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IFE
17/08/2022

IFE ME nº 119 de 17 de agosto de 2022

Assinatura:
Equipe de Pesquisa UFRJ

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17/08/2022

IFE nº 119

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IFE ME nº 119 de 17 de agosto de 2022

Políticas Públicas e Regulatórias

Brasil: São Paulo vai receber novos ônibus elétricos para frota municipal

A Mercedes-Benz vai entregar parte de um lote de ônibus elétricos para integrar o transporte público da cidade de São Paulo até 2023. O modelo eO500U, com autonomia de 250 km, é alimentado por quatro pacotes de bateria e é o primeiro coletivo urbano eletrificado produzido no Brasil. A informação foi dada pela montadora durante a Lat.Bus. A entrega dos ônibus elétricos produzidos pela Mercedes-Benz faz parte da "corrida" da Prefeitura de São Paulo para cumprir seu Programa de Metas, que prevê a aquisição de mil ônibus elétricos até 2023 (de diferentes montadoras) e estipula que 20% da frota que circula na capital seja composta por veículos zero combustão até o fim de 2024. A Lei Municipal de Mudanças Climáticas também cobra a redução de emissões de gás carbônico em 50% até 2028. (Automotive Business - 09.08.2022)
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Canadá: Financiamento para infraestrutura de recarda de VEs

O governo do Canadá diz que investirá mais de US$ 2,4 milhões no provedor de estacionamento Indigo Park Canada. O financiamento ajudará a empresa a instalar 500 carregadores de VEs em 68 locais na Colúmbia Britânica, Alberta, Ontário, Quebec e New Brunswick, três dos quais em Manitoba. Financiados pelo Programa de Infraestrutura de Veículos de Emissão Zero (ZEVIP) do Natural Resources Canada, todos os carregadores estarão disponíveis para os canadenses em março de 2024. O Indigo Park Canada igualou o financiamento, elevando o custo total do projeto para mais de US$ 4,8 milhões. Todos os projetos são possíveis através do Programa de Infraestrutura de Veículos de Emissão Zero (ZEVIP) do Natural Resources Canada. O orçamento de 2022 forneceu US $ 400 milhões adicionais ao Natural Resources Canada para continuar implantando a infraestrutura veicular de emissão zero, estendendo o ZEVIP até março de 2027. O governo acrescenta que, graças aos fundos investidos pelo ZEVIP até o momento, mais de 34.500 novas estações de carregamento serão instalado de costa a costa até 2027. (Electrive – 10.08.2022)
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China: Projeto para implementar veículos autônomos na frota de transporte público

A China elabora um projeto para implementar veículos autônomos no transporte público o quanto antes. O Ministério do Trabalho do país informou que vai incentivar o uso dessa modalidade, a princípio, em regiões de pouco tráfego para obter o máximo de segurança. As cidades de Pequim, Xangai e Shenzhen já permitiram as operações de robô-táxis por empresas como Baidu e Pony.ai em áreas pré-determinadas. A Baidu obteve licença também para operar os veículos autônomos em áreas públicas dos municípios de Chongqing e Wuman. Segundo a companhia, a autorização marca um “ponto de virada” na formulação de políticas voltadas à direção autônoma no país. A China está em uma corrida com os Estados Unidos para comercializar o quanto antes veículos autônomos, com tecnologias de ponta para sensores e mapeamento até regras regulatórias para o desenvolvimento com segurança. (Automotive Business - 08.08.2022)
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Costa Rica: Plano de descarbonização inclui metas para a mobilidade elétrica

