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IFE
29/11/2022

IFE Mobilidade Elétrica 134

Assinatura:
Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditores: Fabiano Lacombe e João Pedro Gomes
Pesquisadores: Leonardo Gonçalves e Vinicius José da Costa
Assistente de pesquisa: Sérgio Silva

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29/11/2022

IFE nº 134

Assinatura:
Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditores: Fabiano Lacombe e João Pedro Gomes
Pesquisadores: Leonardo Gonçalves e Vinicius José da Costa
Assistente de pesquisa: Sérgio Silva

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IFE Mobilidade Elétrica 134

Políticas Públicas e Regulatórias

Brasil: Protagonismo no mercado de lítio com expansão da mobilidade elétrica

Na transição energética que o mundo tenta acelerar, um mineral tem sido apontado como essencial para deixar as emissões de carbono dos combustíveis fósseis para trás: o lítio. Uma das principais matérias-primas para a produção de baterias para veículos elétricos e usinas de energia eólica e solar, o mineral virou objeto de uma corrida internacional. Com reserva estimada em 8% do total mundial, a terceira maior do planeta, o Brasil pode assumir um papel importante nesse processo e atrair investimentos bilionários, de mineradoras a montadoras, apontam especialistas. Com o crescimento acelerado da produção e da venda de automóveis elétricos no mundo, a cotação internacional do lítio disparou. Só entre janeiro e outubro deste ano, subiu mais de 100% e chegou a novembro a US$ 80 mil por tonelada, um recorde histórico. Com demanda acima da oferta, a tendência é de alta, enquanto novas jazidas não entram em operação. No Brasil, 417 pedidos de pesquisa de lítio foram apresentados à Agência Nacional de Mineração (ANM) somente este ano, mais que todos os 317 registrados entre 2017 e 2021. As autorizações já somam 229 em vários estados, segundo a ANM. Os investimentos até 2030 na produção do minério são estimados em R$ 15 bilhões pelo Ministério de Minas e Energia. (Sindicato dos Metalúrgicos do ABC - 21.11.2022) 
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Inovação e Tecnologia

Hubject e Advenir: Rede Intercharge integra operadores de pontos de carregamento franceses

A rede Intercharge da Hubject agora faz parte do programa francês Advenir. Ao aderir a este programa, os operadores de pontos de carregamento franceses poderão registar-se na rede Intercharge eRoaming. O objetivo do acordo de cooperação é atrair mais players franceses de mobilidade elétrica. O Advenir é um dos programas de financiamento mais importantes para estações de carregamento na França e visa financiar a instalação de 125.000 pontos de carregamento em todo o país até 2025 com um orçamento de 320 milhões de euros. A Hubject diz que, com 71.000 pontos de carregamento até o momento, a França possui uma das melhores infraestruturas de carregamento para motoristas de carros elétricos na Europa. “O governo francês tornou esse desenvolvimento possível subsidiando o custo de estabelecer pontos de carregamento com o programa Advenir e tornando o eRoaming uma prioridade para sua estratégia nacional de mobilidade com emissão zero”, explica Hubject. (Electrive - 22.11.2022) 
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LG Chem: Construção de fábrica de matérias-primas para baterias

A LG Chem, subsidiária de produtos químicos da LG, assinou recentemente um memorando de entendimento com o estado do Tennessee para construir uma fábrica de cátodos para baterias de VEs. A nova fábrica, que será localizada em Clarksville, será a maior do gênero nos Estados Unidos. Ele ocupará 420 acres e deverá produzir 120.000 toneladas de material catódico anualmente até 2027, o suficiente para alimentar baterias de 1,2 milhão de VEs com um alcance de 310 milhas por carga. A construção da fábrica começará no primeiro trimestre de 2023 e a expectativa é que as operações tenham início no segundo semestre de 2025. O investimento no projeto será de cerca de US$ 3 bilhões. (Electrek - 22.11.2022) 
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LG Chem e Korea Zinc: Parceria visa fornecimento de componentes de baterias

A LG Chem, subsidiária de produtos químicos da LG, anunciou recentemente uma parceria com a metalúrgica sul-coreana Korea Zinc visando a instauração de um fornecimento estável de componentes de baterias para VEs na América do Norte. Neste sentido, a LG Chem assinou um memorando de entendimento com a Korea Zinc em uma parceria comercial abrangente, incluindo a exploração conjunta de metais que podem ser usados na fabricação de materiais catódicos. De acordo com a LG Chem, a parceria criará uma enorme sinergia para garantir uma cadeia de suprimentos estável de materiais para baterias, usando a tecnologia de fundição da Korea Zinc, que permite a recuperação de metais e a fabricação de metais de alta pureza. (Electrive - 26.11.2022) 
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Tesla: Projeto de armazenamento de baterias da Europa

