IFE: nº 93 – 17 de agosto de 2022
https://gesel.ie.ufrj.br/
gesel@gesel.ie.ufrj.br

Editor: Prof. Nivalde J. de Castro

Índice

Políticas Públicas e Financiamentos
EUA: DOE poderá oferecer mais financiamentos de tecnologia de hidrogênio limpo
2 EUA: Indústria reage aos créditos fiscais de hidrogênio limpo na lei tributária e climática
3 Uruguai: Lançada consulta para Roteiro de hidrogênio verde

Produção
1 Alemanha: Uniper avança com projeto de H2V ao contratar eletrolisador de 30 MW
2 Austrália: Liberty Hydrogen é lançada com planos de produzir amônia verde
3 EUA: Planta de hidrogênio verde é planejada para o Texas
4 Paquistão: Oracle Power avança com projeto de H2V
5 Reino Unido: ScottishPower planeja desenvolver unidade de H2V

Armazenamento e Transporte
1 Alemanha: Wystrach recebe pedido de grande sistema de distribuição de hidrogênio de empresa alemã de gás industrial
2 Austrália: Primeiro sistema de armazenamento de energia de hidrogênio do território do Norte

Uso Final
1 Alemanha: Hyundai entrega 27 caminhões movidos a hidrogênio
2 Ásia: Shell estabelecerá ‘primeira’ rede de reabastecimento de hidrogênio sob nova joint venture
3 Escócia: Ofgem concede financiamento para projeto para rastrear trens movidos a hidrogênio
4 Reino Unido: Motive Fuels e Tevva fazem parceria no reabastecimento de hidrogênio no país

Tecnologia e Inovação
1 Canadá: Aurora Hydrogen desenvolve nova tecnologia para produção de hidrogênio
2 China: Hidrogênio de silício poroso
3 Espanha: Nova tecnologia para produzir hidrogênio a partir da água da torneira
4 Noruega/ Espanha: Nova pilha de reator cerâmico de prótons para produção de hidrogênio

Eventos
1 Hydrogen Economy – Shimadzu’s Solutions for Hydrogen Supply Chain

Artigos e Estudos
1 Catching the hydrogen train: economics-driven green hydrogen adoption potential in the United Arab Emirates
2 CNI: Hidrogênio Sustentável – Perspectivas e Potencial para a Indústria Brasileira
3 Inclusive Innovation: Safeguarding the Switch to Domestic Hydrogen


Políticas Públicas e Financiamentos

1 EUA: DOE poderá oferecer mais financiamentos de tecnologia de hidrogênio limpo

O Departamento de Energia dos EUA (DOE) emitiu, no dia 27 de julho, um aviso de intenção para uma oportunidade de financiamento ‘potencial’ que veria a aceleração da pesquisa, desenvolvimento e demonstração (PD&D) para tecnologias de hidrogênio limpo e resiliência da rede. Os esforços de PD&D propostos planejam cobrir várias áreas, incluindo caminhos avançados para a produção de combustível de hidrogênio baseado em energia solar; tecnologias para detecção de hidrogênio de alta resolução; armazenamento de hidrogênio baseado em materiais e demonstrações de sistemas de transporte; e desenvolvimento de componentes de células de combustível de baixo custo para veículos médios a pesados. De acordo com o órgão, o financiamento potencial avançaria a meta do Hydrogen Shot de reduzir o custo do hidrogênio limpo para US$ 1 por quilo em uma década. Além disso, o financiamento espera apoiar a iniciativa H2@Scale do DOE para desenvolver hidrogênio limpo e acessível em vários setores da economia e melhorar a resiliência energética. (DOE – 27.07.2022)

<topo>

2 EUA: Indústria reage aos créditos fiscais de hidrogênio limpo na lei tributária e climática

Após o pacote surpresa de US$ 369 bilhões para clima e impostos do Senado dos EUA, no dia 28 de julho, os players da indústria de hidrogênio forneceram sua reação ao projeto de lei que oferece um crédito fiscal de US$ 3 por kg para hidrogênio produzido limpo e créditos adicionais para células de combustível de hidrogênio-elétricas. veículos. Jason Few, CEO da FuelCell Energy, com sede em Connecticut, EUA, disse em parte de um comunicado: “Uma forte orientação política do governo federal fornece ao setor privado uma importante certeza de mercado para investir com confiança o capital de nossos acionistas e expandir as operações. (H2 View – 29.07.2022)

