IFE: nº 94 – 22 de agosto de 2022
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Editor: Prof. Nivalde J. de Castro

Índice

Políticas Públicas e Financiamentos
EUA: Senado aprova lei para oferecer créditos fiscais à produção de hidrogênio limpo
2 Reino Unido: Governo concede financiamento a 22 organizações para apoiar a tecnologia de resíduos para hidrogênio
3 Romênia: Comissão Europeia aprova € 149 milhões para apoiar a produção de hidrogênio

Produção
1 Austrália: IGE avança com projeto de hidrogênio verde
2 Austrália: Projeto Hunter Energy avança ao iniciar o estudo de viabilidade
3 Canadá: First Hydrogen Energy planeja desenvolver projeto de H2V
4 Reino Unido: Empresas assinam Mou para desenvolver planta de H2V de 35 MW

Armazenamento e Transporte
1 Alemanha: Roth Composite Machinery revela tecnologia para fabricação de vasos de armazenamento de hidrogênio
2 Coreia do Sul: MoU procura desenvolver armazenamento de hidrogênio líquido em larga escala
3 Escócia explora armazenamento de hidrogênio subaquático

4 EUA: UTSA e SwRI colaboram para produzir materiais de armazenamento mais eficientes para hidrogênio

Uso Final
1 Alemanha: GP Joule compra caminhões movidos a hidrogênio em um acordo
2 Austrália investe em ‘primeiro’ avião movido a hidrogênio
3 Estados Unidos: Heliogen e Dimensional Energy entrarão em colaboração para produzir combustível de aviação à base de hidrogênio
4 Estados Unidos: Nikola revela a localização de três estações de distribuição de hidrogênio na Califórnia
5 Japão: Fukuyama Transporting promoverá caminhões movidos a hidrogênio

Tecnologia e Inovação
1 Austrália: Hysata fecha US $ 30 milhões Série A para comercializar eletrólise alimentada por capilar
2 Austrália: Parque solar pode gerar hidrogênio por menos de US$ 2/kg
3 China: Empresa recebe financiamento para desenvolver plataforma de negócios de energia de hidrogênio

Eventos
1 The hydrogen policies webinar

Artigos e Estudos
1 A Green Hydrogen Energy System: Optimal control strategies for integrated hydrogen storage and power generation with wind energy
2 Green hydrogen standard in China: Standard and evaluation of low-carbon hydrogen, clean hydrogen, and renewable hydrogen
3 What’s stopping the world from using more green hydrogen?


Políticas Públicas e Financiamentos

1 EUA: Senado aprova lei para oferecer créditos fiscais à produção de hidrogênio limpo

O Senado dos EUA aprovou no dia 7 de agosto o principal pacote econômico, que pode impulsionar a economia de hidrogênio do país na forma de créditos fiscais. A Lei de Redução da Inflação detém uma lei tributária e climática histórica, oferecendo US$ 3 por kg em créditos fiscais para a produção de hidrogênio com baixo teor de carbono, o que poderia tornar o transportador de energia limpa mais barato do que o hidrogênio cinza. Fixado a uma taxa básica de US$ 0,60/kg, o projeto de lei usará uma escala de cálculo de crédito com base nas emissões do ciclo de vida (medida em equivalente de dióxido de carbono), oferecendo hidrogênio fabricado com 0,45-1,5kg, 1,5-2,5kg e 2,5kg de emissões do ciclo de vida a chance de coletar 33,4%, 25% e 20% dos créditos, respectivamente. Além dos créditos para produção, o projeto de lei também oferece uma revisão do crédito fiscal de veículos elétricos movidos a célula a combustível de hidrogênio, com até US$ 7.500 disponíveis para veículos novos e US$ 4.500 para veículos usados. (H2 View – 07.08.2022)

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2 Reino Unido: Governo concede financiamento a 22 organizações para apoiar a tecnologia de resíduos para hidrogênio

O Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial (BEIS) do governo do Reino Unido anunciou, que 22 organizações receberão até £ 250 mil (US$ 303.850) em financiamento como parte de seu Programa de Inovação de Hidrogênio BECCS Fase 1. Oferecendo um total de £ 5 milhões (US$ 6,08 milhões) em financiamento, o programa do BEIS visa apoiar o desenvolvimento de tecnologias para produzir hidrogênio gerado via BECCS, um processo que produz hidrogênio a partir de biomassa e resíduos com a capacidade de capturar e armazenar carbono liberado no processo. As organizações, incluindo start-ups e pequenas e médias empresas, receberam financiamento para desenvolver soluções inovadoras de tecnologia BECCS de hidrogênio comercialmente viáveis em três categorias: pré-processamento de matéria-prima; componentes de gaseificação; e novas tecnologias de biohidrogênio. (Governo do Reino Unido – 04.08.2022)

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3 Romênia: Comissão Europeia aprova € 149 milhões para apoiar a produção de hidrogênio

A Comissão Europeia aprovou sob as regras de auxílios estatais da UE, um esquema de financiamento de € 149 milhões para a Romênia, disponibilizado através do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (“RRM”), para apoiar a produção de hidrogênio a partir de fontes renováveis, disse um comunicado de imprensa. O objetivo da medida é contribuir para o desenvolvimento de hidrogênio a partir de fontes renováveis, em consonância com os objetivos da Estratégia da UE para o Hidrogênio e do Pacto Verde da UE. O esquema também contribuirá para os objetivos do plano REPowerEU de reduzir a dependência de combustíveis fósseis na Rússia e acelerar a transição verde. Este financiamento permite à Romênia reforçar a sua capacidade de produção de hidrogénio renovável, limitando ao mesmo tempo possíveis distorções da concorrência. O esquema apoiará a construção de novas instalações de produção de hidrogênio renovável com o objetivo de alcançar, até 31 de dezembro de 2025, uma capacidade de produção de hidrogênio renovável de pelo menos 100 MW em usinas de eletrólise produzindo pelo menos 10.000 toneladas de hidrogênio por ano. (Comissão Europeia – 08.08.2022)

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Produção

1 Austrália: IGE avança com projeto de hidrogênio verde

A Infinite Green Energy (IGE), uma empresa que atua no mercado de hidrogênio, avançou com seu projeto denominado de MEG HP1 ao garantir todas as terras restantes para o desenvolvimento do mesmo. O projeto tem por finalidade desenvolver uma planta de hidrogênio verde (H2V) na Austrália Ocidental. A planta contará com a tecnologia de eletrólise que será alimentada por energia solar. Com a garantia das terras, agora a unidade será capaz de produzir oito toneladas de hidrogênio por dia, entretanto, na primeira fase, no qual deve estar operacional no ano de 2024, planeja-se produzir 4 toneladas do gás. Por fim, em termos de uso final, o gás será utilizado no setor de transporte. (H2 View – 10.08.2022)

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2 Austrália: Projeto Hunter Energy avança ao iniciar o estudo de viabilidade

O projeto Hunter Energy Hub, cujo tem finalidade de desenvolver uma planta de hidrogênio verde (H2V) em New South Wales (NSW), Austrália, está avançando após a empresa AGL Energy e a Fortescue Future Industries iniciarem o estudo de viabilidade para mapear os principais planos operacionais comerciais e desenvolver o cronograma de produção. A planta vai contar com eletrolisadores que vão responder por cerca de 150 MW a 2 GW de capacidade de produção e serão alimentados por energias renováveis. Por fim, no que concerne ao uso final, o gás terá por finalidade a produção da amônia pelo processo de Haber-Bosch para o uso doméstico para a exportação. (H2 View – 11.08.2022)

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3 Canadá: First Hydrogen Energy planeja desenvolver projeto de H2V