A Tesla anunciou que um novo projeto Megapack tornou-se o maior sistema de baterias da Europa capaz de fornecer energia para cerca de 300.000 residências no Reino Unido por duas horas. O Megapack surgiu como o principal sistema de baterias para armazenamento de energia em larga escala. Neste sentido, o Pillswood Project, sistema de baterias de 196 MWh localizado na cidade de Hull, no Reino Unido, entrou em operação recentemente e se tornou o maior sistema de baterias da Europa. A Harmony Energy Limited, co-desenvolvedora do projeto, declarou: "o projeto fornecerá serviços críticos de balanceamento para a rede elétrica do Reino Unido, ao mesmo tempo em que permitirá a substituição de combustíveis fósseis por energia renovável". No último trimestre, a Tesla implantou um recorde de 2,1 GWh em sistemas de baterias - marca impulsionada principalmente pelo crescimento dos projetos Megapack. A expectativa é que a capacidade de produção da Tesla suba para até 40 GWh com a inauguração de uma megafábrica de baterias na Califórnia. (Electrek - 22.11.2022) 
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SK On: Carregadores rápidos terão diagnóstico de bateria integrado em 2023

O conglomerado sul-coreano SK está desenvolvendo um serviço de diagnóstico de baterias para veículos elétricos e planeja lançá-lo no próximo ano. No entanto, a função estará disponível apenas em estações de carregamento próprias. Para o projeto, a fabricante de baterias SK On e a fabricante de carregadores SK Signet, ambas do grupo, estão unindo forças. O serviço funcionará da seguinte forma: Quando o carregador rápido da SK Signet é conectado a um carro elétrico, a tecnologia BaaS da SK On mede o estado da bateria em tempo real. Essa tecnologia foi testada por pouco mais de um ano como parte de um projeto piloto, com implantação em larga escala prevista para 2023. O tempo necessário para o diagnóstico é de 30 minutos para um carregador de 50 kW. Quanto mais rápida a velocidade de carregamento, menor o tempo necessário. Os resultados do diagnóstico serão exibidos na tela do carregador, que está sendo desenvolvido pela SK Signet, e em um aplicativo que ambas as empresas estão planejando. (Electrive - 26.11.2022) 
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Stellantis: Montadora adquire startup de veículos autônomos

O grupo automotivo Stellantis anunciou recentemente a aquisição da startup desenvolvedora de softwares de direção autônoma e inteligência artificial iMotive. Segundo a montadora, a aquisição impulsiona o desenvolvimento de médio prazo da nova plataforma de direção autônoma STLA AutoDrive. “A aquisição da inteligência artificial de classe mundial e da tecnologia de direção autônoma da iMotive é uma contribuição importante para nos tornarmos uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável”, disse Yves Bonnefont, diretor de software da Stellantis. A iniciativa da montadora está alinhada com o Dare Forward 2030, plano estratégico da Stellantis revelado em março de 2022. A montadora quer ser líder em eletrificação e sustentabilidade até o fim desta década, e pretende atingir a neutralidade total de carbono até 2038. (WhichEV - 23.11.2022) 
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Siemens: Desenvolvimento de infraestrutura de recarga na Arábia Saudita

A Siemens anunciou recentemente que recebeu um pedido da Electromin para construir estações de carregamento para VEs na Arábia Saudita. A Electromin é a unidade de negócios de mobilidade elétrica da Petromin, fabricante de lubrificantes e prestadora de serviços automotivos da Arábia Saudita, que deseja implementar uma rede nacional de carregamento para VEs na Arábia Saudita. O acordo garante o fornecimento da infraestrutura de carregamento da Siemens para a rede Electromin, incluindo o poste de carregamento DC ultrarrápido Sicharge D e o wallbox VersiCharge (CA). O acordo também prevê a inclusão de outros sistemas de carregamento da Siemens projetados especificamente para VEs maiores (como caminhões e ônibus), bem como sistemas de carregamento indutivo. (Electrive - 24.11.2022) 
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Indústria Automobilística

ABVE: Panorama de VEs no Rio de Janeiro

Quase três mil pessoas já aderiram a carros elétricos no Estado do Rio de Janeiro e cerca de dois mil desses motoristas vivem na capital fluminense. Os dados são da Associação Brasileira de Veículos Elétricos. Movidos por energia considerada limpa, esses veículos não emitem gases poluentes. Seguindo essa tendência, na última sexta (18), foi inaugurado o primeiro eletroposto Shell Recharge, em Botafogo. (Veja Rio - 21.11.2022)   
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Accenture: Consumidores se interessam cada vez mais por VEs

