ESCONDER ÍNDICE
IFE
05/09/2022

IFE TEX n° 99 de 05 de Setembro de 2022

Assinatura:
Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro
Subeditores: Fabiano Lacombe, Lorrane Câmara e Luiza Masseno
Pesquisadores: Cristina Rosa, Matheus Balmas e Pedro Barbosa
Assistente de pesquisa: Sérgio Silva

IFE
05/09/2022

IFE nº 99

Assinatura:
Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro
Subeditores: Fabiano Lacombe, Lorrane Câmara e Luiza Masseno
Pesquisadores: Cristina Rosa, Matheus Balmas e Pedro Barbosa
Assistente de pesquisa: Sérgio Silva

Ver índice

IFE TEX n° 99 de 05 de Setembro de 2022

Transição Energética e ESG

Reino Unido: SSEN desenvolverá ferramenta de planejamento de sistema elétrico para se atingir zero emissões

A Scottish and Southern Electricity Networks (SSEN) e a Câmara Municipal de Dundee (Reino Unido) concordaram em fazer parceria no projeto Regional Energy System Optimization Planning (RESOP) para desenvolver uma ferramenta de planejamento de todo o sistema elétrico do reino unido e apoiar a recuperação econômica ecológica da cidade e as ambições de zero emissões. O projeto RESOP ajudará a cidade a atingir suas metas climáticas, avaliando o impacto dos planos na rede elétrica local. A ferramenta tem como objetivo permitir que a melhor solução para se atingir as metas climáticas sejam desenvolvidas levando em consideração fatores como ativos e infraestrutura para atender às necessidades da cidade. A ferramenta será capaz de modelar resultados prováveis ​​de cenários futuros, auxiliando no planejamento do setor. (Smart Energy - 27.08.2022) 
Link Externo

Alemanha reduz emissões de CO2 através do incentivo ao uso dos transportes públicos

Em junho deste ano, a Alemanha começou a ofertar passagens mensais de transporte público por € 9. O barateamento de passagens de transporte público foi alinhado às metas de diminuição de emissões de CO2 e ao aumento do custo de vida do país causados pela guerra entre Ucrânia e Rússia. O plano tem sido efetivo, já que cerca de 52 milhões de pessoas adquiriram os bilhetes, o que gerou a diminuição do uso de carros e, consequentemente, a diminuição de 1,8 milhões de toneladas de emissões de CO2, segundo a Verband Deutscher Verkehrsunternehmen (VDV), a associação alemã das empresas de transporte. Melhorias notáveis ​​na qualidade do ar nas áreas metropolitanas também foram documentadas. Pesquisadores da Universidade de Potsdam, Alemanha, descobriram que os níveis de poluição do ar caíram até 7% em resposta à introdução do bilhete de baixo custo. (WE Forum - 31.08.2022) 
Link Externo

Mobilizando projetos de energia renovável em pequenos estados insulares

Apesar dos desastres naturais cada vez mais intensos e da alta dependência de combustíveis fósseis, os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) demonstraram forte liderança ao estabelecer metas climáticas ambiciosas e políticas nacionais de energia em busca do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A capacitação local, a facilitação de projetos e o acesso a financiamento internacional são essenciais para apoiar os SIDS em suas transições energéticas. Aumentar a participação do setor privado como produtores independentes de energia e comprometer o capital privado em projetos renováveis ​​nos SIDS foi o foco de uma mesa redonda de uma semana que começou no dia 28 de agosto, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. A mesa redonda de capacitação para ilhas no Atlântico, Oceano Índico e Mar da China Meridional foi organizada pela International Renewable Energy Agency (IRENA) por meio de sua Iniciativa SIDS Lighthouses. (IRENA - 31.08.2022) 
Link Externo

Primeiro Fórum de Investimentos da IRENA começa no Sudeste Asiático

O primeiro Fórum de Investimentos organizado pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) aconteceu de 31 de agosto a 1 de setembro de 2022 em Bali. Co-organizado pela Indonésia, o fórum conjunto visou mobilizar investimentos em transição energética, facilitar o acesso ao financiamento e acelerar projetos de energia renovável na região do Sudeste Asiático. Um aumento significativo do financiamento é fundamental para cumprir as metas de descarbonização na região até meados do século. No curto prazo, a meta da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) de alcançar 35% de participação renovável na capacidade de geração de eletricidade até 2025 parece estar ao alcance. (IRENA - 30.08.2022) 
Link Externo

