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IFE ME nº 121 de 30 de agosto de 2022
Políticas Públicas e Regulatórias
ABVE: Diretrizes para a eletromobilidade no Brasil
Olhando para a necessidade urgente de se definir políticas para a transição energética no Brasil, o IE (Instituto de Engenharia) e a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) lançaram na última semana um documento intitulado Carta da Eletromobilidade. Em linhas gerais, o documento conjunto vai além da questão mobilidade elétrica/carros elétricos e defende uma Política Nacional de Eletromobilidade como condição necessária a um novo a ciclo de desenvolvimento econômico e social do Brasil. O documento é o resultado do 1º Debate Conjunto Instituto de Engenharia/ABVE, realizado no final de julho em São Paulo, sob tema: Eletromobilidade – O Brasil está Preparado para a Grande Mudança? O encontro reuniu um time de especialistas em transporte renovável, energia e mobilidade sustentável, além de representantes de lideranças políticas e empresariais. A Carta avalia que a eletromobilidade “é a grande fronteira tecnológica da indústria global do século 21” – e que o Brasil não pode se desconectar dessa megatendência. (Inside EVs – 25.08.2022)
Link ExternoBrasil: Prefeitura de Santos (SP) estuda trocar frota municipal por VEs
Santos estuda uma medida pioneira na Baixada Santista: trocar todos os carros da frota municipal por veículos elétricos. Mas ainda não há prazo para que isso ocorra, nem um levantamento de custos. O prefeito Rogério Santos (PSDB) se reuniu com representantes da Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) para conhecer o projeto experimental promovido pela concessionária de energia elétrica em Indaiatuba (SP). O secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, explicou que o “plano de descarbonização” de Santos vem de um compromisso firmado com a Organização das Nações Unidas (ONU). Atualmente, segundo o secretário, a frota da Prefeitura é de 385 veículos (270 alugados e 115 próprios). A medida traria uma economia à Administração Municipal e favoreceria o ambiente, afirma Libório. O planejamento inicial da Cidade é trocar os carros da frota municipal para elétricos de forma gradual. Primeiro, os veículos leves e, depois, os pesados, como caminhões. Em conjunto com a CPFL, a Prefeitura também estuda os pontos ideais para a instalação de pontos de recarga, denominados eletropostos. (A Tribuna – 27.08.2022)
Link ExternoEUA: Califórnia define cronograma para eliminação de carros com motor a combustão interna
O California Air Resources Board (CARB) já aprovou o regulamento 'Advanced Clean Cars II', que define o caminho para a proibição de carros com motor de combustão interna (ICE, na sigla em inglês) no estado dos EUA a partir de 2035, promulgada pelo governador da Califórnia, Gavin. Newsom por decreto há cerca de dois anos. No entanto, a proibição de veículos de combustão interna foi um pouco abrandada. Originalmente, apenas carros de emissão zero seriam vendidos na Califórnia a partir de 2035. De acordo com o regulamento agora aprovado pelo CARB, no entanto, os híbridos plug-in também continuarão sendo permitidos. No entanto, eles devem oferecer um alcance elétrico de pelo menos 80 quilômetros em condições reais de condução. Além disso, os fabricantes de automóveis não podem cobrir mais de 20% de suas vendas totais com PHEVs. Mas também há um alcance mínimo de 150 milhas ou 241 quilômetros para carros elétricos a bateria e veículos de célula de combustível para contar para a cota ZEV de um fabricante. O regulamento, que inclui picapes e SUVs, bem como carros clássicos, geralmente afirma que as montadoras devem vender um número crescente de seus veículos como BEVs, PHEVs ou FCEVs a cada ano a partir do ano modelo 2026 na Califórnia – CARB agrupa esses veículos como Veículos de emissão zero (ZEVs). Essa taxa começa em 35% e aumenta para 68% em 2030, atingindo 100% em 2035. (Electrive – 26.08.2022)