Pesquisa realizada pela consultoria Accenture sobre sustentabilidade e mercado automotivo apontou que 64% dos 8.500 entrevistados são preocupados ou muito preocupados com a sustentabilidade. Foram ouvidas pessoas de Alemanha, China, Estados Unidos, França, Itália, Noruega e Reino Unido. Desses, 60% concordariam em pagar 6% a mais - incluindo 4% que aceitariam um preço até 25% superior - por um veículo elétrico. Seis em cada dez afirmaram que abririam mão do desempenho (potência e/ou autonomia) para esse fim. Os números indicam que a sustentabilidade está se tornando uma preocupação na hora de comprar um carro, ao mesmo tempo em que surgem incentivos ou políticas para esse fim. A Califórnia (EUA) proibirá o registro de um novo carro com motor a combustão a partir de 2035. A Accenture estima o número de veículos elétricos irá aumentar para 10 milhões em 2025 e ultrapassar o número de veículos convencionais em 2040. (Valor Econômico - 23.11.2022)  
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BMW/Reiner Braun: Montadora pode produzir VEs no Brasil em breve

No embalo do lançamento de mais um carro elétrico, a BMW deixa claro que a produção de modelos zero combustão no Brasil não é nenhum bicho papão. Trata-se de uma das muitas alternativas nos planos de eletrificação da marca alemã, que acaba de apresentar oficialmente o seu quinto VE no país. Em entrevista à Automotive Business durante a estreia do i5, sedã-cupê elétrico que será vendido em duas versões no Brasil, Reiner Braun, CEO do BMW Group América Latina, ressaltou a vantagem competitiva da fábrica de Araquari (SC). E destacou sua flexibilidade para montar outros tipos de modelo. “A fábrica de Araquari foi desenhada para todas as variantes de motor, a combustão, híbrido e elétrico, e a demanda vai direcionar isso. Se vier demanda para mais EVs, a fábrica pode produzir carros elétricos”, garante o executivo. Braun ressaltou que a unidade catarinense também abriga um centro de engenharia, especializado no desenvolvimento de softwares para carros da BMW no mundo todo. “O Brasil tem muito talento e força em tecnologia. O Digital key tem desenvolvimento no país, assim como o My BMW e Mini App”, exemplifica. (Automotive Business - 23.11.2022) 
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BorgWarner: Fábrica de baterias para VEs no Brasil

A BorgWarner fez o anúncio oficial da instalação de uma fábrica para baterias de veículos elétricos no Brasil. Localizada em Piracicaba (SP), a unidade será responsável pela produção dos módulos de gerenciamento e montagem dos packs de bateria a partir do primeiro trimestre de 2023. Em uma apresentação para a imprensa na última sexta (25), a gigante norte-americana deu mais detalhes sobre a sua estratégia de transição energética e pontuou que está preparada para a mobilidade elétrica, com uma política de flexibilidade e rápida transformação, apoiada em investimentos e novas aquisições. Durante o evento, Marcelo Rezende, diretor para sistemas de bateria no Brasil e América do Sul, destacou que a instalação da fábrica e os novos produtos para a mobilidade elétrica são frutos do plano estratégico “Charging Forward”, que possui metas e desafios importantes, como o crescimento orgânico da receita de veículos elétricos, investimento em fusões e aquisições com foco em VEs e otimização seu portfólio voltado para os produtos de combustão. (Inside EVs - 28.11.2022) 
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BYD: Montadora quer fabricar VEs no Brasil em 2025

A multinacional BYD possui planos ambiciosos para o Brasil no setor de VEs e durante o lançamento de seus modelos, chamados de BYD Song híbrido plug-in e BYD Yuan Plus totalmente elétrico, que contou com a presença da presidente da BYD para as Américas, Stella Li, a empresa da China reforçou sua aposta no país durante o processo de transição energética para modelos elétricos. Quase 10 anos após ter estreado no país, a empresa pode realizar investimentos bilionários no maior mercado da América Latina que, no momento, passa por uma mudança de governo que pode fazer com que o país foque em tecnologias que reduzem emissões de carbono. A projeção de vendas de VEs e as perspectivas de expansão na América Latina motivaram a gigante da China a assinar um protocolo de intenções com o governo da Bahia para o desenvolvimento de um polo industrial de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. O plano de investimentos de R$ 3 bilhões no empreendimento engloba um cronograma que prevê o início das atividades da unidade de montagem de baterias em meados de 2023. No próximo ano seria a vez da produção de veículos elétricos comerciais e, por fim, em 2025, a produção de carros elétricos. (Click Petróleo e Gás - 22.11.2022)  
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BYD: Loja de VEs é inaugurada em Florianópolis