Foco em sustentabilidade é marca de empreendimentos premiados

Três construções do setor comercial brasileiro foram contempladas na categoria Empreendimentos no prêmio Master Imobiliário, uma das mais importantes premiações internacionais do setor imobiliário, tendo em comum o foco na sustentabilidade. São eles, o prédio comercial Serafina Corporate, da Patriani, o Shopping ParkJacarepaguá, da Multiplan, e o centro logístico Prologis Dutra, da Prologis. Todos os empreendimentos possuem certificados de sustentabilidade e contam com tecnologias sustentáveis. Um exemplo é a usina de energia solar instalada em uma área de 16 mil m² no telhado do centro de compras, que possui capacidade para abastecer cerca de 15% da necessidade de energia do shopping, equivalente ao consumo de 620 residências, segundo a Multiplan. Além de possuir estação própria para tratamento de efluentes, sistema de reuso de águas pluviais e um sistema de ar-condicionado inteligente, que gera uma economia de aproximadamente 20% de energia. (O Estado de São Paulo – 25.08.2022) 
Link Externo

Geração Distribuída

Custos da geração distribuída caem em junho de 2022

Levantamento realizado pela Greener, empresa de consultoria e pesquisa especializada no setor fotovoltaico, mostra que os preços dos sistemas de Geração Distribuída (GD) tiveram uma queda média de 4,3% em junho frente a janeiro de 2022, no mercado brasileiro. As maiores reduções foram para os sistemas residenciais e comerciais de pequeno porte, que tiveram variação média de -5,9%, enquanto os sistemas de maior porte caíram em média 3,4%. “Os preços médios dos kits em junho de 2022 apresentaram redução média de 12% em relação a janeiro de 2022. Elevados níveis de estoque e aumento da concorrência no atacado foram fatores que contribuíram para a queda de preços”, comenta o relatório. No acumulado dos últimos seis anos, a redução de custo chega a 44% nos sistemas fotovoltaicos residenciais (4 kWp) e comerciais (50 kWp), e 35% nos industriais (1 MWp). (epbr– 31.08.2022) 
Link Externo

Brasil: Pagamento por uso de rede deve afetar pouco o avanço da geração distribuída de energia

O início do pagamento pelo uso da rede de distribuição pelos consumidores que aderirem à chamada Geração Distribuída (GD) no Brasil, implantada via fonte solar, a partir do ano que vem não deve ser um freio ao crescimento do segmento nos próximos anos, de acordo com empresas que atuam no setor. Para o executivo responsável pela Enel X Brasil, Francisco Scroffa, ainda que a nova regra traga custos, é preciso considerar a melhora nos outros gastos, da própria eficiência e a queda no custo específico da tecnologia ao longo dos próximos anos para calcular o retorno dos projetos. A atualização nas regras do segmento está prevista da Lei 14.300, de 6 de janeiro de 2022, conhecida como marco regulatório da microgeração ou minigeração distribuída. A legislação prevê que, em 2023, terá início uma transição, de modo que os sistemas de GD implantados a partir dessa data passem a pagar pelo uso da rede, que até a então será isenta. (O Estado de São Paulo – 26.08.2022) 
Link Externo

Alemanha adicionou 535 MW de energia fotovoltaica em julho

A Alemanha adicionou 535 MW de nova capacidade fotovoltaica em julho, ultrapassando 60GW de capacidade instalada acumulada, de acordo com os últimos números da Agência Federal de Redes (Bundesnetzagentur), órgão regulador do mercado de eletricidade do país. As novas adições de capacidade do mês se comparam a 612 MW de energia solar em junho e 434,9 MW de energia solar em julho de 2021. Cerca de 470,7 MW das novas adições mensais foram representados por instalações fotovoltaicas que foram construídas ao abrigo dos regimes de incentivo às energias renováveis ​​do país. O restante da capacidade veio de sistemas fotovoltaicos construídos fora desses programas de incentivo. (PV Magazine - 31.08.2022) 
Link Externo

