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IFE ME 139
Políticas Públicas e Regulatórias
Brasil: Ibram destaca desafio de criar uma política para a produção de materiais estratégicos
De acordo com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o Brasil precisa criar uma política para os chamados minerais estratégicos, ou seja, aqueles que têm papel fundamental na transição para um futuro de economia de baixo carbono. Segundo estimativas da Agência Internacional de Energia (IEA), a demanda por lítio deve crescer 40 vezes até 2040, e a demanda por cobalto, grafite e níquel entre 20 e 25 vezes até o mesmo ano. O presidente do Ibram ressalta que é prioritário uma diversificação dos bens minerais produzidos pelo Brasil, tanto por categoria quanto geograficamente. A ampliação dos estratégicos vai ao encontro dessa diversificação, dado que hoje, o minério de ferro domina a produção mineral brasileira, com mais de 61%. (Valor Econômico - 14.01.23)
Link ExternoEUA: Agências Federais lançam plano para descarbonizar o setor de transporte
Quatro agências federais divulgaram o Plano Nacional dos EUA para a Descarbonização do Transporte . Desenvolvido pelos Departamentos de Energia (DOE), Transporte (DOT), Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD) e a Agência de Proteção Ambiental (EPA), o plano estabelece uma estratégia para cortar todas as emissões de efeito estufa do setor de transporte até 2050. O projeto será seguido por planos de ação de descarbonização mais detalhados, a serem desenvolvidos e implementados por essas agências em cooperação com governos estaduais, locais e tribais, organizações filantrópicas, setor privado e parceiros globais. O projeto fornece uma perspectiva em nível de sistema de todo o sistema de transporte em todos os modos de viagem de passageiros e cargas e combustíveis, e estabelece estratégias para alcançar a descarbonização. (Green Car Congress - 12.01.2023)
Link ExternoEUA/DOE: Financiamento para P&D de baterias avançadas para VEs
O Departamento de Energia dos EUA (DOE) concederá US$ 42 milhões a 12 projetos para fortalecer a cadeia de fornecimento doméstica de baterias avançadas que alimentam veículos elétricos. Os projetos selecionados para o programa Electric Vehicles for American Low-Carbon Living (EVs4ALL) visam expandir a adoção doméstica de VEs desenvolvendo baterias que duram mais, carregam mais rápido, funcionam com eficiência em temperaturas congelantes e têm melhor retenção geral de autonomia. O programa EVs4ALL é gerenciado pela Advanced Research Projects Agency-Energy do DOE (ARPA-E). A ARPA-E selecionou as 12 equipes a seguir de universidades, laboratórios nacionais e do setor privado para abordar e remover as principais barreiras tecnológicas à adoção de VEs, desenvolvendo tecnologias de baterias de última geração. (Green Car Congress - 11.01.2023)
Link ExternoRússia/Moscou: Expansão da frota de ônibus elétricos
O número de rotas de ônibus elétricos em Moscou continua a aumentar. Agora, 1.050 ônibus elétricos atendem a 79 rotas de ônibus em Moscou. Todos os dias eles transportam mais de 430.000 passageiros. Recentemente, o fabricante russo KAMAZ começou a produzir ônibus elétricos aprimorados na fábrica ecológica SVARZ. Os modelos atualizados têm números de rota mais visíveis, as portas do ônibus elétrico abrem mais rápido e os ônibus elétricos são equipados com aquecedor e revestimento de piso de longa duração. A reserva de marcha foi aumentada para 90 km. (Green Car Congress - 13.01.2023)
Link ExternoInovação e Tecnologia
ABB: Infraestrutura prioriza recarga por fontes renováveis automaticamente
A ABB apresentou nova solução de carregamento residencial batizada de AC Terra Home, na CES, em Los Angeles. De acordo com a empresa, que é líder em tecnologia de transformação digital nas indústrias, o sistema é capaz de priorizar automaticamente a eletricidade de fontes renováveis na hora do carregamento. "Isso permitirá que os usuários façam o melhor uso possível de suas fontes de energia renováveis para reduzir ainda mais sua pegada de carbono", diz a fabricante. Segundo a ABB, o Terra Home identifica e prioriza automaticamente fontes domésticas renováveis, como energia solar, e foi desenvolvido a partir de pesquisas que identificaram a preferência de consumidores por soluções do tipo. Além disso, recursos inteligentes como o Plug N Charge permitem o reconhecimento instantâneo e automático entre o carro e o carregador, tornando a autorização de carregamento completamente perfeita. (Inside EVs - 10.01.2023)
Link ExternoAudi: Pontos de carregamento alimentados por bateria
A Audi está criando 72 pontos de carregamento adicionais para veículos elétricos em seu local de Neckarsulm através do uso dos cubos, que usam baterias de íons de lítio usadas de veículos de teste Audi desmontados para armazenar eletricidade. Dois dos cubos alimentam um total de 48 pontos de carregamento e expandem a capacidade de carregamento para funcionários e visitantes do local de Neckarsulm no estacionamento de vários andares 1 a sudeste da fábrica da Audi. “Graças às baterias nos cubos, ganhamos 300 kW de potência de carregamento para as caixas de parede da carga conectada relativamente baixa de 70 kW”, explica Jannik Mastall, gerente de projeto para a expansão da infraestrutura de carregamento no local. A Audi descreve o prado funcional da seguinte forma: “O sistema funciona como um barril de chuva. A carga conectada de entrada é constantemente alimentada nas unidades de armazenamento de energia. No futuro, os módulos fotovoltaicos podem fornecer energia verde adicional para os Cubos.”. (Electrive - 15.01.23)
