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IFE
28/02/2023

IFE Mobilidade Elétrica 144

Assinatura:
Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditores: Fabiano Lacombe e João Pedro Gomes
Pesquisadores: Carolina Tostes e Vinicius José da Costa
Assistente de pesquisa: Sérgio Silva

IFE
28/02/2023

IFE nº 144

Assinatura:
Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditores: Fabiano Lacombe e João Pedro Gomes
Pesquisadores: Carolina Tostes e Vinicius José da Costa
Assistente de pesquisa: Sérgio Silva

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IFE Mobilidade Elétrica 144

Políticas Públicas e Regulatórias

Artigo GESEL: “Desafios para a introdução de ônibus elétricos no Brasil”

O artigo intitulado “Desafios para a introdução de ônibus elétricos no Brasil”, publicado pela Agência CanalEnergia, de autoria de: Gabriel Pabst (pesquisador associado do Gesel e doutorando do PPE-COPPE-UFRJ), Vinícius José Braz da Costa (pesquisador júnior do Gesel), Marcelo Maestrini (pesquisador pleno do Gesel e doutorando do PPGE-UFF) e Paulo Maurício Senra (pesquisador pleno do Gesel), aborda as dificuldades associadas eletrificação dos transportes públicos no caso brasileiro. Inicialmente, os autores apontam que, “apesar da agenda da eletrificação dos transportes públicos ter avançado em diversos países com diferentes realidades sociais e econômicas, esta transição continua a representar um desafio no caso brasileiro.” Segundo os pesquisadores, “as principais barreiras encontradas na literatura ou em relatórios oficiais dos órgãos gestores responsáveis pela eletromobilidade no transporte coletivo por ônibus apontam um alto volume de recursos necessário para a implantação da política, dificuldades de obtenção de financiamento para seu custeio e empecilhos nos modelos vigentes de contratação pública que não favorecem a aquisição dos ônibus urbanos eletrificados.” (CanalEnergia - 17.02.2023) 
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Brasil: Discussão sobre imposto para VEs chega a caminhões elétricos

A discussão em torno da tributação de veículos elétricos importados chegou aos caminhões. O presidente do grupo Volvo na América Latina, Wilson Lirmann, diz que a empresa aguarda uma posição do governo para seguir com o plano de vender modelos elétricos importados. Hoje apenas um tipo de caminhão elétrico é isento do Imposto de Importação: o chamado caminhão rígido, no qual a carroceria é fixada sobre a estrutura do veículo. Segundo ele, a Volvo é favorável à isenção do tributo para todos os caminhões elétricos “durante determinado período de adaptação” e mediante compromisso de investimentos no país. “Trata-se de uma política coerente com uma estratégia de longo prazo”, diz Lirmann. Segundo Lirmann, a empresa está trazendo algumas unidades de elétricos para demonstrações na América Latina. Mas o Brasil é o único da região com Imposto de Importação em parte dos caminhões elétricos. “O custo do elétrico é alto e exige uma infraestrutura que não está pronta”, diz o presidente do grupo Volvo na América Latina. (Valor Econômico - 17.02.2023) 
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São Paulo/Jundiaí: Prefeitura anuncia a adoção de carros elétricos em sua frota

Com o avanço da transição energética, empresas, entidades e órgãos públicos começam a aderir à mobilidade elétrica. E desta vez, a Prefeitura de Jundiaí, em SP, anunciou a incorporação dos primeiros carros elétricos à sua frota e a inauguração de uma estação de carregamento. Trata-se de cinco unidades do Renault Kwid E-Tech, versão totalmente elétrica do Kwid. No comunicado, a prefeitura diz que as novas unidades deixarão de emitir 16 toneladas de CO2 por ano. Já a infraestrutura, contará com dois pontos de recarga gratuita, que foram instalados no Paço Municipal e tem como objetivo estimular o uso de veículos elétricos no município. O projeto para a aquisição dos carros elétricos já tem duração de aproximadamente um ano e meio. O primeiro passo foi a instalação dos carregadores gratuitos no Paço Municipal e depois a realização de licitação para a aquisição dos veículos. Vale destacar que a recarga é gratuita para os cidadãos, que só precisam fazer um cadastro na prefeitura para utilizar o sistema. Além de Jundiaí (SP), que ocupa a segunda colocação entre os municípios brasileiros no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDS-Br), espera-se que outros municípios adotem medidas semelhantes para avançar com seus compromissos ESG. (Inside EVs - 18.02.2023) 
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México: Nacionalização da extração de lítio

O lítio é um elemento crucial na transição energética. E nesse cenário, muitos países e empresas assumem suas posições diante de um mercado que terá crescimento exponencial da demanda, majoritariamente pelo aumento das vendas de carros elétricos. O México desde o ano passado trabalha para aprovar a nacionalização da extração de lítio. O presidente mexicano Andres Manuel Lopez Obrador (AMLO) assinou o decreto que nacionaliza o lítio, passando a responsabilidade pelas reservas de lítio para o ministério de energia. O decreto de Obrador também estabeleceu 234.855 hectares em Sonora como uma zona de mineração conhecida como Li-MX-1. Sonora abriga praticamente todos os recursos de lítio do México - 8,82 Mt de carbonato de lítio equivalente (LCE) ou 1,66 Mt de lítio metálico. Várias empresas estrangeiras estão interessadas em estabelecer depósitos de lítio no México; em setembro de 2022, o Ministério das Finanças avaliou o depósito de lítio no estado de Sonora no valor de 12 trilhões de pesos mexicanos (US$ 653 bilhões, atualmente). (Inside EVs - 20.02.2023) 
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UE: Aprovação final da proibição de carros a gasolina e diesel a partir de 2035