A BYD inaugura na terça-feira (29/11), às 19h30, sua segunda loja em Santa Catarina, dessa vez junto ao Grupo DVA, em São José, na Grande Florianópolis. A BYD foi fundada em 1995 e se tornou a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia, carros, ônibus e caminhões elétricos. No Brasil, a montadora começou a atuar em 2015 e prevê unidades em 100 localidades até o final de 2023. Na nova loja de veículos elétricos em São José será possível encontrar um ponto de recarga do automóvel elétrico e equipamentos para a geração de energia sustentável, como painéis fotovoltaicos, recarregadores e unidades de armazenamento de energia. (Correio SC - 27.11.2022) 
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GM e Vale: Acordo para fornecimento de níquel para baterias

A brasileira Vale anuncia o fechamento de contrato de longo prazo com a General Motors para fornecimento de matéria-prima para produção de baterias. Dentro da estratégia de eletrificação da gigante norte-americana, a mineradora será responsável por fornecer sulfato de níquel por meio da subsidiária Vale Canada Limited. O contrato envolve o equivalente a 25 mil toneladas por ano.As entregas estão previstas para começar no segundo semestre de 2026 e, dada a quantidade estimada, será possível produzir até 350 mil veículos anualmente. O contrato prevê ainda que, além do fornecimento de níquel, as duas companhias possam trabalhar conjuntamente no desenvolvimento de tecnologias e comercialização de metais reciclados. “O projeto de sulfato de níquel proposto utilizará níquel de alta pureza e baixo teor de carbono de nossas refinarias canadenses e é uma extensão natural para nossos negócios, oferecendo vendas diversificadas com entrada rápida e ponto de ancoragem no mercado americano de veículos elétricos”, disse Deshnee Naidoo, vice-presidente executiva de metais básicos da Vale. (Inside EVs - 23.11.2022)  
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VW/Pablo Di Si: Planejamento dos EUA para VEs pode inspirar estratégia para o Brasil

O presidente da Volks na América Latina, Pablo Di Si, está otimista com as perspectivas da Volks no mercado americano, onde estão previstos 25 novos modelos elétricos do grupo até 2030. E apoia a Lei de redução da inflação daquele país, que prevê US$ 369 bilhões em recursos públicos para políticas climáticas e energéticas. Para o Brasil, entretanto, onde trabalhou nos últimos cinco anos como presidente da Volks na América Latina, Di Si continua a defender o automóvel híbrido a etanol. Para ele, o Brasil não precisa, ainda, embarcar na onda do carro 100% elétrico porque tem o derivado da cana como aliado na descarbonização. Para o executivo, a nova lei americana de incentivo à produção local poderá, destaca, servir de referência a países interessados em desenvolver políticas industriais. “Concordo plenamente com uma estratégia como essa, que define regras claramente e permite que uma indústria com novas características fique na região por 30, 40 anos ou mais”, destaca. (Valor Econômico - 24.11.2022)  
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VW e Brasol: Parceria visa a recarga de caminhões elétricos com energia limpa

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) firmou uma parceria com a Brasol, empresa do grupo Siemens que já faz parte do e-Consórcio, um polo formado por 8 empresas que participam não só da produção dos veículos em Resende (RJ), mas também do projeto, engenharia, fornecimento de infraestrutura de recarga e manutenção. A nova parceria é para o fornecimento de serviços de carregamento elétrico. Com essa novidade, a infraestrutura de recarga estará disponível em todas as regiões do país, com esses pontos de recarga para frotas de veículos elétricos da Volkswagen trazendo uma fonte de energia 100% sustentável, já que a geração de energia elétrica se dará por meio de painéis solares. De acordo com o site Valor Econômico, o presidente da Brasol, Ty Eldridge, explica que o modelo de recarga por assinatura – modalidade em que o cliente paga por um serviço de energia, mas não precisa fazer nenhum investimento em infraestrutura ou equipamentos geradores – deve contribuir para a mobilidade elétrica crescer no Brasil. (Inside EVs - 24.11.2022)  
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China: Panorama de vendas em outubro

A China confirmou, durante mais um mês, a liderança no mercado mundial de VEs (tanto em números absolutos quanto em taxa de crescimento). As informações compiladas pela base de dados EV Volumes revelam que houveram 578.000 emplacamentos de veículos eletrificados (a bateria e plug-in) no mês de outubro. Esse número representa um crescimento 75% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, levando a participação desse tipo de veículo para 31% do mercado automotivo, um dos maiores percentuais do mundo. Entre os eletrificados, os híbridos plug-in foram os que mais cresceram, com 168.000 emplacamentos no mês, um aumento de 143% na comparação ano a ano. Já os modelos elétricos a bateria avançaram 57% no mesmo período, mas perfazendo um volume de 410.000 unidades. No acumulado de janeiro a outubro de 2022, já foram vendidos mais de 4,6 milhões de veículos eletrificados na China, superando o total registrado durante todo o ano passado. (Inside EVs - 28.11.2022) 
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BYD: Construção de fábrica de baterias na China