Link ExternoChina: Instalação de pontos de carregamento para VEs em rodovias
De acordo com o jornal Global Times, o Ministério dos Transportes da China (MOT) pretende aumentar o número de carregadores para VEs nas rodovias do país. O Ministério assume que as novas instalações devem ter capacidade para atender 20 milhões de veículos de emissão zero até 2024. A iniciativa está de acordo com as estimativas do 14º período do Plano Quinquenal (2021-25). Para começar, o Ministério espera que sejam implantados pontos de carregamento em todas as áreas de serviço rodoviário, exceto aquelas em regiões de alta altitude, até o final de 2022. Posteriormente, as rodovias que ligam as províncias fornecerão serviços de carregamento até o final de 2023, com rotas que conectam estradas rurais cobertas até 2025. O Ministério disse que até o momento as autoridades de transporte e operadores rodoviários construíram mais de 13.300 pontos de carregamento em 3.102 áreas de serviço nas rodovias. (Electrive - 29.08.2022)
Link ExternoChina: Província de Hainan vai banir venda de carros movidos a combustível fóssil
A ilha de Hainan, no extremo sul da China, anunciou esta semana que vai se tornar a primeira região do país a banir a venda de carros movidos a combustível, visando reduzir as emissões de carbono. As vendas de carros movidos a combustíveis fósseis vão ser proibidas até 2030. A venda de VEs será estimulada através de incentivos fiscais e da expansão da rede de pontos de recarga, anunciou o governo da província de Hainan, no “Plano de Implementação do Pico das Emissões de Carbono”. Hainan pretende que os veículos elétricos representem 45% dos veículos em circulação na ilha até 2030. O plano prevê ainda que as cidades desenvolvam “zonas de emissão zero”, onde veículos movidos a combustível fóssil vão ser proibidos de circular. (CNN Portugal - 24.08.2022)
Link ExternoMéxico: Empresa estatal será responsável por extração e processamento de lítio
O governo mexicano fundou uma empresa estatal para extrair e comercializar lítio. Por decreto do presidente Andrés Manuel López Obrador, a matéria-prima será produzida e distribuída exclusivamente pela Litio para México. A empresa pretende iniciar as operações em, no máximo, seis meses. As leis de mineração foram reformadas no México no início deste ano. Agora, apenas o estado pode explorar, minerar e vender depósitos de lítio. Embora nenhum lítio seja extraído no país ainda, segundo relatos, uma série de acordos já foram concluídos. Para a indústria de baterias e o setor de mobilidade elétrica, a extração de lítio no México seria potencialmente interessante no contexto das novas regulamentações dos EUA: como México, Canadá e EUA estão vinculados pelo acordo de livre comércio NAFTA, as matérias-primas de baterias extraídas no México e no Canadá também atenderiam aos novos requisitos dos EUA para o crédito fiscal aos VEs. (Electrive - 24.08.2022)
Link ExternoPortugal: Câmara de Pombal anuncia aquisição de VEs
Com o objetivo de promover a utilização de energias limpas, e, por consequência, contribuir para a promoção de estratégias de baixo teor de carbono, a Câmara Municipal de Pombal investiu mais de meio milhão de euros na aquisição de um ônibus e quatro automóveis leves elétricos, anunciou a autarquia em comunicado. A aquisição acontece, assim, no âmbito do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública, através do Fundo Ambiental, que, segundo a autarquia, “visa apoiar a aquisição, de forma faseada e por substituição de veículos com mais de dez anos, de 1200 VEs, durante um período de 48 meses”. Assim como de postos de carregamento e de sistemas de georreferenciação e monitorização. (ECO - 23.08.2022)
Link ExternoReino Unido: Financiamento para pontos de carregamento de VEs