México a caminho de superar as adições de geração distribuída feitas em 2021

As residências e empresas mexicanas instalaram 276MW de nova capacidade de geração distribuída durante o primeiro semestre de 2022, de acordo com os dados mais recentes da Comisión Reguladora de Energía (CRE), órgão regulador de energia no país. Agora, o México possui 2,31 GW de GD em operação. Isso significa que o país instalou durante o primeiro semestre do ano 57% da capacidade total adicionada em 2021, colocando-o no caminho de aumentar as adições pelo quinto ano consecutivo. No entanto, mesmo que a tendência deste ano se estenda, o país estaria longe da meta do governo, prevista em sua estratégia de longo prazo de acrescentar 700 MW por ano até 2050. (BNAmericas - 26.08.2022) 
Link Externo

Armazenamento de Energia

Armazenamento de energia de longa duração é fundamental para aproveitar o vento desperdiçado do Reino Unido

Na última década, o Reino Unido vem se posicionando como um modelo global para o aproveitamento da energia eólica. O Escritório de Estatísticas Nacionais relata que a eletricidade da geração eólica aumentou 715% entre 2009-2020. Devido à abundância de recursos eólicos offshore, mais de 75 TWh de energia eólica foram produzidos em 2020, representando 20% da geração total do país. Isso é suficiente para alimentar 8,4 trilhões de lâmpadas LED. Contudo, embora o Reino Unido se beneficie de recursos eólicos consideráveis, há momentos em que o vento produz substancialmente mais energia do que pode ser usada. O Reino Unido pode mitigar esse desperdício, sem aumentar sua dependência do gás, reduzindo os custos de energia e alcançando a segurança energética, fazendo investimentos significativos em armazenamento de energia de longa duração (LDES). (Renewable Energy World - 29.08.2022) 
Link Externo

EUA: DOE emite RFI para feedback sobre a implementação da reciclagem de baterias de íons de lítio

O Departamento de Energia dos EUA (DOE) emitiu uma solicitação de informações (RFI) para obter feedback sobre como implementar fundos da Lei de Infraestrutura Bipartidária para programas de reciclagem de baterias de íons de lítio. A conta de infraestrutura destinou US$ 335 milhões para a reciclagem dessas baterias, que são usadas para fornecer armazenamento de energia para a rede elétrica e para abastecer veículos elétricos, caminhões e ônibus, entre outros usos. Com o mercado global de baterias de íon de lítio projetado para experimentar um crescimento contínuo na próxima década, o DOE está trabalhando com seus parceiros do setor para construir uma cadeia de fornecimento de baterias robusta e sustentável nos EUA. Por meio deste RFI, o DOE está solicitando feedback sobre como os investimentos federais podem acelerar a coleta, transporte, processamento e reciclagem de baterias e materiais de sucata, permitir aplicações de segunda vida de baterias de íons de lítio anteriormente usadas para alimentar veículos elétricos e criar empregos. (Daily Energy Insider - 31.08.2022) 
Link Externo

Competição por células de bateria entre os setores de VE e armazenamento de energia diminuirá a partir de 2024

A construção de fábricas de células de bateria que atendem ao armazenamento de energia significa que a concorrência pelo fornecimento com o setor de veículos elétricos (VEs) esfriará nos próximos dois anos, segundo a Clean Energy Associates (CEA), empresa especializada em armazenamento. Ainda, segundo a CEA um recente aumento nas fábricas de baterias do sistema de armazenamento de energia (ESS) na China aliviará a situação atual de competitividade por armazenamento entre o setor elétrico e de VEs. Esse cenário de competitividade por armazenamento entre setor de energia e de VEs é causado pelos incentivos que os governos vêm adotando para ampliar a utilização de VEs e armazenamento de energia para atingir as metas climáticas e suprir a demanda energética. (Energy Storage - 25.08.2022
Link Externo

Pesquisadores liderados pelo MIT desenvolvem bateria de baixo custo à base de alumínio

