2022

IFE nº 120

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IFE ME nº 120 de 23 de agosto de 2022

Políticas Públicas e Regulatórias

Artigo GESEL: “Veículos elétricos no Rio de Janeiro: Desafios e Perspectivas”

Em artigo publicado pela Agência CanalEnergia, Gabriel Pabst (Pesquisador associado do GESEL-UFRJ e doutorando do PPE-COPPE-UFRJ), Marcelo Maestrini (Pesquisador associado do GESEL-UFRJ e doutorando de Economia da UFF) e Paulo Mauricio Senra (Pesquisador associado do GESEL-UFRJ e doutor pelo PPE-COPPE-UFRJ) tratam dos desafios e perspectivas dos Veículos Elétricos no Rio de Janeiro. Segundo os autores, “sob a ótica da mobilidade urbana sobre veículos leves sustentáveis, as dificuldades decorrem da crise econômica que reduziu a capacidade de intervenção econômica estatal direta, dos efeitos financeiros trazidos pela pandemia do coronavírus, dos aplicativos privados de carsharing movidos à combustão interna e dos incentivos fiscais federais concedidos à aquisição destes veículos e de seus combustíveis de fonte fóssil”. Eles concluem que “apesar de recente e ainda em etapa de desenvolvimento, o município do Rio de Janeiro tem envidado esforços na construção de um arcabouço institucional para a qualificação da mobilidade elétrica municipal, firmando acordos, promulgando leis e editando decretos, de modo que seja utilizada como um instrumento de política pública ambiental.” (GESEL-IE-UFRJ – 17.08.2022)
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EUA: Lei de Redução da Inflação traz reforma em subsídios para VEs

O presidente dos EUA, Joe Biden, assinou a Lei de Redução da Inflação. Isso coloca parcialmente em vigor a reforma do crédito tributário para veículos elétricos nos EUA. Em termos de créditos fiscais, a exigência de montagem final dos veículos na América do Norte tem efeito imediato. O Alternative Fuels Data Center (AFDC) do Departamento de Energia dos EUA publicou uma lista preliminar de modelos BEV e PHEV que se qualificam para o novo crédito fiscal nesta base. De acordo com a mídia dos EUA, a data exata a partir da qual os requisitos se aplicam (e quais veículos se qualificam) recentemente causou confusão na comunidade de VEs. A lista oficial de modelos também é apenas parcialmente clara, pois também contém modelos de fabricantes que já atingiram o limite superior de 200.000 veículos plug-in vendidos. Conforme relatado, esse limite superior cairá, mas não até 1º de janeiro de 2023, o que significa que os modelos correspondentes da GM e Tesla já estão na lista, mas não se qualificam até a virada do ano. Outros requisitos do crédito fiscal reformado, como o da origem dos materiais da bateria, também não entrarão em vigor até mais tarde. (Electrive – 17.08.2022)
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EUA: FTA concede subsídios para ônibus de emissão zero

A Administração Federal de Trânsito dos EUA (FTA, na sigla em inglês) anunciou que irá disponibilizar US$ 1,66 bilhão para agências de trânsito, estados e municípios modernizarem suas frotas e instalações de ônibus. A agência divulgou uma lista de 150 projetos que receberão financiamento. As seleções de subsídios devem fornecer mais de 1.800 novos ônibus, dos quais mais de 1.100 serão ônibus de emissão zero. A FTA diz que apenas o financiamento deste ano será capaz de dobrar o número de ônibus de trânsito com emissão zero nas estradas dos EUA. (Electrive - 16.08.2022)
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EUA: AVSTA fecha acordo com BYD para frota de ônibus elétricos

A BYD e a Agência de Transporte Escolar do Vale do Antelope (AVSTA, na sigla em inglês) anunciaram um plano para levar 20 ônibus escolares elétricos a bateria para os alunos do Vale do Antelope, na Califórnia. O BYD Type D Battery Electric School Bus tem uma velocidade máxima de 65 milhas por hora e um alcance de até 155 milhas. Pode ser carregado em menos de 3 horas e acomoda até 84 passageiros. Os ônibus serão construídos em Lancaster, Califórnia, nas instalações da BYD Coach & Bus. Os ônibus escolares da BYD são elegíveis para incentivos de compras federais e estaduais oferecidos pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) e pelo Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia (CARB). (Green Car Congress - 19.08.2022)
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Inovação e Tecnologia