<topo>

3 Uruguai: Lançada consulta para Roteiro de hidrogênio verde

O governo do Uruguai anunciou que está prestes a lançar seu roteiro nacional de hidrogênio, o documento, referente ao período de 2020 a 2040, ficou em período de consulta até o dia 15 de agosto, e em breve estará disponível em inglês. O Uruguai completou a primeira etapa de sua transformação energética, começando pela descarbonização de sua matriz elétrica, com 97% de energia renovável entre 2017 e 2020. Nesse contexto, o hidrogênio verde com sua capacidade de descarbonizar diversos usos, tem se posicionado como um vetor energético de grande relevância na agenda global, especialmente para aqueles setores onde a descarbonização por energias renováveis ou energia elétrica direta é complexa. A segunda fase da transformação energética inclui, entre outros desafios, a descarbonização do resto do setor energético e matérias-primas e o desenvolvimento de uma economia do hidrogénio tanto para o mercado local como para a exportação. (Governo do Uruguai – 19.07.2022)

<topo>

Produção

1 Alemanha: Uniper avança com projeto de H2V ao contratar eletrolisador de 30 MW

A Uniper, uma empresa de energia que atua no segmento da transição energética, avançou na primeira fase do seu projeto que tem por finalidade desenvolver uma planta de hidrogênio verde (H2V) no Triângulo Químico da Alemanha Central. A Uniper acabou de encomendar um eletrolisador alcalino pressurizado de 30 MW da Sunfire que vai ser alimentado por energia eólica para produzir o gás renovável. Previsto para ser entregue no ano de 2024. O gás será armazenado em uma caverna de sal e posteriormente será transportado por gasodutos até indústrias químicas, além de postos de abastecimentos em um futuro próximo, para assim descarbonizar veículos pesada. (Uniper – 04.08.2022)

<topo>

2 Austrália: Liberty Hydrogen é lançada com planos de produzir amônia verde

Uma nova empresa de hidrogênio australiana foi lançada no dia 4 de agosto com planos de desenvolver uma instalação de biomassa em escala industrial para amônia verde. A instalação planejada da Liberty Hydrogen procura usar grandes volumes de resíduos de madeira para converter hidrogênio puro em amônia verde na Austrália Ocidental com uma meta de capacidade inicial de 100 mil toneladas. A empresa pretende ver sua amônia de baixo carbono usada no mercado interno ou vendida internacionalmente. (Liberty Hydrogen – 04.08.2022)

<topo>

3 EUA: Planta de hidrogênio verde é planejada para o Texas

A Plug Power revelou no dia 4 de agosto que firmou um acordo com a New Fortress Energy (NFE) com planos de construir uma usina de hidrogênio verde em escala industrial de 120 MW perto de Beaumont, Texas, EUA. As empresas sediadas nos EUA disseram que a planta deve ser uma das maiores do gênero na América do Norte, aproveitando a tecnologia de eletrólise da membrana de troca de prótons (PEM) da Plug Power para produzir mais de 50 toneladas de hidrogênio verde por dia. Vindo como o primeiro investimento em hidrogênio verde para a NFE, a instalação verá o desenvolvimento de infraestrutura de suporte adicional, o que pode permitir que ela seja dimensionada para quase 500 MW de capacidade. Situado às margens do rio Neches no Condado de Jefferson, Texas, o local do projeto de hidrogênio verde fica próximo a usuários finais industriais, bem como possui acesso a energia confiável e logística, incluindo ferroviário, marítimo e região existente da Costa do Golfo dos EUA com dutos largos. (Offshore Energy – 05.08.2022)