Uma equipe global de pesquisadores liderada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveu uma tecnologia de bateria alternativa que usa materiais comuns como alumínio e enxofre em vez de lítio e outros metais raros, de acordo com o artigo científico Fast-charging aluminium–chalcogen batteries resistant to dendritic shorting publicado no dia 24 de agosto de 2022 na revista Nature. As baterias de alumínio-enxofre podem ser implantadas por uma fração do custo das baterias de íons de lítio e, como não podem pegar fogo, não vêm com a mesma necessidade de sistemas de refrigeração quando usadas em grande número, de acordo com o professor do MIT, Donald Sadoway, um dos pesquisadores por trás do projeto. (Utility Dive - 30.08.2022)
Link Externo

Veículos Elétricos

CEEE Grupo Equatorial renova frota com veículos elétricos

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica do Rio Grande do sul (CEEE-RS) administrada pelo Grupo Equatorial Energia dá início a uma série de entregas referentes a seu Projeto de Mobilidade no estado. A frota de carros da empresa acaba de ser renovada com cinco unidades de veículos 100% elétricos, que ficarão na sede, em Porto Alegre, em Osório e Pelotas. Os veículos elétricos (VEs) estarão disponíveis para o uso dos colaboradores da empresa que possuírem CNH e curso de direção defensiva. A chegada dos modelos elétricos marca mais um passo no projeto Rota Elétrica Mercosul CEEE Grupo Equatorial. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento traça um caminho de 916 Km com composto de estações de recarga rápida disponíveis em diversas cidades gaúchas, possibilitando viajar até o Uruguai, país que já possui uma rota de estações de recarga. (CEE Equatorial - 25.08.2022) 
Link Externo

Enel X Way instala estações de recarga para VEs no Citi Center

A Enel X Way, nova linha de negócios global do Grupo Enel dedicada exclusivamente à mobilidade elétrica, e o banco Citi Brasil firmaram uma parceria para disponibilizar oito carregadores para veículos elétricos a funcionários e clientes no Citi Center, sede do banco na Avenida Paulista, em São Paulo. Os equipamentos instalados fornecem um carregamento inteligente semi-rápido, abastecendo 80% da bateria de um automóvel elétrico e híbridos plug-in em aproximadamente 3 horas. Serão duas estações por cada subsolo do estacionamento, seis deles de uso exclusivo dos funcionários da instituição e dois para visitantes. A instalação dos carregadores faz parte do projeto de reforma do Citi Center, que incorporou diversos elementos relacionados à sustentabilidade, como estação de tratamento de água de reuso, iluminação 100% LED, uso de materiais recicláveis ou biodegradáveis, equipamentos mais eficientes energeticamente e coleta seletiva de lixo em todos os andares. (CanalEnergia – 26.08.2022) 
Link Externo

Empresas do varejo adotam frotas mais sustentáveis

No Brasil, grandes empresas do varejo estão adotando meios de transporte mais sustentáveis e eficientes em suas entregas. A Pague Menos, rede do setor farmacêutico presente nos 26 estados do país, começou a usar tuk tuks elétricos nas entregas realizadas em Fortaleza. O projeto piloto deu certo e, em agosto, a opção de entrega ecológica chega para a capital de São Paulo. O tuk tuk também foi adotado por outra grande rede de varejo no Brasil. Em junho de 2022, a Via Varejo, que reúne companhia como Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, anunciou que a entrega de mercadorias leves seria realizada pelos pequenos veículos elétricos, com o objetivo de reduzir a emissão de CO2 na atmosfera. A ideia de usar veículos elétricos e tuk tuks nos últimos trechos das entregas, torna o serviço mais rápido para os consumidores, porque diminui o número de viagens de caminhão, reduzindo os custos e o tempo com o processo de transporte, além das emissões de CO2. (Ciclo Vivo - 30.08.2022)  
Link Externo

Rota de carregadores rápidos para VEs estreia na Região Sul

Uma nova iniciativa de expansão da infraestrutura para a mobilidade elétrica foi anunciada para a Região Sul. A parceria entre Movida, Nissan, Rede de Postos SIM e a Zletric, empresa especializada em soluções para carregamento de carros elétricos, dará origem à primeira rede privada de eletropostos com carregadores rápidos interligando as capitais e principais cidades da região. Batizado de Rota Sul, o corredor de carregamento terá 9 eletropostos e irá oferecer soluções de recarga para os motoristas de carros elétricos nas rodovias da região, já que todos os equipamentos ficarão dentro de postos de gasolina da Rede SIM. Estão em implantação carregadores rápidos em quatro cidades do Rio Grande do Sul, e em uma cidade do estado de Santa Catarina. Até outubro, outras quatro cidades terão eletropostos em funcionamento nesses dois estados. Dois pontos de carregadores rápidos já estão disponíveis para os usuários no Rio Grande do Sul. (Inside EVs - 30.08.2022) 
Link Externo