O governo britânico selecionou recentemente nove autoridades locais para desenvolver mais de 1.000 pontos de carregamento para carros elétricos. O financiamento da iniciativa é oriundo do fundo de infraestrutura de veículos elétricos locais (LEVI, na sigla em inglês) de £ 450 milhões que o governo anunciou em março deste ano. O montante faz parte de um orçamento maior de £ 1,6 bilhão que visa a instalação de 300.000 pontos de recarga no país até 2030. As nove autoridades locais receberão £ 10 milhões do governo do Reino Unido para construir mais de 1.000 novos pontos de carregamento. Outros £ 9 milhões virão de financiamento privado e £ 1,9 milhão adicionais das autoridades. A nova infraestrutura de recarga será implantada nas regiões de Durham, Nottinghamshire e Suffolk. (Electrive - 24.08.2022)
Link ExternoInovação e Tecnologia
Highland Electric Fleets: Programa de V2G com ônibus elétricos nos EUA
Nos EUA, a Highland Electric Fleets coordenou um programa Vehicle-to-Grid (V2G) com os parceiros de tecnologia Proterra, Thomas Built Buses, Rhombus e Synop com ônibus escolares elétricos. O programa foi realizado em Beverly, Massachusetts, e forneceu energia de volta à rede elétrica por mais de 80 horas neste verão. A Highland Electric Fleets, fornecedora de eletrificação como serviço para frotas municipais e governamentais na América do Norte, ativou dois ônibus escolares elétricos equipados com sistemas de bateria Proterra para alimentar mais de 7 MWh de energia de volta à rede elétrica, como parte do programa de V2G com a National Grid. A energia ajudou a estabilizar a rede durante alguns dos dias mais quentes do verão, quando a eletricidade era mais procurada. Com os parceiros de tecnologia Thomas Built Buses, Proterra, Rhombus e Synop, a Highland Electric Fleets conseguiu demonstrar como os ônibus elétricos funcionam como recursos de estabilização da rede com mais de 32 eventos de rede neste verão. (Electrive - 28.08.2022)
Link ExternoINL: Nova técnica de carregamento de baterias
Pesquisadores do Laboratório Nacional de Idaho (INL, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema capaz de carregar as baterias de VEs em apenas alguns minutos, sem danificar ou comprometer a capacidade energética das células de íons de lítio. Segundo os cientistas, esse método inédito permite que os tanques de energia sejam recarregados em 10 minutos ou até menos, dependendo do tipo de veículo e da capacidade nominal de cada bateria, além, é claro, do modelo de carregador utilizado durante esse processo. Quando uma bateria de íons de lítio está sendo carregada, os íons migram do cátodo para o ânodo. Ao acelerar esse processo de migração, pode ocorrer um acúmulo de metal, desencadeando falha precoce, desgastes e rachaduras no cátodo e, consequentemente, reduzir a vida útil da célula de energia. Para contornar esse problema, os pesquisadores utilizaram técnicas de aprendizagem de máquina, criando protocolos exclusivos de carregamento. (CanalTech - 23.08.2022)
Link ExternoKodak: Produção de baterias para VEs
A Kodak possui máquinas de produção cinematográficas com valor estimado entre US$ 70 milhões e US$ 80 milhões. Essas máquinas adotam um método chamado Estar, que se baseia no processamento de polímeros através de certos processos químicos. Isso é exatamente o que a Wildcat faz para produzir suas baterias. Assim, com relativamente poucas modificações, a Kodak pode contribuir para a produção de alguns tipos de acumuladores. A perspectiva é tão tentadora que a empresa já declarou que está pronta para transformar uma de suas plantas em uma gigafábrica. As baterias que a Kodak produzirá, em um futuro não muito distante, ainda a ser definido. Alguns serão dedicados a produtos eletrônicos (em um mercado já ocupado pela marca no passado), enquanto outros serão feitos para equipar VEs. (Inside EVs - 27.08.2022)
Link ExternoUE REEsilience: Fortalecimento da cadeia de fornecimento de terras raras