Link ExternoBosch: Produção de eletromobilidade e tecnologia de direção automatizada na China
A Bosch investirá cerca de € 950 milhões no desenvolvimento e produção de componentes para eletromobilidade e direção autônoma em Suzhou, na China. A primeira fase do projeto na cidade oriental de Suzhou será concluída em meados de 2024. A Bosch já tem quatro fábricas em Suzhou, empregando cerca de 10.000 pessoas. A empresa estará comprometida com a pesquisa e desenvolvimento, produção e vendas de veículos comerciais puramente elétricos e movidos a hidrogênio e componentes e sistemas principais relacionados. A empresa também planeja desenvolver tecnologias de controle remoto e direção inteligente, como rede inteligente, logística inteligente e direção autônoma. (Green Car Congress - 13.01.2023)
Link ExternoEUA/DOE: Baterias de VEs estão custando hoje um décimo dos valores de 2008
É fato que as baterias para carros elétricos certamente ficaram mais baratas durante a última década, mas de acordo com um novo relatório publicado pelo Departamento de Energia dos EUA (DOE) os preços tiveram uma queda considerável. O DOE estima que em 2022 o preço das baterias de íon-lítio para veículos elétricos era 89% mais baixo em comparação com 2008. No entanto, isto ainda é uma estimativa, e só resulta nessa porcentagem se você usar dólares constantes, o que é feito ajustando seu valor para a inflação e o poder de compra atual. O relatório diz que as células LFP eram cerca de 20% mais acessíveis que as baterias de NMC (óxido de lítio níquel manganês cobalto) através do uso de menos cobalto e mais níquel nos cátodos. Até mesmo as baterias LFP viram um aumento de preço em 2022, aumentando em 27 por cento em comparação com 2021. A mesma reportagem também menciona o fato de que as células de íon-lítio mais baratas do mundo estão na China, onde o custo médio para 1 kWh é de US$ 127, que é entre 24 e 33% menor do que nos Estados Unidos e na Europa, respectivamente. A estatística estima que o preço global das baterias de íon-lítio poderá cair para US$ 101/kWh em 2023, e para cerca de US$ 58/kWh até 2030, o que poderia popularizar de vez os carros elétricos. (Inside EVs - 13.01.2023)
Link ExternoElinor Batteries e SINTEF: Memorando de entendimento para gigafactory na Noruega
A Elinor Batteries, lançada oficialmente em janeiro de 2023, e a organização independente de pesquisa SINTEF, sediada na Noruega, firmaram um Memorando de Entendimento sobre cooperação estratégica, com o objetivo de estabelecer uma fábrica em escala de giga para a produção de baterias sustentáveis na Noruega Central. Elinor planeja construir a fábrica em módulos para limitar o risco financeiro e tecnológico. Quando estiver em plena capacidade, Elinor será capaz de produzir cerca de 40 GWh. Por meio da colaboração, Elinor garantiu os recursos necessários em pesquisa e desenvolvimento para levar o projeto adiante. A SINTEF abrirá seu laboratório de baterias quase ao mesmo tempo que o lançamento dos planos de Elinor para uma fábrica de baterias. O acordo abrange aspectos tecnológicos em toda a cadeia de valor da produção de baterias, incluindo tecnologia de produção, infraestrutura, gerenciamento, economia e elementos sociais. A construção da fábrica começará no próximo ano. A primeira produção é estimada em meados de 2026. (Green Car Congress - 13.01.2023)
Link ExternoEmpresas japonesas apostam em integração da bateria dos VEs às residências
Espera-se que o uso de VEs como baterias domésticas aumente no Japão este ano, à medida que a Panasonic e outras empresas entram no mercado de sistemas de energia e os players já estabelecidos expandem a produção. A Panasonic, que lidera o mercado japonês de carregadores de veículos elétricos padrão e painéis solares, iniciou as vendas de seu sistema de veículo para casa (V2H) em fevereiro. A empresa comercializará o produto por meio de 5 mil parceiros de negócios, de empreiteiros elétricos a construtoras residenciais. A fabricante de eletrônicos Omron traz seu sistema V2H para o mercado em maio. Já a Sharp planeja entrar no mercado V2H dentro de alguns anos também. A Nichicon está investindo cerca de 2 bilhões de ienes para ampliar sua fábrica Kameoka, na província de Kyoto, para sistemas V2H e baterias domésticas. Pretende abrir as portas em 2023. A empresa também pretende este ano dobrar a capacidade de produção de carregadores bidirecionais para sistemas V2H, atualmente em torno de 1 mil unidades por mês. No entanto, os fabricantes de sistemas V2H dizem que a expansão representará um desafio devido à falta de padrões universais. (Valor Econômico - 10.01.2023)
Link ExternoEVgo: Programa de manutenção 'ReNew' para atualizar e substituir carregadores