Um aspecto importante do ambicioso plano de descarbonização da Costa Rica inclui a eletrificação do transporte público, principalmente ônibus. O Plano Nacional de Descarbonização exige que 70% dos ônibus sejam livres de emissões até 2035 e 100% até 2050 . Estão em curso várias iniciativas para promover os ônibus elétricos (e-buses). Por exemplo, o governo da Costa Rica colaborou com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (agência alemã de cooperação para o desenvolvimento) para lançar um projeto piloto de e-bus. Em paralelo, também ocorreram atividades de capacitação, que incluem a formação de motoristas que operam a nova frota de e-bus municipais. O número de e-buses aumentou ao longo do tempo, não só criando empregos para treinadores e motoristas, mas também reduzindo a demanda por veículos particulares, reduzindo ainda mais a poluição das estradas. (Irena – 10.08.2022)
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EUA: Biden sanciona lei para aumentar produção local de semicondutores

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou projeto de lei que tem como principal objetivo incentivar a produção local de semicondutores. O governo pretende usar o pacote de US$ 52,7 bilhões como resposta à China, que ampliou sua participação no mercado e ruma em busca de uma cadeia de componentes autossuficiente. “Os Estados Unidos inventaram os semicondutores”, disse Biden. No evento que marcou a sanção do projeto de lei, o democrata disse ainda que o futuro dos semicondutores será nos Estados Unidos. O pacote de incentivos foi aprovado com alguma facilidade tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, indicando ação bipartidária a fim de combater a ameaça chinesa. Segundo a agência de notícias Bloomberg, a demanda por chips produzidos na China teve alta de 58% em 2021. Embora os EUA ainda levem vantagem sobre a China neste campo, o governo norte-americano não quer dar sopa para o azar. Biden, a propósito, acusou o país asiático de fazer lobby contra o projeto de lei, intitulado CHIPS and Science Act. Além dos US$ 52,7 bi para a produção local de chips, o PL destina mais US$ 227,3 bi para o setor de alta tecnologia. (Automotive Business – 10.08.2022)
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EUA: Governos locais na Califórnia receberão financiamento para aquisição de ônibus de emissão zero

Os senadores norte-americanos Dianne Feinstein e Alex Padilla (ambos do Estado da Califórnia) anunciaram que 17 governos locais e agências de trânsito receberão mais de US$ 236 milhões em doações do Departamento de Transportes (DOT, na sigla em inglês) para ajudar na transição para ônibus de emissão zero. Este financiamento é oriundo do Programa para Ônibus e do Programa de Veículos de Baixa ou Nenhuma Emissão do DOT, que auxilia agências de trânsito a adquirir e alugar veículos novos, menos poluentes, e renovar e construir a infraestrutura necessária para veículos de emissão zero. De acordo com o Innovative Clean Transit Regulation do California Air Resources Board, todas as novas compras de ônibus pelas agências de trânsito da Califórnia e governos locais devem ser ônibus de emissão zero a partir de 2029, com a meta de transição completa até 2040. (Green Car Congress - 12.08.2022)
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EUA: Nova política de subsídios coloca em risco cumprimento de metas de adoção de VEs

Um grupo que representa General Motors, Toyota, Volkswagen e outras grandes montadoras disse que um projeto de lei de US$ 430 bilhões aprovado pelo Senado norte-americano colocará em risco o cumprimento das metas de adoção de veículos elétricos nos Estados Unidos para 2030. O grupo havia alertado na última sexta-feira (5/8) que, com base no texto, a maioria dos modelos de veículos elétricos não se qualificaria para um crédito fiscal de US$ 7.500 para compradores norte-americanos. Para ser elegível, os veículos devem ser montados na América do Norte, o que tornaria alguns VEs atuais inelegíveis assim que a legislação entre em vigor. O projeto de lei do Senado impõe outras restrições para limitar o uso pelas montadoras de materiais fabricados na China, introduzindo gradualmente as porcentagens exigidas de componentes de baterias de origem norte-americana. Após 2023, veículos com baterias que possuem componentes chineses não poderão receber o incentivo, enquanto minerais críticos também enfrentam limitações de fornecimento. (Forbes - 08.08.2022)
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EUA: Nova Jersey implementará programa voltado para ônibus escolares elétricos

