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IFE Mobilidade Elétrica nº 129
Políticas Públicas e Regulatórias
Brasil/São Paulo: SPTrans proíbe compra de novos ônibus movidos a diesel
A SPTrans, empresa responsável pelo transporte coletivo na cidade de São Paulo, determinou na sexta-feira (14/10) a proibição da compra de ônibus movidos a diesel para integrar a frota que realiza o transporte público de passageiros na capital paulista. O objetivo, segundo a SPTrans, é aumentar o número de veículos elétricos que compõem a frota da cidade para cumprir a meta estabelecida pela gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) de que até 2024, fim do mandato, serão 2,6 mil veículos movidos a energia elétrica circulando por São Paulo. A adoção deste tipo de transporte impactaria diretamente no cumprimento das metas de redução de emissão de poluentes da prefeitura. Em nota, a empresa de transportes esclareceu que a medida que entrou em vigor na segunda não se aplica aos "miniônibus", uma vez que "o mercado ainda não oferece a tecnologia elétrica para veículos de menor capacidade e dimensão", portanto, um cronograma específico será disponibilizado para que as empresas possam se planejar para a substituição desses veículos. (G1 - 17.10.2022)
Link ExternoAmérica Latina: CAF e GCF irão investir em Programa de Mobilidade Elétrica
Com o objetivo de avançar para um sistema de transporte limpo, mais organizado, mais eficiente, equitativo, confortável, seguro, sustentável, resiliente e acessível, a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e o GCF (Green Climate Found) destinarão US$ 231 milhões para o Programa de Mobilidade Elétrica e Transporte de Baixo Carbono (E- MOTION), que funcionará como um acelerador de mercado, permitirá a adoção da mobilidade elétrica e contribuirá para fechar as lacunas entre os projetos-piloto e a implantação massiva de veículos elétricos de uso intensivo. O E-MOTION terá 4 componentes: o primeiro destina-se a criar o ecossistema e condições facilitadoras para facilitar a transição para a mobilidade elétrica (reforço dos quadros e capacidades regulamentares, promulgação de regulamentos ambientais, etc.); enquanto os três componentes restantes financiarão, por meio de esquemas de negócios inovadores, a implantação massiva de frotas de ônibus elétricos em grande escala, veículos comerciais leves (públicos e privados) e infraestrutura de carregamento rápido. (bnamericas - 19.10.2022)
Link ExternoAlemanha: Investimento na ampliação de infraestrutura de recarga
O governo da Alemanha aprovou nesta quarta-feira um plano para investir 6,3 bilhões de euros nos próximos três anos na expansão acelerada de postos de recarga de bateria de veículos elétricos. O plano pretende elevar em 14 vezes o número de estações de recarga, atingindo 1 milhão até 2030 ante 70 mil atualmente. O país também quer ter 15 milhões de veículos elétricos em circulação até 2030 ante os atuais 1,5 milhão de unidades. “Nosso objetivo é acelerar a expansão da infraestrutura de recarregamento, simplificando o processo de recarga e, com isso, tornando mais simples para as pessoas fazerem a mudança (para carros elétricos)”, disse o ministro federal de Transportes, Volker Wissing. “É preciso haver uma experiência positiva associada a isso”, disse o ministro. (Isto É Dinheiro - 19.10.2022)
Link ExternoArábia Saudita: Metas de produção e exportação de VEs
A Arábia Saudita, maior produtora de petróleo do mundo, anunciou recentemente suas metas de produção e exportação de veículos elétricos. Intitulada "Visão 2030", a estratégia do país para reduzir as emissões de carbono e impulsionar a mobilidade elétrica prevê a exportação de 150.000 veículos elétricos já em 2026. Segundo analistas, a iniciativa foi impulsionada pela recente intensa volatilidade observada no mercado de petróleo. Dessa forma, o país busca diversificar seus interesses econômicos ao mesmo tempo em que busca reduzir suas emissões a fim de cumprir os acordos climáticos firmados nos últimos anos. (Electrek - 21.10.2022)