A EVgo anunciou hoje um novo programa de manutenção que lançará atualizações, substituições e até a desativação de centenas de carregadores nos EUA. O novo programa “ EVgo ReNew” procura melhorar a experiência de carregamento rápido para seus clientes, “dobrando” a confiabilidade do carregador. A EVgo afirma que o objetivo do novo programa é não apenas melhorar a qualidade de seus carregadores, mas incutir mais confiança em sua rede para motoristas de veículos elétricos. Desde a sua fundação há treze anos, a EVgo tornou-se uma das redes públicas de carregamento rápido mais proeminentes dos Estados Unidos. Atualmente, está divulgando 850 locais de carregamento que atendem a mais de sessenta áreas metropolitanas em mais de trinta estados. (Electrek - 12.01.2023)
Link ExternoInfinitum Electric: Desenvolvimento de motor elétrico de próxima geração
A Infinitum Electric, com sede no Texas, anunciou a Aircore Mobility, uma propulsão de fluxo axial de próxima geração e motor de tração para alimentar veículos elétricos de passageiros e comerciais, bem como aviação, marinha, construção, máquinas agrícolas e aplicações auxiliares. O motor Aircore Mobility deve ser disponibilizado no segundo trimestre de 2023 e, de acordo com a empresa, é dez vezes mais confiável, 10% mais eficiente, 50% menor e mais leve e usa 66% menos cobre em relação aos motores convencionais. “Nossa topologia do motor aircore elimina as perdas do núcleo e oferece uma gama mais ampla de velocidades e condições de carga, onde o motor pode operar em níveis de alta eficiência”, disse Paulo Guedes-Pinto, vice-presidente de tecnologia da Infinitum. (Electrive - 09.01.23)
Link ExternoLightyear: Encomendas de novos VEs solares
O provedor de leasing Arval reservou 10.000 unidades do Lightyear 2 da start-up holandesa de carros solares Lightyear. O número total de pré-encomendas para o Lightyear 2 de parceiros B2B agora excede 21.000 veículos. O Lightyear 2 é o modelo de volume da start-up de carros solares holandeses que foi anunciado há algum tempo. A empresa abriu a lista de espera para este modelo há alguns dias. O Lightyear 2 deve ser lançado no final de 2025, inicialmente nos EUA, Grã-Bretanha e UE, a um preço base de € 40.000. No entanto, a Lightyear não diz quantos clientes privados se juntaram à lista de espera desde então. Ainda não se sabe muito sobre o Lightyear 2 (enquanto isso referido como Lightyear Two), que foi anunciado pela primeira vez no início de 2020. (Electrive - 16.01.23)
Link ExternoRAM Trucks: Novo robô permite carregamento autônomo de picape elétrica
Em sua busca para tornar a experiência de carregamento de sua nova picape elétrica Ram Revolution o mais perfeita possível, a Ram Trucks introduziu um robô que pode carregar o veículo elétrico de forma autônoma. A Ram revelou outro produto inovador ao lado do interior - um robô de carregamento autônomo indutivo, também conhecido como "Ram Charger", que encontra seu EV para você, permitindo a recarga sem as mãos. Durante a revelação na CES, o CEO da Ram, Mike Koval, disse que a empresa sabia de sua turnê Real Talk que seus clientes estão “preocupados com quanto tempo uma carga durará na estrada, mas também com a facilidade de carregar”. Koval continuou a dizer que seu robô de carregamento Ram tornará o carregamento doméstico o mais fácil possível, detectando de forma inteligente as necessidades de carregamento do veículo e movendo-se automaticamente para o lugar e alinhando-se embaixo para iniciar a recarga. (Electrek - 12.01.2023)
Link ExternoStoreDot: Centro de inovação para acelerar o desenvolvimento de baterias de estado semi-sólido
A StoreDot, com sede em Israel, desenvolvedora de tecnologia de bateria de carregamento extremamente rápido para veículos elétricos, abriu oficialmente sua primeira instalação de pesquisa nos Estados Unidos em Irvine, Califórnia. A nova instalação de laboratório será usada para acelerar o desenvolvimento da StoreDot de tecnologia de bateria semi-sólida e pesquisa de material de bateria. A empresa escolheu o local para acessar a riqueza de talentos na Costa Oeste dos EUA e para fortalecer o relacionamento da empresa com os fabricantes de veículos elétricos com sede nos EUA. Anunciado no ano passado, o roteiro prevê a entrega de células de bateria produzidas em massa com capacidade para 160 quilômetros de autonomia em cinco minutos de carga até 2024, 160 quilômetros em três minutos até 2028 e 160 quilômetros em dois minutos até 2032. (Green Car Congress - 10.01.2023)
Link ExternoSuzuki e Inmotive: Parceria visa desenvolver transmissão Ingear EV de duas velocidades
A Inmotive assinou um acordo de desenvolvimento conjunto com a Suzuki para desenvolver uma transmissão EV de 2 velocidades Ingear para um futuro veículo elétrico da Suzuki. O Ingear é uma transmissão eficiente de 2 velocidades projetada especificamente para VEs. Muitos powertrains EV no mercado são de velocidade única; normalmente, existem duas engrenagens helicoidais de redução entre o motor e as rodas. A Ingear substitui a segunda engrenagem de redução por um acionamento contínuo por corrente e uma roda dentada inovadora que muda de tamanho durante uma mudança. Todo o deslocamento ocorre durante uma única rotação das rodas. A Inmotive diz que, por meio desse design compacto e simples, o Ingear pode melhorar o custo, o alcance e a eficiência do veículo elétrico. Um Ingear pode estender o alcance EV em até 15% e melhorar a aceleração em até 15%. Sua geometria patenteada proporciona uma condução suave e silenciosa. (Green Car Congress - 11.01.2023)