O governador de Nova Jersey, Phil Murphy, assinou um projeto de lei exigindo que o Departamento de Proteção Ambiental (DEP) do estado implemente um 'Programa de Ônibus Escolar Elétrico' de três anos. O orçamento é de US$ 45 milhões ou US$ 15 milhões por ano. É o último projeto de lei consecutivo que o governador experiente em EV assinou. No caso do esquema de ônibus escolar elétrico de Nova Jersey, o DEP emitirá subsídios para veículos de emissão zero e para a infraestrutura de carregamento necessária. Pelo menos seis distritos escolares ou contratados de ônibus receberão financiamento anualmente. O DEP também deve alocar pelo menos metade do financiamento do subsídio a cada ano para operadores em uma comunidade de baixa renda, urbana ou de justiça ambiental. (Electrive – 08.08.2022)
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Inovação e Tecnologia

CBA: Desenvolvimento de folha de alumínio para baterias de VEs

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) está desenvolvendo uma folha de alumínio que será usada para envolver baterias de veículos elétricos, a pedido de um cliente cujo foco está em ônibus elétricos, disse o presidente da companhia, Ricardo Carvalho. Segundo o executivo, o desafio da CBA é chegar a uma liga de alumínio que ofereça as características mecânicas adequadas para que a folha seja usada como invólucro de baterias de íon-lítio. O nome do cliente e cronograma do projeto, que está em fase de desenvolvimento, não foram relevados. Hoje, a principal liga produzida pela CBA é a de alumínio-silício, usada em rodas de automóveis. (Valor Econômico – 10.08.2022)
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Avatr e BP: Construção de infraestrutura de recarga de alta potência na China

A Avatr, fabricante chinesa de veículos elétricos, anunciou recentemente uma nova parceria com a British Petroleum (BP) visando a construção de uma infraestrutura de carregamento ultrarrápido na China. A Avatr planeja que as estações de carregamento tenham 480kW de potência em média, com um único conector de carregamento fornecendo uma capacidade máxima de 240kW. O objetivo é fornecer aos proprietários de VEs uma autonomia de 200 quilômetros com uma recarga de apenas 10 minutos. Anunciada como uma parceria estratégica de longo prazo, a expectativa é que os primeiros resultados da cooperação Avatr-BP apareçam antes do final deste ano. Inicialmente, as empresas definiram as cidades de Pequim, Xangai e Guangzhou como mercados de lançamento do novo serviço. No entanto, a longo prazo, cerca de 20 cidades receberão novas estações de carregamento ultrarrápido até o final de 2023. (Electrive - 08.08.2022)
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CATL: Nova fábrica de baterias na Hungria

A CATL construirá outra fábrica de células na Europa. O segundo local depois de Erfurt é Debrecen, na Hungria. A CATL já tem um cliente importante nas mãos: a fábrica de células vai abastecer as fábricas de veículos Mercedes-Benz na Alemanha e na Hungria com baterias. De acordo com a empresa chinesa, será construída ali uma usina com capacidade anual prevista de 100 gigawatts-hora. A solenidade de inauguração deve ocorrer ainda este ano. Ao longo dos anos, a CATL investirá 7,34 bilhões de euros no local. A nova fábrica Hungria produzirá células e módulos de bateria para fabricantes de automóveis europeus. (Electrive - 12.08.2022)
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Electrify America: Instalação de pontos de carregamento nas lojas Ikea

A subsidiária americana da Volkswagen, Electrify America, instalará mais de 200 pontos de carregamento de alta potência para VEs em lojas da Ikea nos EUA. Os carregadores rápidos, com potências que variam de 150 kW a 350 kW, serão instalados em mais de 25 lojas de 18 estados diferentes dos EUA e estarão disponíveis para uso público. Além disso, os veículos elétricos da Ikea utilizarão estes mesmos pontos de carregamento para recarga própria, de acordo com o comunicado emitido pelas duas empresas. A expectativa é que os primeiros locais estejam prontos para serem utilizados até o final de 2022. (Electrive - 14.08.2022)
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Foxconn e Monarch: Construção de tratores elétricos nos EUA

