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IFE ME 141
Políticas Públicas e Regulatórias
Brasil/São Paulo: Pesquisadora da USP avalia compromisso com eletromobilidade
São Paulo firmou compromisso, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), de proibir vendas de novas unidades de carros à combustão, a partir do ano de 2035. A professora do departamento de ciências atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), comemorou o compromisso ao portal CNN Brasil: “Uma excelente notícia”. Complementa ainda que “a frota de veículos é responsável pela maior parte da emissão de poluentes e mais de 60% da emissão de gases de efeito estufa” e que “há ganhos em duas frentes: na qualidade do ar e para evitar a emissão de gases. É um passo importante”. A alternativa para que o compromisso seja cumprido são os veículos elétricos, que não emitem gases de efeito estufa, por serem movidos a eletricidade, como carros, motos, ônibus, bicicletas e carrinhos elétricos. (Portal Comunique-se - 27.01.2023)
Link ExternoBrasil/Goiânia: Prefeitura recebe VEs e aposta em energia limpa por sustentabilidade
A energia limpa é um dos caminhos para uma cidade sustentável. Como alternativa ao uso de combustível fóssil, vai ao encontro da agenda 2030 da ONU – Organização das Nações Unidas – que contempla 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS.E alinhada à agenda global, a Prefeitura de Goiânia lançou na terça-feira (24) o projeto “VEM GYN”, que incentiva o uso de carros elétricos e a instalação de pontos de recarga na capital. “Os dados apontam que, em três anos de projeto, os 16 veículos elétricos que estão em Brasília evitaram que fossem lançados na atmosfera 12 toneladas de CO2, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa. Então, se nós queremos uma Goiânia sustentável, a energia verde é o caminho”, comparou o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. (Sagras Online - 25.01.2023)
Link ExternoBrasil/Recife: Novo projeto de carregamento de VEs em espaço público
Mais um projeto do Eita!Labs presente fisicamente em Recife para experimentação. O projeto de carregamento de carros elétricos e híbridos em espaços públicos será disponibilizado de forma gratuita pela empresa New Mobility, pioneira em mobilidade elétrica no Nordeste. O projeto foi desenvolvido dentro do Sandbox Regulatório do Recife, ambiente de inovação que permite que startups e empresas de tecnologia incubadas criem e testem soluções inovadoras no município com impacto urbano e sustentável. Com impacto urbano sustentável, o projeto entra no hall de desenvolvimento tecnológico da cidade. “Isso foi possível por meio da resolução do Conselho Nacional de Trânsito que permite utilizarmos espaços públicos para a instalação de totens de carregamento de carros elétricos. Esse é o primeiro e a expectativa é implementar de seis a oito pontos na cidade para testar e incentivar o uso. Aqui utilizamos duas vagas que estão sinalizadas e disponíveis para os veículos. Serão 12 meses de experiência para que a gente possa observar e quem sabe ampliar em toda a cidade”, afirma Evisson Lucena. (Prefeitura do Recife - 23.01.2023)
Link ExternoAlemanha: Primeiro corredor de caminhões elétricos da Europa
Seis locais de carregamento públicos projetados especificamente para caminhões elétricos já estão online e estão estrategicamente localizados ao longo de um trecho de 600 km do corredor Reno-Alpino, na Alemanha. O trecho da estrada faz parte de uma das rotas rodoviárias de carga mais movimentadas da Europa, pois conecta os principais portos do Mar do Norte na Bélgica e na Holanda com o porto mediterrâneo de Gênova, na Itália. Ele também conecta uma rede de estradas que se estendem por 1.300 km no total. Cada local de carregamento possui estações de carregamento ultrarrápidas de 300 kW que podem carregar um caminhão elétrico por até 200 km em cerca de 45 minutos. A marca de varejo alemã da BP chama-se Aral e, portanto, os novos carregadores foram instalados nos locais de varejo da Aral, na Alemanha, entre a área metropolitana de Rhine-Neckar, a noroeste de Stuttgart, e a região metropolitana de Rhine-Ruhr, a leste da fronteira holandesa. (Electrek - 24.01.2023)