O novo projeto da UE REEsilience se concentra na cadeia de suprimentos de materiais magnéticos baseados em terras raras na Europa. Esses ímãs são cruciais na construção de turbinas eólicas, sensores e especialmente motores para veículos elétricos. Embora a UE seja líder mundial na produção de motores elétricos, depende das importações ao longo de toda a cadeia de valor de materiais magnéticos, segundo Steinbeis Europa Zentrum. Em outras palavras: apesar de um mercado em crescimento, a produção de ímãs na Europa não está suficientemente esgotada e muitas vezes atende a aplicações de nicho. O Projeto REEsilience vem para mudar isso. Financiado pelo programa EU Horizon, os participantes irão categorizar elementos de terras raras por localização geográfica, quantidades, composições químicas, cenários de aumento, preços e indicadores éticos e de sustentabilidade. Isso deve considerar todos os fluxos de valor, desde matérias-primas primárias até matérias-primas secundárias. O projeto também construirá um sistema de produção que garanta uma cadeia de suprimentos mais resiliente e sustentável para materiais de terras raras e ímãs para eletromobilidade. (Electrive – 24.08.2022)
Link ExternoIndústria Automobilística
Carcon Automotive: Mercado brasileiro de elétricos leves cresce em 2022
A mobilidade elétrica vem crescendo no Brasil gradualmente, principalmente no segmento de veículos leves. Em 2021, esses modelos representavam 1.69% do mercado de automóveis brasileiro, agora, devem fechar 2022 com 2.16%, segundo a Carcon Automotive. Segundo a consultoria, o país apresenta tendência de crescimento no setor, principalmente por conta de iniciativas de algumas fabricantes que oferecem cada vez mais modelos eletrificados em suas linhas, apesar do país não ter uma estratégia definida para esses modelos. A Carcon Automotive alerta para a necessidade da indústria e governos brasileiros não demorarem para começar a investir no setor, já que ignorar a eletrificação pode significar que mais fabricantes deixem o país. A consultoria ainda ressalta que os modelos híbridos a etanol podem ser uma tecnologia valiosa para o país , principalmente com o argumento da sustentabilidade, já que o etanol é renovável, extraído a partir da cana-de-açúcar. (IG - 25.08.2022)
Link ExternoJAC Motors: Lançamento de caminhão elétrico no Brasil
A JAC Motors lançou o seu primeiro caminhão médio 100% elétrico. A marca chinesa diz que o novo E-JT oferece até 250 km de autonomia, 8,6 toneladas de carga útil e PBT (Peso Bruto Total) de 12,5 toneladas. O preço é de R$ 699 mil. O veículo comercial é equipado com baterias com capacidade total de 107 kWh. O motor elétrico gera 235 cv de potência e 107 kgfm de torque máximo. A depender da carga e perfil de uso em operações, a autonomia do caminhão varia entre 150 km (quando ocupado com carga máxima) e 250 km (se estiver vazio). O veículo é equipado com o terceiro eixo para atender a demanda por mais espaço de carga nas entregas urbanas de grandes clientes, como Ambev, JBS, Mercado Livre, Pespsico e Magazine Luiza. De acordo com o presidente da JAC Motors, Sergio Habib, a empresa está de olho em novos segmentos com o novo caminhão médio elétrico. (Automotive Business - 24.08.2022)
Link ExternoSeres Motors: Grupo confirma participação no mercado brasileiro ainda em 2022
A Seres Motors escolheu uma feira do setor solar para fazer sua primeira aparição pública no Brasil. A fabricante chinesa participa da Intersolar South America (evento realizado em São Paulo) expondo os modelos SF5 e Seres 3. Os SUVs elétricos estão em testes desde 2021 e devem estrear por aqui até o fim deste ano, quando o grupo que representa a Seres iniciará suas atividades no país. A expectativa é que as operações da empresa se consolidem em 2023. A marca, inclusive, tem até site oficial. Lá estão algumas informações dos modelos supracitados e do Seres 7, cuja única imagem sugere que se trata de um SUV-cupê. Além dos automóveis de passeio, a Seres Motors também investirá no segmento de veículos comerciais, o que inclui um caminhão e uma van compacta. Estes são fabricados pela também chinesa Sokon, que controla a marca DFSK. (Automotive Business - 25.08.2022)