A First Hydrogen Energy, uma empresa que atua com a descarbonização no segmento da mobilidade, está planejando desenvolver um projeto de produção de hidrogênio verde (H2V) no Canadá. A empresa pretende aproveitar os recursos renováveis do país, em conjunto com um financiamento destinado à descarbonização da mobilidade pesada e assim desenvolver o projeto. A produção do H2V será por meio de uma planta que contará com a tecnologia de eletrólise que será movida a partir de energias renováveis. Por fim, em termos de uso final, o gás será designado apenas para o setor da mobilidade, a fim de promover o avanço na busca pelo net-zero da First Hydrogen Energy. (First Hydrogen Energy – 10.08.2022)

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4 Reino Unido: Empresas assinam Mou para desenvolver planta de H2V de 35 MW

A Carlton Power, uma empresa de energia que atua no desenvolvimento da economia sustentável, e as partes interessadas locais, incluindo Cumbria Local Enterprise Partnership, Barrow Borough Council e Electricity North West, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para desenvolver um projeto que tem por finalidade construir uma planta de produção de hidrogênio verde (H2V) em Cumbria, Reino Unido. A planta contará com a tecnologia de eletrólise com 35 MW de capacidade de produção que será alimentada a partir de energias renováveis. Por fim, em termos de uso final, o gás servirá para regular a oferta de energia, sendo armazenado e utilizado no sistema elétrico quando houver uma demanda superior à oferta de energia. (H2 View – 10.08.2022)

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Armazenamento e Transporte

1 Alemanha: Roth Composite Machinery revela tecnologia para fabricação de vasos de armazenamento de hidrogênio

A Roth Composite Machinery, revela planos para mostrar seu novo veículo comercial e tecnologia focada no transporte de hidrogênio. Entende-se que a empresa pretende revelar sua nova máquina de enrolamento de filamentos FWA 1 Duplex, que pode ser crucial na produção de navios de armazenamento maiores para aplicações como veículos comerciais e transporte de hidrogênio. Roth diz que a nova máquina pode reduzir pela metade o tempo de enrolamento graças à capacidade de enrolar de ambos os lados do fuso, o que também é adequado para procedimentos úmidos ou secos e towpreg. (H2 View – 08.08.2022)

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2 Coreia do Sul: MoU procura desenvolver armazenamento de hidrogênio líquido em larga escala

Uma empresa sediada nos EUA assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Korea Gas Corporation (KOGAS) para apoiar o desenvolvimento de armazenamento de hidrogênio líquido em larga escala na Coreia do Sul. A Matrix Service Company revelou que o MoU espera fornecer uma estrutura para o desenvolvimento de uma nova tecnologia de armazenamento de hidrogênio líquido para apoiar os planos da Coreia do Sul de alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Além disso, o acordo planeja apoiar desenvolvimentos que possam permitir que maiores volumes de hidrogênio sejam transportados a bordo de navios, aproveitando a experiência da Matrix com soluções de tanques de armazenamento criogênico e terminais. (H2 View – 08.08.2022)

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3 Escócia explora armazenamento de hidrogênio subaquático

Um estudo para avançar o potencial de armazenamento submarino de hidrogênio em larga escala foi lançado no National Subsea Center (NSC) em Aberdeen, Escócia. Criado em parceria entre a Robert Gordon University (RGU) e o Net Zero Technology Center (NZTC), o estudo planeja explorar o projeto de tanques subaquáticos otimizados e seguros. Os parceiros esperam que o avanço da tecnologia melhore a integração do hidrogênio no uso em nível de rede, bem como em indústrias como petróleo offshore, automotiva, aeroespacial e aquecimento doméstico. (H2 View – 03.08.2022)

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4 EUA: UTSA e SwRI colaboram para produzir materiais de armazenamento mais eficientes para hidrogênio