Link ExternoReino Unido e UE: Divergências na aplicação de tarifas impactará preço de VEs dentro da Irlanda do Norte
A falta de entendimento entre o Reino Unido e União Europeia sobre a Irlanda do Norte pode resultar num aumento do preço dos automóveis elétricos importados devido à aplicação de tarifas, avisou o líder da associação dos construtores britânicos. Em causa estão as regras de origem dos componentes nos automóveis, em especial dos veículos elétricos e das respectivas baterias, estipuladas pelo Acordo de Comércio e Cooperação pós-Brexit. A partir de 2024 e até 2027, a porcentagem dos componentes não originários permitida vai ser reduzida gradualmente, obrigando os construtores a aumentar o uso de peças e materiais produzidas nos respetivos países para evitarem pagar uma tarifa sobre o produto final, que poderá ir até 10%. As relações entre Londres e Bruxelas têm estado sob tensão devido ao impacto do Brexit, sobretudo na província britânica da Irlanda do Norte, embora nas últimas semanas se tenham registado avanços. (Observador - 26.01.2023)
Link ExternoInovação e Tecnologia
BAK Battery: Nova fábrica de células de bateria na China
O fabricante chinês de baterias BAK Battery está planejando construir uma fábrica de células redondas com uma capacidade anual de 30 gigawatts-hora. De acordo com o anúncio, 13 bilhões de yuans (cerca de 1,8 bilhão de euros) serão investidos na instalação de produção e em um centro de pesquisa e desenvolvimento. De acordo com a conta WeChat da empresa, o complexo será construído em uma área de 300.000 metros quadrados na cidade de Changzhou, na província chinesa de Jiangsu. Um cronograma ainda não foi publicado. Também não está claro que tipo de células redondas a bateria BAK produzirá lá. A empresa apresentou uma célula redonda no formato 4680 em 2021. (Electrive - 20.01.23)
Link ExternoPanasonic: Presidente vê potencial para outra fábrica de baterias nos EUA
A Tesla anunciou nesta semana o investimento de mais de US$ 3,6 bilhões em Nevada, onde é parceira há anos da Panasonic em uma das fábricas de baterias de maior volume do mundo. A montadora disse que o local irá para 3,7 mil de metros quadrados de espaço de fabricação que eventualmente produzirá 100 GWh de células (o suficiente para cerca de 1,5 milhão de veículos Modelo 3 ou Y), bem como caminhões Semi. Além disso, em entrevista, Allan Swan, presidente da Panasonic Energy North America apontou que a empresa vê potencial para uma nova unidade produtiva nos EUA. “Estimamos que vamos crescer cerca de quatro vezes até 2030. Então, sim, definitivamente há potencial para outras fábricas nos EUA”, afirmou o executivo. (Valor Econômico - 27.01.2023)
Link ExternoRenault: Novo kit de conversão veicular para VEs abrange modelos da marca
Para transformar carros clássicos em modelos 100% elétricos, a Renault desenvolveu em colaboração com a R-FIT um programa de conversão dedicado ao 2CV, Renault 4, Renault 5 e em breve ao Twingo. Neste caso, o componente a ser substituído e montado é todo o powertrain, segundo um projeto preciso, bem pensado e perfeitamente homologado. Este kit de conversão para elétrico é, de fato, concebido por uma equipe de engenheiros da empresa R-FIT, que se especializou nestas conversões durante anos. Dedicado aos quatro modelos compactos mais emblemáticos da montadora francesa, é composto por uma bateria de 10,7 kWh posicionada no lugar do tanque clássico de gasolina, combinado com um gerador elétrico montado na frente com 14,5 kW de potência contínua e 48 kW de potência de pico, montado no lugar do motor a gasolina. (Inside EVs - 28.01.2023)
Link ExternoStatevolt: Terreno na Califórnia deve abrigar nova gigafactory