Link ExternoEUA: Novos subsídios para produção de baterias
O governo dos Estados Unidos anunciou recentemente que irá conceder US$ 2,8 bilhões em subsídios para a produção doméstica de baterias para VEs. A medida tem por objetivo acelerar a transição para a mobilidade elétrica nos Estados Unidos e diminuir a dependência da China. Segundo a Casa Branca, os recursos a serem disponibilizados são aplicáveis a projetos em pelo menos 12 estados americanos e destinam-se também à extração e/ou processamento de materiais necessários à produção das baterias para VEs. Segundo o Departamento de Energia dos EUA (DOE, na sigla em inglês), o incentivo financeiro irá impulsionar a produção de lítio para baterias suficiente para fabricação de dois milhões de veículos elétricos por ano. (Away - 23.10.2022)
Link ExternoEUA: Carolina do Norte recebe ônibus escolares elétricos e amplia infraestrutura de carregamento
Nos EUA, a compra de cerca de 160 ônibus escolares elétricos está sendo financiada com US$ 30,1 milhões do Programa de Liquidação da Volkswagen para a Carolina do Norte. O financiamento está sendo administrado pelo Departamento de Qualidade Ambiental da Carolina do Norte (DEQ). Os municípios rurais serão os mais beneficiados com a alocação de recursos com 130 ônibus. O DEQ também concedeu mais de US$ 1 milhão em fundos do Acordo Volkswagen a agências estaduais para instalar a infraestrutura de carregamento de veículos com emissão zero. Isso permitirá a instalação de 103 pontos de carregamento em 25 locais, incluindo parques estaduais, museus, aquários, prédios governamentais, universidades e faculdades comunitárias. (Electrive - 19.10.2022)
Link ExternoEUA: Texas vai receber novos ônibus elétricos
A Nova Bus, fabricante de ônibus urbanos do Canadá, vai começar a fornecer, neste último trimestre, os primeiros 40 ônibus LFSe+ BE totalmente elétricos para a Autoridade de Trânsito Metropolitano do Condado de Harris, no Texas, EUA. Os veículos são equipados com a mais recente tecnologia de propulsão e trem de força integrado Gen 3 da BAE Systems, e o negócio – feito em abril deste ano – é o maior que a Nova Bus recebeu até agora para fornecimento do novo modelo. (Diário do Transporte - 23.10.2022)
Link ExternoSuécia: Governo de Estocolmo planeja transporte urbano livre de emissões
O novo governo eleito de Estocolmo, capital da Suécia, apresentou recentemente seus planos para o setor de transportes da cidade. Com o objetivo de impulsionar uma mobilidade urbana mais sustentável, todo o tráfego no centro da cidade de Estocolmo deve ser livre de emissões até 2030 e o tráfego de carros deve ser reduzido em 30% em relação a 2017. Ademais, partes do centro da cidade de Estocolmo devem ser declaradas zonas ambientais de Classe 3 em 2024, nas quais apenas carros elétricos e os veículos de combustão mais eficientes serão permitidos, enquanto alguns híbridos serão permitidos para veículos pesados. O novo governo também pretende apoiar a instalação de 100.000 pontos de carregamento na cidade até 2030. (Electrive - 20.10.2022)
Link ExternoUnião Europeia: Novas metas de expansão da infraestrutura de recarga
O Parlamento da União Europeia (UE) adotou metas mínimas vinculativas para a expansão da infraestrutura para transportes com zero emissões de escape. Estes estipulam uma densidade mínima de estações de carregamento e reabastecimento de hidrogênio que devem ser acessíveis e fáceis de usar, e uma implantação mais rápida das estações. As novas regras fazem parte do pacote “Fit for 55 in 2030”, segundo o qual a UE planeja reduzir as emissões em pelo menos 55% até 2030 em comparação com os níveis de 1990. A Comissão de Transportes do Parlamento da UE apresentou as suas propostas para uma expansão acelerada da infra-estrutura de carregamento e reabastecimento de H2 no início de Outubro. Estas propostas foram agora adotadas pelo Parlamento da UE em Estrasburgo para negociações com os Estados-Membros. (Electrive - 20.10.2022)
Link ExternoInovação e Tecnologia