A BYD anunciou recentemente que está expandindo ainda mais suas capacidades de produção de baterias na China a partir da construção de uma nova fábrica em Wenzhou, na província de Zhejiang. Segundo o comunicado de imprensa da empresa, as baterias da nova fábrica serão “produzidas com uma das tecnologias de bateria promissoras atualmente disponíveis”. Neste sentido, a expectativa é que os novos módulos sejam desenvolvidos com baterias de estado sólido, a exemplo do que a maioria das fabricantes de bateria têm investido. Por fim, a BYD afirma que a instalação terá uma capacidade anual de 20 GWh e deverá iniciar as operações em 2024. (Electrive - 24.11.2022) 
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Europa: Mercado de VEs já está em estágio avançado

Para os europeus, ter um carro elétrico é uma decisão cada vez mais natural. O continente lidera, com folga, o ranking de mercados com maior participação de elétricos nas vendas de veículos. Com o aumento da demanda, governos de alguns países começaram a retirar subsídios. O carro que “se abastece” na tomada surgiu para ajudar a reduzir as emissões de carbono da atmosfera. Mas, para a indústria europeia, é também a etapa inicial de um novo estilo de vida, de conexão do automóvel com tudo o que funciona com energia elétrica na rotina de uma pessoa. Os europeus lideram a expansão do mercado de VEs. Dos 20 mercados com maior participação de elétricos nas vendas totais de veículos em 2021, 15 estão na Europa, sendo que as 12 primeiras posições pertencem a países desse continente. Nesse sentido, o chefe comercial global da Volvo, Björn Annwall, diz que nem a guerra na Ucrânia, que levou ao acionamento de usinas termelétricas, vai interromper a agenda da eletrificação. Segundo ele, o carro elétrico é apenas “o ponto de partida de uma jornada”. (Valor Econômico - 21.11.2022)   
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GM: VEs com preços acessíveis são parte da política de longo prazo

A estratégia de eletrificação da GM será bem agressiva para avançar na participação de mercado, com os executivos da empresa afirmando que não serão praticados preços "oportunistas" para seus próximos lançamentos de veículos elétricos. Será uma abordagem de longo prazo e com valores 'honestos' para a realidade de cada segmento, segundo as palavras da própria marca. O executivo Mark Reuss no começo do mês em um evento para investidores da empresa em Nova York disse que a missão da GM é oferecer: "veículos realmente bons a preços de segmento apropriados que não custam a ninguém mais caro do que o que eles estavam pagando para ter um modelo equivalente a combustão." E acrescentou: "É nosso trabalho entregar o valor comercial, ser capaz de fazer isso em margens que eram semelhantes – ou, em alguns casos, acima – do que fizemos em um veículo a combustão.” (Inside EVs - 26.11.2022)  
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Hyundai e SK On: Construção de fábrica de baterias nos EUA

A Hyundai Motor anunciou recentemente que planeja firmar uma parceria com a fabricante sul-coreana de baterias SK On para investir em uma nova fábrica de baterias para carros elétricos nos EUA. A instalação será localizada no estado da Geórgia e terá uma capacidade de produção anual de 20 GWh (suficientes para equipar 300 mil VEs por ano). Espera-se que esta fábrica inicie as operações no primeiro trimestre de 2026 e produza células de baterias não apenas para a nova fábrica de VEs da Hyundai na Geórgia, mas também para a fábrica de Montgomery, no Alabama. Segundo o acordo, o investimento seria da ordem de US$ 1,9 bilhão e cada empresa deve ter participação de 50% na joint venture a ser formada. (Electrive - 28.11.2022) 
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Hyundai e LG Energy: Acordo visa fábricas adicionais de baterias nos EUA

A Hyundai planeja manter seu sucesso inicial no mercado de VEs dos EUA em rápida evolução. De acordo com um novo relatório, a montadora sul-coreana está avaliando duas fábricas de baterias adicionais em uma joint venture com a LG Energy Solutions. De acordo com o relatório, a Hyundai e a LG Energy Solution estão considerando duas fábricas adicionais de baterias para veículos elétricos na Geórgia, perto das novas instalações da montadora. Como sugere o plano atual, cada instalação teria uma capacidade anual de cerca de 35 GWh ou o suficiente para abastecer cerca de 1 milhão de VEs. A ideia é que a Hyundai permita que os consumidores americanos aproveitem os benefícios fiscais fornecidos pelo projeto de lei do IRA. A joint venture não seria a primeira vez que a Hyundai e a LG Energy discutiram planos para uma fábrica de carros elétricos. Em 2021, os parceiros assinaram um MoU para fabricar baterias na Indonésia. (Electrek - 28.11.2022) 
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Mazda: Metas e estratégias para eletromobilidade