A Foxconn, no futuro, construirá tratores elétricos e baterias nos EUA. Um acordo agora concluído com o fornecedor de tratores Monarch Tractor prevê que os tratores elétricos da série MK-V da Monarch sejam construídos na fábrica da Foxconn em Ohio a partir de 2023. Segundo a Monarch, o MK-V pode ser operado por até dez horas com uma carga de bateria. Com um carrinho de troca de bateria especial, a operação 24 horas também é possível. No trabalho, o MK-V, que tem uma potência de pouco mais de 50 kW, deve pontuar com seu alto torque em um tamanho menor. Como a energia pode ser extraída da bateria por meio de uma conexão, também deve ser possível operar equipamentos elétricos em áreas da fazenda sem conexão de energia. (Electrive - 12.08.2022)
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Siemens e Mahle: Parceria visa o desenvolvimento de tecnologia de carregamento de VEs por indução

O carregamento sem fio será um fator muito importante para tornar o carro elétrico cada vez mais popular. A Siemens e a Mahle estão bem cientes disso e celebraram um novo acordo para desenvolver ainda mais essa tecnologia. Os esforços dos dois gigantes da alta tecnologia se concentrarão na criação de um único padrão para tornar a cobrança sem fio menos complexa e mais acessível. Na prática, o objetivo da Siemens e da Mahle é trabalhar o hardware de VEs e infraestrutura de carregamento para fazer as duas partes "conversarem" de forma padrão para toda a indústria. Segundo a Siemens, "o carregamento sem fio é o mercado do futuro e facilitará a vida dos motoristas do futuro". (Inside EVs - 13.08.2022)
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Tesla: Acordo para compra de níquel na Indonésia

A Tesla assinou contratos no valor de cerca de US$ 5 bilhões com empresas de processamento de níquel na Indonésia para compra de materiais para as suas baterias. De acordo com um ministro do governo indonésio, a Tesla assinou contratos de cinco anos com empresas de processamento de níquel que operam em Morowali, na ilha de Sulawesi. Os nomes das empresas e as quantidades compradas, porém, não foram divulgadas. (Electrive - 10.08.2022)
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Indústria Automobilística

Brasil: Montadoras não esclarecem prioridade entre produzir híbridos ou elétricos

Os fabricantes de carros têm metas globais de descarbonização muito claras. A maioria já tem a data que deixará de produzir automóveis a combustão, e a eletrificação dos automóveis torna-se cada vez mais comum em diversas partes do mundo. No Brasil, no entanto, esse tema continua obscuro e, todas as vezes que os executivos se referem ao assunto, falta clareza nos detalhes e nos prazos. Das 13 montadoras de carros com fábricas no Brasil, duas – Toyota e CAOA Chery – já produzem híbridos localmente. Na CAOA Chery, uma das menores no país, a decisão é bem recente. Outras duas, as maiores do setor – Volkswagen e Stellantis – anunciaram a intenção de produzir híbridos a etanol no país. Mas não revelaram datas. Nas demais montadoras, a questão está ainda menos resolvida. O que prevalece, na maioria, é o discurso em torno das metas globais, o que dificulta prever o que vai acontecer no Brasil. (Valor Econômico - 14.08.2022)
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Brasil: Imposto zero para VEs preocupa montadoras de ônibus

A eletrificação foi a tônica da Lat.Bus, principal feira de mobilidade urbana do continente, mas o tema preocupa as fabricantes locais de ônibus no que diz respeito à abertura do mercado. Especificamente em relação à possibilidade de as montadoras estrangeiras importarem veículos elétricos com imposto zero, como propõe o Projeto de Lei (PL) 403, que tramita no Senado Federal. Segundo o texto, de autoria do senador Irajá (PSD/TO), deverão ser isentas do tributo as importações de veículos elétricos e híbridos até dezembro de 2025, uma obrigação que atualmente é recolhida sob uma alíquota de 35%. O texto aguarda votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Enquanto a matéria é apreciada em Brasília, as montadoras já se mostram contrárias à medida. As empresas citam a redução do imposto como algo que venha a gerar concorrência desleal e possível quebra da cadeia de fornecedores. Para a Mercedes-Benz, que mantém produção local de chassis de ônibus elétricos, o PL fere a isonomia da concorrência dentro do segmento. (Automotive Business – 12.08.2022)
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Brasil: Porto de Santos recebe o maior lote de VEs de sua história