GreenV e Indigo: Parceria amplia número de pontos de recarga para VEs
A GreenV, startup voltada a soluções para eletromobilidade, e a Indigo Brasil, gestora de estacionamentos e serviços de mobilidade, anunciaram a instalação de 350 novos pontos de recarga para veículos elétricos. As duas empresas firmaram parceria no começo deste ano, com a confirmação de que farão outros 350 pontos de recarga. Com o novo anúncio, ao todo serão instalados 700 equipamentos de carregamento. Segundo as companhias, a maior parte das instalações estarão concentradas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre até 2025, mas há planos de expansão para outras regiões. A utilização das estações de recarga nos estacionamentos poderá ser controlada pelos clientes por meio de um aplicativo, que permitirá ao usuário conferir a localização dos carregadores mais próximos, bem como optar pela forma de pagamento desejada. (Automotive Business - 19.10.2022)
Link ExternoElectrify America: Primeiro sistema de armazenamento de energia em bateria
A empresa de infraestrutura de carregamento para VEs Electrify America anunciou recentemente a inauguração do primeiro sistema de armazenamento de energia de bateria (BESS, na sigla em inglês) de nível megawatt para estações de carregamento de veículos elétricos. A Electrify America diz que a estação em Baker, Califórnia, foi selecionada para a primeira implantação do sistema de armazenamento de energia em nível de megawatt devido à sua localização remota e restrições de capacidade da concessionária local. A estação agora tem potência adicional com a integração do sistema de armazenamento de energia de aproximadamente 1,5 MW/3 MWh. Até o momento, a Electrify America já possui instalações BESS menores em mais de 150 locais nos EUA. (Electrive - 20.10.2022)
Link ExternoTesla: Lançamento de carregador compatível com VEs de outras fabricantes
A Tesla lançou recentemente uma nova versão do seu carregador doméstico Wall Connector que permite carregar qualquer carro elétrico em casa, não apenas os Tesla EVs. A nova versão do Wall Connector utiliza o mesmo padrão de carregamento da versão anterior, o J1772 - mais comum nos EUA. Segundo a empresa, é possível obter uma autonomia de 44 milhas em apenas uma hora de carregamento. “Nosso conector de parede J1772 é uma solução de carregamento conveniente para veículos elétricos Tesla e não Tesla, e é ideal para casas, apartamentos, propriedades de hospitalidade e locais de trabalho”, declarou a Tesla em comunicado. (Electrive - 18.10.2022)
Link ExternoIndústria Automobilística
BYD e Santander: Parceria visa o financiamento de VEs no Brasil
O Santander Brasil anunciou uma parceria para alavancar a aquisição de automóveis elétricos da marca BYD, empresa chinesa líder global em vendas de veículos elétricos. Com a iniciativa, os clientes ganham em soluções financeiras para todas as etapas do financiamento do carro. O Santander vai atender também às necessidades da rede de concessionárias BYD por intermédio da modalidade Floor Plan, uma linha de crédito rotativa de utilização exclusiva 100% digital, com condições atrativas para aquisição de veículos da BYD Brasil pela concessionária. Segundo André Novaes, diretor da Santander Financiamentos, o banco vai colocar à disposição da BYD uma plataforma 100% digital que permite a análise de crédito do cliente em poucos segundos. (Monitor do Mercado - 18.10.2022)
Link ExternoVolvo/Luis Rezende: Desafios para eletrificação no Brasil não diferem dos de outros países
