Valoração de Sistemas Centralizados de Armazenamento de Energia

Logo Logo
Início
Equipe

Proposição

A transição energética brasileira está avançando com o crescimento das fontes renováveis, como a solar e a eólica. No entanto, por serem intermitentes, essas fontes impõem novos desafios à operação do Sistema Interligado Nacional (SIN). Para enfrentar esse cenário, o projeto busca desenvolver soluções que viabilizem a valorização técnica, econômica e regulatória dos sistemas de armazenamento de energia centralizados, como as Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR) e os Sistemas de Armazenamento em Baterias (BESS).

O objetivo central é viabilizar a participação desses sistemas nos leilões de reserva de capacidade, promovendo maior segurança, flexibilidade e sustentabilidade ao sistema elétrico brasileiro.

Por que é importante?

  • Fortalece a segurança energética, fornecendo capacidade de reserva nos momentos de maior demanda.
  • Aumenta a eficiência do SIN, aproveitando melhor a energia gerada por fontes renováveis.
  • Reduz a dependência de termelétricas, com impactos positivos para o meio ambiente.

Abre caminho para inovação regulatória, permitindo novas formas de contratação de energia no Brasil.

O que será feito?

O projeto vai desenvolver:

  • Levantamento da experiência e bibliografia em leilões de capacidade.
  • Metodologias para avaliar os benefícios dos sistemas de armazenamento, comparando-os com outras fontes, como usinas térmicas.
  • Simulações no software PLEXOS para modelar o funcionamento do SIN em cenários com diferentes níveis de penetração de armazenamento de energia.
  • Utilizando uma das plataformas mais avançadas do mundo em simulação energética — o PLEXOS, da Energy Exemplar — a equipe irá realizar estudos cronológicos e horários de despacho e expansão do SIN, com o objetivo de avaliar a capacidade firme equivalente dos sistemas de armazenamento. Essas simulações vão considerar:
  • A variabilidade das fontes eólica e solar;
  • A dinâmica de carga e demanda ao longo do tempo;
  • A operação detalhada de projetos com diferentes tecnologias e durações de armazenamento (ex: baterias de 2, 4 ou 6 horas);
  • As restrições técnicas de operação do parque gerador atual (como rampas e limites mínimos de geração);
  • Cenários oficiais do planejamento energético brasileiro (como os do Plano Decenal de Energia – PDE e do Plano da Operação Energética – PEN).
  • O objetivo é simular como diferentes perfis de armazenamento contribuem para reduzir a Energia Não Suprida (ENS), indicador que reflete falhas no atendimento à demanda. A partir desses resultados, será possível propor métricas confiáveis para que projetos de armazenamento participem dos leilões de capacidade em pé de igualdade com outras fontes como térmicas e hídricas.
  • Propostas de regulamentação para permitir a inserção de projetos de armazenamento nos leilões de capacidade.
  • Modelos comerciais sustentáveis para tornar viável a adoção em larga escala.

Quem está envolvido?

O projeto é realizado por uma equipe multidisciplinar do GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico em parceria com a CTG Brasil, com o apoio do programa de Pesquisa & Desenvolvimento da ANEEL.

Impactos esperados

  • Integração de novas tecnologias de armazenamento no SIN
  • Redução de emissões e estímulo à matriz renovável
  • Economia nos custos operacionais e postergação de investimentos
  • Geração de conhecimento técnico e científico para o setor
  • Propostas regulatórias com potencial de transformação estrutural do setor elétrico

Fique por dentro

O projeto prevê ampla divulgação dos resultados, com artigos técnicos, webinars e eventos públicos. Acompanhe nossas atualizações e participe dessa transformação rumo a um sistema elétrico mais inteligente e sustentável!

Nivalde J. de Castro

Coordenador geral do Grupo de Estudos do Setor Elétrico – GESEL. Professor Doutor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ desde 1975. Leciona disciplinas na graduação e pós-graduação sobre o setor elétrico. O GESEL desenvolve pesquisas e estudos sobre inúmeros aspectos relacionados direta e indiretamente com o setor elétrico: análise do modelo de estruturação, matriz de energia elétrica, padrão de financiamento, processo de concentração, regulação, modelagem dos leilões de energia e de linhas de transmissão, equilíbrio econômico – financeiro das empresas do setor, linha de estudos sobre governança corporativa pública. Autor de inúmeros artigos sobre o setor, publicados em revistas e portais especializados, periódicos mais acadêmicos e no IFE, publicação do próprio GESEL. Desde 1998 publica o livro anuário Séries das empresas do setor elétrico. Em 2008 publicou em co-autoria livro sobre Bioeletricidade. Mantém intercâmbio acadêmico com Universidade do Porto, Corunha, e ISEG- Portugal. É orientador de monografias relacionadas com o setor e é orientador de professores e pesquisadores em Pós Doutorado.