<topo>

4 Paquistão: Oracle Power avança com projeto de H2V

A Oracle Power, uma empresa que atua em projetos de energia e recursos naturais, avançou no seu projeto que tem por finalidade desenvolver uma planta de hidrogênio verde (H2V) no Paquistão. Uma empresa contratada pela Oracle finalizou os estudos de pré-viabilidade e o resultado é positivo para que a Oracle desenvolva a planta. Inicialmente, a unidade contará com eletrolisadores com uma capacidade de produção de 400 MW, será alimentada por 700 MW de energia solar, 500 MW de energia eólica, além de contar também com 450 MW de armazenamento em bateria. Em termos quantitativos de produção, o objetivo é que a unidade seja capaz de produzir cerca de 150 mil kg de H2V por dia. (H2 View – 04.08.2022)

<topo>

5 Reino Unido: ScottishPower planeja desenvolver unidade de H2V

A ScottishPower, uma empresa de energia verticalmente integrada, está com planos para desenvolver um projeto que tem por finalidade construir uma unidade de produção de hidrogênio verde (H2V) no porto de Felixstowe, Reino Unido. A unidade contará com a tecnologia de eletrólise, com capacidade de produção de 100 MW. Com estimativas que o projeto custe em torno de 100 e 150 milhões de euros, a empresa já vem solicitando financiamento e está previsto para que em 2026 o projeto esteja concluído. Por fim, em termos de usos finais, o gás será utilizado como combustível para alimentar 1300 caminhões, contribuindo para a descarbonização deste setor de difícil eletrificação. (Fuel Cells Works – 08.07.2022)

<topo>

 

 

Armazenamento e Transporte

1 Alemanha: Wystrach recebe pedido de grande sistema de distribuição de hidrogênio de empresa alemã de gás industrial

A subsidiária da Hexagon Purus, Wystrach GmbnH, recebeu um pedido de US$5,3 milhões para sistemas de distribuição de hidrogênio de um cliente de longa data na forma de uma empresa alemã de gás industrial. Os sistemas de transporte de hidrogênio da Wystrach utilizam cilindros tipo 4 da Hexagon Purus, que serão usados para fornecer hidrogênio para aplicações industriais na Alemanha. De acordo com a Hexagon Purus, a entrega dos sistemas de hidrogênio ao cliente não divulgado está prevista entre o segundo e o terceiro trimestre de 2023. (Hexagon Purus – 02.08.2022)

<topo>

 

2 Austrália: Primeiro sistema de armazenamento de energia de hidrogênio do território do Norte

O Território do Norte está se preparando para testar seu primeiro sistema de armazenamento de energia de hidrogênio, que inclui um gerador de hidrogênio e sistema de células de combustível, em parceria com a Universidade Charles Darwin (CDU) em Darwin. O sistema de armazenamento de energia de hidrogênio (HESS) será operado pelo Instituto de Energia e Recursos da CDU (ERI) para parceiros da indústria, estudantes e pesquisadores, para desenvolver e comercializar ainda mais o hidrogênio como vetor energético. O Território do Norte é um dos vários estados e territórios australianos que se posicionam para ser um player de hidrogênio como parte de sua meta maior de atingir a neutralidade das emissões até 2050. De acordo com Mike Hall, diretor executivo da Hybrid Systems, “O HESS converterá a energia do Renewable Energy Grid Testing Facility da universidade em hidrogênio renovável, que será armazenado e usado para gerar energia”. (CDU – 28.07.2022)

<topo>

Uso Final

1 Alemanha: Hyundai entrega 27 caminhões movidos a hidrogênio

Um programa financiado pelo governo fará com que sete empresas alemãs de logística, fabricação e varejo recebam 27 caminhões Hyundai XCIENT Fuel Cell para serem colocados em serviços de frota. A Hyundai Motor Company anunciou, no dia 2 de agosto, que está pronta para exportar os 27 caminhões movidos a hidrogênio para a Alemanha, vendo sete empresas implantarem os veículos limpos nas estradas graças ao financiamento do Ministério Federal Alemão de Digital e Transporte (BMDV). O financiamento do BMDV oferece subsídios para baterias, células de combustível e veículos elétricos híbridos, infraestrutura correspondente de reabastecimento/carregamento e estudos de viabilidade relacionados. Com um orçamento de € 1,6 bilhão (US$ 1,63 bilhão), o financiamento está disponível até 2024 para a compra de veículos comerciais mais limpos. (H2 View – 02.08.2022)