Ações ligadas à sigla ESG ganham força nas empresas que se comprometem com metas de sustentabilidade. No Brasil, por exemplo, o mercado de carros elétricos vem se destacando, seguindo as tendências do setor na Europa e Estados Unidos. Em entrevista à âncora da CNN Roberta Russo, o presidente da Volvo Cars para a América Latina, Luis Rezende, fala sobre o compromisso da empresa de ter toda a frota somente com carros elétricos até 2030 e em investir em estrutura para atender esse mercado no país. “Até 2030, a Volvo vai fabricar apenas carros elétricos, até 2025, queremos vender 50% do portfólio elétrico e é interessante como isso se desenvolve para a América Latina e, especialmente, para o Brasil”. Sobre as dificuldades de avançar neste mercado no país, Rezende diz que não são diferentes das encontradas em outros locais, com destaque para obstáculos de infraestrutura. “Por isso, decidimos fazer investimento aqui em infraestrutura, porque entendemos que o governo tem outras prioridades, como educação, segurança, ao invés de colocar carregadores públicos para clientes de carro elétrico”. (CNN Brasil - 22.10.2022)
Link ExternoBloombergNEF: Metade dos veículos novos nos EUA serão elétricos em 2030
Enquanto a Europa planeja proibir a venda de motores a combustão em 2030, nos Estados Unidos, um recente estudo da BloombergNEF concluiu que 52% dos veículos vendidos no país em 2030 serão 100% elétricos. Os analistas responsáveis pela pesquisa afirmam que a principal razão do aumento da perspectiva de 43% para 52% foi o plano de medidas anti-inflação no país, que promete estimular a economia. O aumento da oferta de elétricos , assim como os incentivos previstos no país, onde o presidente Joe Biden é defensor de veículos eletrificados para redução de poluentes, pode contribuir para a adesão a esses veículos. O estudo leva em conta os esforços que as fabricantes de veículos e baterias estão fazendo para produzir os componentes nos Estados Unidos, visando se enquadrar à regra que concede US$ 7.500 em benefícios na compra de carros elétricos. Por isso, os especialistas afirmam que o crescimento só seria expressivo a partir da metade da década , quando as fábricas já estiverem operando. A partir de 2035 na Califórnia, nenhum veículo zero novo poderá emitir poluentes durante o funcionamento, e recentemente, Nova York também planeja o mesmo movimento. (IG - 20.10.2022)
Link ExternoReuters: Montadoras vão dobrar gastos com VEs e baterias até 2030
As principais montadoras do mundo planejam gastar quase 1,2 trilhão de dólares até 2030 para desenvolver e produzir milhões de veículos elétricos, juntamente com baterias e matérias-primas, de acordo com uma análise da Reuters de dados públicos e projeções divulgadas por essas empresas. O valor do investimento em veículos elétricos, que não foi publicado anteriormente, supera as estimativas de investimento anteriores da Reuters e é mais que o dobro do cálculo mais recente publicado há apenas um ano. As montadoras têm planos de projetar 54 milhões de veículos elétricos a bateria em 2030, representando mais de 50% da produção total de veículos, de acordo com a análise. Para suportar esse nível sem precedentes de veículos elétricos, as montadoras e seus parceiros de baterias planejam instalar 5,8 terawatts-hora de capacidade de produção de baterias até 2030, de acordo com dados da Benchmark Mineral Intelligence e dos fabricantes. (Isto É - 21.10.2022)
Link ExternoAgrale: Novo modelo de ônibus elétrico estará disponível na Argentina
A Agrale apresentou na Argentina um ônibus articulado movido a eletricidade. O MT 17.0 LEe rodará pelas ruas de Buenos Aires. A capital portenha estabeleceu o compromisso de reduzir as emissões de carbono pela metade até 2030, além de se tornar uma cidade sem emissões de poluentes até 2050. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Agrale e a Equipmake, empresa de autopeças especializada em projetos de eletrificação e que vem buscando parceiros na América do Sul nos últimos três anos. “A tecnologia exibida neste veículo pode desempenhar um papel fundamental na melhoria da qualidade do ar em outras cidades da América do Sul, além de servir como referência global”, enaltece Edson Martins, diretor comercial da Agrale. (Automotive Business - 21.10.2022)
Link ExternoBMW: Parte da produção de VEs será transferida para a China