Canadá: Relatório aponta as necessidades de carregamento público para veículos elétricos no país até 2030

O governo do Canadá está tornando mais fácil para famílias e empresas comprar, carregar e usar veículos elétricos (VEs). Para ajudar a garantir que esses esforços sejam conduzidos por dados objetivos, o Natural Resources Canada (NRCan) encomendou um estudo em 2021 para atualizar o entendimento do governo federal sobre as necessidades gerais de infraestrutura de carregamento do Canadá e como elas provavelmente evoluirão à medida que a frota nacional de VEs continua a crescer. O Ministro de Recursos Naturais do Canadá, Jonathan Wilkinson, divulgou o relatório realizado pela líder em consultoria de energia limpa e clima, Dunsky Energy + Climate Advisors, intitulado: As necessidades de cobrança pública do Canadá - Projeções atualizadas. A análise atualizada concluiu que, até 2030, o Canadá precisará ter cerca de 200.000 carregadores acessíveis ao público, com uma proporção de um carregador para cada 24 VEs. Embora o modelo elétrico tenha assumido uma participação de mercado de 15% nas vendas de veículos novos até 2025, as metas de 60% até 2030 e 100% até 2035 estão de acordo com o mandato federal. (Electric Energy Online – 30.08.2022)  
Link Externo

EUA: A cidade de Nova Orleans em parceria com Entergy New Orleans completam a primeira instalação de carregadores de veículos elétricos públicos

A cidade de Nova Orleans, em parceria com a Entergy New Orleans, concessionária de gás e eletricidade, anunciou o lançamento do Programa Carregador de Veículos Elétricos (VEs), com estações gratuitas para uso público que serão instaladas em toda a cidade. No total, a Entergy New Orleans fornecerá 30 estações de recarga em 25 locais em Nova Orleans, localizadas principalmente nas instalações do New Orleans Recreation Development (NORD), centro comunitário de esportes e recreação de New Orleans, bibliotecas e parques públicos. Esses locais foram determinados por uma pesquisa on-line solicitando informações do público entre janeiro e março de 2021. O Comitê de Direção de Veículos Elétricos de Nova Orleans também avaliou os locais propostos para determinar os locais finais das estações de carregamento. (Electric Energy Online – 26.08.2022)
Link Externo

EUA: IKEA e Electrify America anunciam parceria para estações de recarga ultra rápidas públicas

Para ajudar a alcançar a ambição da IKEA de se tornar um negócio circular e positivo para o clima até 2030, a IKEA U.S. anunciou uma colaboração com a Electrify America, rede de estações de carregamento rápido de veículos elétricos (VEs), para levar estações de carregamento público ultra rápidas e carregamento de VEs para a frota de entrega para mais de 25 locais de varejo da IKEA nos EUA. Este esforço conjunto permitirá à IKEA U.S. quadruplicar seu número total de carregadores de VEs, o que apoia a meta de alcançar entregas domiciliares com emissão zero até 2025. No total, haverá mais de 200 carregadores individuais ultra rápidos oferecendo as velocidades de carregamento mais rápidas disponíveis hoje nas lojas IKEA em 18 estados. Para sua frota de entrega de VEs, a IKEA selecionou a Electrify Commercial, unidade de negócios da Electrify America projetada para ajudar a fornecer soluções de carregamento de veículos elétricos prontas para uso, para fornecer mais de 225 carregadores individuais em todos os locais. (Electric Energy Online – 25.08.2022)
Link Externo

Costa Rica: A mobilidade elétrica avança de forma constante no país, sendo alimentada por energias renováveis

