l IFE: nº 23 – 24 de agosto de 2020 https://gesel.ie.ufrj.br/ gesel@gesel.ie.ufrj.br Editor: Prof. Nivalde J. de Castro Índice Políticas Públicas e Regulatórias 1 IEA: Além de VEs leves convencionais, regulamentos nos mercados de energia devem se adaptar a outros modais elétricos 2 Northwestern University: Adoção de 25% de VE economizaria US $ 17 bilhões anuais nos EUA 3 Australia: Grande desafio para a adoção de VEs no país é que não existem normas e políticas em vigor 4 Califórnia: Acordo com montadoras para cortar emissões de veículos 5 Nissan e Galp levam carregamentos elétricos móveis gratuitos a Portugal 6 Ministério da Economia: privatização da PPSA para mitigar impactos da disseminação de VEs Inovação e Tecnologia 1 IEA: Baterias de segunda vida têm dificuldade de competir com novos lançamentos 2 CATL: Nova bateria para VE sem níquel ou cobalto 3 Grupo PSA apresenta plataforma eVMP para VEs 4 Primeiro carregador no mercado dos EUA capaz de realizar o “Plug and Charge” Indústria Automobilística 1 Wood Mackenzie: 323 milhões de VEs estarão nas estradas em 2040 2 Wood Mackenzie: Vendas de VEs comerciais são projetadas para chegar a 5,5 milhões por ano até 2040 3 Route Automotive: Veículos elétricos e autônomos são o futuro da mobilidade urbana na América Latina 4 Financial Times: Marcas japonesas automotivas perderam a largada de tecnologias elétricas ou autônomas 5 ABVE: Total de carros elétricos rodando no Brasil hoje é um pouco mais de 20 mil 6 ABVE: Estimativa indica que existam de 250 a 300 estações de recargas para VEs espalhadas pelo Brasil 7 Chegada do carro elétrico às ruas brasileiras é uma realidade inevitável 8 Conselho de Veículos Elétricos da Austrália: Vendas de VEs no país triplicaram em 2019 9 Europa vende mais automóveis elétricos e híbridos do que a China em 2020 10 Alemanha: Mesmo com queda nas vendas totais de veículos, vendas de VE de janeiro a junho aumentaram quase 50% em relação a 2019 11 VWCO começa a produzir caminhões elétricos em fábrica-laboratório no Brasil 12 Enel X e Mercedes fecham parceria para recarga de VEs no Brasil 13 Volvo terá todo seu novo portfólio com motor elétrico 14 ComEd eletrificará toda sua frota de veículos leves até 2030 15 GM aposta em VEs para reverter queda na China 16 GM-Wuling vende 15.000 VEs em 20 dias 17 EUA: Startup de VEs está no caminho para lançar primeiros veículos no final de 2021 18 EUA: Elétrico chinês tem centenas de pedidos em 24 horas Meio Ambiente 1 IEA: Emissões de GEE na produção de baterias para VE 2 IEA: V2G poderia evitar 330 milhões de toneladas de emissões de CO2 3 PNUMA: Recuperação econômica é oportunidade para descarbonização das cidades 4 PNUMA: Coordenação de ações para combater as mudanças climáticas 5 Caminhão elétrico da VWCO evitou a emissão de mais de 22 toneladas de CO2 em São Paulo Outros Artigos e Estudos 1 Empresas de carsharing investem em veículos mais amigáveis ao meio ambiente
Políticas Públicas e Regulatórias 1 IEA: Além de VEs leves convencionais, regulamentos nos mercados de energia devem se adaptar a outros modais elétricos Embora os veículos leves convencionais constituam mais de 70% da demanda global de eletricidade por VE em 2030 no Cenário de Desenvolvimento Sustentável, a contribuição de outros modos é provavelmente significativa em certas regiões. Em particular, ônibus, veículos comerciais leves e veículos de duas/três rodas podem ser responsáveis por mais da metade da contribuição dos VEs para o pico de carga na China. Portanto, é essencial ter como alvo os veículos leves convencionais ao adaptar regulamentos nos mercados de energia, mas também é importante analisar as implicações na geração, transmissão e distribuição de outros modos. Políticas direcionadas podem ter como objetivo explorar oportunidades específicas para veículos da frota, como