<topo>

2 Ásia: Shell estabelecerá ‘primeira’ rede de reabastecimento de hidrogênio sob nova joint venture

A Shell e a Shanghai Shenergy Innovation and Development Co. revelaram, no dia 29 de julho, que assinaram um acordo para formar uma joint venture para desenvolver uma rede de estações de reabastecimento de hidrogênio em Xangai. A nova joint venture, Shanghai Shenergy e Shell New Energy Company Limited, planeja construir de seis a 10 estações em Xangai e no Delta do Rio Yangzte nos próximos cinco anos, com a intenção de expandir para 30 estações em todo o Delta do Rio Yangzte até 2030. Espera-se que, uma vez instaladas, as estações possam fornecer hidrogênio para aproximadamente 3 mil caminhões e ônibus movidos a células a combustível todos os dias, ajudando a acelerar a adoção da tecnologia limpa no transporte rodoviário, transporte público, serviços municipais e áreas portuárias da região. Entende-se que as estações usarão hidrogênio de baixa emissão produzido como subproduto da indústria química local no curto prazo, com os parceiros dizendo que também explorarão oportunidades para a produção e fornecimento de hidrogênio verde no longo prazo. (H2 View – 29.07.2022)

<topo>

 

3 Escócia: Ofgem concede financiamento para projeto para rastrear trens movidos a hidrogênio

As linhas ferroviárias da Escócia poderão em breve receber trens movidos a hidrogênio, depois que um projeto piloto recebeu financiamento do órgão regulador de energia do Reino Unido, o Fundo de Inovação Estratégica da Ofgem (SIF). Foi revelado, no dia 1º de agosto, em parceria com a Scottish Power, Network Rail Scotland e a Universidade de Leeds, o projeto conjunto de Abordagem Holística de Hidrogênio para Transporte Pesado (H2H) visa ser um catalisador para a remoção de todo o diesel do Reino Unido trens da rede até 2040. Tendo recebido financiamento ‘Alpha Project’ do SIF da Ofgem, o projeto planeja o uso de hidrogênio verde para testar protótipos de trens hidrogênio-elétricos, com o objetivo de substituir trens a diesel em rotas rurais na Escócia até 2035. (H2 View – 02.08.2022)

<topo>

4 Reino Unido: Motive Fuels e Tevva fazem parceria no reabastecimento de hidrogênio no país

A operadora de reabastecimento de hidrogênio do Reino Unido, a Motive Fuels, anunciou, no dia 29 de julho, uma nova parceria com a fabricante de caminhões elétricos e de hidrogênio, Tevva. Sob a parceria, a Motive Fuels oferecerá combustível de hidrogênio verde como pacote com os caminhões movidos a hidrogênio da Tevva, oferecendo uma solução com zero emissão para os operadores de caminhões do Reino Unido em um esforço para descarbonizar o setor de transporte pesado. A Motive disse que fornecerá hidrogênio por meio de sua rede existente de estações em toda a Inglaterra e estações de reabastecimento móveis em todo o Reino Unido que, segundo ela, podem ser implantadas em dias, além de revelar as intenções de construir novas estações de hidrogênio. (H2 View – 29.07.2022)

<topo>

 

Tecnologia e Inovação

1 Canadá: Aurora Hydrogen desenvolve nova tecnologia para produção de hidrogênio

A Aurora Hydrogen está ampliando sua tecnologia de pirólise de micro-ondas altamente eficiente para produzir hidrogênio e carbono sólido sem gerar emissões de CO2 ou consumir água. A tecnologia é altamente escalável, com unidades que podem fornecer uma ampla gama de aplicações, desde abastecimento distribuído até injeção de hidrogênio e processos industriais. A tecnologia usa 80% menos eletricidade do que a eletrólise, exigindo muito menos capacidade de geração elétrica por kg de hidrogênio, como também não requer água como matéria-prima. O financiamento recente será usado para construir e operar uma planta de demonstração de 200 kg-H2/dia para testes de campo em Edmonton, Canadá. A produção atual de hidrogênio é cara e distribuída ou de baixo custo e centralizada, exigindo custos adicionais de transporte. (Aurora – 02.08.2022)