Foi apenas uma formalidade, pois a decisão final já estava acordada, mas agora a proibição da venda de carros com motores de combustão interna na Europa a partir de 2035 recebeu sinal verde final do Parlamento Europeu, que foi chamado para formalizar o acordo fechado nos últimos meses com os ministros dos Estados-Membros. Agora só falta a passagem pelo Conselho da UE, antes da publicação no Jornal Oficial da União e sua entrada em vigor. Enquanto isso, a proibição da gasolina e do diesel a partir de meados da próxima década recebe o "sim" de Estrasburgo. De acordo com o texto, todos os carros e vans novos vendidos no bloco de 27 membros a partir de 2035 terão de ter emissão zero. No meio, há também dois marcos intermediários em 2025 e 2030, que exigem que carros e vans reduzam as emissões de CO2 em 15% (em 2025) e 55% e 50%, respectivamente (em 2030). Também 2025 será o ano em que a Comissão Europeia terá que completar uma avaliação das emissões liberadas pelos veículos durante todo o seu ciclo de vida. Se necessário, poderá então propor alternativas às regras recém-aprovadas. Na prática, abre a porta para os combustíveis sintéticos e os biocombustíveis. (Inside EVs - 15.02.2023)    
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Inovação e Tecnologia

Intelbras: Lançamento de carregadores para VEs

A Intelbras acaba de lançar uma linha completa de carregadores para VEs, marcando a entrada no segmento de mobilidade elétrica. A linha é composta por seis modelos que atendem tanto o consumidor final quanto clientes corporativos. Os carregadores de diferentes potências e designs para necessidades e ocasiões específicas, além de serem compatíveis com os principais modelos de veículos elétricos do mercado brasileiro, sendo eles: Home (7,4 kw), portátil Mini (3 kw), City (de 11 kw e de 7,4 kw) e Business (7,4 kw e 22 kw). Para a diretora da unidade de energia da Intelbras, Maria Helena Garcia, a entrada da companhia nesse mercado vai impulsionar a rede de infraestrutura de recarga de veículos elétricos no Brasil. “O mercado brasileiro de veículos elétricos é muito promissor, mas ainda precisa de uma infraestrutura que consiga suprir a demanda da população, para utilização do produto em casas, condomínios, estacionamentos e no próprio setor público. A linha da Intelbras vem para suprir a necessidade de todos esses públicos, indo do modelo portátil aos de maior potência”, disse. (CanalEnergia - 16.02.2023) 
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Continental: Sensor melhorado para acionamentos elétricos

A Continental está expandindo seu portfólio de sensores para o mercado de eletromobilidade com o novo sensor de posição de rotação de acionamento elétrico indutivo de alta velocidade (eRPS). De acordo com o fornecedor, as soluções existentes para medição de rotação geralmente são baseadas no princípio do resolvedor (um transformador elétrico rotativo). Em motores síncronos, o rotor gira na mesma velocidade que o campo rotativo no estator - como o nome sugere, de forma síncrona. Para alcançar a máxima eficiência do motor, o controle do motor deve saber a posição exata do rotor - o que, de acordo com a Continental, torna este design de sensor "um componente essencial das aplicações de motores síncronos". (Electrive - 27.02.23) 
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Everun e Nicholl Oils: Rede de carregamento na Irlanda do Norte

Everun está unindo forças com a Nicholl Oils para desenvolver a maior rede de carregamento de veículos elétricos da Irlanda do Norte. Juntas, as duas empresas investirão até £ 2,6 milhões para instalar carregadores AC e DC em todos os pátios da marca Nicholl. Os primeiros 46 pontos de carregamento devem ser instalados entre abril e setembro deste ano, começando com pátios no Condado de Antrim e Condado de Down. “Estamos orgulhosos de ser inovadores em energia renovável, também valorizamos as tradições e relacionamentos necessários para construir essas inovações em bases sólidas”, disse Eimear O'Reilly, chefe de projetos e planejamento da Everun. (Electrive - 27.02.23) 
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Ford: Testes de eficiência dos aquecedores de superfície de VEs

Como parte do projeto da UE CEVOLVER (Veículo Elétrico Conectado Otimizado para Vida, Valor, Eficiência e Alcance), os engenheiros da Ford mostraram que as superfícies de aquecimento podem reduzir o consumo de energia no interior de um veículo elétrico em 13%. Assim, a faixa em condições de tempo frio pode ser aumentada em cinco por cento em comparação com um ventilador de aquecedor convencional, como a Ford escreve em um comunicado. Como parte do projeto, os engenheiros equiparam um E-Transit com braços aquecidos, tapetes, painéis de portas, viseiradeiras solares e um volante aquecido para testes práticos. Os testadores tiveram que abrir e fechar as portas do veículo centenas de vezes, simulando realisticamente o dia de trabalho típico de um motorista de correio e comerciante, diz Ford. Markus Espig, Engenheiro de Sistemas, Engenharia de Sistemas de Propulsão, Ford Research and Innovation Centre Europe, afirma que, “Reduzir o uso de energia não só melhora a alcance, mas também reduz custos e ajuda a garantir que a maneira como viajamos seja mais sustentável.” (Electrive - 22.02.23) 
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HiNa Battery: Primeiro VE com bateria de sódio começa a rodar em testes