Com mais de 98% de sua energia gerada a partir de fontes renováveis, a disponibilidade de espaço para infraestrutura, as curtas distâncias de viagens veiculares (em média) e a temperatura média ótima para veículos elétricos, torna a Costa Rica o cenário perfeito para adotar a mobilidade elétrica. Com uma rede nacional de recarga, que inclui mais de 100 carregadores públicos, o país centro-americano está prestes a vivenciar uma revolução completa nos veículos elétricos. A facilidade de acesso às instalações, combinada com a relação custo-benefício dos veículos elétricos, está incentivando os cidadãos a abandonar os veículos movidos a combustíveis fósseis e adotar viagens mais sustentáveis. Outro aspecto importante do ambicioso plano de descarbonização da Costa Rica é a eletrificação do transporte público, principalmente ônibus. O Plano Nacional de Descarbonização exige que 70% dos ônibus sejam livres de emissões até 2035 e 100% até 2050. (Energias Renovables – 30.08.2022)
Link Externo

Gestão e Resposta da Demanda

HOMEflex: projeto para construir confiança no mercado doméstico de flexibilidade de energia

A Scottish and Southern Electricity Networks (SSEN) Distribution, braço de distribuição de eletricidade da empresa de energia FTSE-50 do norte da Escócia e centro-sul da Inglaterra, está lançando o projeto de flexibilidade de energia doméstica ou microempresarial (HOMEflex), que desenvolverá as ferramentas para criar confiança no mercado de flexibilidade doméstico e apoiar o engajamento dos consumidores. Flexibilidade é a capacidade de mudar o tempo e a localização do consumo e geração de eletricidade, para permitir que os operadores de redes de distribuição como a SSEN equilibrem oferta e demanda e gerenciem restrições na rede de maneira econômica. A HOMEflex garantirá que o mercado doméstico de flexibilidade seja inclusivo, justo e transparente, com linhas claras de responsabilidade para garantir que os participantes cumpram seus compromissos e para garantir que os clientes sejam protegidos e recompensados. Também beneficiará os provedores de serviços de flexibilidade, que poderão demonstrar sua credibilidade aos clientes. (Electric Energy Online – 25.08.2022)
Link Externo

Eficiência Energética

Parceria entre Southern Company e GSA visa eficiência energética federal na Geórgia

Em um esforço para reduzir os custos anuais de energia e água da Administração de Serviços Gerais dos EUA (GSA) em quase US$ 3,3 milhões, a agência fez uma parceria com a Southern Company, holding americana de serviços públicos de gás e eletricidade, para reduzir sua pegada de carbono e aumentar a eficiência energética de 12 prédios federais na Geórgia. As melhorias estão em andamento, com data de conclusão planejada para 2024. Esses esforços incluirão mudanças na iluminação, conservação de água e outras medidas com foco em eficiência energética, resiliência e reduções de gases de efeito estufa. Ao longo do projeto, os equipamentos serão substituídos e modernizados. Isso foi possível graças a um Contrato de Serviços de Energia de Utilidades de US$ 117 milhões concedido à Southern pelo GSA. Os parceiros estimam que os esforços devem gerar reduções de emissões de carbono entre 18 e 21 mil toneladas métricas por ano, reduzindo os custos operacionais em aproximadamente 45% no geral. (Daily Energy Insider– 01.09.2022) 
Link Externo

Texas abre lista de eficiência e resposta à demanda à medida que ONG pressiona

A Comissão de Utilidades Públicas do Texas abriu um novo processo para considerar mudanças nas metas de eficiência energética e resposta à demanda das concessionárias, depois que o Sierra Club, uma das mais importantes associações ecologistas dos Estados Unidos, apresentou uma petição para a criação de regras que propõe dobrar as metas de redução de demanda de pico das concessionárias. A proposta também definiria os bônus de desempenho das concessionárias em um máximo de 10% do total de benefícios líquidos. O grupo de conservação já havia criticado bônus de concessionárias que podem ser iguais a um terço ou mais de seus orçamentos de eficiência energética. Segundo o Sierra Club, a proposta foi projetada para ser implementada em três fases, com metas de economia de energia e redução da demanda de pico, aumentando gradativamente em uma abordagem escalonada em 2023, 2024 e 2025 para oferecer uma oportunidade aos administradores e implementadores de acelerar seus programas. (Utility Dive– 26.08.2022) 
Link Externo