O BMW Group anunciou recentemente que irá transferir a produção dos modelos eletrificados MINI da Inglaterra para a China até o final de 2023. A montadora alemã decidiu fazer hatchbacks elétricos e um SUV elétrico na China através de sua joint venture Spotlight Automotive Limited com a chinesa Great Wall Motor. A BMW anunciou em novembro de 2021 que começaria a fabricar MINIs elétricos em uma nova fábrica na província oriental de Jiangsu, na China, a partir de 2023. Segundo a CEO da subsidiária MINI, Stefanie Wurst, "existem ineficiências na produção quando se tem de montar veículos com mecânicas a combustão lado a lado com outros que recorrem a motores elétricos e baterias". Atualmente, a BMW produz 40.000 MINIs elétricos por ano em sua fábrica nos arredores de Oxford. (Inside EVs - 22.10.2022)
Link ExternoBMW: Expansão da capacidade de produção de baterias na Alemanha
A BMW está anunciando que vai adicionar uma terceira linha de montagem de baterias e cinco linhas de envernizamento de células em sua fábrica de Leipzig na Alemanha até 2024, com mais duas linhas de montagem de baterias de alta tensão a seguir. A versão 100% elétrica do Mini Countryman deve estrear em 2023, que também será produzida na fábrica de Leipzig, na Alemanha. Além disso, espera-se que o Mini Aceman seja lançado em 2024, o primeiro MINI crossover Sport Activity Vehicle (SAV) totalmente elétrico da marca. Desse modo, o aumento da capacidade para a produção de baterias, chega para apoiar os futuros lançamentos. (Electrek - 21.10.2022)
Link ExternoDaimler Truck e Gehring: Parceria na fabricação de motores elétricos
A fabricante de caminhões Daimler Truck e a Gehring Technologies firmaram recentemente uma parceria estratégica para a aplicação específica de motores elétricos em veículos comerciais. Segundo as empresas, o acordo visa o desenvolvimento de tecnologias para a fabricação de acionamentos de tração em veículos eletrificados. Como parte da cooperação, a Gehring, com sede em Stuttgart, também fornecerá equipamentos para o centro técnico que está sendo instalado na fábrica de Gaggenau, o centro de competência da Daimler Truck para componentes de acionamento elétrico. “Esses projetos combinam características eficientes de motores elétricos com alta capacidade de automação e reprodutibilidade do processo – pré-requisitos essenciais para a produção automotiva em larga escala”, declarou a Daimler Truck em comunicado. (Electrive - 19.10.2022)
Link ExternoFoxconn: Metas de participação no mercado de VEs até 2025
O presidente da Foxconn, Liu Young-way, disse que a maior fabricante sob contrato de produtos eletrônicos do mundo quer replicar seu sucesso na montagem de aparelhos de consumo de diversas marcas, incluindo a Apple, na indústria de veículos. “Com base em nossos registros anteriores para os mercados de PCs e celulares… temos cerca de 40% a 45% da participação geral do mercado. Em termos de ambições, esperamos conseguir o mesmo tipo de conquista na indústria automobilística [...] mas começaremos pequenos, cerca de 5% em 2025”, disse Liu. Liu disse que a Foxconn não está no negócio de vender suas próprias marcas de veículos elétricos, mas quer que seus clientes vendam “muitos” veículos elétricos, que podem ser fabricados em Taiwan, Tailândia e Estados Unidos. A Foxconn está negociando com parceiros na Indonésia e na Índia, acrescentou. “Apesar dos desafios do conflito na Europa e da Covid no mundo, a Foxconn tem mantido a estratégia em torno de veículos elétricos”, afirmou o executivo. (Forbes - 18.10.2022)
Link ExternoGM: VEs serão mais acessíveis com novas baterias
Segundo a GM , a nova geração de baterias da fabricante com a tecnologia Ultium terá custo 40% menor do que os modelos de baterias atuais, e ainda irá permitir um custo de manutenção similar a dos veículos equipados com motores a combustão, considerando carros com porte e equipamentos similares. Segundo a GM, os custos devem ser equiparados a partir da metade da década, incluindo em modelos compactos pensados para a América do Sul. A GM ainda afirma que as baterias com a tecnologia Ultium possuem mais densidade energética , o que permite maior eficiência e armazenar mais energia, sem a necessidade de ampliar o tamanho físico das baterias. (IG - 18.10.2022)