Link ExternoHaval: Marca será totalmente elétrica até 2030
A Haval, fabricante de veículos do grupo Great Wall Motor, anunciou recentemente que se concentrará exclusivamente na venda de veículos de nova energia (NEV, na sigla em inglês) a partir de 2030. De acordo com o CEO da empresa, Li Xiaroui, os veículos elétricos a bateria (BEV, na sigla em inglês), com célula de combustível (FCEV, na sigla em inglês) e híbridos plug-in (PHEV, na sigla em inglês) devem responder por 80% das vendas da empresa já em 2025. Dentro da sua estratégia de eletrificação, a Great Wall Motor investiu mais de US$ 1,46 bilhão em programas de P&D na Haval. A empresa diz que vai contar com a força de sua própria tecnologia ‘L.E.M.O.N DHT’, com a qual pretende acelerar sua transição dos combustíveis fósseis por meio de fluxos paralelos de energia híbrida, puramente elétrica a bateria e hidrogênio. Até 2025, a expectativa é que os investimentos ultrapassem os US$ 14 bilhões. (Electrive - 24.08.2022)
Link ExternoHonda e LG: Acordo visa a produção de baterias nos EUA
A Honda anunciou que formará uma nova joint venture com a LG Energy Solution para construir baterias de veículos elétricos nos EUA. A Honda se junta a uma lista crescente de montadoras que estabelecem parcerias para baterias de VEs. Sob o novo acordo da Honda com a LG, a joint venture produzirá baterias de íons de lítio para seus modelos Honda e Acura EV. A Honda e a LG estão investindo US$ 4,4 bilhões para estabelecer uma nova fábrica nos EUA que espera uma capacidade anual de 40 GWh. A localização da nova fábrica ainda não foi definida. Mas, com a Honda planejando introduzir modelos de VEs nos EUA, a parceria visa iniciar a construção no início de 2023, com produção em massa de baterias até o final de 2025. (Electrek - 29.08.2022)
Link ExternoPanasonic: Nova fábrica de baterias nos EUA
A Panasonic está procurando construir outra fábrica de células de bateria nos EUA. Depois que a empresa japonesa confirmou uma fábrica no Kansas em julho, reportagens da mídia sugerem que a Panasonic está analisando uma instalação semelhante em Oklahoma. O Wallstreet Journal cita fontes próximas ao assunto, dizendo que um acordo continua em aberto. A nova fábrica da Panasonic viria além da fábrica de baterias, de cerca de US$ 4 bilhões, que a empresa japonesa confirmou para o Kansas. As fontes do WSJ descreveram as duas plantas com capacidades semelhantes sem entrar em detalhes. (Electrive - 29.08.2022)
Link ExternoTesla: Introdução de terceiro turno em Gigafábrica de Berlim
O portal Drive Tesla afirma ter ouvido falar sobre a introdução do terceiro turno em dezembro de 2022. As fontes das informações não são nomeadas, no entanto. Com o terceiro turno de oito horas, a fábrica de Grünheide produziria carros 24 horas por dia a partir do final do ano – atualmente apenas o Modelo Y. No momento, a fábrica funciona em dois turnos das 6h30 às 10h30 PM. Declarações do Ministro de Assuntos Econômicos de Brandemburgo, Jörg Steinbach, também sugerem que as informações de “Drive Tesla” podem ser precisas. “Desde o final de maio, a operação já funciona em dois turnos e, até o final do ano, haverá três turnos”, disse Steinbach em um comunicado à imprensa do Bundestag. Steinbach foi uma figura importante no estabelecimento e aprovação da fábrica Tesla em Brandenburg. Com o terceiro turno, a produção deverá aumentar para até 5.000 veículos por semana no início de 2023. Este foi o número dado por Drew Baglino, vice-presidente sênior de powertrain e engenharia de energia da Tesla, durante a teleconferência de resultados do segundo trimestre da empresa. (Electrive – 23.08.2022)
Link ExternoVolkswagen e Mercedes: Acordo com governo canadense visa o fornecimento de matéria prima para VEs