Link ExternoIndústria Automobilística
BYD: Produção de carros elétricos no Paraná
A BYD estuda implantar uma fábrica de veículos elétricos no Paraná, e o presidente da empresa, Tyler Li, discutiu o assunto em reunião realizada ontem com o vice-governador do Estado, Darci Piana. A possibilidade é que a planta seja instalada em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, onde ficava a indústria Stelantis, que fabricava motores para a Fiat. Também acompanharam a reunião o secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel; os presidentes da Copel, Daniel Pimentel Slaviero; da Sanepar, Claudio Stabile; e do BRDE, Wilson Bley Lipski; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; o diretor comercial da BYD, Henrique Antunes; a gerente jurídica da empresa, Gabriela Masseto; o superintendente-geral de Articulação Regional do Estado, Márcio Wosniak; e o prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem. (BroadCast Energia – 11.01.2023)
Link ExternoTupinambá/Clemente Gauer: As motivações para o crescimento do mercado de VEs no Brasil
O comércio de veículos elétricos segue em constante crescente nos últimos anos. Em 2021, as vendas dobraram em relação a 2020, alcançando o recorde de 6,6 milhões de veículos elétricos vendidos no mundo. Os números de 2021 representam 10% das vendas globais de carros. Segundo Clemente Gauer, responsável por Corporate Affairs da Tupinambá, um estudo da consultora AlixPartners estima que a participação dos elétricos nas vendas pode chegar a 33% em todo o mundo até 2028 e a 54% até 2035. No Brasil, as vendas ainda são bem mais modestas do que nos principais centros, como Europa e Estados Unidos, porém os números também estão crescendo. No primeiro semestre de 2022, foram emplacados 3.395 veículos elétricos no País, em aumento de 19% em relação às vendas totais de 2021. Para o representante da Tupinambá, alguns dados ajudam a explicar o aumento das vendas de elétricos no Brasil. Há crescimento expressivo de investimentos nas infraestruturas pública e semipública para veículos elétricos e já existem 2 mil pontos de recarga (eletropostos) nas principais cidades e rodovias do País. Esse número deve chegar a 3 mil no fim de 2022 e a 10 mil nos próximos três anos. (Summit Mobilidade - 09.01.2023)
Link ExternoAudi: Panorama de vendas de eletrificados em 2022
A Audi vendeu no último ano mais de 1,6 milhão de veículos em todo o mundo em 2022. Desse total, mais de 100 mil automóveis são modelos elétricos. O resultado foi 44% superior na comparação com 2021. No último ano, a Audi conseguiu aumentar significativamente as entregas de carros totalmente elétricos. É válido lembrar que, a partir de 2026, a Audi apresentará apenas carros totalmente elétricos no mercado global. Para isso, a empresa estima que em 2029 todas as suas fábricas sejam capazes de produzir ao menos um veículo totalmente elétrico. (Garagem 360 - 11.01.2023)
Link ExternoBMW/Oliver Zipse: “BMW será a referência da indústria em alcance, velocidade de carregamento e preços”
Depois de ver parte da tecnologia em sua plataforma para VEs “Neue Klasse” na CES na semana passada, o CEO da BMW , Oliver Zipse, não está misturando palavras ao falar sobre o futuro da montadora alemã no mercado de VEs. Zipse foi tão ousado ao dizer que a próxima onda de VEs da BMW será a referência da indústria em alcance, velocidade de carregamento e preços. Um fator chave para o sucesso desta nova arquitetura da BMW será sua tecnologia de bateria, uma área da indústria de veículos elétricos na qual a montadora alemã investiu pesadamente nos últimos anos. A BMW já compartilhou que a nova plataforma incluirá novas células cilíndricas que devem melhorar a densidade de energia, as velocidades de carregamento e o alcance geral em 20 a 30% por cento em comparação com sua tecnologia de bateria atual. Essa tecnologia em si parece ser muito do raciocínio por trás dos comentários de “benchmark” de Zipse, mas o CEO da BMW também prometeu outros projetos de bateria em andamento. (Electrek - 13.01.2023)
Link ExternoBMW e Mercedes-Benz: Panorama de vendas de eletrificados em 2022
A BMW informou que, no último ano, suas vendas mais do que dobraram, apesar de queda no número de entregas totais em relação a 2021. A Mercedes-Benz seguiu no mesmo ritmo e dobrou a comercialização dos carros elétricos no ano passado, o que reforça sua estratégia de eletrificação da sua frota dias após anunciar planos para criação de uma rede de postos de carregamento. Segundo a BMW, foram vendidos 215,7 mil veículos totalmente elétricos no último ano, crescimento de 107,7% no ano. Já as vendas totais da montadora alemã caíram 4,8%, a 2,4 milhões de unidades. Por sua vez, a Mercedes-Benz entregou 2,04 milhões de veículos no ano passado, 1% a menos do que em 2021, com a empresa alemã sentindo efeitos dos gargalos logísticos e da escassez de peças em decorrência da pandemia. (Valor Econômico - 10.01.23)
Link ExternoFord: Planejamento de plataforma de VEs para a Europa