Link ExternoGM: Nova estratégia permitirá lançar VEs em diferentes mercados
A montadora americana General Motors (GM) planeja lançar veículos elétricos no exterior, inclusive na Europa, um mercado do qual se retirou quase completamente. Em uma entrevista recente ao "Nikkei", o vice-presidente sênior da GM e presidente da GM International, Shilpan Amin, elaborou a estratégia futura da empresa. A GM International supervisiona as operações em mais de 60 países fora da América do Norte e China. "Até 2035, os EUA serão totalmente elétricos. Nossos veículos leves serão totalmente elétricos. E o que estamos fazendo é definir o cronograma para o resto do mundo também se adaptar", disse Amin. Ele acrescentou que a empresa considerou a possibilidade de lançar veículos elétricos em todos os países administrados pela GM International. A GM planeja lançar o Lyriq, um veículo elétrico feito por sua marca de luxo Cadillac, no Japão no próximo ano e também pode lançar o elétrico da Chevrolet lá. A GM também planeja lançar uma ofensiva de veículos elétricos em mercados como Oriente Médio, América Latina e Coreia do Sul. (Valor Econômico - 19.10.2022)
Link ExternoMercedes-Benz: Acordo visa o fornecimento de lítio para baterias
A Mercedes-Benz assinou recentemente um acordo com a startup canadense-alemã Rock Tech Lithium Inc para o fornecimento de 10 mil toneladas de hidróxido de lítio por ano. O contrato permite que a montadora de luxo forneça matéria-prima a seus fornecedores de baterias a fim de acelerar a produção de veículos elétricos a partir de 2026. Segundo informações da agência Reuters, o acordo estimado em € 1,5 bilhão possibilitará a cobertura de hidróxido de lítio suficiente para 150 mil carros elétricos por ano. “Esta quantidade significativa de lítio obtida diretamente da Rock Tech ajudará a Mercedes-Benz a avançar na localização da produção europeia de células de bateria de última geração”, afirmou Markus Schaefer, membro do conselho de administração da montadora alemã. (Automotive Business - 20.10.2022)
Link ExternoRenault: Novas metas de participação de VEs no mercado europeu
Os veículos totalmente elétricos e híbridos neste ano quase dobraram como total das vendas europeias da Renault nos últimos dois anos, disse um executivo antes do Salão do Automóvel de Paris. Os veículos totalmente elétricos e híbridos neste ano quase dobraram como total das vendas europeias da Renault nos últimos dois anos, disse um executivo antes do Salão do Automóvel de Paris. “Na Europa, estaremos em 40% este ano”, disse Fabrice Cambolive, diretor de operações da marca, a repórteres antes do evento, acrescentando que a marca está bem posicionada para gerenciar sua mudança para veículos elétricos até 2030. Cambolive, da Renault, disse que em toda a indústria na Europa os pedidos de veículos novos caíram nos últimos meses devido ao aumento da inflação. Apesar do declínio, os novos registros de veículos europeus em 2022 devem ser aproximadamente estáveis em relação a 2021, a menos que problemas contínuos na cadeia de suprimentos — em particular uma escassez global de chips semicondutores — interrompam ainda mais a produção, acrescentou Cambolive. (CNN Brasil - 17.10.2022)
Link ExternoTesla: Nova plataforma de VEs reduzirá custo de produção pela metade
A Tesla está trabalhando em uma nova plataforma para veículos elétricos que terá a metade do custo em comparação com a base que serve aos modelos Model 3/Model Y. O anúncio foi feito por Elon Musk durante a apresentação dos resultados da Tesla no terceiro trimestre. O CEO da Tesla surpreendeu a todos com este anúncio, que se refere uma nova arquitetura menor que a plataforma do Model 3 e que terá como destaque o custo de produção 50% menor em relação a esta. No entanto, ainda não há uma data exata para a estreia da nova arquitetura. Além disso, ressaltou-se que o próximo carro elétrico da marca será produzido em volumes tão grandes que irão 'eclipsar' Model 3 e Model Y. Trata-se de um salto em volume de produção que será possível graças à redução de custo e avanços na capacidade de fabricação e vendas. (Inside EVs - 20.10.2022)