<topo>

2 China: Hidrogênio de silício poroso

A EPRO Advance Technology, com sede em Hong Kong, China, desenvolveu um material de silício poroso (Si+) que gera hidrogênio quando em contato com a água. O novo material pode ser armazenado em embalagens plásticas. A matéria-prima do Si+ é o silício metalúrgico que pode ser extraído das células solares gastas, contribuindo então para a reciclagem econômica do silício. Outra vantagem do Si+ é sua capacidade de resolver o problema do transporte intercontinental de hidrogênio. O desenvolvimento da Tecnologia EPRO Advance possibilitará o uso de contêineres convencionais para transporte. Como a empresa estima, um contêiner padrão de 20 pés pode transportar 2,7 toneladas de Si+. A logística não requer soluções tecnológicas adicionais porque, como material para a produção de hidrogênio, o Si+ não contém H2 e, portanto, seu transporte não acarreta um aumento do risco de explosão. Para ler um pouco mais sobre o projeto, clique aqui(Global Energy – 28.07.2022)

<topo>

 

3 Espanha: Nova tecnologia para produzir hidrogênio a partir da água da torneira

O cientista espanhol José Antonio G. I. desenvolveu um sistema capaz de gerar e armazenar hidrogênio no local a partir da água da torneira sem eletrólise. O protótipo consiste em um tanque de água que é inicialmente preenchido com água, ferrosilício e hidróxido de sódio. A produção de hidrogênio começa quando um compressor de 20 W descarrega ar pressurizado na parte inferior do tanque. “É o ar que provoca a reação entre os diferentes componentes químicos e gera o hidrogênio”, explicou o cientista. “Atualmente, estamos desenvolvendo um modelo com tanque de 220 litros que pode trabalhar com pressão de 1 kg/cm2 e vazão de 30 litros por minuto”, disse José Antonio. Também está sendo projetado um modelo maior que pode trabalhar com uma pressão de 750 Kg/cm2 e pode abastecer uma usina termelétrica ou um navio porta-contêineres. “O sistema é capaz de gerar a energia equivalente a um litro de gasolina –30 Mjoules ou 8,333333 kW– por € 0,0151515 (US$ 0,0153749)”, disse o pesquisador. (PV Magazine – 25.07.2022)

<topo>

4 Noruega/ Espanha: Nova pilha de reator cerâmico de prótons para produção de hidrogênio

Uma equipe de pesquisadores da CoorsTek Membrane Sciences e SINTEF na Noruega, e da Universitat Politècnica de València na Espanha, demonstrou uma pilha de reator cerâmico de prótons de 36 células bem balanceada, habilitada por uma nova interconexão, que alcança a conversão completa de metano com mais de 99% recuperação para hidrogênio pressurizado, deixando um fluxo concentrado de dióxido de carbono. A equipe também demonstrou que o processo pode ser ampliado para aplicação comercial. A pesquisa está sendo realizada no modelo de Inovação Aberta, pelo qual todos os parceiros do projeto têm acesso total a todos os dados gerados durante o projeto. Para ler o artigo sobre o trabalho, clique aqui(Norwegian Scitech News – 28.07.2022)

<topo>

 