Microrredes e VPP

ES Solar e Sonnen expandem seu programa de VPP

A ES Solar, empresa de energia fotovoltaica americana, e a Sonnen, empresa alemã de energia solar e armazenamento, anunciaram a expansão de seu programa de usina virtual (VPP) em Utah e Idaho. Por meio do Programa de Bateria Wattsmart da Rocky Mountain Power (RMP), distribuidora de energia elétrica americana, as empresas esperam integrar até 35MWh de capacidade de bateria interativa com a rede em 2022. O programa vem crescendo, e já conta com mais de 2 mil baterias inscritas. O RMP tem controle direto sobre o conjunto de baterias Wattsmart existente e pode despachá-lo sob demanda para atender às condições da rede. Com a atualização do programa, a ES Solar terá como alvo os proprietários de energia solar, tanto dentro de sua base de clientes quanto externamente. Com a adição de um sistema de armazenamento de energia, os sistemas fotovoltaicos residenciais individuais serão transformados de fontes de geração intermitente em ativos de rede despacháveis que agregam valor às operações da rede. (Smart Energy– 29.08.2022) 
Link Externo

Baterias Saft suportam microrrede solar em ilha italiana

A empresa de tecnologia de baterias Saft instalou sete sistemas de baterias de íons de lítio Flex'ion na ilha italiana de Favignana (Sicília) para suportar uma microrrede movida a energia solar. Além disso, na ilha de Ustica, a Saft instalará suas baterias Flex'Ion para suportar uma microrrede alimentada por usinas hidrelétricas e solares, além de geração a diesel. As baterias serão conectadas à rede de distribuição e integradas a uma rede inteligente nos próximos meses, e devem estar totalmente operacionais até o final deste ano. Essas instalações fazem parte da iniciativa de geração e distribuição de energia sustentável em pequenas ilhas (I-SOLE). A iniciativa visa desenvolver soluções técnicas inovadoras para o monitoramento e controle da geração e distribuição de energia, bem como aumentar o uso de energias renováveis e sistemas de armazenamento em pequenas ilhas sicilianas. A I-SOLE é apoiada financeiramente pela União Européia e pela Região da Sicília e está sendo liderada pela empresa local de eletrônica de potência Layer Electronics. (Power Engineering Int– 31.08.2022) 
Link Externo

Tecnologias e Soluções Digitais

Usina geotérmica queniana impulsiona operações com atualização de IoT

A Usina Geotérmica de Olkaria, no Quênia, conseguiu melhorar suas operações implementando a tecnologia da Internet das Coisas (IoT). Com financiamento dos Governos do Japão e do Quênia e em parceria com a Kenya Electricity Generating Company (KenGen), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) lançou seu Programa de Fortalecimento da Capacidade para Operação e Manutenção com Tecnologias de Internet das Coisas (IoT) para o projeto da Usina Geotérmica de Olkaria no Quênia. O projeto visa instalar e demonstrar a eficácia da tecnologia IoT na central geotérmica, centralizando, acumulando e analisando ainda mais os dados operacionais em um data center equipado com servidores especializados, sistemas de coleta e transmissão. É esperado que a experiência e o conhecimento adquiridos por meio do projeto seja compartilhado com outras usinas de energia, bem como o setor industrial em geral sobre as oportunidades oferecidas por tecnologias inovadoras para lidar com restrições relacionadas à eficiência e produtividade. (Power Engineering Int– 26.08.2022) 
Link Externo

Tata Power-DDL implanta tecnologia OCR para otimizar leituras de medidores na Índia

A Tata Power Delhi Distribution Ltd (Tata Power-DDL), distribuidora de energia da Índia, introduziu uma nova solução de leitura de medidores baseada em Inteligência Artificial (IA), que usa reconhecimento óptico de caracteres (OCR), para trabalhadores de campo em todo o norte de Delhi, com o objetivo de reduzir certas perdas. Combinando captura de dados móveis e recursos anti-spoofing (recursos para identificar e descartar informações falsificadas) alimentados por IA, a solução de digitalização é integrada aos dispositivos móveis dos trabalhadores de campo para coletar leituras de medidores. Ao escanear os medidores da distribuidora com suas câmeras de dispositivos móveis, os trabalhadores de campo podem capturar rapidamente as leituras dos medidores, que são então verificadas pela Tata Power-DDL para detectar se os dados e imagens enviados são genuínos e precisos. Com a introdução desta nova solução, a empresa pretende melhorar a qualidade dos dados das leituras, ao mesmo tempo que reduz o tempo de ciclo de faturação dos contadores para os clientes. (Smart Energy– 24.08.2022) 
Link Externo