A Mazda Motor pretende eletrificar até 40% de seus veículos vendidos em 2030, numa estratégia que contará com parceiros externos e ganhos contínuos de carros movidos a gasolina. O plano de 1,5 trilhão de ienes (US$ 10,6 bilhões) da montadora japonesa anunciado na terça-feira inclui custos de aquisição de baterias e é dividido em etapas de três anos. Sem os recursos das maiores montadoras do mundo, ela hesita em fazer grandes investimentos relacionados a veículos elétricos até que os custos diminuam. A Mazda, que há anos aposta sua reputação na eficiência de combustível, quer se concentrar em híbridos e plug-ins mais lucrativos nesse meio tempo. A espera também dará à Mazda a chance de ver quais tecnologias de veículos elétricos e de bateria se tornarão populares. De acordo com o plano da Mazda, investimentos significativos e lançamentos de veículos elétricos não ocorrerão até 2028. Por enquanto, a Mazda começará a fornecer baterias para veículos elétricos do Envision AESC Group, uma empresa chinesa com sede na cidade japonesa de Zama, perto de Yokohama. (Valor Econômico - 23.11.2022)  
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Renault: Caminhões elétricos já estão disponíveis para encomenda na Europa

A Renault Trucks anunciou recentemente que os dois modelos de caminhões elétricos da marca, E-Tech T e o E-Tech C, já estão disponíveis para venda na Europa. O E-Tech T foi projetado para o tráfego urbano, enquanto o E-Tech C é destinado ao trabalho pesado em canteiro de obras. De acordo com a montadora francesa, os VEs podem ser equipados com até seis módulos de baterias com capacidade de 180 a 540 kWh. A potência de carga varia de 43 kW (CA) até 250 kW (CC). O tempo de carregamento, por sua vez, é de 9,5 horas na modalidade convencional (CA) ou 2,5 horas com o carregamento ultrarrápido (CC). Ademais, os modelos possuem uma autonomia de até 300 quilômetros. A estreia comercial dos caminhões elétricos representa um importante passo na estratégia eMobility da Renault Trucks. A fabricante almeja que os VEs representem 50% das suas vendas até 2030 e 100% até 2040. (Electrive - 24.11.2022) 
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Stellantis: Grupo cogita produzir VEs na Índia

A Stellantis está de olho na Índia. Devido aos custos de produção de carros elétricos cada vez mais altos na Europa, o grupo automotivo já considera o país asiático como uma alternativa de baixo custo para fabricar modelos zero combustão. A revelação partiu do próprio CEO da Stellantis, Carlos Tavares, em entrevista à Reuters. De acordo com a agência de notícias, a montadora se mostra interessada em especial nos baixos custos trabalhistas e de produção da Índia. A produção em solo indiano serviria para abastecer o mercado europeu. E seria uma alternativa não só aos altos custos de fabricação na Europa, mas também em relação à concorrência feroz da China. "Até agora, a Europa não consegue fabricar veículos elétricos acessíveis. Então, a grande oportunidade para a Índia seria poder vender carros compactos elétricos a um preço acessível. Ainda não decidimos sobre essa questão, mas é no que estamos trabalhando", afirmou Tavares à Reuters. (Automotive Business - 25.11.2022) 
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Tesla: Supercharger tem redução de custo à medida que carregamento amadurece

A Tesla reduziu os preços do Supercharger em muitas regiões, à medida que seu negócio de carregamento começa a amadurecer. Uma das maiores vantagens dos veículos elétricos é que seu custo de operação é muito menor do que os veículos com motores de combustão interna, já que a eletricidade geralmente é muito mais barata que o gás. No entanto, o custo do gás e da eletricidade disparou no ano passado, especialmente na Europa por causa da guerra na Ucrânia e das restrições ao petróleo e ao gás russos. Costumava ser difícil pagar mais de US$ 5 ou US$ 10 por uma carga completa em um Tesla Supercharger. Após vários aumentos de preço ao longo do ano passado, muitas estações de Supercharger estavam cobrando US$ 0,50 por kWh. Muitos proprietários de Tesla em vários mercados relataram que nos últimos dias a Tesla reduziu os preços em suas estações locais. (Electrek - 24.11.2022) 
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Meio Ambiente