Dow e YAK: Desenvolvimento de módulos de baterias para VEs pesados

A Dow se uniu a YAK, startup brasileira fabricante de tratores elétricos, para desenvolver módulos de baterias para veículos pesados. Nessa parceria, a empresa norte-americana contribuirá com sua tecnologia de silicones para suprir demandas de gerenciamento térmico e proteção de eletrônicos e a YAK, com o design das baterias. O uso de tratores elétricos pode reduzir em cerca de 70% os custos com combustível e manutenção, além de zerar a emissão de carbono. Segundo a YAK, entre as vantagens também há o fato de os veículos se tornarem mais ergonômicos, silenciosos e não expelirem nenhum tipo de líquido ou fumaça que causem mau cheiro ou que sejam prejudiciais ao solo. (Automotive Business - 18.08.2022)
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Intelbras: Fabricação de carregadores para VEs

A Intelbras anunciou recentemente que vai ampliar seu portfólio no mercado de tecnologia com o fornecimento de uma linha de carregadores de VEs prevista para comercialização a partir de 2023. Segundo a companhia, os carregadores são de diferentes potências e design: desde os portáteis para o proprietário de carro elétrico até modelos para garagens de estacionamentos particulares, empresas de frotas veiculares e postos de recarga públicos. Ainda de acordo com a Intelbras, os equipamentos têm o protocolo OCPP 1.6 JSON, que permite, por exemplo, verificar o gerenciamento das recargas realizadas nos veículos elétricos, localizar estações e obter informações de tarifa. (Automotive Business - 15.08.2022)
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BMW e EVE Energy: Acordo visa o desenvolvimento de baterias cilíndricas

A BMW está mirando baterias cilíndricas de última geração e quer acelerar o fornecimento de suprimentos. O mais recente movimento é um acordo com a chinesa EVE Energy, agora convocada para se tornar a principal parceira da fabricante alemã na Europa. As duas empresas já teriam colocado as assinaturas no contrato. No centro estariam os acumuladores para a nova série de carros elétricos baseados na plataforma Neue Klasse (Nova Classe), que a BMW lançará a partir de 2025. Mas isso não é tudo. A Eve Energy teria, de fato, em mente construir duas plantas de produção dedicadas a baterias cilíndricas: uma na China central e outra na Europa, precisamente em Debrecen, Hungria. Para a fábrica no Velho Continente já houve a assinatura da carta de intenções com o governo local.(Inside EVs – 20.08.2022)
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EUA: Inauguração de sistema V2G na cidade de Nova York

Um consórcio de empresas formado por Revel, NineDot Energy e Fermata Energy anunciou que o primeiro sistema de vehicle-to-grid (V2G) da cidade de Nova York foi oficialmente inaugurado e está disponível no armazém da Revel em Red Hook, no Brooklyn. As empresas colocaram o sistema V2G em funcionamento no armazém Red Hook da Revel após um período de testes bem-sucedidos realizado durante o verão deste ano. O sistema V2G atualmente opera com o modelo eletrificado Nissan LEAF, mas visa incorporar outros VEs à medida que a tecnologia V2G se dissemina. (Green Car Congress - 19.08.2022)
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Eurocell: Construção de fábrica de baterias na Holanda

A primeira mega fábrica de baterias da Eurocell parece ter um local certo, a Holanda. A empresa afirmou que está em negociações finais com as autoridades governamentais do país e a agência local de investimento e desenvolvimento para operar já a partir do ano que vem. Em fevereiro, quando anunciou a sua futura mega fábrica de baterias, a Eurocell cogitou erguer a instalação no Reino Unido ou na Espanha. Um dos fatores para a decisão final, no entanto, é justamente a empresa obter apoio e investimento do governo local. O investimento inicial do projeto é de US$ 800 milhões e pode subir para US$ 2 bilhões até 2028, além de criar centenas de empregos diretos e indiretos. A empresa fornecerá baterias para os setores de armazenamento de energia, automotivo, mobilidade elétrica e eletrônicos de consumo. (Automotive Business - 18.08.2022)
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Ford e Duke Energy: Projeto piloto utiliza V2G em picapes nos EUA