O avanço da mobilidade elétrica exige soluções cada vez mais eficientes e/ou viáveis para as baterias. Entre os vários tipos de composição química, as baterias de sódio se revelaram uma solução interessante, e também de baixo custo, mas ainda não tínhamos visto como isso poderia funcionar na prática. Um fabricante chinês começou a colocar baterias de íons de sódio em carros elétricos de passageiros, marcando o início de uma grande mudança na indústria de baterias e no mercado de veículos elétricos de passageiros. A HiNa Battery, que foi fundada em 2017, assinou um acordo de colaboração com o JAC Group (Jianghuai Automobile Group Corp), para o fornecimento de células de baterias de íons de sódio. E o primeiro modelo escolhido para receber as novas baterias de sódio é o pequeno Sehol E10X, na verdade uma versão rebatizada do conhecido JAC e-JS1. O protótipo está equipado com baterias de sódio de 25 kWh de capacidade com uma densidade de energia de 120 Wh/kg (140 Wh/kg ao nível da célula), o que lhe dá uma autonomia de 252 km CLTC. E se a densidade energética é menor em relação às baterias de lítio (LFP), a bateria de sódio leva vantagem por suportar taxas de carregamento mais altas, vida útil mais longa, melhor desempenho em temperaturas baixas e, principalmente, menor custo de produção. (Inside EVs - 24.02.2023) 
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Ionity: Novas estações de recarga rápida na França e na Itália

A Ionity abriu dois novos locais de HPC na França e na Itália nas principais rotas de viagem entre o norte e o sul da Europa. Os novos parques de carregamento duplo em Mornas, perto de Avignon e Orange, estão localizados na movimentada "estrada do sol" da França, conectando Lyon a Marselha e Nice, na costa do Mediterrâneo. O maior e mais poderoso parque de carregamento da empresa na Europa até o momento oferece carregamento rápido de até 350 kW: Mornas Village e Mornas les Adrets, localizados em ambos os lados da rodovia, podem atender até 16 veículos elétricos simultaneamente. Nas duas novas estações francesas, a Ionity também está introduzindo elementos arquitetônicos, como persianas de proteção contra intempéries e painéis solares nos telhados do parque de carregamento. “A condução elétrica protege o clima sem comprometer a mobilidade individual”, diz Marcus Groll, COO da Ionity. “A rede de carregamento de alta potência IONITY ao longo das rodovias da Europa tem sido um dos principais facilitadores da mobilidade sustentável. Nossa nova estação na França estabelece novos padrões em relação ao tamanho e serviços adjacentes, aumentando assim a conveniência dos viajantes elétricos.” (Electrive - 24.02.23) 
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Nidec: Investimento em centro de P&D na China visando mercado de VEs

A Nidec, maior fabricante de motores do Japão, anunciou recentemente que iniciará a operação plena de um novo centro de P&D na China no próximo mês. O local escolhido reflete a ambição da empresa de aumentar sua participação no maior mercado de VEs do mundo. Localizado a cerca de uma hora de carro do centro da cidade de Dalian, no nordeste da China, o complexo também inclui instalações de produção, uma das quais foi concluída em junho de 2021. A construção do centro de P&D e uma segunda instalação de produção acabaram de ser concluídas. Todo o complexo é cerca de 50% maior do que o outro centro de produção da Nidec em Dalian. A Nidec planeja expandir ainda mais as instalações, com um investimento total estimado em 100 bilhões de ienes (US$ 762 milhões). (Valor Econômico - 14.02.2023) 
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Nissan: Desenvolvimento de baterias de estado sólido

Os carros elétricos encaram dois grandes problemas perante o público: preço e tempo de recarga. No entanto, a Nissan está disposta a resolver estes obstáculos ainda nesta década. A grande aposta da marca japonesa são as baterias de estado sólido. A informação foi revelada por David Moss, vice-presidente de P&D da Nissan, em entrevista para a revista britânica Autocar. Durante a entrevista, Moss reiterou que as baterias de estado sólido carregam três vezes mais rápido, chegando a 400 kW. Isso significa que um carro com 50 kW de capacidade de bateria pode ser carregada em apenas sete minutos e meio. Além disso, a Nissan está tentando dobrar a densidade energética das células. Por fim, a fabricante japonesa também tenta reduzir o custo em 50%. A previsão é que na fase de produção as células tenham o mesmo tamanho de um notebook. O primeiro modelo comercial com esse tipo de tecnologia está previsto para 2028, mas a fase experimental começará em 2025 e o trabalho de engenharia está previsto para acabar em 2026. (Auto Esporte - 14.02.2023)  
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Indústria Automobilística

GM/Santiago Chamorro: Falta um plano de transição energética para o Brasil

Recentemente, Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, falou sobre o Brasil e garantiu que a GM irá produzir carros elétricos por aqui, embora reconheça que ainda levará um tempo até que isso ocorra. O executivo destaca que o país é uma fonte rica de metais utilizados na produção de baterias, além de possuir capacidade industrial, tecnológica e mão-de-obra qualificada para fazer a transição, uma visão que é compartilhada por outros executivos de alto escalão da montadora. No entanto, a leitura da GM é que a falta de um plano de transição energética no país, com incentivos, metas e prazos, dificulta o investimento por falta de previsibilidade, podendo atrasar o desenvolvimento tecnológico da nossa indústria. (Inside EVs - 24.02.2023) 
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Jac Motors e Revo: Parceria visa o desenvolvimento de viaturas elétricas