Parceria anuncia plataformas de planejamento de sistemas e modelagem de cidades inteligentes

A startup de gerenciamento de projetos GIS Matidor e a empresa global de consultoria e engenharia Arup, anunciaram uma parceria para desenvolver plataformas para apoiar o planejamento e análise de sistemas de energia para modelagem de cidades inteligentes. A parceria combina os recursos de gerenciamento de projetos baseados em mapas da Matidor com a perspicácia digital e de sustentabilidade da Arup em modelagem e planejamento de eficiência energética. De acordo com a Matidor, os dois vão colaborar para permitir que engenheiros civis modelem cenários de planejamento urbano e calculem a eficiência energética em tempo real, para que o modelo de melhor desempenho possa ser desenvolvido. A startup diz que sua plataforma está permitindo que engenheiros planejem, rastreiem e relatem projetos de energia limpa e sustentabilidade, incluindo aspectos como o progresso do projeto em direção às metas de otimização de energia e redução de carbono. (Smart Energy– 30.08.2022) 
Link Externo

Drones para manutenção da infraestrutura de transmissão de eletricidade

A Duke Robotics, fornecedora de soluções de drones da Flórida, relatou o desenvolvimento de uma nova linha de drones, o IC Drone, para limpar os isoladores na infraestrutura de transmissão de eletricidade de alta tensão. O primeiro usuário será a Israel Electric Corporation, fornecedora de energia elétrica em Israel, em um piloto da tecnologia, que se baseia na plataforma Tikad da Duke Robotics, com tecnologia de estabilização avançada que foi desenvolvida para uso militar para transportar armas de fogo leves. O Drone IC é o primeiro sistema de drone da empresa para aplicações civis, com planos futuros de incluir também soluções de entrega. O lançamento comercial do drone está previsto para o segundo semestre de 2023 com a expectativa de poder oferecer uma alternativa ao uso de helicópteros e/ou caminhões guindaste para a limpeza rotineira desses isoladores. (Smart Energy– 29.08.2022)  
Link Externo

Segurança Cibernética

Petrolífera italiana sofre ataque de ransomware

A petrolífera italiana Eni sofreu ataque cibernético em suas redes de computadores, sendo o ataque provocado por um ransomware, um malware de sequestro de dados, que causou apenas pequenos danos. Os criminosos cibernéticos estão usando cada vez mais ransomware para atacar empresas do setor de energia, pois a continuidade do serviço é extremamente importante para o setor. Gangues de crimes cibernéticos como 'Black Cat', ALPHV e DarkSide são motivadas por ideologia, incentivados por países rivais, mas principalmente motivadas por motivos financeiros. De acordo com a Kaspersky, empresa de segurança cibernética, 80% das organizações afetadas por ataques de ransomware pagaram o resgate para recuperar o acesso a dados corporativos. Embora os governos estejam cada vez mais conscientes dos riscos e tenham trabalhado para desenvolver protocolos eficazes para responder a ciberataques, as empresas de energia ainda não estão fazendo o suficiente para se proteger de ciberataques e violações de dados. (Oil Price – 31.08.2022)
Link Externo

Operador de gás grego sofre ataque cibernético e violação de dados

O operador de gás, DESFA, confirmou em comunicado público que os cibercriminosos tentaram obter acesso aos seus sistemas de TI. Segundo a DESFA, seus sistemas de gás ainda estão operacionais, mas alguns dados podem ter sido vazados pelos hackers. O grupo de ransomware conhecido como Ragnar Locker assumiu a responsabilidade pela violação. Esse grupo de hackers tornou-se notório por visar sistemas de infraestrutura crítica. Acredita-se que Ragnar Locker tenha violado as redes de pelo menos 52 organizações de infraestrutura crítica, de acordo com um alerta do FBI no início deste ano. (Silicon Republic – 24.08.2022)
Link Externo