Nos EUA, a Duke Energy iniciou um projeto piloto para o uso de carregamento bidirecional com o novo Ford F-150 na Flórida para apoiar a rede com a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G). O programa piloto de pesquisa e desenvolvimento visa testar e avaliar a viabilidade das novas baterias Ford F-150 Lightning como um recurso que pode ajudar a transformar o sistema de energia. A Duke Energy adicionará aproximadamente cinco caminhões Ford F-150 Lightning à sua frota na Flórida. A concessionária de energia elétrica diz que realizará testes adicionais da tecnologia com foco em alavancar residências que possuem energia solar e armazenamento estacionário. O objetivo do projeto piloto da Duke Energy é analisar novas maneiras pelas quais os clientes na Flórida podem eventualmente usar o carregamento bidirecional de veículos elétricos para alimentar suas próprias casas durante interrupções e ajudar a suportar a rede elétrica. (Electrive – 17.08.2022)
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L-Charge: Testes com estações off-grid de carregamento de VEs

A fabricante britânica de carregadores L-Charge iniciou o que diz ser um extenso teste de um serviço móvel de carregamento rápido para VEs na Europa. A característica especial das estações de carregamento é que elas são off-grid usando GNL, hidrogênio ou uma mistura de ambos para gerar eletricidade para carregamento no local. As estações L-Charge podem fornecer potência de carregamento de até 130 kW. As estações L-Charge vêm em três formatos: fixo, móvel e flutuante. A estação fixa pode ser instalada em qualquer local, incluindo serviços de autoestrada e postos de abastecimento tradicionais. A versão móvel está alojada em um caminhão que pode circular pela cidade, carregando veículos elétricos sob demanda. (Electrive - 21.08.2022)
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Xpeng: Novo modelo de carregador ultrarrápido

Em seu oitavo aniversário, a XPeng introduziu na China sua nova solução de recarga ultrarrápida, que deverá reduzir significativamente o tempo de carregamento. O novo carregador ultrarrápido S4 da XPeng, anunciado pela primeira vez no final de 2021, é um carregador de veículos elétricos de classe 800 V com uma potência máxima de 480 kW. De acordo com a empresa, um veículo carro pode reabastecer cerca de 210 quilômetros de alcance CLTC em apenas 5 minutos, recuperando de um estado de carga muito baixo (SOC) para cerca de 40% de SOC. Com os novos modelos elétricos de 800 V com grandes baterias, os novos carregadores ultrarrápidos devem melhorar significativamente o desempenho do carregamento e fazer com que a recarga de um VE em uma viagem de longa distância seja mais semelhante ao reabastecimento de um veículo convencional. (Inside EVs - 20.08.2022)
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Indústria Automobilística

Brasil: Operadores de ônibus recorrem a fundos estrangeiros para financiar VEs

Como foi possível perceber na feira Lat.Bus Transpúblico, realizada na semana passada em São Paulo, ônibus elétricos já são uma realidade e há montadoras que vão intensificar a produção nacional desses modelos. O grande problema, citam algumas fabricantes desses ônibus, é como os operadores de transporte vão financiar a renovação de frota proposta por diversos municípios, algumas já próximas de acontecer, como é o caso da grande licitação da capital paulista, que projeta uma frota nova formada por 14 mil ônibus, parte dela elétrica. "O que se tem discutido bastantes pelo lado dos operadores é como captar recursos para bancar a renovação de frota. Neste momento, o crédito não é algo barato", disse Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania. O executivo citou conversas com fundos estrangeiros de investimento que buscam projetos ligados à sustentabilidade no mundo para aportar recursos e, assim, cumprir metas ESG em seus países de origem. A respeito de alternativas, Munhoz, da Scania, contou que existem duas possíveis: a primeira, o compartilhamento dos investimentos necessários com outros atores, como as empresas de infraestrutura de energia. A segunda, a da criação de linhas de créditos específicas para a renovação de frota. (Automotive Business – 16.08.2022)
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Volvo: Expansão de rede de eletropostos no Brasil