A montadora chinesa Jac Motors fez uma parceria com a Revo para desenvolver quatro protótipos de viaturas elétricas no Brasil. O objetivo é atender os mercados público e privado no País. Segundo as empresas, em nota, a tendência é que a demanda por viaturas elétricas aumente consideravelmente "por conta da economia proporcionada e pelos efeitos no meio ambiente, entre outros benefícios. Órgãos de governo, como a Polícia Militar do Estado de São Paulo, já têm estudos sobre a viabilidade de atualizar a frota com automóveis elétricos". (BroadCast Energia – 10.02.2023) 
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Tesla: Possibilidade de aquisição de mineradora Sigma Lithium

A Tesla está estudando a aquisição da Sigma Lithium Corp, uma mineradora que é controlada por um fundo de investimento brasileiro e tem operações de extração de lítio em Minas Gerais. A matéria publicada pela Bloomberg e agências internacionais, afirma que a Tesla vem avaliando a aquisição da mineradora que opera no nordeste de Minas Gerais, segundo fontes anônimas ligadas ao assunto. O principal motivo é a demanda global desenfreada pelo lítio, crucial para a produção em baterias para veículos elétricos. Além da opção pela mineradora canadense que opera no Brasil, a Tesla estaria considerando outras opções e até mesmo uma empresa própria para o refino do metal, acrescentaram. O principal acionista da Sigma Lithium vem explorando uma potencial venda da empresa e avaliando o interesse de mineradoras e montadoras, disseram as fontes. As negociações estão na fase inicial e podem não se concretizar em uma venda. A conclusão é de que para as potenciais compradores pesa o fato das ações da Sigma terem triplicado de valor nos últimos 12 meses. Por outro lado, os proprietários da mineradora podem estar esperando o projeto principal da empresa ser colocado em prática - representantes de ambos os lados não confirmaram os rumores. (Inside EVs - 23.02.2023) 
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Volvo/Wilson Lirmann: Questões envolvendo caminhões elétricos não são as mesmas dos veículos movidos a diesel

Ao tratar da discussão tributária sobre os caminhões elétricos, o presidente da Volvo América Latina, Wilson Lirmann, propôs que, no Brasil, o incentivo da isenção de imposto seja concedido a empresas que se comprometam com investimentos locais. O executivo prevê, ainda, que no país, o processo de descarbonização do transporte envolverá mais de um tipo de tecnologia, incluindo, com força, o biodiesel e biogás. O executivo ainda propõe que, no caso dos elétricos, o governo revise limites de peças nacionais para a concessão de linhas de financiamento, como a do Finame, do BNDES, que exige 50% de conteúdo local. “Vamos sempre usar suprimento local. Mas no caso dos elétricos, é preciso achar novos parâmetros porque o Brasil terá que entrar na cadeia global”, destaca. “Uma das questões diz respeito às células de baterias. É preciso entender que as nuances que envolvem os elétricos não são as mesmas dos veículos a diesel”, completa Lirmann. (Valor Econômico - 17.02.2023) 
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BYD: Novas parcerias com revendedores na Europa

A montadora chinesa BYD adicionou duas novas cooperações de revendedores à sua rede na Europa. A Motor Distributors Ltd (MLD) está ativa na Irlanda e oferecerá modelos BYD em locais selecionados, incluindo Dublin e Cork. A RSA, um revendedor com quem a BYD já coopera na Noruega, oferecerá os EVs chineses na Finlândia e na Islândia. A BYD lançou inicialmente três modelos de veículos elétricos em países europeus selecionados no final de 2022. Mais duas séries poderiam seguir em 2023 - o sedan elétrico de tamanho médio Seal e, possivelmente, o carro compacto elétrico Dolphin. Como os três primeiros modelos europeus (o SUV compacto Atto 3, o sedã grande Han e o SUV grande Tang), todos os carros elétricos BYD oferecidos na Europa ainda são construídos na China. (Electrive - 20.02.23) 
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Chery: Nova fábrica de VEs na Argentina

Pouco a pouco, a América Latina começa a avançar em termos de projetos industriais para a mobilidade elétrica. Nos últimos dias, saiu a notícia de que a Chery Automobile anunciou um plano de investimento na Argentina para construir uma fábrica de veículos elétricos. Segundo relatado pela embaixada da Argentina na China, o plano contempla um investimento de US$ 400 milhões, será executado em duas etapas e a Chery teria oficializado o investimento em 15 de fevereiro, em uma reunião on-line com o embaixador Sabino Vaca Narvaja e José Ignacio De Mendiguren, secretário da indústria e desenvolvimento produtivo da Argentina. O objetivo da Chery é estabelecer um centro regional de produção de carros elétricos (e provavelmente híbridos também) na Argentina, inclusive, com fornecimento de baterias produzidas localmente. Nesse ponto, a empresa chinesa Gotion High-tech já firmou um acordo para instalar uma fábrica de baterias no país sul-americano, que vale lembrar, possui amplas reservas de lítio. A embaixada cita que a futura instalação argentina irá ampliar a cobertura na região da América Latina, juntamente com a fábrica brasileira, operada pela Caoa Chery e localizada em Anápolis (GO), onde produz o Chery Tiggo 5 e Tiggo 7, ambos híbridos-leves. (Inside EVs - 21.02.2023) 
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Fisker e ChargePoint: Parceria visa soluções para carregamento de VEs nos EUA