A Statevolt, uma startup de baterias que busca construir gigafactories hiperlocais, adquiriu um local de 135 acres em Imperial Valley, Califórnia, como local para sua Gigafactory de 54 GWh. ( Postagem anterior). A empresa fabricará baterias para VEs e aplicações de armazenamento usando recursos e cadeias de suprimentos provenientes inteiramente dos EUA. Em plena capacidade operacional, a Gigafactory será uma das maiores da América do Norte, com capacidade para produzir baterias para 650 mil veículos elétricos por ano. O local de 135 acres foi escolhido por sua proximidade com o Salton Sea, que tem lítio suficiente para atender totalmente à demanda projetada dos Estados Unidos, bem como a 40% da demanda global esperada. Como parte de seu conceito de modelo de negócios hiperlocal, a Statevolt está focada em apoiar o crescimento e a regeneração na área, com a ambição de fornecer empregos diretos para até 2.500 pessoas na comunidade de Imperial Valley. (Green Car Congress - 25.01.2023)
Link ExternoTritium e Evyye: Acordo visa a expansão de infraestrutura de recarga privada
A rede de carregamento do Reino Unido evyve fez um pedido ao fabricante de carregadores rápidos DC Tritium para 10.000 carregadores rápidos EV DC até 2030. O acordo entre as duas empresas inclui um pedido total inicial de 350 carregadores rápidos Tritium EV DC, 60 dos quais já estão online. A evyve diz que planeja instalar “mais milhares” de carregadores até o final de 2025, mas não fornece um número-alvo para essa data. A evyve, que faz parte da empresa de regeneração Peel L&P, está trabalhando com a varejista de bares Greene King, que opera mais de 2.700 bares, restaurantes e hotéis na Inglaterra, País de Gales e Escócia. (Electrek - 23.01.2023)
Link ExternoIndústria Automobilística
ABVE: VEs comercializados no Brasil terão autonomia reduzida por fabricantes
Em breve, todos os carros elétricos à venda no Brasil sofrerão uma redução de 30% na autonomia declarada pelos fabricantes. A informação foi dada pelo presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, Adalberto Maluf, que também é executivo da BYD. Em entrevista ao site ‘Use Elétrico’, Maluf explicou ser uma tentativa de oferecer números mais próximos do mundo real. Uma das razões seria o fato do consumidor brasileiro ainda não conduzir os elétricos da melhor forma possível, com estilo de direção pouco econômico, oriundo de carros a combustão. A autonomia declarada de carros elétricos é uma das questões que mais gera confusão em quem adentra esse mundo. O padrão brasileiro, explica Maluf, oferece números conforme o melhor cenário possível; daqui em diante, os 30% de redução convertem esse resultado para o pior cenário possível, evitando dissabores em quem confiar nele. (Quatro Rodas - 26.01.2023)
Link ExternoAudi: Recorde de vendas de VEs no Brasil em 2022
Em meio ao aumento recorde nas vendas de carros elétricos no Brasil, a Audi comemora um dos melhores índices de crescimento entre as montadoras. A marca das quatro argolas avançou 71% nas vendas de veículos elétricos no país em 2022, seu melhor desempenho desde a chegada da linha e-tron, em 2020. E falando das vendas globais, a Audi comemora a marca de 118.000 veículos elétricos emplacados no ano passado, um crescimento de 44,3% em relação a 2021. A marca premium destaca que esse resultado positivo foi alcançado em um cenário bastante desafiador, o que também mostra a força da transição energética, que continua a crescer rapidamente, na contramão do mercado automotivo como um todo, que apresenta estagnação, baixo crescimento ou até mesmo queda em muitos mercados importantes. (Inside EVs - 23.01.2023)
Link ExternoAudi: Serão lançados apenas VEs a partir de 2026
A Audi já anunciou que a partir de 2026 só lançará carros elétricos no mercado global, acelerando a sua transição energética. E recentemente, a montadora premium confirmou que está transformando suas fábricas para que todas elas estejam prontas para produzir carros elétricos a partir de 2029. Esta decisão faz parte do plano estratégico Vorsprung 2030, que inclui a conversão das fábricas para a eletromobilidade e tem entre seus objetivos eliminar completamente a produção de carros com motores a combustão até 2033. Isso abre a possibilidade de termos a produção de carros elétricos da marca no Brasil mais adiante. (Inside EVs - 23.01.2023)
Link ExternoBYD: Planos de descentralização da produção de VEs na Europa