A Universidade do Texas em San Antonio (UTSA) e o Southwest Research Institute estão colaborando para melhorar os materiais de armazenamento de combustíveis de hidrogênio com uma microestrutura híbrida de metal-carbono que combina mecanismos químicos e físicos de armazenamento de hidrogênio. O projeto é apoiado por um financiamento de US$ 125 mil do Programa Connecting through Research Partnerships (Connect). A SwRI e a UTSA criarão partículas de microestrutura de carbono de alta área de superfície (HiSAC) que podem absorver física e quimicamente o hidrogênio, permitindo que ele seja transportado com segurança e economia. Um dos objetivos do projeto é avaliar quanto hidrogênio pode ser armazenado no pó, pois isso determinará o custo geral de armazenamento. (UTSA – 01.08.2022)

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Uso Final

1 Alemanha: GP Joule compra caminhões movidos a hidrogênio em um acordo

A GP Joule, com sede na Alemanha, que comprará 5 mil caminhões movidos a hidrogênio de 40 toneladas da Clean Logistics nos próximos cinco anos em um bilionário. Sob o que a GP Joule diz ser atualmente o ‘maior contrato do mundo’ para o fornecimento de hidrogênio pesado, os caminhões da Clean Logistics usarão tratores semirreboques pesados equipados com células de combustível, baterias e tanques de hidrogênio. As empresas estimam que a frota de caminhões será capaz de economizar mais de 325 mil toneladas de dióxido de carbono anualmente, com base em uma quilometragem anual de 100 mil km. A GP Joule disse que a compra permitirá que a empresa ofereça todos os componentes para caminhões pesados com clima neutro, com sua capacidade de produzir e adquirir hidrogênio verde, construir e operar postos de abastecimento de hidrogênio e disponibilizar veículos movidos a hidrogênio aos clientes. (H2 View – 09.08.2022)

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2 Austrália investe em ‘primeiro’ avião movido a hidrogênio

A Aviation H2, com sede na Austrália, anunciou que está lançando seu aumento de capital da Série C nesta semana para financiar a próxima etapa da construção do ‘primeiro’ avião movido a hidrogênio do país. Planejado para realizar o primeiro voo em 2023, entende-se que a empresa usará os fundos a fim de converter motores de teste para funcionar com hidrogênio, permitindo encontrar o método de conversão ideal. A captação de recursos está programada para ocorrer através da plataforma de negociação online PrimaryMarkets, a visão geral da transação afirma que a Aviation H2 espera levantar A$ 2,5 milhões a A$ 0,06 por ação com a oportunidade de ir para a oferta pública inicial (IPO) no 4º trimestre de 2023. (H2 View – 08.08.2022)

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3 Estados Unidos: Heliogen e Dimensional Energy entrarão em colaboração para produzir combustível de aviação à base de hidrogênio

Em um esforço para descarbonizar a aviação, a energia solar concentrada habilitada para IA e a inovadora produção de hidrogênio verde, a Heliogen assinou uma Carta de Intenção (LOI) com a empresa de combustíveis sustentáveis Dimensional Energy para produzir combustíveis de aviação sustentáveis (SAF). Foi anunciado que as empresas utilizarão as instalações de demonstração de concentração solar térmica da Heliogen em Lancaster, Califórnia, EUA, para converter a luz solar em energia térmica para produzir hidrogênio verde para a plataforma do reator da Dimensional Energy. Como parte da colaboração, a LOI inclui a meta de construir uma demonstração integrada de SAF de cerca de um barril por dia, com a esperança de desenvolver um gasoduto de aproximadamente três milhões de barris na próxima década. Espera-se que a colaboração Heliogen-Dimensional ajude a ampla implantação do SAF, apoiando a descarbonização do setor de aviação. (H2 Bulletin – 09.08.2022)

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4 Estados Unidos: Nikola revela a localização de três estações de distribuição de hidrogênio na Califórnia