A Fisker anunciou que a ChargePoint assumirá o papel de seu parceiro norte-americano para soluções de cobrança pública. Os clientes que comprarem um Fisker Ocean terão acesso à rede de carregamento ChargePoints nos EUA. A colaboração entre as duas empresas fornecerá aos proprietários da Fisker EV acesso a mais de 210.000 portas de carregamento ativas sob gerenciamento, com mais de 16.700 portas de carregamento rápido DC e mais de 400.000 portas de roaming. A rede ChargePoint será disponibilizada aos proprietários da Fisker Ocean, começando com as entregas de veículos nos EUA e no Canadá. “No momento em que recebem seu novo Fisker Ocean, nossos proprietários querem estações de carregamento públicas convenientes e fáceis de localizar, uma experiência rápida e fácil ao usar um carregador público e opções de pagamento super simples. Juntamente com a ChargePoint, estamos fornecendo uma opção de cobrança pública líder da classe para os proprietários da Fisker na entrega”, disse o presidente e CEO Henrik Fisker. (Electrive - 24.02.23) 
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Ford/LG Energy Solution: Parceria para construção de fábrica de baterias na Europa

A Ford assinou um memorando de entendimento (MoU) para estabelecer uma nova joint venture (JV) na última terça-feira com a LG Energy Solution e a Koç Holding. A JV planeja construir uma das maiores instalações comerciais de células de bateria EV da Europa, com até 45 GWh em potencial de capacidade de produção anual. No ano passado, a Ford anunciou que se tornaria uma marca totalmente elétrica na Europa até 2035, com nove EVs em sua linha até 2024. (Electrek - 21.02.2023) 
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Ford: Novas metas para o mercado de VEs

A Ford quer alcançar margens de oito por cento em seus veículos elétricos de próxima geração, que devem pegar a estrada em meados desta década. No entanto, a montadora espera que leve vários anos para compensar uma desvantagem de custo de até 8 bilhões de dólares em relação aos concorrentes. De acordo com a Reuters, o CFO da Ford, John Lawler, espera que a Ford possa economizar até 2,5 bilhões de dólares apenas por ano, por meio de um melhor gerenciamento dos cronogramas de produção e uma queda nos preços das commodities. Outras medidas incluem reduzir os estoques dos revendedores e confiar mais nas vendas on-line, o CEO Jim Farley para a agência de notícias. (Electrive - 16.02.23) 
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Ford: Reformulação na Europa é parte de migração para VEs

A Ford revelou planos de cortar 3.800 empregos na Europa nos próximos três anos, como parte de uma estratégia para reduzir custos e impulsionar lucros, à medida que a montadora americana segue com sua transição para carros elétricos. A maior parte dos cortes ocorrerá na área de desenvolvimento de produtos, com a redução de engenheiros na Europa, num momento em que a empresa depende cada vez mais dos EUA para desenvolver veículos. "Isso terá impacto na estrutura organizacional, no talento e nas habilidades que precisaremos no futuro”, disse em comunicado Martin Sander, executivo encarregado de migrar a linha de produtos da Ford na Europa para versões elétricas. Em conferência por telefone, Sander disse a repórteres que 2.300 empregos serão eliminados nas operações alemãs, em Colônia e Aachen. Mais 1.300 vagas serão fechadas no Reino Unido e as 200 restantes em outras partes da Europa, acrescentou ele. Por volta das 8h20 (de Brasília), a ação da Ford tinha modesta alta de 0,40% nos negócios do pré-mercado em Nova York. Fonte: Dow Jones Newswires. (BroadCast Energia – 14.02.2023)  
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Ford: Nova fábrica de baterias nos EUA

A Ford anunciou a construção de uma nova fábrica de baterias nos Estados Unidos. Localizada em Marshall, Michigan, a unidade produzirá baterias de fosfato-lítio-ferro (LFP) para sua linha de veículos elétricos, incluindo os modelos F-150 Lightning e Mustang Mach-E. A nova fábrica, chamada BlueOval Battery Park Michigan, quando iniciar suas operações em 2026, será capaz de adicionar 35 GWh de capacidade de baterias LFP ao portfólio da Ford, o que é suficiente para alimentar aproximadamente 400.000 VEs. Esse projeto é fruto de um novo acordo com a CATL. Sob o acordo, a subsidiária integral da Ford fabricaria as células de bateria usando o conhecimento e os serviços de células de bateria LFP fornecidas pela CATL. Além disso, ao oferecer LFP como uma segunda química de bateria, além do níquel-cobalto manganês (NCM), a Ford ampliará as possibilidades de aplicação para seus VEs com diferentes características. Em termos práticos, as baterias LFP são muito duráveis e toleram uma carga mais frequente e rápida, ao mesmo tempo em que utilizam menos materiais de alta demanda e de alto custo. (Inside EVs - 14.02.2023)  
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GM: Colômbia pode receber primeira fábrica de VEs na América do Sul

A Colômbia pode ser o primeiro país da América do Sul a ter uma fábrica de carros elétricos da GM, deixando para trás mercados automotivos tradicionais da região, como Brasil e Argentina. Após vários investimentos bilionários nos principais mercados globais para veículos elétricos como Europa, China, Estados Unidos, além de países como Coreia do Sul e Índia, possibilidades finalmente começam a ser vislumbradas aqui na América do Sul. Segundo a matéria publicada pelo site El Carro Colombiano, em um evento recente realizado em Bogotá, capital da Colômbia, diferentes especialistas e empresários visitaram a cidade, incluindo o presidente da General Motors International, Shilpan Amin, que estava acompanhado de Santiago Chamorro, presidente da General Motors América do Sul. Durante uma visita à linha de montagem do Chevrolet Joy, que será inaugurada em breve, Shilpan Amin perguntou aos executivos como eles viam o atual governo colombiano. E eles responderam que viam uma administração comprometida com a transição energética. (Inside EVs - 24.02.2023) 
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Nio: Construção de duas novas fábricas de VEs na China