Depois de apresentar três veículos elétricos para o Velho Continente (Tan, Han e Yuan Plus), a BYD tem como objetivo descentralizar a produção na Europa. E para colocar o plano em prática, precisa de um local para estabelecer sua fábrica. No caso, uma das possibilidades é a compra da fábrica que pertence à Ford e fica em Saarlouis, no oeste da Alemanha. Um local histórico para a montadora norte-americana, que há muitos anos produz o Ford Focus por lá. A matéria publicada pelo norte-americano Wall Street Journal também mencionou que os executivos da Ford estariam prontos para viajar para a China no decorrer da próxima semana para selar um acordo. (Inside EVs - 25.01.2023)
Link ExternoCanoo: Entrada no mercado de VEs saudita
A Canoo está cumprindo sua promessa de levar VEs a todos com uma nova parceria de distribuição que expandirá sua rede para a Arábia Saudita. Em um comunicado à imprensa na quarta-feira, a Canoo revelou uma nova parceria com a GCC Olayan, abrindo caminho para a venda, serviço e distribuição de veículos da frota Canoo na Arábia Saudita. Desse modo, com sua mais recente parceria, a Canoo levará seus veículos elétricos para a maior nação exportadora de petróleo do mundo. Embora a primeira fase da parceria inclua a venda, distribuição, manutenção e reparo dos veículos da Canoo, há planos de lançar uma joint venture e co-desenvolver um “ecossistema digital de veículos” para montagem local e, eventualmente, fabricação de VE. A mudança é parcialmente impulsionada pelo plano “Visão 2030” da Arábia Saudita para trazer VEs avançados para a região enquanto aumenta o PIB não petrolífero do país para 50% em comparação com cerca de 16% hoje. (Electrek - 25.01.2023)
Link ExternoCitroen: Modelo de entrada para o mercado indiano de VEs
A Citroën revelou seu primeiro carro elétrico à venda no mercado indiano. O novo ë-C3 é baseado na versão ICE, que a marca francesa lançou na Índia no ano passado, e chegará aos showrooms em fevereiro. O modelo é alimentado por uma bateria de 29,2 kWh, oferecendo um alcance de 320 km. O motor elétrico gera 42 kW e 143 Nm de torque de pico. A hatchback tem uma velocidade máxima de 107 km/h e pode fazer 0-60 km/h em 6,8 segundos. O carro oferece um alcance reivindicado de 320 km. O carregamento é possível nas tomadas AC e DC, carregando de 10 a 80% em 57 minutos em um carregador rápido, enquanto uma tomada regular de 15 amperes (3,3 kW AC) leva 10 horas e 30 minutos para carregar de 10 a 100%. (Electrive - 26.01.23)
Link ExternoHonda e GS Yuasa: Joint venture voltada para a fabricação de baterias
A Honda Motor anunciou na segunda-feira (23/01) que estabelecerá uma joint venture com a GS Yuasa, para desenvolver baterias de veículos elétricos. Além do desenvolvimento de produtos, a nova empresa, a ser estabelecida até o fim de 2023, cobrirá uma ampla gama de operações relacionadas a baterias de veículos elétricos, incluindo o planejamento dos canais de vendas necessários. A Honda e a GS Yuasa, uma importante fabricante japonesa de baterias, também consideraram cooperar na gestão de propriedade intelectual e no projeto de sistemas de fabricação eficientes. As empresas ainda estão acertando os detalhes, como participação acionária e um plano de produção, disse a Honda. A Honda pretende vender apenas veículos elétricos ou com células de combustível até 2040, o que significa que precisará garantir um grande suprimento de baterias automotivas nos próximos anos. A montadora também está fazendo movimentos no exterior, com planos de começar a produzir baterias em massa com a LG Energy Solutions, da Coreia do Sul, em uma fábrica conjunta nos Estados Unidos em 2025. GS Yuasa e Honda estabeleceram uma joint venture em 2009 chamada Blue Energy, que desenvolve e produz baterias híbridas para Honda e Toyota. A GS Yuasa possui 51% da empresa e a Honda os 49% restantes. (Valor Econômico - 24.01.2023)
Link ExternoHonda: Revisão de operações comerciais visa acelerar segmento de VEs
A Honda está reformulando seus negócios para estimular o crescimento e recuperar o atraso no mercado de veículos elétricos em rápida expansão. A montadora disse na terça-feira que estabeleceria uma nova divisão e consolidaria as operações para acelerar a implantação de VEs. A partir de abril, a Honda fará mudanças organizacionais e operacionais importantes para acelerar ainda mais seus negócios de mobilidade elétrica e, ao mesmo tempo, aumentar o valor para seus acionistas. Em um comunicado na terça-feira (24/01), a Honda disse que consolidará o desenvolvimento de veículos, motocicletas e outros produtos de força em um novo segmento de negócios chamado “Operações de desenvolvimento de negócios de eletrificação”. (Electrek - 24.01.2023)