A Nikola anunciou mais esforços para dimensionar a infraestrutura de mobilidade de hidrogênio, revelando localizações de três estações planejadas de distribuição de hidrogênio na Califórnia, EUA. Para apoiar a crescente demanda por caminhões movidos a hidrogênio, a empresa diz que as três estações de reabastecimento e infraestrutura de logística estarão localizadas em Colton, Ontário, e um local para atender o Porto de Long Beach, Los Angeles. Os portos de Long Beach e Los Angeles são os principais centros globais de transporte comercial focados em liderar a descarbonização. A estação de atendimento aos clientes portuários será uma âncora crítica na infraestrutura de distribuição de hidrogênio. Nikola afirmou que a Califórnia é um mercado de lançamento para a empresa e espera-se que as estações apoiem os principais clientes enquanto avançam os esforços do estado para descarbonizar o setor de transporte. (H2 Bulletin – 05.08.2022)

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5 Japão: Fukuyama Transporting promoverá caminhões movidos a hidrogênio

A empresa está trabalhando na construção e implementação social de um sistema de gestão de energia a ser lançado em dezembro de 2022 para promover a logística verde, conforme estabelecido em seu plano de gestão de médio prazo ‘Desafio, Mudança 2023’. A Fukuyama Transporting se inscreveu para o ‘Green Innovation Fund Project/Building a Smart Mobility Society’, através do qual irá introduzir veículos neutros em carbono. Essa implementação acelerará os esforços para realizar uma sociedade descarbonizada por meio do desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de energia integrado ao gerenciamento de operação de veículos comerciais. (H2 Bulletin – 05.08.2022)

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Tecnologia e Inovação

1 Austrália: Hysata fecha US $ 30 milhões Série A para comercializar eletrólise alimentada por capilar

A Hysata, com sede na Austrália, que está comercializando a tecnologia de eletrólise alimentada por capilaridade desenvolvida na Universidade de Wollongong, fechou sua rodada de financiamento da Série A com excesso de assinaturas de US$ 30 milhões. O eletrolisador Hysata fornece água para os eletrodos que evoluem de hidrogênio e oxigênio por meio de transporte induzido por capilar ao longo de um separador de eletrodo interno poroso. O eletrolisador Hysata opera com 95% de eficiência do sistema (41,5 kWh/kg), proporcionando um salto gigantesco em desempenho e custo em relação às tecnologias tradicionais, que normalmente operam a 75% ou menos. Essa alta eficiência, juntamente com a abordagem simples de fabricação em massa e baixo risco na cadeia de suprimentos, coloca a empresa no caminho de fornecer o hidrogênio verde de menor custo do mundo. O financiamento da rodada da Série A será usado para aumentar a equipe da Hysata e desenvolver uma instalação de fabricação piloto. Para ler o artigo sobre a eletrólise alimentada por capilar na íntegra, clique aqui(Green Car Congress – 05.08.2022)

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2 Austrália: Parque solar pode gerar hidrogênio por menos de US$ 2/kg

A Frontier Energy disse que os resultados de um estudo de pré-viabilidade (PFS) em seu projeto proposto pela Bristol Springs Solar na Austrália Ocidental mostram que ela tem potencial para ser um produtor de hidrogênio verde de baixo custo e pioneiro, produzindo por apenas US$ 1,97 por quilo, a partir de um projeto solar de 500 MW, como segue os planos da Frontier Energy. O custo de produção projetado também coloca o projeto dentro do objetivo econômico de produzir hidrogênio verde por US$1,39 por kg, o que seria competitivo em custo com o gás produzido a partir de combustíveis fósseis. (PV Magazine – 05.08.2022)

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3 China: Empresa recebe financiamento para desenvolver plataforma de negócios de energia de hidrogênio