A Nio planeja começar a construir duas instalações de produção para cada uma de suas duas subsidiárias planejadas para carros elétricos mais acessíveis em março de 2023. A fábrica da submarca Nio, codinome Firefly, será construída em Chuzhou, na província de Anhui, na China, de acordo com informantes, e espera-se que inicie a produção no terceiro trimestre de 2024. Esta marca cobrirá o segmento de carros elétricos com uma faixa de preço de 100.000 a 200.000 yuans (equivalente a cerca de 13.600 a 27.200 euros atualmente). De acordo com novas informações, esses carros elétricos Firefly são inicialmente destinados principalmente à exportação para a Europa. A outra nova marca Nio, codinome ALPS, tem como alvo carros elétricos com uma faixa de preço de 150.000 a 300.000 yuans (atualmente cerca de 20.400 a 40.800 euros). Os carros elétricos ALPS serão construídos em uma nova instalação de produção no parque industrial NeoPark em Hefei. (Electrive - 22.02.23) 
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Ola: Investimento na produção de VEs e baterias

De duas a quatro rodas, a fabricante indiana Ola - famosa em sua terra natal pela produção de motocicletas com emissão zero - está apostando alto no carro elétrico. E o faz através de suas divisões Ola Electric Technologies e Ola Cell Technologies, com um investimento de 76,14 bilhões de rupias (861 milhões de euros) em carros e baterias. Os fundos irão precisamente para o estado de Tamil Nadu, onde o fabricante já está envolvido na produção de motocicletas elétricas. Um dos objetivos é transformar a região em um dos maiores centros de produção de veículos elétricos do mundo. O centro cobrirá cerca de 8 quilômetros quadrados e produzirá um pouco de tudo: carros elétricos e motocicletas, mas também baterias para veículos, bem como centros de distribuição para fornecedores e vendedores. Espera-se que a produção de células comece já no final de 2023. Mas as operações não serão fáceis, porque a Índia ainda não tem acesso a muitas das matérias primas necessárias para a transição. A esperança da Ola é de que o novo centro acelere a disponibilidade de minerais para baterias e VEs. (Inside EVs - 25.02.2023) 
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Seat: Fábrica na Espanha será convertida para produzir VEs

A Seat está investindo três bilhões de euros na conversão de sua fábrica de Martorell perto de Barcelona para a produção de carros elétricos pequenos. A fim de se preparar para a produção de veículos elétricos para as várias marcas do Grupo, a Seat diz que elaborou um “plano estratégico composto por cinco pilares principais”. O pilar 'Pessoas e Organização' inclui treinamento da equipe, enquanto o pilar 'Eletrificação e Produto' abrange o desenvolvimento de veículos - a Seat está liderando o desenvolvimento de 'Pequeno BEV' para o Grupo VW. Os outros pilares são "produção de ponta a ponta" (E2E), "digitalização" e "sustentabilidade". Atualmente, cerca de 12.000 pessoas estão empregadas na fábrica de Martorell, que cobre uma área de cerca de 400 campos de futebol. “Nossa ambição é produzir veículos elétricos fabricados na Espanha a partir de 2025 e, como parte dessa transformação, a Martorell também fabricará o CUPRA UrbanRebel”, disse Wayne Griffiths, CEO da Seat e Cupra. (Electrive - 23.02.23) 
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Stellantis: Baterias mais baratas para VEs de entrada

A corrida de carros elétricos é também sobre preços. E os cortes de preços de Tesla, neste sentido, desencadearam um grande debate. A Stellantis não ficou indiferente e através das palavras de seu CEO Carlos Tavares, durante a conferência para a apresentação de seus resultados financeiros de 2022, fez saber que também tem em mente uma série de ações para baixar os custos de seus modelos de emissão zero. Não menos importante porque, além da Tesla, a Stellantis tem que se defender contra a concorrência cada vez mais feroz da China, um país onde, como sabemos, muitos fabricantes estão ampliando seus horizontes para se tornarem globalmente competitivos. Entre os movimentos que Tavares quer fazer em breve está a adoção de baterias de lítio-ferro-fosfato para, pelo menos, alguns modelos ou versões. As baterias LFP, que já são usadas na China para a maioria dos carros elétricos vendidos internamente, têm uma densidade menor do que as baterias convencionais de íons de lítio, mas também são menos caras. Como as baterias NMC (níquel-manganês-cobalto) que utiliza atualmente. (Inside EVs - 26.02.2023) 
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Tesla: Abertura de rede Supercharger é pré-requisito para receber subsídio