A Ford quer lançar carros elétricos baseados em sua própria plataforma na Europa a partir de meados desta década. A empresa usará inicialmente o MEB na Europa como parte do acordo de 2020 com a Volkswagen. Conforme relatado, dois modelos Ford baseados em MEB estão planejados para 2023 e 2024, cada um com um volume de 600.000 unidades. Mesmo que nenhuma decisão final tenha sido tomada sobre o futuro da cooperação com a VW em carros elétricos, a Ford está se preparando para mudar para sua própria plataforma para futuros carros elétricos na Europa, de acordo com Sander. Em vez de competir com a Volkswagen, as marcas Stellantis ou fabricantes asiáticos com veículos como o Fiesta ou Focus para volume, envolvendo-se em ações de preços em detrimento das margens, a Ford quer se concentrar em uma estratégia diferente na Europa no futuro: prefere vender menos veículos, mas a um preço melhor. (Electrive - 16.01.23)
Link ExternoGM: VEs com plataforma Ultium serão lançados na China em 2023
O mercado chinês é de extrema importância para a General Motors (GM), tanto que a empresa anunciou que lançará nada menos do que quatro carros 100% elétricos baseados na moderna plataforma Ultium. As próximas novidades chegarão logo depois da empresa terminar de introduzir o novo SUV Cadillac Lyriq por lá, que é o primeiro modelo da GM com a nova tecnologia livre de emissões de carbono na China. Quem comandará a nova ofensiva de lançamentos no maior mercado de carros eletrificados do mundo será a SAIC-GM, principal joint venture da montadora na China. Vale dizer que estão previstos modelos que vão além da marca Cadillac, sendo esperados carros feitos sobre a plataforma Ultium com as marcas Chevrolet e Buick – essa última com bastante importância mercadológica para a GM na China. (Inside EVs - 11.01.2023)
Link ExternoHonda e LG Energy Solution: Joint venture visando a produção de baterias
A LG Energy Solution e a Honda Motor anunciaram o estabelecimento formal da joint venture que produzirá baterias de íons de lítio para veículos elétricos (VEs) produzidos pela Honda. A joint venture iniciará a construção de uma nova fábrica de baterias no início deste ano, com meta de conclusão até o final de 2024 e início da produção em massa de células avançadas de bateria de íon-lítio até o final de 2025. A fábrica pretende ter uma capacidade de produção anual de aproximadamente 40GWh. Todas as baterias produzidas pela nova joint venture serão fornecidas exclusivamente para as fábricas da Honda na América do Norte para alimentar veículos elétricos a bateria vendidos na América do Norte. (Green Car Congress - 14.01.2023)
Link ExternoHyundai: Novo VE ‘Kona’ deverá ser lançado no Brasil em 2023
O Hyundai Kona é um dos inúmeros SUVs que devem ser lançados no Brasil em 2023, tendo a fabricante acabado de lançar oficialmente a sua 2ª geração. Apesar de ainda não ter informado detalhes sobre as motorizações, a Hyundai deixou claro que o SUV será oferecido em pelo menos três configurações diferentes: combustão interna (ICE), híbrida (HEV) e totalmente elétrica (EV). O catálogo do Kona tem ainda uma versão com apelo esportivo chamada de N Line. A Hyundai informou que vai revelar mais detalhes do Kona ao longo dos próximos meses, mas a segunda geração do SUV está maior, com 4,4 metros de comprimento. Os preços ainda não foram informados. (Valor Econômico - 13.01.23)
Link ExternoLincoln: Revendedores se comprometem com infraestrutura de carregamento nos EUA
Ao menos 356 revendedores da marca Lincoln da Ford nos EUA instalarão a infraestrutura de carregamento em suas lojas. Esse número representa 59% de todos os revendedores da marca, que são supostamente responsáveis por quase 90% de todas as vendas da Lincoln. De acordo com a Carscoops, os 356 revendedores Lincoln se comprometeram a vender os veículos elétricos da marca. Diz-se que o investimento em infraestrutura de carregamento AC e DC equivale a pelo menos US$ 500.000 cada por local. Embora a Lincoln ainda não venda carros elétricos, a montadora anunciou quatro modelos elétricos até 2026 e planeja eletrificar toda a sua linha de modelos até o final da década. (Electrive - 16.01.23)
Link ExternoMercedes-Benz Vans: Nova VAN.EA deve ser produzida em até três continentes
A Mercedes-Benz Vans quer produzir e lançar a nova plataforma elétrica VAN.EA em três continentes a partir de 2025 para atender à demanda por vans elétricas. “Em perspectiva, também queremos construir modelos VAN.EA em nossos locais nos EUA e na China”, disse o chefe da Mercedes Vans, Mathias Geisen. Mesmo que Geisen, que é chefe da divisão de vans desde o início de 2022, tenha colocado o foco de sua estratégia na mobilidade elétrica, o gerente não espera que o motor de combustão seja eliminado até o final da década - como é o caso da divisão de carros de passageiros da Mercedes: “Queremos expandir nossa parcela de mobilidade elétrica ao máximo, mas a divisão de vans certamente não será completamente No entanto, suponho que uma participação de bem mais de 50% para veículos novos.” (Electrive - 10.01.23)
Link ExternoNikola: Realocamento de fábricas de baterias