comerciais leves, ônibus e caminhões. Por exemplo, os incentivos para V2G podem ser particularmente eficazes e atraentes para frotas operadas publicamente ou privadamente, pois há uma proporção maior de infraestrutura de carregamento rápido para esses modos, e uma vez que as oportunidades de agregação facilitada e a maior capacidade de bateria combinada podem oferecer recompensas financeiras mais atraentes. (Global EV Outlook 2020 – Junho de 2020) <topo> 2 Northwestern University: Adoção de 25% de VE economizaria US $ 17 bilhões anuais nos EUA Um novo estudo liderado por pesquisadores da Northwestern University, nos EUA, projeta que se os VEs substituíssem 25% dos veículos ICE atualmente nas estradas, os Estados Unidos economizariam cerca de US $ 17 bilhões por ano evitando danos causados pelas mudanças climáticas e poluição do ar. O artigo de acesso aberto foi publicado na revista GeoHealth da AGU. Os resultados mostram que em cenários mais agressivos – ou seja, substituindo 75% dos carros por VEs e aumentando a energia renovável para cada geração – a economia pode chegar a US $ 70 bilhões anualmente. (Green Car Congress – 18.08.2020) <topo> 3 Australia: Grande desafio para a adoção de VEs no país é que não existem normas e políticas em vigor O presidente-executivo do Conselho de Veículos Elétricos da Austrália, Behyad Jafari, disse ao Guardian Australia que um grande desafio para o país é que todos os outros países desenvolvidos têm normas e políticas para VEs em vigor. Ele diz ter ouvido várias vezes de empresas automotivas que planejavam levar VEs para a Austrália, mas o país não tem esse apoio político. O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, prometeu que uma estratégia nacional de VEs seria finalizada em meados deste ano, mas a política foi adiada. As vendas de VEs passaram de 2.216 em 2018 para 6.718 em 2019, disse um relatório publicado pelo Conselho. Jafari disse que cerca de 80% dessas vendas foram de veículos totalmente elétricos. Foram 3.226 VEs vendidos em 2020, apesar de uma queda geral de 20% nas vendas de veículos devido à pandemia Covid-19. (The Guardian – 18.08.2020) <topo> 4 Califórnia: Acordo com montadoras para cortar emissões de veículos O Conselho de Recursos Aéreos da Califórnia e as principais montadoras confirmaram na segunda-feira que finalizaram acordos vinculantes para cortar as emissões dos veículos no estado, desafiando a pressão do governo Trump por freios mais fracos na poluição do escapamento. O governo Trump finalizou em março uma reversão dos padrões de emissões de veículos dos EUA para exigir aumentos anuais de 1,5% na eficiência até 2026. Isso é muito mais fraco do que os aumentos anuais de 5% nas regras descartadas adotadas pelo presidente Barack Obama. Os acordos da Califórnia, que se estendem até 2026, são menos onerosos do que os padrões do governo Obama, mas mais rígidos do que os padrões do governo Trump. As montadoras também firmaram compromissos com os veículos elétricos. (Automotive News Europe – 17.08.2020) <topo> 5 Nissan e Galp levam carregamentos elétricos móveis gratuitos a Portugal A Nissan está a participar, com uma e-NV200, num projeto piloto da Galp que visa testar carregamentos móveis de VEs. Disponível atualmente na região do Algarve (Portugal), os carregamentos móveis levados pelo furgão da Nissan são gratuitos e têm a duração de 15 minutos. Este projeto recorre à energia da Galp e utiliza baterias de Nissan LEAF. A tecnologia utilizada foi desenvolvida pela startup portuguesa AddVolt. O carregamento permitirá uma autonomia estimada de até 35 km, dependendo do VE. (Fleet Magazine – 20.08.2020) <topo> 6 Ministério da Economia: privatização da PPSA para mitigar impactos da disseminação de VEs O Ministério da Economia acredita que a privatização da PPSA é importante para mitigar o risco de perda