A Tesla terá que abrir sua rede Supercharger de carregadores rápidos EV para receber qualquer veículo elétrico que utilize o conector CCS, isso se quiser uma fatia do subsidio bilionário de US$ 7,5 bilhões planejado por Washington para acelerar a adoção do carro elétrico em todo os Estados Unidos. A história foi compartilhada pela Reuters, que explica que a administração Biden quer encher o país com 500.000 carregadores EV nos próximos anos, acima dos 100.000 em 2021, e que quer converter 50% de todas as vendas de veículos novos em elétricos até 2030. É um empreendimento gigantesco que precisa do envolvimento da Tesla e de sua ampla rede de Supercharger, que atualmente conta com quase 5.000 estações e mais de 40.000 conectores em todo o mundo. Mas até agora, a Tesla manteve sua rede de carregamento exclusiva para seus modelos. (Inside EVs - 14.02.2023) 
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Tesla: Possibilidade de transferir produção de baterias da Alemanha para os EUA

A Testa promove importante mudança logística em seu plano estratégico de produção de baterias e anuncia que concentrará a fabricação de componentes essencialmente nos Estados Unidos. A informação foi confirmada recentemente por porta-voz da empresa e tem relação direta com a concessão de benefícios fiscais por parte do governo do presidente Joe Biden. Na prática, a marca foi atraída pelos incentivos da Lei de Redução da Inflação, que está oferecendo bônus de até US$ 7.500 (cerca de R$ 39.000 numa conversão direta ao câmbio atual) para interessados em comprar um modelo elétrico. Para ter direito ao crédito, o veículo precisa ter 40% dos minerais utilizados e 50% do processo de montagem feitos nos EUA. Até então, o plano da Tesla era produzir baterias na Alemanha - operação que chegou inclusive a ser iniciada em Gruenheide, estado de Brandemburgo. Mas, com as vantagens oferecidas pelo governo norte-americano, a marca mudou completamente os planos e deverá levar toda estrutura para sua fábrica no Texas. (Inside EVs - 26.02.2023) 
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Toyota: Aumenta do portfólio de VEs é parte de nova estratégia

A Toyota vai aumentar suas opções de carros elétricos a bateria, se apoiando inicialmente na divisão de luxo Lexus. O novo CEO da Toyota, Koji Sato, falou nesta segunda-feira (13) sobre a estratégia da montadora, que dará maior ênfase à mobilidade elétrica, mas ainda se apoiará em outras alternativas de propulsão, como híbridos e a hidrogênio. Segunda a reportagem da Reuters, a nova diretriz, que na verdade não significa uma mudança tão radical assim nos planos, terá ênfase na Lexus, com a meta atingir o patamar de vendas de 1 milhão de carros elétricos por ano até 2030, se transformando em uma marca totalmente elétrica a partir de 2035. A Toyota foi pioneira na popularização dos carros híbridos com o Toyota Prius e diz que esse tipo de propulsão ainda faz sentido para muitos motoristas, principalmente em mercados onde a infraestrutura não está pronta para a adoção em massa dos 100% elétricos, como no Brasil. De uma forma geral, a Toyota pretende enfatizar seus processos de engenharia e de produção para construir carros elétricos com custo mais baixo. Nesse processo, está o desenvolvimento de uma nova plataforma EV. Outro ponto que a montadora pretende usar a seu favor, para reduzir a distância em relação a outras montadoras em termos de veículos elétricos, é a bateria de estado sólido, tecnologia que promete ser um ponto de inflexão no custo dos carros elétricos, em comparação com os modelos a combustão. (Inside EVs - 13.02.2023) 
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Toyota: Possibilidade de produzir carros elétricos nos EUA

A mídia japonesa soube que a Toyota quer começar a produzir carros elétricos nos EUA no verão de 2025. A fábrica da empresa em Kentucky poderia produzir mais de 10.000 SUVs elétricos por mês até esse momento. A notícia vem através do jornal de negócios japonêsNikkei. O relatório não menciona nenhum modelo ou plataforma. Ainda assim, coloca a produção da Toyota nos EUA de até 120.000 carros elétricos a bateria por ano em contexto com sua meta de fabricar um milhão de veículos elétricos até 2026. Nikkei também menciona as políticas atuais dos EUA que exigem principalmente que os EVs sejam feitos na América do Norte para permanecerem elegíveis para financiamento. Em conjunto com a anunciada abertura da fábrica de baterias da Toyota na Carolina do Norte por volta de 2025, a fábrica de Kentucky poderia permitir que a Toyota fabricasse veículos elétricos inteiramente nos EUA, desde componentes críticos até a montagem final, diz Nikkei. (Electrive - 27.02.23) 
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Volkswagen/Massimo Nordio: “Euro 7 vai aumentar o preço dos VEs”

A Euro 7, a nova norma de emissões para veículos proposta pela Comissão Europeia, que entrará em vigor em 1 de julho de 2025, ainda provoca discussões. Recebida com ressalvas pela indústria automotiva, porque desviaria parte do investimento destinado à eletrificação antes de 2035, a regulamentação agora é alvo de críticas por parte da Volkswagen. É Massimo Nordio (vice-presidente do Grupo de Relações Governamentais e Assuntos Públicos da VW Itália) que critica a escolha de Bruxelas, durante uma audiência no Comitê de Políticas da UE. O pedido é claro: adiar a operação por pelo menos um ano e meio, caso contrário, haverá também problemas para os motoristas. "Acreditamos que é irrealista chegar a uma oferta de produtos em conformidade em 1 de julho de 2025. O prazo para atingir este objetivo deve ser adiado pelo menos até o final de 2026". E isto é um conjunto de estratégias da Volkswagen, que "fez uma escolha clara sobre a mobilidade elétrica, para alcançar neutralidade de emissões até 2050". O Grupo é de fato "a favor do princípio de tornar os carros menos impactantes", mas acredita que "as regras precisam ser revistas". (Inside EVs - 22.02.2023) 
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Volvo CE: Produção de baterias na Coréia do Sul