Link ExternoJaguar: Plano estratégico de eletromobilidade será divulgado ainda em 2023
A Jaguar dará uma prévia do seu ambicioso plano estratégico para se tornar uma marca 100% elétrica no final deste ano. A informação foi dada pelo CEO interino da empresa, Adrian Mardell, que assumiu o cargo em novembro do ano passado. Em entrevista para o site AutoExpress, o novo head da montadora britânica falou sobre os resultados financeiros do último trimestre do ano fiscal 2022-2023 e também sobre o futuro da empresa. Será um longo processo de reinvenção da marca, conhecido internamente como Projeto Panthera e atualmente está sendo executado dentro do cronograma previsto. E nesse processo de transição para uma marca 100% elétrica, a Jaguar contará com muitas parcerias, algumas delas de peso, como a Magna, que terá papel crucial nesse plano, além de nomes como nVidia e Wolfspeed. No Brasil, a Jaguar assinou recentemente um memorando de entendimento com a Vibra Energia para uma parceria que permitirá às duas empresas compartilhar conhecimentos e tecnologias para ampliar a experiência dos clientes de veículos elétricos. Segundo o comunicado oficial, as prioridades envolvem a implementação da rede de eletropostos da Vibra em Postos Petrobras e potencial integração de negócios. (Inside EVs - 26.01.2023)
Link ExternoRenault e Nissan: Reformulação de parceria envolve eletromobilidade
A Renault e a Nissan Motor estão se aproximando de um acordo para reformular sua aliança de 20 anos, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto, em uma reestruturação que reduziria a participação acionária da montadora francesa em seu parceiro japonês e daria a ambas as empresas mais autonomia. Um acordo pode ser revelado oficialmente no início do próximo mês, disseram essas pessoas, e representaria a mudança mais significativa na aliança das montadoras desde que foi forjada em meio a uma crise financeira na Nissan. O acordo envolve a Renault reduzindo sua participação de 43% em sua parceira japonesa para 15%, segundo pessoas a par do assunto. As ações a serem alienadas serão colocadas em um fundo financeiro independente e vendidas posteriormente. Em troca, a Nissan indicou que investirá no negócio de veículos elétricos da Renault, que deve abrir capital este ano, disseram as fontes. Juntamente com o acordo, as empresas planejam anunciar alguns projetos em locais como Índia e América Latina, de acordo com pessoas familiarizadas com eles. (Valor Econômico - 26.01.2023)
Link ExternoSono Motors: Campanha visando o financiamento do Programa Sion é estendida
A Sono Motors está estendendo sua campanha para salvar o carro elétrico solar Sion por um mês, até 28 de fevereiro de 2023. Com a ajuda dos fundos arrecadados durante a campanha, o objetivo é fechar a lacuna de financiamento até a pré-série. “Estamos em negociações contínuas com potenciais investidores e acreditamos que a extensão da campanha nos posiciona para atingir nossa meta de aproximadamente €100 milhões e prosseguir com o programa Sion”, explica Laurin Hahn, cofundador e CEO da Sono Motors. Até o momento, as mais de 44.000 reservas Sion incluem aproximadamente 21.000 reservas privadas com depósito, das quais mais de 1.500 são novas reservas privadas desde o início da campanha em dezembro, e aproximadamente 22.000 pré-encomendas B2B não vinculativas. Se a campanha não for bem-sucedida, o carro elétrico solar pode estar à beira da extinção - mesmo antes de um carro em série ser construído. (Electrive - 28.01.23)
Link ExternoSuzuki: Montadora promete investimento bilionário em VEs até 2030