de valor dos ativos da União (no caso, barris de petróleo). A leitura no alto escalão da pasta é que não é possível prever o futuro do preço do petróleo e há riscos importantes à frente, como a massificação do carro elétrico. Por isso, a despeito dessa venda de ativos ter uma taxa de desconto que precisará ser levada em conta na decisão, a visão no ministério é que o movimento liquidamente (entre ganhos e perdas tangíveis e intangíveis) poderia ser benéfico para o país. (Valor Econômico – 19.08.2020) <topo> Inovação e Tecnologia 1 IEA: Baterias de segunda vida têm dificuldade de competir com novos lançamentos Uma barreira importante para a indústria de baterias de segunda vida é sua capacidade de competir com o armazenamento de novas baterias, devido à rápida queda dos custos e ao aprimoramento do desempenho dos novos sistemas. Os custos das baterias de íon-lítio diminuíram em mais de 85% desde 2010, significativamente mais rápido do que o sugerido por artigos revisados por pares no início da década. Baterias de segunda vida começarão a ser disponibilizadas em escala por volta de 2030, quando os preços das novas baterias provavelmente cairão para US $ 100 / kWh ou menos. (Global EV Outlook 2020 – Junho de 2020) <topo> 2 CATL: Nova bateria para VE sem níquel ou cobalto A Contemporary Amperex Technology Co., empresa chinesa especializada na fabricação de baterias de íon de lítio para VEs e sistemas de armazenamento de energia, está desenvolvendo um novo tipo de bateria para VE que não contém níquel ou cobalto. O níquel e o cobalto são os principais ingredientes das baterias que alimentam os VEs. Os fabricantes de baterias, da Panasonic do Japão à LG Chem da Coréia do Sul, estão reduzindo o uso de cobalto caro em suas baterias de níquel-cobalto-alumínio ou baterias de níquel-cobalto-manganês. A CATL não deu detalhes sobre a composição ou o custo do tipo de bateria planejado, mas afirma que o novo tipo de bateria será diferente das baterias NCA, NCM e LFP existentes e não terá metais caros como níquel ou cobalto. (Automotive News Europe – 17.08.2020) <topo> 3 Grupo PSA apresenta plataforma eVMP para VEs O grupo PSA prepara-se para reforçar a sua ofensiva elétrica com a nova plataforma mundial eVMP (electric Vehicle Modular Platform). Com a eVMP, o grupo passará, até 2025, a dispor de duas plataformas multienergias e duas plataformas 100% eletrificadas para acompanhar o desenvolvimento das suas soluções de e-mobilidade. A estrutura eVMP destina-se aos veículos elétricos dos segmentos C e D (berlinas e SUV) que serão lançados a partir de 2023. Segundo o grupo PSA, a eVMP permitirá alcançar autonomias (em ciclo WLTP) até 650 km e uma capacidade de armazenamento de até 50 kWh por metro, disponível entre os eixos. (Fleet Magazine – 17.08.2020) <topo> 4 Primeiro carregador no mercado dos EUA capaz de realizar o “Plug and Charge” A Tritium, empresa de tecnologia sediada na Austrália, apresentou um novo carregador rápido DC, o sistema de carregamento inteligente RT175-S, que alimenta os VEs com 80% de carga em 15 minutos em média. O RT175-S é o primeiro carregador no mercado dos EUA capaz de realizar o “Plug and Charge”, um protocolo de comunicação que permite que VEs e equipamentos de carregamento se comuniquem, autentiquem e cobrem os clientes por meio do cabo de carregamento, de forma automática. Assim, os motoristas não precisarão mais de um cartão de associado RFID, aplicativo de smartphone ou leitor de cartão de crédito para pagar a recarga. Este carregador permite operação contínua de 175 kW a 40 °C e operação de 150 kW a 122 ° F/50 °C. Este avanço na tecnologia de cobrança agiliza e simplifica a experiência de cobrança, enquanto melhora a segurança dos dados do cliente. (Green Car Congress – 18.08.2020) <topo> Indústria Automobilística 1 Wood Mackenzie: 323 milhões