Devido à primeira remessa do Renault Kwid E-Tech a desembarcar no Brasil, o TEV (Terminal de Veículos) da Santos Brasil, no Porto de Santos, recebeu no último dia 2 de agosto o maior lote de veículos elétricos de sua história. Foram 324 unidades desembarcadas do navio Grande Sapphire. Para o início de setembro já está previsto um novo lote com 430 veículos no navio Taipan e, até o final do ano, mais 500 unidades, o que mostra o crescimento do mercado de carros elétricos no Brasil - neste ano já foram vendidos cerca de 4.000 veículos zero emissão no país. De olho nessa transição de mercado, a Santos Brasil equipou o TEV com dois carregadores para VEs. (Inside EVs - 12.08.2022)
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Jaguar Land Rover e Vibra: Parceria visa acelerar serviços de eletrificação

A Jaguar Land Rover e a Vibra assinaram um memorando de entendimento (MOU) para desenvolver projetos relacionados à mobilidade elétrica no Brasil. A parceria permitirá que as duas empresas compartilhem conhecimentos e tecnologias, ao mesmo tempo em que combinam esforços para ampliar a soluções de eletrificação aos clientes. Uma das prioridades iniciais é a implementação da rede de eletropostos da Vibra em Postos Petrobras. Em julho, a Vibra lançou um projeto para criar o maior corredor elétrico do país, com a instalação de 70 estações de recarga ultrarrápida para conectar sete estados. A companhia (ex-Petrobras Distribuidora), que lidera o mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e lubrificantes, espera fornecer o serviço de recarga de veículos elétricos em 25% de sua rede de postos até 2030. (Automotive Business – 10.08.2022)
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Marcopolo: Fabricação de ônibus elétricos terá início ainda em 2022

A Marcopolo anunciou a produção em série de seu primeiro ônibus elétrico com chassi próprio. O Attivi integral terá 30 unidades produzidas a partir de agosto até o fim do ano em várias configurações para atender todo o país. “Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e fazer parte da criação de um ônibus elétrico nacional valoriza a nossa engenharia”, afirmou James Bellini, CEO da Marcopolo. O veículo participa de testes assistidos desde outubro de 2021. (Automotive Business - 09.08.2022)
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Mercedes-Benz: Planos para o segmento de ônibus elétricos no Brasil

A Mercedes-Benz trabalha com a projeção de um mercado de 3 mil unidades de ônibus elétricos no país até 2024, considerando os projetos de mobilidade que estão em curso em algumas das capitais brasileiras. A companhia diz que pretende criar um modelo de negócio envolvendo os veículos elétricos por meio de um ecossistema, no qual a empresa não figura apenas como provedora dos ônibus, mas também como parte da estrutura operacional e financeira, com a entrega também de equipamentos de recarga, serviços digitais e ferramentas de financiamento. (Automotive Business - 09.08.2022)
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Ford/Jim Farley: Alta no preço dos VEs será maior do que o previsto

O CEO da Ford, Jim Farley, junta-se ao coro de executivos de montadoras preocupados com o aumento dos preços das commodities. O alerta, lançado em várias ocasiões por muitos de seus colegas, é que a alta dos metais das baterias de carros elétricos é um problema para se conviver com mais tempo do que o esperado. "Eu não acho que nós vamos ter alívio do lítio, cobalto e níquel tão cedo", foram as palavras ditas pelo número um da marca do Oval Azul diante de jornalistas durante um evento na fábrica da montadora sediada em Michigan. Nesse ritmo, a solução deve ser necessariamente elevar os preços dos carros movidos a bateria. (Inside EVs - 11.08.2022) 
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Ford: Investimento em baterias de menor custo