A Suzuki Motor vai investir 4,5 trilhões de ienes (US$ 34,8 bilhões) até o ano fiscal de 2030 em pesquisa e desenvolvimento para produzir veículos elétricos, anunciou a companhia na quinta-feira (26). A montadora japonesa vai investir 2 trilhões de ienes em tecnologias de eletrificação e direção autônoma, e 2,5 trilhões para construir uma fábrica de veículos elétricos e instalações de energia renovável. Dos recursos destinados à eletrificação, 500 bilhões de ienes serão investidos em baterias, disse a Suzuki. A Suzuki vai lançar seus primeiros carros elétricos a bateria no Japão no ano fiscal de 2023. No ano seguinte, a empresa pretende lançar os veículos elétricos na Europa e Índia e suas primeiras motocicletas elétricas no mundo. A montadora afirmou que não está abandonando veículos de combustão interna e híbridos, citando falta de infraestrutura de recarregamento de baterias, custos elevados dos veículos elétricos e preocupações com oferta limitada de matéria-prima para baterias. (Forbes - 26.01.2023)
Link ExternoTesla: Metas e estratégias em eletromobilidade para 2023
A Tesla mais do que dobrou seu lucro para 12,6 bilhões de dólares em 2022. Além de vários registros financeiros em níveis trimestral e anual, duas notícias são notáveis no relatório anual: o caminhão cibernético deve entrar em produção antes do final de 2023 e a Tesla está preparando uma “plataforma de veículos de próxima geração”. A empresa declarou uma meta de produção concreta para 2023, com cerca de 1,8 milhão de BEVs a serem produzidos. Além dessa meta, existe a vontade de aumentar o volume em 50% ao ano, em média, em um horizonte de vários anos. Medido em relação a essa meta, a Tesla cresceu a uma taxa acima da média de 2020 a 2021 e a uma taxa abaixo da média de 2021 a 2022 (os 47 e 40% acima mencionados em produção e entregas, respectivamente). Neste contexto, a meta de 1,8 milhão de veículos é um número muito baixo. O aumento para 1,3 milhão de veículos em 2022 não é nem 30%. (Electrive - 26.01.23)
Link ExternoTesla: Montadora se beneficiará de subsídio na Alemanha
A Tesla confirmou que, após as recentes quedas de preços, o Model 3 e o Model Y agora se beneficiarão do subsídio total de aproximadamente 7.000 dólares para VEs na Alemanha pela primeira vez. A indústria automobilística alemã teve uma mão pesada na gestão do programa de incentivos com o governo, e Tesla alegou que foi propositadamente deixado de fora em um ponto. Mais recentemente, porém, os compradores da Tesla na Alemanha perderam o acesso ao incentivo devido aos limites de preço dos veículos elétricos qualificados, o que deixou os veículos da Tesla fora de alcance. Isso foi até os recentes cortes maciços de preços em toda a linha da Tesla e em todos os mercados, incluindo a Alemanha. Na última terça-feira (24/01), a Tesla Germany confirmou que tanto o Model Y quanto o Model 3, em todos os acabamentos, agora são elegíveis para o incentivo. (Electrek - 24.01.2023)
Link ExternoTesla: Novas fábricas de baterias nos EUA
A Tesla anunciou oficialmente suas esperadas novas fábricas de baterias e Semi no norte de Nevada, juntamente com US$ 3,6 bilhões em investimentos para fazê-las acontecer. Em comunicado a empresa aponto que: “Estaremos investindo mais de US$ 3,6 bilhões para continuar crescendo a Gigafactory Nevada, adicionando 3.000 novos membros à equipe e duas novas fábricas: uma fábrica de células 4680 de 100 GWh (com capacidade para produzir baterias suficientes para 2 milhões de veículos leves anualmente), bem como nossa primeira fábrica semi de alto volume.” (Electrek - 24.01.2023)
Link ExternoTesla: Elon Musk discute sobre incentivos a VEs na Casa Branca
O CEO da Tesla, Elon Musk, reuniu-se com funcionários do governo Biden para discutir maneiras de promover a produção de veículos elétricos, de acordo com a Casa Branca. John Podesta, consultor sênior do presidente para inovação e implementação de energia limpa, e Mitch Landrieu, consultor sênior e coordenador de infraestrutura, reuniram-se com Musk no escritório da Tesla em Washington. A reunião foi realizada na sexta-feira (26/01), segundo um funcionário da Casa Branca. A relação entre Musk e a Casa Branca está tensa desde que Biden assumiu o cargo. Musk já havia se irritado publicamente porque a Casa Branca organizou eventos promovendo carros elétricos sem reconhecer o papel da Tesla no mercado. Ele disse que planeja votar no governador da Flórida, Ron DeSantis, se ele concorrer com Biden em 2024. (Valor Econômico - 27.01.2023)