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) anunciou um investimento na produção de baterias em sua fábrica de escavadeiras em Changwon, Coreia do Sul. A fábrica de Changwon na Coréia do Sul é especializada na produção de escavadeiras e é o maior local de produção de escavadeiras da Volvo CE. Com o investimento de SEK 80 milhões (cerca de US$ 7,8 milhões) do Volvo Group, uma nova instalação de produção e equipamentos serão construídos na fábrica de Changwon na Coréia do Sul, que produz cerca de 55% dos volumes totais de escavadeiras da Volvo CE. A nova instalação na fábrica de Changwon produzirá uma ampla gama de soluções comuns de armazenamento elétrico (pacotes de bateria) para o Volvo Group e se tornará um centro de competência essencial para escavadeiras elétricas. Isso permitirá que o Volvo Group ofereça soluções mais sustentáveis ​​para seus mercados APAC de maneira mais flexível, econômica e ágil e incluirá cadeia de suprimentos, fabricação e logística. (Green Car Congress - 19.02.2023) 
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Meio Ambiente

Nissan: Caminhões elétricos são utilizados ​​para entregar novos veículos

A Nissan está dando um grande passo com seu mais recente esforço para combater as emissões. A montadora agora entregará novos veículos em caminhões pesados ​​​​totalmente elétricos em um novo teste com Nikola e Kenworth. Depois de começar cedo com o LEAF, lançado em 2011, a Nissan ficou para trás, já que a maioria das montadoras lançou seus carros totalmente elétricos desde então. O Nissan LEAF estava à frente de seu tempo ao correr para se tornar o VE mais vendido na Europa no primeiro semestre de 2018. A Nissan anunciou no ano passado que investiria US$ 500 milhões em sua fábrica de Canton Vehicle Assembly, no Mississippi, para produzir dois novos veículos elétricos. Embora a produção dos dois novos VEs esteja prevista para 2025, a Nissan está encontrando outras maneiras de reduzir as emissões. A montadora japonesa está entre as primeiras a fazer um teste com caminhões pesados ​​totalmente elétricos entregando novos veículos. (Electrek - 24.02.2023) 
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Volkswagen: Aumento de materiais reciclados utilizados na fabricação de VEs

A Volkswagen vai colocar materiais reciclados no restante do ID. séries que já foram produzidas em massa no ID. Zumbido. O Volkswagen ID. O interior do Buzz é feito de uma quantidade considerável de materiais reciclados, e esses materiais serão gradualmente introduzidos no ID.3, ID.4, ID.5 e ID.7. O material externo da capa do assento do Buzz é feito de fio Seaqual, que é feito de 10% de detritos marinhos coletados e 90% de fio PES reciclado - um fio sintético durável feito de poliéster. A VW diz que o fio Seaqual economiza 32% das emissões em comparação com materiais de superfície convencionais. A VW diz que as capas dos assentos são feitas de ArtVelours Eco - que é feito de uma mistura de materiais naturais e reciclados, incluindo poliéster reciclado, látex natural e juta; a parcela de reciclagem é de 71%. O forro do teto e o revestimento do piso do Buzz são feitos de poliéster 100% reciclado, e a camada isolante do carpete também contém plásticos reciclados. Outros componentes, como o revestimento da parte inferior da carroceria e os revestimentos das caixas das rodas, também contêm plástico reciclado. (Electrek - 24.02.2023) 
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Estudos

Artigo de Peter Campbell (Valor Econômico): “Carro elétrico: recarga sem fio é a esperança para uso mais amplo de veículos”

Em artigo publicado no jornal Valor Econômico, Peter Campbell (correspondente global da Financial Times para a indústria automobilística) trata sobre a tecnologia do carregamento sem fio para os VEs, e como esta pode acelerar a difusão da mobilidade elétrica. Segundo o autor, “(...) a possibilidade de recarregar as baterias durante a condução — conhecida como carregamento dinâmico — tem grandes implicações para o setor. A principal delas é reduzir o tamanho das baterias dos veículos para evitar a temida “ansiedade da autonomia” — que continua sendo uma das maiores barreiras à ampla adoção dos veículos elétricos.” O autor reforça que, “À medida que os fabricantes de veículos aumentam a produção de modelos movidos a bateria para atender aos regulamentos de emissões mais rígidos, o carregamento dinâmico — se comprovado que funciona em escala e com uma boa relação custo-benefício — oferece uma solução à falta de pontos de recarga estáticos.” Para saber mais, clique aqui
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BloombergNEF: Gastos com transporte eletrificado disparam

Apenas alguns anos atrás, os observadores questionaram se os consumidores considerariam a compra de veículos elétricos (EVs). Agora, em um cenário automotivo global em constante mudança, os gastos com transporte eletrificado estão subindo vertiginosamente. De acordo com um novo relatório da BloombergNEF, os gastos com transporte eletrificado atingiram US$ 466 bilhões em 2022, um aumento de 54% em relação a 2021. Mais da metade desse total (55%) ocorreu na região APAC, onde a China está liderando a carga de transição de EV. Do total de US$ 1,1 trilhão investido na transição energética global em 2022, o transporte eletrificado contribuiu com notáveis 42%, ficando logo atrás dos US$ 495 bilhões investidos globalmente em energia renovável. Para saber mais, clique aqui. (BNEF – 13.02.2023)  
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