Cipa: Consumidores buscam condomínios com infraestrutura de recarga para VEs

Tem crescido a busca por condomínios que ofereçam pontos de abastecimento para VEs. De acordo com o gerente de Novos Negócios da Cipa, Bruno Queiroz, é preciso que os condomínios comecem imediatamente a criar estruturas para atender a essa nova demanda. "Vamos precisar de carregadores elétricos nos condomínios, é uma tendência que cada vez mais moradores exijam esta comodidade. Isso vai exigir dos administradores um planejamento eficaz, que permita a instalação dos equipamentos de forma rápida e segura", salienta Queiroz. São Paulo, por exemplo, já conta com uma lei específica sobre essa questão. Pela regra, assinada em 2020, os novos empreendimentos privados devem contar com infraestrutura de carregadores. No Rio , medida similar foi aprovada pela Assembleia Legislativa , cabendo ainda ao Poder Executivo estadual aprovar ou vetar o Projeto de Lei. No caso dos edifícios já existentes, que não contam com a infraestrutura necessária, é necessário que os síndicos, após conseguirem aprovação para a obra em assembleia, contratem uma avaliação técnica e um projeto de instalação dos carregadores, que deve ser feito por um engenheiro elétrico com registro no CREA. Segundo o gerente da Cipa, o valor do condomínio não será mais alto com os pontos de recarga, já que a cobrança pelo uso do equipamento é individualizada. (IG - 22.11.2022)  
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Canadá vai descarbonizar veículos de mineração e construção

No Canadá, as indústrias de mineração e construção receberão um impulso para a transição para veículos pesados ​​de emissão zero por meio de um novo crédito fiscal do governo federal. Os créditos fiscais começarão na primavera de 2023. De acordo com um relatório da Electric Autonomy Canada , o crédito fiscal reembolsável de 30% se aplicará ao hidrogênio e aos equipamentos elétricos pesados ​​usados ​​nas indústrias de mineração e construção, bem como à infraestrutura de carregamento e reabastecimento. Os créditos também estarão disponíveis para a geração e armazenamento de energia renovável e devem custar US$ 6,7 bilhões em cinco anos. Em 2032, eles serão desativados e não estarão mais disponíveis em 2035. (Electrive - 28.11.2022) 
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Ford e M2030: Parceria visa a redução de emissões na cadeia de suprimentos

A Ford anunciou uma parceria estratégica com a Manufacture 2030 (M2030) – plataforma dedicada a medir, gerenciar e reduzir a pegada de carbono das empresas – para ajudar a eliminar as emissões na sua cadeia de fornecedores e atingir a meta global de neutralidade de carbono até 2050. A Ford é uma das primeiras empresas automotivas americanas a aderir à Manufacture 2030 e a primeira a incluir sua cadeia global de fornecedores na plataforma. Na primeira fase da parceria com a M2030, a Ford está oferecendo a plataforma a seus mais de 5.000 fornecedores globais de nível 1 em mais de 66 países, incluindo fornecedores que ainda não estabeleceram metas de redução de carbono com base científica. (Ford Media - 21.11.2022) 
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ESG: Nissan inaugura eletropostos da Rota Sul

No dia 8 de novembro, foram inaugurados os primeiros cinco eletropostos dos dez previstos na chamada Rota Sul, uma rede privada que inclui pontos de carregamento instalados em algumas rodovias destes Estados. Nessa primeira fase, já estão em operação quatro postos rápidos, com 60 kW e conectores Chademo e CCS, nas cidades de São Sebastião do Caí, Gravataí, Caxias do Sul e Três Cachoeiras (todas no Rio Grande do Sul), e um semirrápido, com 22 kW do tipo 2, em Laguna (SC). Em breve, devem ser inaugurados mais cinco pontos de recarga: um rápido, em Gramado, e quatro semirrápidos, em Bento Gonçalves e Camaquã (todos no RS) e em Itajaí e Araquari (em SC). “A inauguração da Rota Sul é mais um importante passo do plano de eletrificação da Nissan no Brasil, que tem o compromisso com o ciclo completo do veículo elétrico no País”, diz Ayrton Cousseau, presidente da Nissan Mercosul e diretor-geral da Nissan do Brasil. “Com esse projeto, estamos contribuindo com a infraestrutura de recarga, o que é fundamental para dar maior tranquilidade aos consumidores.” (O Estado de São Paulo - 23.11.2022)  
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ESG: Coca-Cola passa a operar com caminhões elétricos em São Paulo