de VEs estarão nas estradas em 2040 As vendas de veículos elétricos devem chegar a 45 milhões de unidades por ano até 2040, com um estoque global 323 milhões de unidades, de acordo com uma nova pesquisa da Wood Mackenzie. Ambas as projeções foram revisadas para baixo em 2% em comparação com a previsão do pré-coronavírus da Wood Mackenzie, com a pandemia atrasando as vendas totais de veículos em dois anos. As respostas à pandemia da China e da Europa apoiaram fortemente uma recuperação verde, enquanto a resposta dos EUA não foi tão favorável à eletrificação dos transportes. (PV Magazine – 19.08.2020) <topo> 2 Wood Mackenzie: Vendas de VEs comerciais são projetadas para chegar a 5,5 milhões por ano até 2040 A adoção de VE comercial tem menos barreiras do que a adoção de VE de passageiros e será impulsionada pelo custo, ao invés de regulamentos de emissões. Um dos principais motivadores do aumento da adoção de VEs de passageiros são as metas regulamentares impostas. Em seu esforço para cumprir as metas, os fabricantes de automóveis devem fabricar um número crescente de VEs. Os regulamentos para veículos comerciais, no entanto, são mais brandos. A Wood Mackenzie espera que a adoção de VEs comerciais sofra uma mudança significativa quando o custo total de propriedade se tornar favorável aos VEs no segmento. As vendas de VEs comerciais são projetadas para chegar a 5,5 milhões por ano até 2040, com o estoque global atingindo 40 milhões no mesmo ano. (PV Magazine – 19.08.2020) <topo> 3 Route Automotive: Veículos elétricos e autônomos são o futuro da mobilidade urbana na América Latina A pesquisa “Futuro da Mobilidade” realizada pela Route Automotive, consultoria que acompanha o mercado automotivo há mais de 20 anos, sugere que o futuro da mobilidade urbana na América Latina nos próximos dez anos terá como destaque o uso de carros elétricos e autônomos. O estudo foi realizado com jovens entre 18 e 24 anos, moradores do Brasil e de cinco países da América do Sul, das classes A, B e C. No total foram realizadas 1,4 mil entrevistas. Os jovens responderam ao questionamento: Que tipo de transporte escolheria se tivesse R$ 40 mil? No Brasil, 69% dos entrevistados optaram pelo carro elétrico, nos próximos dez anos, e 34% por um veículo autônomo. Nos países vizinhos a proporção foi de 74% para veículos elétricos e 41% para autônomos. (Isto é Dinheiro – 11.12.2019) <topo> 4 Financial Times: Marcas japonesas automotivas perderam a largada de tecnologias elétricas ou autônomas Segundo a publicação Financial Times, o governo japonês estaria tentando criar um gigante com a fusão entre Honda e Nissan. O projeto surgiu devido ao medo do governo de ver suas empresas perderem mercado ao redor do mundo. Apesar de serem gigantes em termos de vendas mundiais, as marcas japonesas estão sofrendo pressão nos últimos anos. Enquanto marcas europeias ou americanas fazem fusões ou alianças para reduzir custos e melhorar a produção de tecnologias, eles têm trabalhado sozinhos. Na disputa por colocar nas ruas tecnologias de carros com tecnologias elétricas ou autônomas, as japonesas perderam a largada. Empresas como Honda, Toyota e Nissan só agora começam a falar de semiautônomos e reforçaram suas apostas por mais tempo nos híbridos e insistiram em desenvolver carros movidos a células de hidrogênio. (O Estado de São Paulo – 17.08.2020) <topo> 5 ABVE: Total de carros elétricos rodando no Brasil hoje é um pouco mais de 20 mil Conforme dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o total de carros elétricos rodando no País hoje é um pouco mais de 20 mil. O setor de veículos leves ganhou benefícios que incentivaram essa área, como a redução do IPI (de 25% para, dependendo da categoria do veículo, 7% a 18%) e a isenção de imposto de importação sobre veículos puramente elétricos e