A Volvo inaugurou em Avaré (SP) o seu terceiro eletroposto de carga rápida do Brasil. Ele está na Rodovia Castello Branco no km 247 e irá beneficiar pessoas que viajam com carros elétricos para cidades como Presidente Prudente e Bauru. Além dos carregadores rápidos, que são utilizados somente para os carros elétricos, os eletropostos também recebem o Volvo Wallbox, para carregamento de carros híbridos. A empresa planeja uma rede de eletropostos rápidos por todo o país. O plano tem cerca de cinco fases e está na primeira delas, que deve ser finalizada até o fim de 2022, com 13 eletropostos rápidos em rodovias de São Paulo e Minas Gerais. Os 13 corredores elétricos abrangem cerca de 3.250 km saindo de São Paulo e ligando a cidades como Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Uberlândia (MG), Baixada Santista, Litoral Norte, entre outras. Cada um dos pontos terá capacidade para carregar dois veículos simultaneamente. (Motors Show - 21.08.2022)
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BYD: Início de operação com VEs na Dinamarca

A chinesa BYD prossegue em seus planos de expansão global no mercado de carros elétricos. Desta vez, a empresa confirmou o início das operações no mercado de veículos elétricos de passeio da Dinamarca. O início das operações se dará em parceria com o Nic. Christiansen Gruppen, que será responsável pela apresentação dos modelos, fortalecimento da rede de concessionária e serviços de vendas e pós-vendas no país escandinavo. A primeira concessionária BYD na Dinamarca será inaugurada ainda neste ano, na capital Copenhague, onde os clientes terão a possibilidade de avaliar e adquirir os modelos da marca. Um site exclusivo para o mercado dinamarquês está previsto para ser lançado ainda neste mês de agosto. (Garagem 360 - 17.08.2022)
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Dodge: Fabricante apresenta seu primeiro VE

A Dodge, fabricante norte-americana de veículos e subsidiária do grupo Stellantis, apresentou recentemente o seu primeiro modelo eletrificado: o SUV Dodge Hornet. O SUV compacto Dodge Hornet também é oferecido em uma versão híbrida plug-in, com uma bateria de 15,5 kWh e mais de 48 quilômetros de autonomia. De acordo com a Dodge, o eículo tem uma potência total de 210 kW e um torque de 519 Nm. “A transformação eletrificada da marca Dodge foi oficialmente iniciada, com o novo Dodge Hornet R/T representando o primeiro veículo de desempenho eletrificado da Dodge. O Dodge Hornet está pronto para agitar o segmento de veículos utilitários compactos mainstream com uma aparência, sensação e desempenho que são inconfundivelmente Dodge”, disse Tim Kuniskis, CEO da marca Dodge. (Electrive - 17.08.2022)
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GAC: Investimento em subsidiária para a produção de componentes de VEs

A GAC Group está investindo 2,16 bilhões de yuans (312 milhões de euros) na criação de uma subsidiária para a produção de sistemas de acionamento elétrico. A nova subsidiária planeja construir linhas de produção com capacidade anual de 400.000 sistemas de acionamento elétrico integrados até 2025. Oficialmente, a subsidiária do sistema de acionamento elétrico é uma joint venture entre o GAC Group (23%), GAC Motor (26%) e GAC Aion (51%). (Electrive - 15.08.2022)
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Geely: Aumento da participação de VEs nas vendas totais

A Geely pretende aumentar a proporção de VEs em suas vendas totais para 50% em 2023, à medida que acelera sua estratégia de eletrificação em meio ao enfraquecimento da demanda por carros com motores a combustão. Os veículos elétricos puros e os híbridos plug-in representarão mais de 30% das vendas mensais da Geely no segundo semestre deste ano. Um em cada cinco veículos da montadora vendidos no primeiro semestre eram totalmente elétricos ou híbridos. As vendas desses veículos aumentaram quase quatro vezes, em comparação com uma queda de 20% em vendas de veículos com motores a combustão, segundo a empresa. (Forbes - 18.08.2022) 
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Mercedes e CATL: Parceria visa o fornecimento de baterias

Após o anúncio da CATL sobre a nova fábrica de baterias de 100 GWh/ano na Hungria, a Mercedes-Benz anunciou uma expansão da parceria de fornecimento de baterias com a empresa chinesa, a maior do mundo no segmento. A Mercedes-Benz anunciou em julho de 2021 que gostaria de se tornar uma marca totalmente elétrica até o final da década (ao menos nos mercados onde isso for possível), o que exigirá mais de 200 GWh de células de bateria anualmente. Espera-se que a fábrica da CATL na Hungria forneça células de bateria para os modelos Mercedes-Benz de próxima geração. (Inside EVs - 15.08.2022)
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Volkswagen e Mahindra: Cooperação no fornecimento de componentes para VEs