A Coca-Cola FEMSA Brasil está operando com sua frota de caminhões elétricos Volkswagen para a distribuição de bebidas na região metropolitana de São Paulo. São 31 veículos e-Delivery direcionados a atender os centros de distribuição de Jurubatuba, Osasco e Ipiranga. Além do baixo impacto ambiental, com emissão zero de poluentes, outros benefícios esperados são a redução de ruídos na cidade, a diminuição de geração de outros resíduos – não é necessário trocar água e óleo, por exemplo –, a economia por quilômetro rodado e o baixo custo de manutenção. A operação com os novos modelos é também um importante avanço na agenda ESG da companhia. "Sempre buscamos soluções inovadoras para corresponder às expectativas da sociedade em relação às questões ambientais. Temos a inovação em nosso DNA e essa característica nos motivou a ter uma frota elétrica operando na Grande São Paulo, resultado do investimento contínuo em operações sustentáveis e em soluções que contribuem para a redução da emissão de poluentes em toda a cadeia", afirma, Ian Craig, CEO da Coca-Cola FEMSA Brasil. (Revista Caminhoneiro - 23.11.2022)  
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ESG: Osten instala pontos de recarga gratuita para VEs em São Paulo

A Osten Group instalou 15 carregadores elétricos do tipo wallbox na cidade de São Paulo , Baixada Santista e no Vale do Paraiba, sempre em estabelecimentos públicos , e com as recargas sendo realizadas de forma gratuita. Em 2021, a empresa realizou uma parceria com shopping centers e supermercados para realizar a instalação dos carregadores públicos, e após os novos equipamentos instalados, a empresa planeja encerrar 2022 com 25 pontos de recarga em funcionamento. Os equipamentos escolhidos são fornecidos pela BMW , e contam com o padrão Tipo 2 , mais comum nos veículos importados de mercados europeus, e apesar de conter o logotipo da marca alemã, os carregadores podem fornecer energia para qualquer veículo elétrico, desde que tenha o plug de carregamento compatível. (IG - 26.11.2022) 
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ESG: Domino’s pretende eletrificar frota comercial nos EUA

A Domino’s se prepara para integrar mais de 800 veículos elétricos na sua frota, 100 deles começam a rodar este mês nos EUA. O modelo escolhido foi o novo Bolt EV da GM. Ao todo, a nova frota terá 855 unidades personalizadas com a identidade visual da empresa. Segundo a Domino’s, “franquias selecionadas e lojas corporativas” serão atendidas pela novidade. “A Domino’s sempre esteve na vanguarda da entrega de pizza e os carros elétricos de entrega fazem sentido à medida que a tecnologia dos veículos continua a evoluir. Assumimos o compromisso de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050, e esta é uma maneira de começarmos a reduzir nosso impacto ambiental”, disse Russel Weiner, CEO da empresa. (Olhar Digital - 23.11.2022)  
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Redwood e Lyft: Cooperação em projeto de reciclagem de baterias

A startup de reciclagem Redwood Materials, fundada pelo ex-CTO da Tesla, JB Straubel, firmou outra colaboração. A Lyft, corretora de passeios e provedora de compartilhamento nos EUA, trabalhará com a Redwood Materials para reciclar baterias em fim de vida de suas frotas de compartilhamento de bicicletas elétricas e scooters elétricas. A Redwood Materials não divulgou um anúncio sobre a colaboração no momento da publicação deste artigo. No entanto, via Twitter , a colaboração foi confirmada quando a empresa compartilhou um artigo relacionado do The Verge , comentando: “Estamos coletando e reciclando as baterias de scooter e e-bike da @lyft para ajudar a criar uma micromobilidade compartilhada mais sustentável”. A Lyft é a maior operadora de e-bike-sharing da América do Norte. (Electrive - 23.11.2022) 
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Estudos

Simon-Kucher & Partners: Geração Z forçará mudança na postura das montadoras

O consumidor dos Estados Unidos ainda está longe de ser pautado pela sustentabilidade. Porém, a chamada Geração Z vai mudar esse panorama em breve, e as montadoras de veículos terão de se mexer. Essa foi a constatação de uma pesquisa da Simon-Kucher & Partners. O intitulado Estudo Global de Sustentabilidade 2022, realizado entre julho e agosto pela empresa alemã de consultoria, ouviu 1.003 consumidores norte-americanos. O levantamento mostra que quase dois terços dos estadunidenses consideram a sustentabilidade ambiental ao fazer compras. O que significa um crescimento de 14% em relação ao mesmo estudo feito em 2021. No recorte do mercado automotivo, porém, a representatividade das questões ambientais ainda é menor. Por exemplo, ⅓ dos compradores de automóveis estão dispostos a pagar mais por opções sustentáveis. Contudo, essa porcentagem se concentra na geração mais jovem de adultos norte-americanos. Além disso, 55% dos consumidores estadunidenses de veículos dizem que é importante considerar a sustentabilidade. Desta forma, o tema no segmento automotivo ainda tem menor importância para o público do que em outras categorias, como energia e serviços públicos (69%), construção (61%) e bens de consumo (57%). (Automotive Business - 25.11.2022) 
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