híbridos, que, antes, era de 35%. Apesar das diminuições na carga tributária, o elevado valor dos veículos elétricos ainda é um fator que precisa ser superado para popularizar o produto. Segundo ele, um automóvel de porte médio, hoje, custa em torno de R$ 50 mil a R$ 60 mil – o mesmo modelo, na versão elétrica, vale R$ 140 mil. (Jornal do Comércio – 12.01.2020) <topo> 6 ABVE: Estimativa indica que existam de 250 a 300 estações de recargas para VEs espalhadas pelo Brasil De acordo com o presidente da ABVE, Ricardo Guggisberg, um obstáculo a ser vencido para a disseminação dos VEs no Brasil é a limitada quantidade de pontos de recargas no país. Essa pauta será foco do trabalho da associação em 2020. No momento, a estimativa é que existam de 250 a 300 estações de recargas espalhadas pelo País. De acordo com o site PlugShare.com, o Rio Grande do Sul possui 20 estações públicas para a realização de recargas de veículos elétricos: em Porto Alegre (11), em Caxias do Sul (dois) e em Canoas, Gravataí, Santa Cruz do Sul, Sertão Santana, Novo Hamburgo, Sapiranga e Gramado (um em cada). O número efetivo de estabelecimentos é ainda maior, pois há unidades que não foram mapeadas. (Jornal do Comércio – 12.01.2020) <topo> 7 Chegada do carro elétrico às ruas brasileiras é uma realidade inevitável Para Ivan Whately, diretor do Departamento de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia, a chegada do carro elétrico às ruas brasileiras é uma realidade inevitável, motivada pela praticidade de uso dos veículos e seu impacto na redução de emissões de CO2 e poluentes. No entanto, o especialista ainda tem dúvidas sobre os veículos autônomos. Ele acredita que, apesar de o transporte público já ter processos autônomos nas linhas de metro e futuramente nos ônibus, com corredores de alta produtividade, vai ser difícil ter espaço para carros autônomos. Para ele, as grandes metrópoles brasileiras não estão prontas para estes veículos. Whately acrescenta que o uso deste tipo de transporte deve ficar restrito a indústria e universidades. (Isto é Dinheiro – 11.12.2019) <topo> 8 Conselho de Veículos Elétricos da Austrália: Vendas de VEs no país triplicaram em 2019 As vendas de VEs na Austrália triplicaram em 2019, apesar da falta de apoio governamental, de acordo com a associação de indústrias do país. A rede de estações de carregamento de VEs do país também estava crescendo, concluiu o relatório anual do Conselho de Veículos Elétricos da Austrália, incluindo um aumento no número de estações de carregamento mais rápidas. Mas o relatório, divulgado na quarta-feira, descobriu que a participação de mercado de VEs ainda era de apenas 0,6% das vendas de veículos novos – bem atrás dos 2,5% a 5% em outros países desenvolvidos. O presidente-executivo do conselho, Behyad Jafari, disse que o aumento nas vendas se deve ao fato de mais modelos estarem disponíveis. Existem agora 28 modelos elétricos à venda, com oito com preços abaixo de US $ 65.000. (The Guardian – 18.08.2020) <topo> 9 Europa vende mais automóveis elétricos e híbridos do que a China em 2020 Apesar da China ser o maior mercado automóvel mundial de longe, é na Europa que se estão a vender mais automóveis elétricos e híbridos plug-in. Segundo um relatório do analista Matthias Schmidt, foram vendidos na Europa entre janeiro e julho de 2020, cerca de 500 mil automóveis elétricos e híbridos plug-in. O que dá mais 14 mil unidades que as vendidas na China. Ainda de acordo com este relatório, desse meio milhão de automóveis vendidos, 269 mil unidades correspondem a automóveis 100% elétricos, restando 231 mil híbridos plug-in. (Razão Automóvel – 14.08.2020) <topo> 10 Alemanha: Mesmo com queda nas vendas totais de veículos, vendas de VE de janeiro a junho aumentaram quase 50% em relação a 2019 Na Alemanha – o maior mercado de automóveis da Europa – os registros de novos carros no primeiro semestre de 2020 caíram 35% em comparação com o mesmo período de 2019, e durante o auge das restrições (abril), as vendas caíram históricos 61%. As vendas para 2020 no resto dos maiores mercados de automóveis da Europa no primeiro semestre de 2020 tiveram um desempenho ainda pior: Espanha (-51%), Reino Unido (-49%), Itália (-46%) e França (39%). Mas as vendas de VEs contrariaram a tendência, não apenas em termos de participação de mercado, mas também em termos absolutos. Na Alemanha, as vendas de VE de janeiro a junho aumentaram de 47.584 em 2019 para 93.848 em 2020, apoiadas por um crescimento particularmente forte de PHEV. (The Conversation – 19.08.20200 <topo> 11 VWCO começa a produzir caminhões elétricos em fábrica-laboratório no Brasil A Volkswagen Caminhões e Ônibus começou a produzir os primeiros caminhões elétricos e-Delivery em uma fábrica-laboratório instalada em Resende (RJ). A Planta Piloto, como é chamado o espaço, é responsável pela definição e confirmação dos processos produtivos e treinamento dos empregados que vão montar o veículo. Os modelos desenvolvidos ali servirão de base para adequar as linhas que abrigarão a produção em série do e-Delivery, que deve ser iniciada em 2021. Este é mais um passo para o desenvolvimento do e-Consórcio, formado até o momento por sete empresas parceiras (Bosch, CATL, Moura, Semcon, WEG, Meritor e Siemens) que em conjunto com a VWCO vão fazer a montagem do caminhão elétrico, fornecer a infraestrutura de recarga e gerenciar o ciclo de vida das baterias. (Automotive Business – 18.08.2020) <topo> 12 Enel X e Mercedes fecham parceria para recarga de VEs no Brasil A Enel X, linha de negócios globais da empresa italiana dedicada ao desenvolvimento de produtos inovadores e soluções digitais, anunciou uma parceria com a Mercedes-Benz para oferecer soluções de gerenciamento de recarga para VEs, para clientes da montadora alemã. A iniciativa vale para todo o Brasil. Pelos termos do acordo, a Enel X será responsável pelo fornecimento e instalação de carregadores residenciais. A empresa oferecerá, ainda, um ano de energia para que clientes Mercedes-Benz possam recarregar seus VEs. (Valor Econômico – 19.08.2020) <topo> 13 Volvo terá todo seu novo portfólio com motor elétrico Globalmente, todos os novos modelos da Volvo terão um motor elétrico como parte do plano da montadora sueca de fazer com que os carros totalmente elétricos representem metade de suas vendas globais até 2025 – com o restante sendo híbridos. O primeiro desses modelos totalmente elétricos chegará às concessionárias dos EUA neste outono: o XC40 Recharge P8 é uma versão elétrica do modelo mais vendido da Volvo – o crossover XC40. A Volvo estima que terá um alcance classificado pela EPA de mais de 200 milhas (320 km). (Automotive News Europe – 16.08.2020) <topo> 14 ComEd eletrificará toda sua frota de veículos leves até 2030 O novo plano de eletrificação da frota da ComEd, comercializadora de eletricidade dos EUA, prevê a substituição de todos os seus veículos leves por VEs até 2030. Em 2025, todos os veículos leves da empresa que se aproximam do fim de seu ciclo de vida serão substituídos por VEs. (Green Car Congress – 21.08.2020) <topo> 15 GM aposta em VEs para reverter queda na China A General Motors está revisando sua linha chinesa com uma ênfase maior em VEs e tecnologia de direção inteligente para conter uma queda nas vendas após mais de duas décadas de crescimento em um país que contribui com quase um quinto de seu lucro. Mais de 40% de seus novos lançamentos de veículos no país nos próximos cinco anos serão eletrificados, disse a montadora nesta quarta-feira. (Automotive News Europe – 19.08.2020) <topo> 16 GM-Wuling vende 15.000 VEs em 20 dias As vendas do mais recente modelo de veículo totalmente elétrico da