A Volkswagen e a fabricante de veículos Mahindra anunciaram a ampliação de sua parceria com um termo de compromisso sob o qual a montadora alemã fornecerá componentes elétricos. Segundo as empresas, o acordo abrange componentes da plataforma aberta para veículos elétricos da Volkswagen, chamada MEB, a ser fornecida à nova plataforma elétrica INGLO da Mahindra. A plataforma INGLO, que alimentará todos os veículos da Mahindra, oferece opções que variam de capacidade de bateria de 60 a 80 kWh e carregamento rápido de até 80% em menos de 30 minutos. As empresas também anunciaram que a cooperação visa um volume de mais de 1 milhão de veículos até 2030 e inclui o equipamento de cinco SUVs baseados na INGLO. (Forbes Brasil - 15.08.2022)
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Meio Ambiente

ESG: 99 anuncia parceria para facilitar acesso de motoristas a VEs

A 99 anunciou a ampliação do acesso de motoristas da plataforma a carros elétricos por meio de duas parcerias: uma com o Banco BV e outra com a Movida. Enquanto o Banco BV estuda iniciativas para financiar pontos de carregamento de veículos do tipo e opções de crédito para aluguel e compra desses carros, a Movida prevê oferecer aluguel facilitado de elétricos para motoristas da 99. Com a opção de locação facilitada mais a redução com o custo de combustível, a economia do condutor pode chegar a mais de 25% ao mês se comparado com um modelo tradicional. (BroadCast Energia – 18.08.2022)
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ESG: 99 projeta metas de expansão para frota de VEs

Na quinta-feira (18), a 99 realizou a comemoração do seu 10º ano de funcionamento. Na ocasião, a 99 destacou que pretende atingir 10 mil veículos elétricos rodando no Brasil até 2025, além de contribuir com a instalação de estações públicas de recarga para a mesma quantidade. Até 2030, a empresa também pretende zerar a emissão de carbono gerada pelas atividades do aplicativo. Atualmente, a 99 e a BYD já colocaram nas ruas de São Paulo VEs focados na atividade. A partir de agora, a empresa disponibilizará, com a Movida, 50 veículos elétricos Nissan Leaf para aluguel. Até o fim do ano, a meta é colocar 300 carros elétricos nas ruas. (TecMundo - 18.08.2022)
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ESG: 99 planeja criar categoria de carros elétricos no app

A 99 completou 10 anos de atuação no mercado e anunciou novos planos para o seu serviço de mobilidade. A empresa tem como meta ter 10 mil motoristas parceiros com veículos elétricos até 2025 e, a médio prazo, criar uma categoria somente para carros VEs no aplicativo. A empresa escolheu como piloto desse projeto a cidade de São Paulo, onde pretende ter 300 motoristas parceiros circulando com carros elétricos até o fim de 2022. A partir desse plano, a direção da companhia vai estudar a viabilidade de criar uma categoria exclusiva para os automóveis com a tecnologia no aplicativo. Durante o plano piloto, os usuários da 99 ainda não poderão optar por corridas com carros elétricos ou movidos à combustão. Segundo Hipólito, a ideia é apenas notificá-los caso estejam nos VEs. (Automotive Business – 19.08.2022)
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ESG: Burger King terá estações de recarga para VEs

A rede de fast-food Burger King anunciou recentemente que irá implementar pontos de recarga para VEs em suas lojas. Segundo o Burger King, a EZVolt e a Vibra vão instalar estações inteligentes para recarregar modelos elétricos ou híbridos a partir deste mês de agosto. Os dois primeiros pontos conectados à internet estarão disponíveis no Rio de Janeiro e em Barueri (SP). O projeto é a primeira operação em uma rede de fast-food na América Latina. A primeira fase contará com 20 estações de recarga no Burger King até o final do ano, sendo 10 pontos na Grande São Paulo (SP), 5 na capital fluminense e 5 em Belo Horizonte (MG). (Automotive Business - 19.08.2022)
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ESG: TBForte inicia trabalhos com carro-forte elétrico