Eventos

1 Hydrogen Economy – Shimadzu’s Solutions for Hydrogen Supply Chain

Para o dia 25 de agosto de 2022, a Shimadzu (Asia Pacific) Pte Ltd organizou um evento on-line para debater: as diferentes cores do hidrogênio, o processo de ponta a ponta de uma cadeia de suprimentos de hidrogênio e como os instrumentos da Shimadzu podem ajudar a aproveitar o potencial do hidrogênio como combustível do futuro. Impulsionado pela urgência das mudanças climáticas, o hidrogênio é percebido como uma solução crítica para pavimentar o caminho para um futuro de baixo carbono. Idealmente, o hidrogênio verde produzido inteiramente a partir de energia renovável servirá como combustível limpo e sustentável, mas outras cores de hidrogênio, como o hidrogênio azul, também desempenharão um papel fundamental, facilitando a transição energética para a Economia do Hidrogênio. Para se inscrever, clique aqui(H2 View – Agosto de 2022)

<topo>

Artigos e Estudos

1 Catching the hydrogen train: economics-driven green hydrogen adoption potential in the United Arab Emirates

Este artigo quantifica o potencial do hidrogênio verde nos Emirados Árabes Unidos, usando um modelo de adoção integrado baseado em tendências tecno econômicas globais e custos locais. Foi considerado o impacto da variação dos preços de hidrogênio, petróleo, gás natural e carbono na economia da adoção do H2 verde. No artigo, foi observado uma viabilidade econômica nas indústrias dos Emirados Árabes Unidos entre 2032 e 2038 a preços de H2 entre US$ 0,95/kg e US$ 1,35/kg com base em premissas de custo de eletrolisador, previsões solares e taxas de aprendizado. Também foi analisada uma rápida expansão para grandes capacidades de produção orientadas para exportação em todos os cenários. No entanto, se as reduções de custos desacelerarem ou os preços do gás retornarem aos mínimos históricos, seriam necessárias intervenções adicionais, como a precificação do carbono, para descarbonizar totalmente em alinhamento com a meta de zero líquido para 2050. (ScienceDirect – 2022)

<topo>

2 CNI: Hidrogênio Sustentável – Perspectivas e Potencial para a Indústria Brasileira

Este estudo apresenta um mapeamento e a avaliação de políticas, iniciativas e programas de hidrogênio sustentável em desenvolvimento, nos âmbitos nacional e internacional, com foco no hidrogênio verde (H2V). O trabalho avaliou, em especial, as iniciativas de inserção do hidrogênio sustentável no setor industrial. A análise da experiência internacional apontou uma aceleração dos esforços para desenvolvimento do hidrogênio verde, com forte apoio de políticas públicas. Atualmente, existem 67 países com pelo menos um projeto na temática do hidrogênio. As iniciativas para estruturar projetos de hidrogênio verde também se aceleraram no Brasil, principalmente por meio de hubs de produção de hidrogênio verde em portos, visando à exportação e aproveitando a competitividade do país na produção de energia elétrica renovável. (CNI – 2022)

<topo>

 

3 Inclusive Innovation: Safeguarding the Switch to Domestic Hydrogen

O Relatório aborda cinco recomendações para proteger a mudança para o hidrogênio em uso doméstico, garantindo que todos os clientes sejam apoiados durante a transição. O relatório reconheceu que o governo do Reino Unido está explorando a possibilidade de trocar a utilização do gás natural para o hidrogênio em algumas casas como parte de um esforço mais amplo para alcançar o Net Zero. No entanto, o documento também identificou preocupações do consumidor, incluindo ansiedade de custo e risco de acidente ou lesão, além de estabelecer outros desafios que podem surgir na implantação de hidrogênio em maior escala no Reino Unido. (Catapult Energy Systems – 2022)

<topo>


Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditores: Fabiano Lacombe, Luiza Masseno e Sayonara Andrade Elizário
Pesquisadores: Allyson Thomas, 
José Vinícius S. FreitasKalyne Silva Brito e Luana Oliveira
Assistente de pesquisa: Sérgio Silva

As notícias divulgadas no IFE não refletem necessariamente os pontos da UFRJ. As informações que apresentam como fonte UFRJ são de responsabilidade da equipe de pesquisa sobre o Setor Elétrico do Instituto de Economia da UFRJ.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E SIGILO
Respeitamos sua privacidade. Caso você não deseje mais receber nossos e-mails,  Clique aqui e envie-nos uma mensagem solicitando o descadastrado do seu e-mail de nosso mailing.

Copyright UFRJ