SAIC-GM-Wuling Automobile, joint venture de veículos leves entre a General Motors e a SAIC Motor, chegaram a 15.000 nos primeiros 20 dias após chegar aos showrooms. No mesmo período, os pedidos do VE ultrapassaram 50.000. As primeiras vendas e pedidos tornaram o veículo com o emblema Wuling o EV mais popular já lançado, acrescentou a parceria. O veículo foi lançado na China, com valor mínimo de US$ 4 mil, podendo alcançar US$ 5.540 (R$ 30.786 em conversão direta). Ele é alimentado por baterias de íon de lítio e pode dirigir por até 120 quilômetros com uma carga. (Automotive News Europe – 20.08.2020) <topo> 17 EUA: Startup de VEs está no caminho para lançar primeiros veículos no final de 2021 A startup de VEs suburbanos de Detroit (EUA), Bollinger Motors, disse na terça-feira que está em processo de dobrar sua equipe e abriu uma nova sede e centro de engenharia quase cinco vezes maior do que seu edifício original. A Bollinger Motors parece estar em uma boa posição, com o interesse em picapes elétricas aumentando em Wall Street e um número crescente de clientes em potencial. O CEO Robert Bollinger afirma que os planos estão no caminho certo para lançar os primeiros veículos no final de 2021. (Automotive News Europe – 18.0.2020) <topo> 18 EUA: Elétrico chinês tem centenas de pedidos em 24 horas A Kandi America, uma subsidiária da montadora chinesa que inicia atividades nos Estados Unidos, anunciou que 24 horas após o lançamento oficial dos modelos Kandi K27 e Kandi K23 no país, recebeu um total de 436 reservas de pré-encomenda. Com algumas centenas de pré-pedidos e quase 11.000 compradores em potencial registrados para o evento de lançamento, a Kandi tem a chance de garantir uma importante ponte no segmento de elétricos de baixo custo. (Inside EVs – 20.08.2020) <topo> Meio Ambiente 1 IEA: Emissões de GEE na produção de baterias para VE Os principais impulsionadores das emissões de GEE da fase de matérias-primas da produção de VEs são alumínio (que é usado na carroceria do veículo e em vários componentes da bateria) e materiais de eletrodo de bateria de íon-lítio, principalmente cobalto, níquel e grafite natural e artificial. As cadeias de abastecimento de tais materiais são caracterizadas por um alto grau de comércio internacional, e sua extração, processamento e refino, para obter qualidades adequadas para a fabricação de baterias, consome muita energia. A pegada da produção de matéria-prima pode ser reduzida principalmente pelo uso de fontes de energia com baixo teor de carbono para produção e refino, sempre que possível, ou pelo uso de materiais recuperados ou reciclados. (Global EV Outlook 2020 – Junho de 2020) <topo> 2 IEA: V2G poderia evitar 330 milhões de toneladas de emissões de CO2 Em 2030, na China, Índia, União Europeia e Estados Unidos, o V2G poderia ajudar a evitar 380 TWh de necessidades de geração de eletricidade durante o pico de demanda. Isso é quase equivalente ao total de eletricidade final consumida na Itália em 2018. Se o V2G de VEs atendesse a demanda de pico ao invés de geração baseada em combustível fóssil, 330 milhões de toneladas de emissões de CO2 (Mt CO2) seriam evitadas globalmente. Para alcançar essas economias, e contabilizando as perdas de energia, cerca de 470 TWh de eletricidade precisariam ser fornecidos para baterias de VE fora dos horários de pico, durante os quais a intensidade de carbono da eletricidade será mais baixo. (Global EV Outlook 2020 – Junho de 2020) <topo> 3 PNUMA: Recuperação econômica é oportunidade para descarbonização das cidades As cidades abrigam 55% da população mundial, o que torna os centros urbanos essenciais para a recuperação verde no pós-pandemia. Para o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), é fundamental focar no planejamento e design urbanos para criar cidades estrategicamente densas