Um ano após o lançamento do primeiro carro-forte elétrico do mundo, a TBForte, empresa de transporte de valores do grupo Tecban, apresentou o seu primeiro carro-forte zero combustão. O modelo IEV 1.200 T Plus, da JAC Motors, tem motor elétrico de 170 CV e autonomia para rodar até 240 km com uma única carga, o que é suficiente para suas operações diárias. A empresa também adquiriu carros-leves elétricos da marca chinesa que fazem a escolta dos carros-fortes no atendimento técnico para manutenção em caixas eletrônicos. “Além de serem veículos menos agressivos ao meio ambiente, por conta da emissão zero de gás carbônico, o carro-leve elétrico é isento de rodízio, o que permite otimizar a operação diária de nossas equipes”, disse o superintendente da TBForte, Gabriel Damasceno. (Automotive Business - 17.08.2022)
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ESG: Vale testa caminhões elétricos no Brasil e na Indonésia

A Vale informou que deu início a testes com os primeiros caminhões 100% elétricos para transporte interno em minas do Brasil e da Indonésia, dando mais um passo na busca por redução de emissões de gás carbônico conforme suas metas. A mineradora comprou dois veículos, com capacidade de transportar até 72 toneladas cada, da fabricante chinesa XCMG Construction Machinery, subsidiária da Xuzhou Construction Machinery Group, e as primeiras operações também apontam redução nos custos em relação aos veículos a diesel. Na mina indonésia de Sorowako, os testes com o primeiro caminhão no transporte de níquel começaram há duas semanas. Na semana que vem, será a vez do Brasil, com o segundo veículo, que transportará minério de ferro na mina de Água Limpa, em Minas Gerais. (Forbes – 18.08.2022)
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Eventos

Kearney: VEs terão impacto ínfimo na rede de energia brasileira

Caso o Brasil siga a tendência global e eleve sua frota de veículos elétricos, o país chegará em 2035 com 5,5 milhões de modelos com a tecnologia em circulação. Essa frota teria participação de apenas 3% no consumo de energia elétrica produzida no território nacional. A informação é de um estudo realizado pela consultoria Kearney, a pedido da General Motors. O índice seria semelhante ao de países como Chile e Colômbia. O preço da energia elétrica varia de acordo com a localidade, a faixa de consumo e até o horário. O estudo sugere um comparativo com o consumo de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos para entender quanto custa uma recarga completa de um VE. Se o tanque de um carro tradicional a combustão se baseia pela quantidade de litros que cabem dentro dele, no caso da bateria de um VE, sua capacidade de armazenamento de energia é medida em kWh. (Automotive Business - 16.08.2022)
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McKinsey & Company: Brasileiro está mais aberto a veículos com novas tecnologias

Uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company revelou que os brasileiros estão mais abertos a carros com motorizações tecnológicas do que habitantes de países chamados “desenvolvidos”. O estudo ainda apurou que existem quatro fatores que podem auxiliar a eletromobilidade no Brasil: Incentivos regulatórios, consumidores, tecnologia e infraestrutura. “O brasileiro tem um apetite enorme por novas tecnologias e nosso estudo identificou que, no país, existe uma intenção de adoção acima da média de países desenvolvidos”, afirma Felipe Fava, líder do centro da mobilidade do futuro da McKinsey na América Latina. Segundo Fava, além do desejo e do interesse do público por esse tipo de veículo, a preocupação ambiental e o surgimento de novas soluções em mobilidade são fatores importantes para a consolidação da eletromobilidade e também outras formas de se locomover pelas cidades. (IG - 17.08.2022)
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JD Power: Motoristas estão insatisfeitos com infraestrutura de recarga nos EUA

A falta de estrutura de recarga para carros elétricos também é vista como entrave nos Estados Unidos, país em que o mercado de “EVs”, como são chamados os automóveis equipados com esse tipo de propulsão, é tido como um dos mais maduros do mundo. Pesquisa da JD Power mostrou que os motoristas estão insatisfeitos em estados como Califórnia, Texas e Washington. Apesar de mais estações de carregamento público estarem em operação nos EUA, a aprovação do cliente com o carregamento público diminuiu em relação ao ano passado. Segundo o levantamento, o índice de satisfação caiu de 643, mostrado em estudo do ano passado, para atuais 633, de mil possíveis. “O carregamento público continua a oferecer desafios para a adoção geral de veículos elétricos e para os atuais proprietários de veículos elétricos”, disse Brent Gruber, diretor executivo global automotivo da JD Power. (Automotive Business – 17.08.2022)
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