Link ExternoTesla: Novas metas de produção de caminhões elétricos
A Tesla pretende aumentar a produção da Tesla Semi para 50.000 caminhões elétricos por ano – já em 2024. Isso tornaria a Tesla um dos maiores fabricantes de caminhões da classe 8. Após cinco anos de espera, a Tesla está finalmente no início da produção com o caminhão elétrico Tesla Semi. A Electrek informou exclusivamente que a Tesla estava construindo uma linha de produção para o Tesla Semi em um novo prédio perto da Gigafactory Nevada. Na época, fomos informados de que os equipamentos de produção instalados seriam para cerca de cinco caminhões elétricos por semana. Isso seria apenas 250 caminhões por ano. No entanto, a Tesla sempre planejou passar para uma produção de maior volume na Gigafactory Texas. (Electrek - 20.10.2022)
Link ExternoVinFast: Expansão para o mercado europeu em 2023
A VinFast anunciou no Salão de Paris, que começou na última segunda-feira, 17, seu ambicioso plano de expansão para a Europa. A montadora planeja abrir ainda este ano sedes na Alemanha, França e Holanda para atender melhor os requisitos específicos de cada mercado. A primeira grande loja da VinFast na Alemanha será aberta na cidade de Colônia, em novembro. Em seguida, a montadora planeja a inauguração nas cidades de Berlim, Frankfurt, Hamburgo e Munique. Na França, a fabricante abrirá sua primeira loja na capital Paris, seguida pela cidade de Nice. Até dezembro, a marca vietnamita pretende abrir também sua unidade em Amsterdã (Holanda). Para o início de 2023, a VinFast planeja inaugurar pontos de venda em Oberhausen, Alemanha. Marselha, Rennes, Montpellier e Metz na França; e Den Haag e Rotterdam, na Holanda. (Automotive Business - 17.10.2022)
Link ExternoMeio Ambiente
IEA: VEs e Energias Renováveis estão reduzindo as emissões no planeta
De acordo com um novo relatório da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), a implantação recorde de VEs e energias renováveis estão contribuindo para uma redução significativa nas emissões de CO2 em 2022. Segundo a Agência, apesar da iminência de uma crise energética, o aumento histórico na implantação de VEs e no uso de energia renovável estão apoiando os esforços de reduzir a dependência global de combustíveis fósseis e reduzir as emissões de CO2. Se por um lado, as fontes renováveis de energia cobriram o aumento da demanda global de eletricidade no primeiro semestre do ano, por outro, a expectativa é que as vendas de veículos elétricos estão a caminho de reivindicar 13% do total de vendas de veículos leves em todo o mundo. De acordo com a IEA, as adições em energias renováveis impediram a emissão de mais de 600 milhões de toneladas de carbono somente neste ano. Para acessar o relatório na íntegra, clique aqui: https://www.iea.org/news/defying-expectations-co2-emissions-from-global-fossil-fuel-combustion-are-set-to-grow-in-2022-by-only-a-fraction-of-last-year-s-big-increase. (Electrek - 20.10.2022)
Link ExternoESG: Coca-Cola inicia operações logísticas com caminhões elétricos em SP
A Coca-Cola FEMSA Brasil anunciou recentemente que passou a operar a distribuição de bebidas na região metropolitana de São Paulo com caminhões elétricos. Ao todo, são 31 veículos para atender os centros de distribuição de Jurubatuba, Osasco e Ipiranga. Além do baixo impacto ambiental, com emissão zero de poluentes, outros benefícios esperados são a redução de ruídos na cidade, a diminuição de geração de outros resíduos – não é necessário trocar água e óleo, por exemplo, além da economia por quilômetro rodado e o baixo custo de manutenção. “A sustentabilidade está no centro das ações da Coca-Cola FEMSA Brasil. O investimento em caminhões elétricos faz parte de uma ampla estratégia que, entre outras soluções, busca mitigar os impactos no meio ambiente, gerando uma redução significativa na emissão de poluentes”, diz Camila Amaral, VP Jurídica e de Assuntos Corporativos. (Exame - 22.10.2022)