Link ExternoToyota: Fabricação de carros híbridos e baterias na Turquia
A Toyota produzirá carros híbridos e baterias na Turquia. O comissionamento está programado para dezembro de 2023. O Toyota C-HR de segunda geração, que estará disponível como híbrido e híbrido plug-in, será fabricado em Sakarya. Também será a primeira fábrica europeia da Toyota a ser equipada com uma linha de produção de baterias. Espera-se que a nova linha de montagem da Toyota Motor Manufacturing Turkey (TMMT) para baterias híbridas plug-in tenha uma capacidade de 75.000 unidades por ano. Como a Toyota não está apenas montando o conjunto de baterias na Turquia, mas também produzirá um modelo híbrido plug-in na fábrica pela primeira vez, outras instalações de produção também terão que ser adaptadas. No total, espera-se que o investimento seja de 317 milhões de euros. (Electrive - 30.01.23)
Link ExternoToyota: Novo presidente recebe a missão de levar o grupo à era dos veículos limpos
A decisão do presidente da Toyota Motor, Akio Toyoda, de se afastar após 14 anos traz uma mudança geracional na maior empresa do Japão, já que o autodenominado "fabricante de automóveis" confia a seu sucessor mais jovem a tarefa de navegar em uma indústria em rápida mudança. Excepcionalmente, a mudança foi anunciada na quinta-feira (26/01) por meio de uma entrevista coletiva transmitida no canal do Toyota Times no YouTube da montadora, apresentando Toyoda, o chairman do conselho de administração Takeshi Uchiyamada e o novo presidente, Koji Sato. Perguntas de repórteres foram feitas, mas apenas on-line. Seu sucessor, Sato, veio da Toyota como engenheiro e atualmente comanda a marca de luxo Lexus. "Os veículos elétricos venderam melhor do que esperávamos", disse um executivo da Toyota. "Precisamos pensar em como produzi-los de forma eficiente." (Valor Econômico - 27.01.2023)
Link ExternoToyota e Enel X: Parceria para fornecimento de carregador doméstico
Uma "experiência de condução simples e confortável". É com este objetivo em mente que a Enel X Way e a Toyota unem forças. Juntos eles garantem "soluções e tecnologias avançadas" da empresa do Grupo Enel para aqueles que dirigem um carro elétrico ou híbrido plug-in do fabricante japonês. A partir de agora, a gama de acessórios dos veículos plug-in Toyota e Lexus inclui a estação de carga doméstica WayBox Procellular 7,4 kW, que pode ser conectada à plataforma de controle e monitoramento Enel X Way via Wi-Fi, Bluetooth ou cartão Sim, de modo a garantir assistência remota. No site do operador custa 2.100 euros (estudo do local, instalação e IVA concluído), o que daria R$ 11.700 em uma conversão direta. Garantido por três anos, o carregador pode ser gerenciado diretamente do aplicativo JuicePass da Enel. (Inside EVs - 25.01.2023)
Link ExternoVolkswagen: Expansão da rede global de infraestrutura de recarga até 2023
O Grupo Volkswagen anunciou hoje que instalará até 25.000 carregadores de VEs globalmente junto com seus parceiros este ano. No final de 2022, o Grupo Volkswagen instalou mais de um terço dos 45.000 carregadores de VE que pretende instalar até 2025 – ou seja, cerca de 15.000 carregadores com capacidade de carga de até 350 kW. Geograficamente, o total de 45.000 será dividido em 10.000 estações de carregamento de VEs na América do Norte, 18.000 na Europa e 17.000 na China. A VW planeja que cerca de 10.000 de seus carregadores de veículos elétricos – o que chama de “pontos de carregamento de alta potência”, em linguagem corporativa – estejam online na Europa e até 25.000 no total globalmente até o final de 2023. (Electrek - 27.01.2023)
Link ExternoVolta Trucks: Os primeiros pedidos de modelo Volta Zero totalmente elétrico
A startup sueca de caminhões elétricos Volta Trucks confirmou que os pedidos de clientes foram recebidos para os primeiros 300 slots de produção de seu Volta Zero totalmente elétrico. Isto equivale a mais de 85 milhões de euros em vendas geradas como resultado. Esses pedidos firmes estão relacionados exclusivamente à variante de 16 toneladas, que está programada para produção e entrega aos clientes em 2023. A produção em série do Volta Zero está programada para começar no início do segundo trimestre de 2023 no parceiro de fabricação em Steyr, Áustria. “Isso cobre uma parte significativa de nossas metas de produção para 2023, antes que os clientes tenham testado os veículos”, diz Al-Saleh, CEO da Volta. “Esta é uma grande conquista e demonstra as características atraentes do Volta Zero e a confiança que nossos clientes têm em nossa capacidade de entregar.” (Electrive - 25.01.23)