A Intron Technology Holdings Limited anunciou que sua subsidiária Shanghai Qingheng Automotive Electronics Co., Ltd. recebeu capital de giro necessário para P&D e expansão do mercado de produtos inovadores, permitindo construir uma nova plataforma de serviços de desenvolvimento tecnológico para energia de hidrogênio, fortalecendo assim a competitividade de mercado do Grupo, ampliando os recursos de mercado e acelerando seu desenvolvimento. (Intron Technology Holdings Limited – 08.08.2022)

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Eventos

1 The hydrogen policies webinar

Para o dia 8 de setembro de 2022, a Advisian organizou um webinar para discutir as políticas de hidrogênio de baixo carbono, junto aos especialistas na área. À medida que o mundo implementa políticas públicas para atingir as metas ambiciosas do hidrogênio de baixo carbono, os especialistas tentarão identificar quais são as oportunidades e os desafios desta regulamentação. Para se inscrever, clique aqui(Advisian – Setembro de 2022)

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Artigos e Estudos

1 A Green Hydrogen Energy System: Optimal control strategies for integrated hydrogen storage and power generation with wind energy

Esta pesquisa examina estratégias ideais para operar sistemas integrados de energia que consistem na produção de energia renovável e armazenamento de hidrogênio com casos de uso diretos no sistema elétrico. Nesse artigo foi construído políticas para decisões do dia-a-dia sobre quanta energia armazenar como hidrogênio, ou comprar ou vender para o mercado de eletricidade, e quanto hidrogênio vender para uso como gás. Foi dada ênfase especial a configurações práticas, como contratos de compra de energia, preços variados de eletricidade, diferentes canais de distribuição, acordos de distribuição de hidrogênio verde e incertezas de preços de mercado de hidrogênio. (Renewable and Sustainable Energy Reviews – 2022)

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2 Green hydrogen standard in China: Standard and evaluation of low-carbon hydrogen, clean hydrogen, and renewable hydrogen

A fim de promover o desenvolvimento do mercado de hidrogênio limpo, os padrões de hidrogênio verde foram discutidos em nível global. A China emitiu o “Padrão e avaliação de hidrogênio de baixo carbono, hidrogênio limpo e hidrogênio renovável” em dezembro de 2020. Este é o primeiro padrão formal de hidrogênio verde em todo o mundo, que fornece métodos de cálculo para GEE de diferentes caminhos de produção de hidrogênio. Este capítulo discute a principal iniciativa de padrões de hidrogênio verde no mundo, analisa os principais fatores do padrão global de hidrogênio verde e apresenta como estabelecer os padrões quantitativos e o sistema de avaliação de hidrogênio de baixo carbono, hidrogênio limpo e hidrogênio renovável usando o método na China. (International Journal of Hydrogen Energy – 2022)

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3 What’s stopping the world from using more green hydrogen?

O impasse entre investidores, desenvolvedores, formuladores de políticas e tomadores de decisão deve ser resolvido para iniciar os projetos iniciais de hidrogênio verde e promover o desenvolvimento de um setor sólido, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Este artigo afirma que os fatores de mercado existentes ainda não são propícios para uma rápida transição do hidrogênio verde. O artigo analisa que é necessária uma política industrial multifacetada para facilitar o surgimento do hidrogênio verde como uma tecnologia inovadora em um mundo fortemente preso às tecnologias baseadas em combustíveis fósseis. Tal política ajudaria a preencher a lacuna entre os requisitos do mercado, os requisitos de sustentabilidade e o desenvolvimento da tecnologia do hidrogênio. (World Economic Forum – 2022)

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Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditores: Fabiano Lacombe, Luiza Masseno e Sayonara Andrade Elizário
Pesquisadores: Allyson Thomas, 
José Vinícius S. FreitasKalyne Silva Brito e Luana Oliveira
Assistente de pesquisa: Sérgio Silva

As notícias divulgadas no IFE não refletem necessariamente os pontos da UFRJ. As informações que apresentam como fonte UFRJ são de responsabilidade da equipe de pesquisa sobre o Setor Elétrico do Instituto de Economia da UFRJ.

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