Link ExternoESG: Friboi amplia frota de caminhões elétricos
A Friboi, líder no segmento de carne bovina, vai ampliar a sua frota de caminhões 100% elétricos refrigerados, de 10 para 53 veículos até janeiro de 2023. Com o movimento, a companhia reforça a distribuição sustentável dos seus produtos, em viagens locais dentro de centros urbanos, para os seus clientes em 10 estados brasileiros. Para a inclusão dos novos veículos nas operações logísticas, a Friboi irá instalar os sistemas de carregamento de veículos elétricos em seus Centros de Distribuição no RJ, RS, MS, GO, CE, PE e BA. A ampliação da frota de veículos elétricos permitirá que a Friboi deixe de emitir cerca de 1,6 mil toneladas de CO2 por ano. “Com a expansão da nossa frota de veículos refrigerados eletrificados, damos mais um importante passo na transformação das nossas operações logísticas em um modelo de baixo carbono", destaca Gilmar Schumacher, diretor de Logística da Friboi. (Valor Econômico - 19.10.2022)
Link ExternoESG: GM inicia programa comunitário de carregamento de VEs
A General Motors (GM) anunciou recentemente que uma de suas concessionárias instalou oficialmente carregadores de nível 2 para VEs como parte do Programa de Carregamento Comunitário de Concessionárias da GM. O programa é uma extensão de seu ecossistema Ultium Charge 360, destinado a expandir o acesso ao carregamento de veículos elétricos, principalmente em “comunidades carentes, rurais e urbanas”, onde as opções de carregamento são limitadas. A General Motors revelou seu Programa de Carregamento Comunitário de Concessionárias há um ano, com planos de instalar até 40.000 carregadores de Nível 2 em toda a América do Norte. (Electrek - 20.10.2022)
Link ExternoESG: Hyundai vai fornecer VEs para a Copa do Mundo da FIFA
O Catar planeja sediar a primeira Copa do Mundo da FIFA neutra em carbono este ano, visando uma nova tendência em megaeventos esportivos e na região. A Hyundai, patrocinadora oficial da Copa do Mundo da FIFA, anunciou que ajudará os organizadores a atingir seu objetivo de fornecer transporte “ecologicamente correto”, incluindo o IONIQ 5 e ônibus elétricos. A Hyundai diz que fornecerá 236 veículos elétricos e híbridos com bateria para promover um evento neutro em carbono. Esses VEs serão usados para transportar VIPs e funcionários, enquanto a Hyundai também planeja fornecer seus ônibus de emissão zero Elec City para a mídia. A Hyundai fornecerá serviços de carregamento na estrada usando dois Hyundai IONIQ 5 EVs com recursos de vehicle-to-load (V2L). A FIFA diz que incluirá uma rede de carregamento de 100 kW a 150 kW VEs carregadores disponíveis em estacionamentos para garantir um bom funcionamento. (Electrek - 20.10.2022)
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PNME: Estudo sobre cenários para eletrificação de frota de ônibus no Brasil
A Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) desenvolveu um estudo em parceria com a consultoria Addax que discute os possíveis cenários para a eletrificação das frotas de ônibus urbanos no Brasil. A publicação, intitulada “Avaliação de Cenários Prospectivos para Eletrificação de Ônibus no Brasil”, foi apresentada em um webinar realizado no âmbito do Grupo de Trabalho de Eletrificação de Ônibus da PNME, formado por especialistas de diversas instituições que atuam no debate sobre o tema. “A ideia inicial deste estudo foi entender e trazer para a realidade quais são os fatores que realmente podem influenciar na elaboração de políticas públicas para a eletrificação de ônibus”, declarou Marília Neves, coordenadora técnica da PNME. Para acessar o documento na íntegra, clique aqui: https://www.pnme.org.br/biblioteca/avaliacao-de-cenarios-prospectivos-para-eletrificacao-de-onibus-no-brasil/. Para assistir o webinar, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=9fwPBKksjQk. (PNME - 23.10.2022)
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