Currículo Lattes

Roberto Brandão

Coordenador da área de Geração e Mercados do GESEL. Formado em Filosofia pela PUC – Rio e Economia pela UFRJ, é mestre em Filosofia pela PUC e de Economia pela Unicamp-SP e MBA em Finanças pelo Ibmec. Tem realizado pesquisas na área de financiamento da expansão do setor elétrico, estratégias empresariais, Project Finance no Brasil e na Europa e avaliação de investimentos de geração e transmissão de energia elétrica. É consultor na área de finanças de empresas do setor elétrico como: Eletrobrás, Furnas, Chesf, Alusa, entre outras. Pesquisador Sênior em Finanças do Gesel.

Currículo Lattes

Lillian Monteath

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1983), especialização em Sistemas de Potência pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, Curso de Especialização de Sistemas Elétricos – CESE (1986), especialização em gestão pelo IAG, Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Programa IAG Master em Desenvolvimento Gerencial (2006) e especialização em gestão pela Amana Key Consultoria, Programa de Gestão Avançada – APG – Sênior (2011). Tem experiência na área de Transmissão de Energia Elétrica no Sistema Interligado Nacional, com ênfase em Planejamento da Operação, Planejamento da Transmissão, Assuntos Regulatórios, Integração de Instalações ao SIN, e na gestão de Estratégia e Inovação no Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Currículo Lattes

Lucca Zamboni

Concluiu graduação (2003) e Mestrado (2007) em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutorado (2013) pela Universidade São Paulo – USP. Atuou como Gerente do Programa de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da EDP (2007 a 2017), Vice Coordenador (2013-2015) e Coordenador do Grupo de Trabalho de P&D ABRADEE (2015-2017). Foi Engenheiro e Pesquisador na Cipoli Engenharia e Consultoria, MVKL, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bandeirante Energia S.A., Companhias Paulista e Piratininga de Força e Luz, Escelsa e Rio Grande Energia. Atuou como Professor no Curso de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado no Mackenzie (2007-2012). Autor de capítulos de livros, possui artigos publicados em periódicos internacionais e em revistas nacionais e em anais eventos (congressos, seminários, etc.).

Currículo Lattes

Mauricio Moszkowicz

Coordenador executivo do GESEL. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com Master of Business Administration (MBA) no Setor Elétrico na IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio. Ocupou diversos cargos na estrutura organizacional do CEPEL entre1973 e 1998. Foi Coordenador do Programa Xingó pelo CNPq entre 1998 e 1999. Atuou como Diretor de Projeto da FBDS – Fundação Brasileira Desenvolvimento Sustentável, entre 1998 e 1999. Foi Gerente Executivo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) entre 1999 e 2008. Entre 2009 e 2014 atuou como Gerente de Novos Negócios em Tecnologia Renováveis. Participou da implantação da primeira usina solar do Brasil em Tauá; do desenvolvimento de projetos eólicos para participação em leilões de energia.

Currículo Lattes

Murilo de Miranda

Mestre em Planejamento Energético e Ambiental pela COPPE/UFRJ, possui formação em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, pela Universidade Federal Fluminense, e especialização no exterior em Energias Renováveis, pela Universidad de Jaén, na Espanha. Possui formação técnica em Administração, pelo CEFET-RJ. Autor de artigos publicados em congressos da área de Energia e Meio Ambiente. Ao longo da carreira, atuou em diversos projetos de extensão e grupos de pesquisa científica, sempre com o foco nos temas de planejamento energético, sustentabilidade ambiental, fontes alternativas e eficiência energética.

Currículo Lattes

Fabio Amendola Diuana

Doutorado em andamento no Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ. Mestre em Planejamento energético e ambiental pela mesma instituição, avaliou os impactos da penetração da energia eólica no Brasil em sua dissertação de mestrado. Formado em engenharia ambiental na UFRJ, Fabio trabalhou por 6 meses no IIASA, participou do EnerTracks Study Tour sobre transição energética e colaborou em diversos projetos de pesquisa no Cenergia.

Currículo Lattes