A Nikola Corporation anunciou que está transferindo sua operação de fabricação de baterias de seu local atual em Cypress, Califórnia, para sua instalação de produção em Coolidge, Arizona. Com a mudança, Nikola criará um processo holístico de montagem de VEs, tudo sob o mesmo teto. Com o início de 2023, a Nikola continua avançando, distanciando-se de um passado turbulento aos olhos do público. Embora ainda não tenhamos visto os números do quarto trimestre de 2022, a montadora comercial de VEs mostrou sinais de progresso no terceiro trimestre, relatando entregas de 63 de seus caminhões Tre BEV e US$ 24 milhões em receita. Além de absorver a empresa e sua tecnologia proprietária de baterias, Nikola também assumiu a instalação de produção da Romeo em Cypress, Califórnia, que foi brevemente renomeada como “Nikola's Battery Center of Excellence”. (Electrek - 13.01.2023)
Link ExternoPolestar: Panorama de vendas de eletrificados em 2022
A Polestar, a marca sueca de carros elétricos de alto desempenho, entregou aproximadamente 21.000 veículos no quarto trimestre de 2022, elevando a estimativa preliminar para os volumes globais do ano inteiro para 51.500 carros, um aumento de 80% em relação ao ano anterior. Em 2023, a Polestar prevê que os volumes globais aumentem em quase 60%, para aproximadamente 80.000 carros, liderados por fortes vendas do Polestar 2 e, no final do ano, pelas primeiras entregas do Polestar 3. A Polestar espera publicar suas estimativas preliminares não auditadas de seus resultados financeiros para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2022 em 2 de março de 2023, antes da abertura do mercado nos EUA. (Green Car Congress - 10.01.2023)
Link ExternoReino Unido: Carros elétricos e híbridos já dominam as vendas no país
Veículos elétricos e híbridos plug-in conquistaram posição de destaque no ranking de vendas do Reino Unido no último mês de dezembro. Conforme explicam os relatórios do período, a participação de veículos do tipo foi recorde e alcançou 39,4%. Por sua vez, modelos tradicionais equipados com motores diesel e gasolina registraram participação de 35,9%. Veículos puramente elétricos foram 32,9%, enquanto os PHEV (plugáveis) somaram 6,5%. Na comparação com igual período do ano anterior, o avanço foi de importantes 33,2%. Nas vendas totais, elétricos somaram 42.284 unidades entregues, ao passo que os híbridos plugáveis registraram 8.367 exemplares comercializados. Durante todo o ano passado, foram cerca de 267.203 BEVs vendidos no mercado britânico - aumento de 40% em relação a 2021. Já os PHEVs somaram 101.413 unidades e recuaram 11,5%. Entre as marcas, a que mais vendeu elétricos foi a Tesla. Ficou com participação de 21,4%. (Inside EVs - 13.01.2023)
Link ExternoRenault: Produção de carros elétricos na Índia
A Renault está realmente considerando produzir carros elétricos na Índia. Essa confirmação pode vir a acontecer em um cenário de transição energética da montadora, uma estratégia global e que está atenta ao país asiático. A montadora francesa estaria interessada em acelerar a adoção de carros elétricos no país, um mercado onde a eletrificação ainda é incipiente. A Renault também aponta para a mudança de percepção sobre o segmento automotivo da Índia, que apresentou o maior crescimento de produção em 2022 entre os grandes mercados mundiais, atingindo 4,4 milhões de unidades no ano passado, um aumento de 22% sobre o ano anterior. No entanto, ainda se trata de um estudo, onde a empresa estaria avaliando a demanda potencial, custos e preços a serem praticados e a capacidade de produzir o carro elétrico, Renault Kwid E-Tech, com um alto percentual de componentes locais, acrescentando que um possível lançamento só ocorreria a partir do final de 2024 e com a anuência da parceria Nissan. (Inside EVs - 09.01.2023)
Link ExternoTesla: Linha de veículos sofrerá redução dos preços no mercado global
A Tesla baixou os seus preços em toda a sua linha, e embora todas elas sejam reduções notáveis, algumas são enormes. Parece que a empresa realmente quer aumentar a procura por seus veículos elétricos, e isto acontece em vários mercados globais. No entanto, um porta-voz forneceu outra razão para os cortes de preços. Sem saber como seria a economia e os custos no futuro, os preços elevados tiveram seu papel. A Tesla quase atingiu o seu recorde de produção para 2022, mas foi incapaz de entregar todos os carros, provavelmente devido ao declínio da procura e à espera de notícias sobre o novo crédito fiscal nos EUA. Embora pareça que os descontos e incentivos ajudaram, não foi suficiente. Com os negócios da Tesla longe do melhor momento e a reputação de Elon Musk em xeque, provavelmente não é um bom momento para o fabricante de veículos elétricos dos EUA sofrer mais um ano difícil. Uma vez que as suas margens são ridiculamente altas, e parecendo que os custos estão finalmente caindo, decidiu baixar os preços, e não apenas um pouco. (Valor Econômico - 13/01/23)
Link ExternoVolkswagen: Panorama de vendas de eletrificados em 2022