Link ExternoXpeng: Lançamento de novos modelos de VEs na China e na Europa
A fabricante de carros elétricos Xpeng está planejando dois modelos novos e três revisados na China este ano. Na Europa, a introdução de mais dois modelos é iminente. De acordo com uma imagem teaser que a acompanha, é provável que sejam o P7 e o G9. Na China, a Xpeng está planejando dois novos modelos para 2023, de acordo com uma carta publicada do CEO da empresa, He Xiaopeng, aos funcionários. Esta dupla de recém-chegados é um SUV semelhante a um coupé chamado G7, que será apresentado na Auto China em abril. A outra é uma van elétrica ainda sem nome, que deve entrar em produção em setembro de 2023. De acordo com relatos da mídia chinesa, ambos os novos modelos serão equipados com a tecnologia de 800 volts da empresa. (Electrive - 30.01.23)
Link ExternoMeio Ambiente
ESG: IVECO BUS assina acordo para a venda ônibus elétricos a empresa de transporte público na Bélgica
A IVECO BUS, uma marca do Iveco Group NV, assinou um acordo-quadro com a empresa de transporte público flamenga De Lijn para a venda de um primeiro lote de 65 ônibus urbanos totalmente elétricos E-WAY e outros lotes até um total de 500 veículos. Os veículos serão implantados em várias cidades da Flandres, com entregas começando em 2024 e possivelmente continuando por seis anos. Juntos, eles passarão a representar a maior frota de ônibus elétricos articulados IVECO BUS em operação. (Green Car Congress - 26.01.2023)
Link ExternoESG: SEA Electric vai converter picapes em VEs para uso em mineração
Empresa australiana especializada na conversão para eletrificação em grande escala, a SEA Electric confirmou recentemente que transformará os modelos Hilux e Land Cruiser, da Toyota, em utilitários puramente elétricos. Ao todo, diz a fabricante, cerca de 8.500 unidades trocarão a propulsão tradicional por conjuntos VEs. A ideia é que os veículos sejam convertidos para uso na indústria de mineração. Os trabalhos estão sendo realizados em parceria com especialistas da MEVCO, empresa que presta serviços de frota para o setor. Ao todo, mais de US$ 700 milhões estão sendo investidos. Veículos elétricos são bastante procurados para uso em minas, já que as condições severas da atividade impõem uso no subsolo, espaços apertados e mal ventilados (ambientes nada favoráveis para carros tradicionais a combustão). Além disso, os elétricos liberam menos calor e geralmente são mais confiáveis nessa aplicação. (Inside EVs - 28.01.2023)
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T&E: UE pode acabar com dependência de baterias da China em 2030
A Europa pode acabar com sua dependência da China para baterias de carros elétricos até 2030, segundo relatório da Transport & Environment. O grupo advoga a favor da transição energética. O estudo mostra que a UE caminha para se tornar autossuficiente na produção de células de bateria de íon-lítio até 2027. Os produtos são recarregáveis e usados em produtos com grande consumo elétrico, como eletrônicos e carros. Segundo o relatório, a dependência da Europa com a China para obter os materiais usados na produção das baterias pode cair fortemente nos próximos anos, com previsão de que até 2030 cerca de 50% do lítio usado no continente seja produzido localmente. Atualmente não há refinarias de lítio na Europa e cerca de 90% do processamento mundial do metal ocorre no leste da Ásia, mas os projetos de refinaria em andamento na Alemanha e na França devem impulsionar o refino do material na Europa. Apesar das perspectivas positivas, o estudo faz a ressalva que a UE precisa adotar medidas similares às dos Estados Unidos para conseguir atrair projetos para o continente. (Valor Econômico - 24.01.2023)
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