O CEO da Ford, Jim Farley, reconhece o aperto que o mercado de VEs passa, desse modo, os investimentos em baterias feitas com matérias-primas menos "nobres", como o lítio-ferro-fosfato (LFP), torna-se uma estratégia interessante. Sem níquel e cobalto, de modo a reduzir os custos de produção e, como diz o CEO da Ford, "tornar acessível" a mobilidade de emissão zero. A marca já anunciou a compra desses acumuladores revolucionários da fabricante chinesa CATL. Mais seguras, com maior capacidade e mais rápidos para recarregar do que o padrão níquel-manganês-cobalto (NCM), elas estão sendo desenvolvidas por várias empresas, incluindo a Solid Power, na qual a Ford investiu em conjunto com a BMW. O objetivo da startup é entregar os primeiros protótipos até o final do ano, embora leve mais alguns anos até vermos essas baterias chegarem ao mercado. (Inside EVs - 11.08.2022)
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Tesla: Caminhão elétrico deve estar no mercado ainda em 2022

Bastante aguardado, o caminhão elétrico Tesla Semi, revelado em 2017 e inicialmente esperado para 2019, após vários atrasos, finalmente deve chegar ao mercado até o final deste ano. O CEO da Tesla, Elon Musk, disse no Twitter que as entregas do Tesla Semi terão início neste ano. Não apenas isso, mas a empresa estará entregando a versão de longo alcance, que deverá ser capaz de percorrer 800 km com uma única carga. Na sequência, o lançamento da picape Tesla Cybertruck está marcado para 2023. (Inside EVs - 10.08.2022)
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Tesla: Planos para construção de fábrica no Canadá

Depois que Elon Musk sugeriu que a Tesla estaria pensando na construção de sua próxima gigafábrica no Canadá, agora tem-se a confirmação de que o fabricante está realmente avançando com o plano. De acordo com uma fonte do Canadá, a montadora já havia apresentado documentos ao governo de Ontário afirmando que tinha a intenção de construir uma "fábrica avançada" no estado. A Electric Autonomy Canada obteve os documentos de negociação, que segundo a lei canadense devem ser tornados públicos, apresentados pela Tesla em julho. (Inside EVs - 12.08.2022)
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Tesla: Recorde de VEs produzidos na China

A Tesla comemora o milionésimo carro elétrico produzido na fábrica da Tesla em Xangai, na China. A confirmação oficial indica que o veículo elétrico comemorativo foi produzido em 13 de agosto de 2022. Vale lembrar que a construção da fábrica começou em 7 de janeiro de 2019, enquanto os primeiros carros produzidos no local foram entregues aos clientes na China em dezembro de 2019. Inicialmente, a fábrica estava produzindo o Tesla Model 3, que mais tarde foi acompanhado pelo SUV elétrico Model Y. O CEO da Tesla, Elon Musk, parabenizou a equipe, observando que o total acumulado está agora em mais de 3 milhões de unidades. A fábrica Tesla Giga Shanghai é a maior fábrica de veículos elétricos do mundo, que, de acordo com o último relatório trimestral, pode produzir mais de 750.000 unidades do Model 3/Model Y anualmente. É também o primeiro local de produção de automóveis na China pertencente 100% a uma empresa estrangeira (antes da Giga Shanghai, a China exigia joint ventures 50/50). (Inside EVs – 15.08.2022)
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Meio Ambiente