O Grupo Volkswagen entregou 572.100 veículos totalmente elétricos a clientes em todo o mundo em 2022 - um aumento de 26% em comparação com 2021. A participação de BEV no total de entregas atingiu 6,9%, acima dos 5,1% ao ano antes e 2,5% em 2020. O Grupo Volkswagen continua sendo o líder de mercado de BEV em seu mercado doméstico na Europa e alcançou a quarta posição neste segmento nos Estados Unidos. O maior aumento veio da China, onde as entregas de BEV aumentaram 68% no comparativo anual. As entregas globais gerais caíram 7% em relação ao ano anterior, para 8,3 milhões de veículos. No segundo semestre de 2022, uma situação de abastecimento ligeiramente melhorada levou a um aumento de entregas de 12% em relação ao ano anterior. No entanto, isso não conseguiu compensar as perdas de 22% no primeiro semestre. (Green Car Congress - 15.01.2023)
Link ExternoMeio Ambiente
BMW, Tupy e Senai Paraná: Reciclagem de VEs já é uma realidade no Brasil
Nos últimos meses, a BMW Group Brasil, a metalúrgica Tupy e o Senai Paraná fecharam uma parceria para criar processos sustentáveis que garantam a recuperação de compostos químicos das baterias de carros elétricos. Com investimentos iniciais de R$3,4 milhões, cada empresa trará conhecimentos específicos para os estudos dentro da sua área de atuação. A missão da parceria é desenvolver a reciclagem de baterias de lítio por hidrometalurgia, sendo o processo mais ecológico para reciclagem de carros elétricos. Além de emitir menos gases de efeito estufa, ela também não depende grosseiramente da extração de minerais. A iniciativa prevê um novo cenário para o uso de minerais reciclados na fabricação de baterias novas. Assim, a dependência de matéria-prima mineral primária seja consideravelmente reduzida. Com duração de 2 anos, é esperado que os primeiros resultados saiam ainda no primeiro trimestre deste ano. Por fim, o projeto tem como missão a reciclagem de baterias de carros elétricos, para garantir a ressíntese do material ativo de uma bateria, para garantir 100% de reciclagem. Além disso, todo o processo deverá ser ecológico, para assegurar o potencial sustentável da iniciativa. (Click Petróleo e Gás - 10.01.2023)
Link ExternoMoura/Paulo Sales: “Eletrificação dos automóveis é uma ameaça à indústria das baterias de chumbo, mas também traz oportunidades”
Para o presidente do conselho de administração da Moura, Paulo Sales, a eletrificação dos automóveis é uma ameaça à indústria das baterias de chumbo, mas também traz oportunidades. O executivo não vê a possibilidade de produção de baterias de lítio no Brasil tão cedo. “Não há escala”, afirma. “A fabricação de células de lítio envolve altos investimentos”, completa. Já as oportunidades aparecerão, segundo ele, a partir da perspectiva de desenvolvimento e produção de carros híbridos no país. O híbrido funciona com dois motores. Um a combustão ajuda a carregar o elétrico e também entra em ação em determinadas circunstâncias de direção. Mas o avanço tecnológico dos automóveis também abre portas. Alguns dos novos equipamentos dos carros precisam de baterias. A Moura participou, por exemplo, do desenvolvimento da tecnologia chamada “start/stop”, usada em veículos que desligam automaticamente quando o carro está parado, num semáforo, por exemplo. “Mais de 70% dos veículos que contam com esse aparato e circulam no país têm uma bateria Moura de fábrica”, afirma Sérgio Moura, presidente do conselho de acumuladores da companhia. (Valor Econômico - 11.01.2023)
Link ExternoESG: Grupo Moura produzirá bicicletas elétricas
O Grupo Moura se prepara para começar a produzir bicicletas elétricas. Desta vez, porém, a empresa pernambucana deixará suas origens, em Belo Jardim, para instalar a nova linha em Manaus. O presidente do conselho de administração da rede, Paulo Sales, bem que gostaria que, assim como as baterias, também as bicicletas fossem produzidas no agreste pernambucano. Mas seria impossível enfrentar os concorrentes, instalados em Manaus para aproveitar os incentivos oferecidos na Zona Franca. Segundo Sales, inicialmente, a produção das bicicletas elétricas será totalmente feita com peças importadas da China. A direção da Moura não fornece, ainda, detalhes do projeto. Nem a data de lançamento. O nome da bicicleta também é mantido em segredo. (Valor Econômico - 11.01.2023)
Link ExternoESG: Sodexo inicia operação com VUC elétrico em Curitiba
A Sodexo On-site, empresa de serviços de alimentação corporativa e facilities, em parceria com a Coopercarga Logística Curitiba, inicia a operação do primeiro Veículo Urbano de Carga (VUC) refrigerado 100% elétrico, visando reforçar o compromisso ESG, sigla que resume os objetivos de governança ambiental, social e corporativa da empresa. O veículo realizará a distribuição entre o centro logístico da Coopercarga e os pontos de atendimento da Sodexo na região, como hospitais e instalações de indústrias de engenharia e eletrônica. Responsável por trazer a iniciativa para dentro da companhia, Marina Baptista Zanin, Gerente de Logística e Abastecimento da Sodexo On-site Brasil, conta que além dos benefícios sustentáveis que o veículo elétrico entrega, à frente da condução do veículo estará uma mulher, trazendo ainda mais diversidade para o mercado de transporte. (Mobilidade Sampa - 09.01.2023)
Link ExternoESG: Aeroporto do Galeão (RJ) ganha carregadores de VEs
O Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, ganhou carregadores de carros elétricos que foram instalados em um dos estacionamentos do terminal carioca. O projeto foi desenvolvido pela empresa Tupinambá Energia, que atua em soluções de mobilidade elétrica. Segundo Davi Bertoncello, sócio-diretor da empresa de mobilidade, a novidade prepara o terminal para o futuro. “Sabemos por pesquisa que dois em cada três brasileiros pretendem comprar um carro elétrico no futuro”, disse. Nesta primeira fase, serão disponibilizados cinco pontos com os equipamentos de 22 kW. O serviço pode ser desbloqueado por um aplicativo gratuito, por meio da leitura do QR Code localizado no carregador. Segundo a desenvolvedora do projeto, existem hoje no Brasil 80 mil automóveis elétricos ou híbridos em circulação. Para atender esta demanda, a empresa desenvolveu soluções de recarga para todas as etapas da jornada de eletro abastecimento, do aplicativo ao carro carregado. Os pontos de recarga estão localizados no edifício-garagem do Terminal 2, em frente a um dos lounges da rede Plaza Premium. (Passageiro de Primeira - 15.01.2023)
Link ExternoKleanbus: Empresa transforma ônibus a diesel em ônibus elétricos
A Kleanbus, que acaba de completar seu primeiro protótipo de veículo, remove os motores a diesel dos ônibus de cinco a 10 anos e os substitui por motores elétricos. O “e-drivetrain in a box” da Kleanbus, com sede no Reino Unido, pode converter ônibus de um ou dois andares de diesel para totalmente elétrico, e a empresa diz que seu processo é rápido e econômico. Depois que um tipo de modelo e-drivetrain é projetado e testado, Kleanbus diz que leva menos de duas semanas para repotenciar um ônibus individual. Em termos de custo, a empresa afirma que até cinco ônibus antigos podem ser convertidos pelo mesmo custo da compra de um novo ônibus elétrico. Seu primeiro protótipo está em um Optare Solo, que é um ônibus de um andar feito no Reino Unido. Os testes do novo elétrico Optare Solo começarão agora, e os operadores de frota de ônibus iniciarão os testes-piloto este mês. (Electrek - 12.01.2023)
Link ExternoMercedes e Lohum: Parceria visando a reciclagem de baterias
A Mercedes, que - através de sua divisão de Energia - está fortalecendo sua colaboração no segmento de reciclagem com a empresa indiana Lohum. Já juntos há dois anos, a empresa e a Lohum estão firmando um novo acordo que permitirá às duas empresas explorar 50 MWh de baterias por ano para convertê-las em novos módulos para diversos usos. Em detalhes, a Mercedes Energy tem acesso ao mercado de baterias usadas e desenvolveu inúmeros sistemas para sua reutilização, enquanto a Lohum é líder na Índia na produção de baterias "sustentáveis" de íons de lítio. Na prática, a empresa asiática produz sistemas de armazenamento de 6 kWh até 1 MWh, para alimentar, por exemplo, tuk-tuks elétricos nas principais cidades indianas. Assim, as duas empresas se unirão ainda mais para reduzir o desperdício e a extração de novas matérias primas. É claro que a Mercedes não está sozinha em seu interesse neste mercado, no qual já está presente e cuja importância irá de mãos dadas com a expansão dos carros elétricos no mundo inteiro. (Inside EVs - 14.01.2023)
Link ExternoToyota, Lexus e WattTime: Novo programa de carregamento sustentável para VEs
A Toyota Motor North America recentemente firmou um acordo com a organização sem fins lucrativos de tecnologia ambiental WattTime para fornecer determinados dados de impacto ambiental e de saúde para clientes Toyota e Lexus com veículos qualificados para permitir que eles encontrem tempos de carregamento ideais para reduzir as emissões ao carregar em casa. Ao usar esses dados para tomar decisões mais informadas sobre os tempos de carregamento, os clientes podem fazer sua parte para ajudar a reduzir as emissões da usina. Aproveitando o poder do recurso Remote Connect nos aplicativos Toyota e Lexus, os clientes Toyota e Lexus BEV e PHEV poderão gerenciar sua experiência de carregamento doméstico, por meio do recurso ECO Charging, para selecionar os horários mais eficientes para carregar seus veículos. (Green Car Congress - 12.01.2023)
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Roland Berger: Brasil ocupa vigésima posição em ranking sobre infraestrutura para VEs
O segmento e a infraestrutura de carregamento para veículos elétricos permanecem como exceção à regra na indústria automotiva global, que ainda passa por um momento delicado em meio a vários desafios de ordem econômica e política. Essa é a conclusão da 3ª edição da análise 'EV Charging', compartilhada pela Roland Berger. Em linhas gerais, o estudo mostra que as vendas de carros elétricos e o desenvolvimento da infraestrutura de carregamento têm avançado em quase todas as regiões do planeta. Esta terceira edição cobre os 30 principais mercados, representando mais de 93% do total das vendas globais de veículos elétricos. O ranking pontua cada um dos 30 mercados participantes com base em 27 indicadores. A pontuação total variou entre 16 e 81 pontos (de um total de 100), com a China novamente ocupando o primeiro lugar. Alemanha (71) e Holanda (69) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, tirando os EUA (68) do pódio. Enquanto isso, o Reino Unido (66) recuperou sua posição entre os cinco primeiros. O Brasil, presente a partir da segunda análise, ficou na 20ª posição neste terceiro estudo da consultoria europeia. (Inside EVs - 10.01.2023)
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