e conectar as residências aos meios de transportes e ao planejamento energético, além de combinar infraestruturas cinza, azul e verde para aproveitar os benefícios das soluções baseadas na natureza. A recuperação pós COVID-19 oferece uma oportunidade para as economias voltadas para o futuro, ajudando as cidades a adotarem soluções que reduzam a emissão de carbono e o uso de recursos naturais. (Nações Unidas Brasil – 11.08.2020) <topo> 4 PNUMA: Coordenação de ações para combater as mudanças climáticas Através da governança multinível na tomada de decisões, cidades e nações estão cada vez mais unidas pela recuperação socioeconômica. Ministros e prefeitos se reuniram recentemente para acelerar a ação climática em um evento organizado pelo PNUMA, juntamente com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a ONU-Habitat, o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, o ICLEI e a organização Cidades e Governos Locais Unidos (UCLG). Mais de 300 participantes – incluindo ministros da Itália, Indonésia, Costa do Marfim, Etiópia, África do Sul e Chile, bem como mais de 25 prefeitos e governadores – discutiram a coordenação de ações para combater as mudanças climáticas, especialmente em setores-chave, como construção civil, transporte, agricultura e gestão de resíduos. (Nações Unidas Brasil – 11.08.2020) <topo> 5 Caminhão elétrico da VWCO evitou a emissão de mais de 22 toneladas de CO2 em São Paulo O caminhão elétrico e-Delivery da Volkswagen Caminhões e Ônibus superou a marca de 30 mil quilômetros rodados em testes com a Ambev em São Paulo. A Ambev é a primeira empresa a testar o caminhão elétrico da VWCO, cujo início da produção está previsto para 2021 na fábrica de Resende (RJ). Segundo a VWCO, durante este período, o e-Delivery deixou de consumir mais de 6,5 mil litros de diesel. Com isso, o modelo evitou a emissão de mais de 22 toneladas de CO² até agora. O e-Delivery em teste é abastecido com energia elétrica de origem 100% limpa, captada por meio de painéis solares instalados em um dos maiores centros de distribuição da Ambev. (Automotive Business – 20.08.2020) <topo> Outros Artigos e Estudos 1 Empresas de carsharing investem em veículos mais amigáveis ao meio ambiente Por conta da pandemia, serviços de “carsharing” ao redor do mundo viram o seu faturamento crescer. Na Austrália, que voltou a observar um aumento de casos de covid-19, os números de usuários de transporte público caíram, enquanto aumentou o uso de aplicativos de aluguel de veículos. Após a crise, a expectativa é de que o uso dos aplicativos continue em alta. E se o desenvolvimento de carros autônomos ainda é uma realidade um pouco mais distante, algumas empresas já investem em veículos mais amigáveis ao meio ambiente, outra forte tendência apontada por analistas. Desde o segundo semestre do ano passado a Beepbeep opera nas cidades de São Paulo e São José dos Campos com uma frota de Renault Zoe, 100% elétrico. Ainda com poucas estações de aluguel à disposição, o custo inicial para dirigir o veículo custa R$ 7,90, sendo cobrado R$ 0,60 por minuto. (Valor Econômico – 21.08.2020) <topo>
Equipe de Pesquisa UFRJ Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br) Subeditores: Diogo Salles e Fabiano Lacombe Pesquisadoras: Lara Moscon e Luiza Masseno Assistente de pesquisa: Sérgio Silva As notícias divulgadas no IFE não refletem necessariamente os pontos da UFRJ. As informações que apresentam como fonte UFRJ são de responsabilidade da equipe de pesquisa sobre o Setor Elétrico, vinculada ao NUCA do Instituto de Economia da UFRJ. Para contato: ifes@race.nuca.ie.ufrj.br POLÍTICA DE PRIVACIDADE E SIGILO Respeitamos sua privacidade. Caso você não deseje mais receber nossos e-mails, Clique aqui e envie-nos uma mensagem solicitando o descadastrado do seu e-mail de nosso mailing. Copyright UFRJ |