Para apoiar a transição energética, Volkswagen e Mercedes estão de olho no Canadá. As montadoras fazem isso para intensificar seu envolvimento na indústria de mineração e, nesse sentido, acabaram de assinar um Memorando de Entendimento com o governo de Ottawa para iniciar uma série de investimentos em empresas do setor e garantir uma oferta adequada e estável de matérias-primas. Além do fato de que o país norte-americano adota métodos modernos de produção com baixo impacto ambiental, também foi escolhido como parceiro por ter depósitos de praticamente todas as principais matérias-primas necessárias para a produção de baterias. Esta não é uma pequena vantagem em termos de tornar as operações mais eficientes. A ideia de crescer no setor de mineração está gradualmente entrando no setor automotivo. (Inside EVs - 28.08.2022)
Link ExternoMeio Ambiente
ESG: CEEE Grupo Equatorial renova frota com VEs
A CEEE Grupo Equatorial anunciou recentemente que a frota de carros da empresa acaba de ser renovada com cinco unidades de automóveis elétricos, modelo Renault ZOE-E TECH. Os carros contam com ótimo desempenho operacional, autonomia de bateria de até 300 km e zero emissão de poluentes. A chegada dos modelos elétricos marca mais um passo no projeto Rota Elétrica Mercosul CEEE Grupo Equatorial. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o projeto de P&D traça um caminho de 916 quilômetros, composto de estações de recarga rápida nas cidades gaúchas de Torres, Osório, Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro, Cristal, Pelotas, Jaguarão, Arroio Grande, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar (em Curral Alto e próximo à divisa com o Chuí). (CEEE Equatorial Energia - 25.08.2022)
Link ExternoESG: Enel X Way instala estações de recarga para VEs no Citi Center (SP)
A Enel X Way e o Citi Brasil firmaram uma parceria para disponibilizar oito carregadores para veículos elétricos a funcionários e clientes no Citi Center, sede do banco na Avenida Paulista, em São Paulo. Os equipamentos instalados fornecem um carregamento inteligente semi-rápido, abastecendo 80% da bateria de um automóvel elétrico e híbridos plug-in em aproximadamente 3 horas. Segundo a nova linha global de negócios totalmente dedicada à mobilidade elétrica da Enel Brasil, serão duas estações por cada subsolo do estacionamento, seis deles de uso exclusivo dos funcionários da instituição e dois também para visitantes, no subsolo do prédio do Citibank. (CanalEnergia – 26.08.2022)
Link ExternoESG: Movida e 99 firmam parceria com desconto para motoristas que alugarem VEs
Na cidade de São Paulo, a Movida vai disponibilizar 50 carros elétricos, com desconto, para aluguel por motoristas parceiros da 99, plataforma que estuda criar uma categoria apenas para corridas com VEs. A iniciativa marca uma nova etapa da Aliança pela Mobilidade Sustentável, que reúne empresas do setor de mobilidade urbana com o propósito de impulsionar a infraestrutura para veículos sustentáveis no Brasil. Os motoristas parceiros da plataforma podem receber descontos de até 50% no aluguel dos carros elétricos. Com a opção de locação facilitada e a redução do consumo de combustíveis, a Movida prevê uma economia de mais de 25% por mês aos bolsos dos condutores. (Automotive Business – 23.08.2022)
Link ExternoESG: Modelos de negócios para infraestrutura de recarga de VEs
Empresas começaram a ver oportunidades para lucrar com recarga de carros elétricos em postos de combustíveis. O objetivo é oferecer recarga rápida ou ultrarrápida para quem tem um VE. Em geral, é possível recarregar em cerca de 20 minutos. A Shell prevê instalar 35 eletropostos no Brasil até o final de 2023. Outra grande marca, a Petrobras quer criar pelo menos 70 pontos de recarga de carros elétricos até o fim do ano que vem. A princípio, os clientes podem fazer a recarga de forma gratuita. Já os clientes cadastrados no programa Premmia ainda acumulam dez vezes mais pontos. O objetivo da empresa é ligar sete estados brasileiros, cobrindo Sul e Sudeste. Ainda não há um modelo de monetização da recarga de VEs no Brasil. Entretanto, a possibilidade não está descartada. (O Estado de São Paulo - 21.08.2022)
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