O PROJETO
O objetivo central do projeto consiste em aplicar aos consumidores residenciais da Enel São Paulo dotados da tecnologia de medição inteligente tarifas mais dinâmicas, e assim avaliar se há impacto na eficiência e uso dos recursos do sistema de distribuição, por meio do incentivo gerado pelas seguintes propostas tarifárias: trinômia com sinalização horária, e por mecanismo de Peak Time Rebate (bonificação por reduções do consumo em períodos críticos). Dentre os objetivos específicos, destacamos:
- Oferecer tarifas compatíveis com o novo perfil dos consumidores;
- Impulsionar, por meio da modernização tarifária, a resposta da demanda e o engajamento dos clientes na flexibilização do setor, contribuindo para a redução dos custos globais do sistema de distribuição;
- Estimar a relação ótima entre os pontos tarifários, otimizando a reação dos consumidores e minimizando o aumento da conta de eletricidade dos clientes inelásticos (mitigando risco de opt-out massivo);
- Aprofundar conhecimento sobre os clientes residenciais da ENEL e sobre o uso da rede elétrica, potencializando oportunidades de otimização de recursos, parcerias e novos negócios;
O projeto pretende trabalhar com a ordem de cinco mil clientes, distribuídos em 5 grupos, sendo um deles o grupo denominado “controle”. A duração do projeto está estimada em 36 meses e mais dois meses para a elaboração do relatório final a ser encaminhado à ANEEL, totalizando 38 meses.
Governança
CONSELHO CONSULTIVO
Diretores da Enel e das Contratadas
COMITÊ GESTOR
Principais lideranças da Enel e das Executoras
COMITÊ EXECUÇÃO
Profissionais indicados pelas lideranças da Enel e das Contratadas,
responsáveis pela execução do projeto.
COORDENAÇÃO DE PROJETO (PMO)
Profissionais da Enel e das Contratadas, responsáveis pelo
acompanhamento e reporte do andamento das atividades.
Grupos de Trabalho
kk
Propostas Tarifárias
Cronograma Macro
Mauricio Moszkowicz
Coordenador executivo do GESEL. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com Master of Business Administration (MBA) no Setor Elétrico na IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio. Ocupou diversos cargos na estrutura organizacional do CEPEL entre1973 e 1998. Foi Coordenador do Programa Xingó pelo CNPq entre 1998 e 1999. Atuou como Diretor de Projeto da FBDS – Fundação Brasileira Desenvolvimento Sustentável, entre 1998 e 1999. Foi Gerente Executivo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) entre 1999 e 2008. Entre 2009 e 2014 atuou como Gerente de Novos Negócios em Tecnologia Renováveis. Participou da implantação da primeira usina solar do Brasil em Tauá; do desenvolvimento de projetos eólicos para participação em leilões de energia.
Rubens Rosental
Coordenador de temas especiais/estratégicos do GESEL. Economista formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ possui mestrado em engenharia da produção na COPPE-UFRJ, pesquisador sênior do GESEL-IE-UFRJ nas áreas de Cenários Macroeconômicos, Governança Corporativa e Integração Energética. Ao longo dos últimos anos, participou de pesquisas contratadas por grupos como EDP, CSN, AES, Eletrobras, Furnas, Itaipu Binacional, CPFL, ENEVA e Energisa.
Lucca Zamboni
Concluiu graduação (2003) e Mestrado (2007) em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutorado (2013) pela Universidade São Paulo – USP. Atuou como Gerente do Programa de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da EDP (2007 a 2017), Vice Coordenador (2013-2015) e Coordenador do Grupo de Trabalho de P&D ABRADEE (2015-2017). Foi Engenheiro e Pesquisador na Cipoli Engenharia e Consultoria, MVKL, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bandeirante Energia S.A., Companhias Paulista e Piratininga de Força e Luz, Escelsa e Rio Grande Energia. Atuou como Professor no Curso de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado no Mackenzie (2007-2012). Autor de capítulos de livros, possui artigos publicados em periódicos internacionais e em revistas nacionais e em anais eventos (congressos, seminários, etc.).
Renata Lèbre La Rovere
Renata Lèbre La Rovere possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), especialização em Economia Industrial pela UFRJ (1985), D.E.A em Structures Productives et Systeme Mondial – Université de Paris VII – Université Denis Diderot (1986), França e doutorado em Economia – Université de Paris VII , França (1990). Foi professora visitante do Latin American Studies Center e do Management and Information Systems Department da University of Arizona entre 1991 e 1992 e realizou pesquisa em nível de pós-doutorado no Wissenschaftszentrum da Universidade de Rostock, Alemanha, entre 1995 e 1996. Foi professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), tendo se aposentado em 1/9/2023 como professora titular.
Ana Lúcia Rodrigues da Silva
Possui graduação em Física pela UNESP (1986), Mestrado e Doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1992 e 1998), onde também realizou o seu Pós-Doutorado finalizado em 2009. Pós -doutorada também na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp (2011), onde lecionou as disciplinas de Marketing Energético e Comportamento do Consumidor de Energia Elétrica. Entre os cursos de especialização realizados, três destaques: Energy Conservation – JICA (Japan, 1992), MBA em Tecnologia Educacional. (FAAP, 2003 ) e Utility Regulation and Strategy no Public Utility Research Center- Warrington College of Business, University of Florida (EUA, 2013). Atualmente é professora de graduação e pós graduação do Centro Universitário SENAC. Sócia da empresa Sinerconsult – Consultoria, Treinamento e Participações LTDA, onde realiza trabalhos de consultoria nos lados da oferta e demanda de energia, coordenação e participação em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento no setor elétrico brasileiro.
José Tenorio Barreto Junior
Possui mestrado em Metrologia, Inovação e Qualidade pela PUC-Rio (2009), MBA em Gerenciamento de Projetos pela FG, pós-graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Veiga de Almeida e é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Veiga de Almeida (1988). Foi certificado em Gerenciamento de Projetos pelo IPMA (International Project Management Association) no Nível A – Certified Project Director até 2018 e desde abril/2009 é certificado pelo PMI (Project Management Institute) como PMP (Project Management Professional). Como especialista em projetos, foi o Gerente do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento de Concessionária de Energia Elétrica até abril/2020 também Coordenador do Grupo de Trabalho de P&D pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica-ABRADEE. Como docente ministra aulas na área de Gerenciamento de Projetos como professor convidado na UFRJ, UFF e na FGV e é o autor do livro Gerenciamento de Recursos em Projetos (série FGV), publicado em novembro de 2019.
Francesco Tommaso
Possui mestrado pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais.
Raphael Guimarães Duarte Pinto
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009), graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). É doutor em planejamento energético na COPPE (UFRJ). Tem experiência na área de Energia, atuando principalmente nos seguintes temas: aproveitamento de energia, eficiência energética, recursos energéticos distribuídos e ciclo rankine orgânico.