ESG: BMW vai desenvolver infraestrutura de recarga para rede de hóteis

A BMW vai instalar carregadores para carros elétricos em todos os hotéis administrados pela Atrio Hotel Management em dois anos. Atualmente, os eletropostos estão disponíveis em 22 estabelecimentos das marcas Ibis e Novotel, e a promessa é de chegar a todas as 74 unidades da operadora hoteleira. A instalação de carregadores é parte da estratégia de eletrificação e sustentabilidade da BMW. A parceria entre a BMW e a Atrio começou com um projeto-piloto de eletroposto implantado em Joinville (SC), com o objetivo de entender a dinâmica e demanda dos clientes, segundo o diretor regional de operações da empresa hoteleira, Rui Medeiros. Os carregadores estão disponíveis atualmente em seis estados brasileiros, em unidades do Ibis em São Hosé do Rio Preto (SP), Porto Alegre (RS), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ), entre outros. Enquanto as unidades do Novotel podem ser encontradas em Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Criciúma (SC). (Automotive Business - 11.08.2022)
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ESG: Seara amplia frota de caminhões elétricos

A Seara decidiu acelerar seu plano de adoção de caminhões elétricos refrigerados, utilizados para distribuir seus produtos em todo o Brasil, e vai ampliar de 19 para 200 o número de veículos 100% elétricos refrigerados até janeiro de 2023. A iniciativa visa contribuir para redução das emissões escopo 3 de gases de efeito estufa, aquelas relativas às emissões indiretas das operações da companhia, que ocorrem na cadeia de valor da empresa, e faz parte dos esforços do Grupo JBS para se tornar Net Zero em 2040. Os veículos serão fornecidos pela No Carbon, nova empresa da JBS Novos Negócios especializada em locação de caminhões movidos a eletricidade. Cada caminhão evita o lançamento anual de cerca de 30 toneladas de CO2 equivalente na atmosfera. Portanto, a introdução desses 200 novos veículos propiciará uma redução de aproximadamente 6 mil toneladas anuais de emissões, uma vez que esses caminhões substituirão veículos movidos a diesel, mais poluentes. (BroadCast Energia – 08.08.2022)
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ESG: FedEx firma parceria com Ford para utilização de vans elétricas

A FedEx Office, em colaboração com a Ford Pro, está utilizando 10 vans Ford E-Transit em sua rede FedEx SameDay City como parte do objetivo de fazer a transição de toda a sua frota de coleta e entrega para veículos com zero emissão até 2040. O FedEx SameDay City é a opção de envio local da empresa, que oferece entrega de encomendas urgentes em poucas horas com notificações em tempo real. Os veículos estão sendo testados em nove mercados dos EUA para avaliar o desempenho em diferentes condições de estrada e clima. (Green Car Congress - 10.08. 2022)
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ESG: Volvo e Starbucks celebram parceria para instalação de infraestrutura de recarga

A Volvo Cars, em cooperação com a Starbucks Corporation, anunciou as primeiras lojas Starbucks onde novos carregadores de VEs, alimentados por ChargePoint, estarão disponíveis para clientes e membros do público. Os parceiros estão planejando a instalação de até 60 carregadores rápidos DC em até 15 locais da Starbucks ao longo de uma rota de 1.350 milhas entre a faixa frontal do Colorado e o Starbucks Support Center (sede) em Seattle. Até o final do ano haverá carregadores nas lojas Starbucks aproximadamente a cada 160 quilômetros ao longo da rota, dentro do alcance de quase todos os VEs, fornecendo a infraestrutura necessária para os atuais motoristas de VEs. (Green Car Congress - 10.08.2022)
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Eventos

Grand View Research: Projeção de crescimento para o mercado de lítio

Enquanto as montadoras escalam a produção de veículos elétricos, cria-se uma demanda significativa por lítio. O lítio é um mineral crítico usado em baterias de VEs. Na verdade, as baterias de íons de lítio são a escolha mais popular devido à sua capacidade de produzir alta energia em níveis seguros. De acordo com um novo relatório, o mercado de lítio vale cerca de US$ 7,5 bilhões, um aumento de quase 10% em relação ao ano passado. E os especialistas acreditam que a demanda só vai acelerar a partir daqui, à medida que as montadoras aumentam sua produção. Com isso em mente, a Grand View Research prevê que a receita do mercado de lítio atinja US$ 18,99 bilhões, em 2030, representando um salto de 153% em relação a este ano. (Electrek - 11.08.2022)
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