IFE: nº 91 – 09 de agosto de 2022
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Editor: Prof. Nivalde J. de Castro

Índice

Políticas Públicas e Financiamentos
Europa: UE investe 1,8 bilhões de euros em projetos de tecnologias limpas
2 Europa: Comissão Europeia aprova programa IPCEI Hy2Tech

Produção
1 Brasil: Enel assina MoU com governo do Ceará para desenvolver projeto de H2V
2 Brasil: Unigel começa a desenvolver planta de 60 MW de hidrogênio verde na Bahia
3 Coreia do Sul: Acordo para descarbonizar a indústria com hidrogênio
4 Estados Unidos: Projeto de H2V avança ao contratar eletrolisador de 200 MW
5 França: Elogen fornecerá à fábrica de células a combustível da Symbio um eletrolisador de 2,5 MW

Armazenamento e Transporte
1 Reino Unido: Projeto de gasoduto de hidrogênio recebe financiamento do governo

Uso Final
1 Estados Unidos/Reino Unido: ZeroAvia recebe financiamento extra para os planos de voo movidos a hidrogênio
2 Europa: JET H2 Energy é formada para desenvolver 250 estações de reabastecimento de hidrogênio até 2026
3 Suíça: Hitachi Energy assina acordo para impulsionar a produção de aço verde
4 Reino Unido: Dois pontos permanente de reabastecimento de hidrogênio serão implementados, graças a nova parceria

Tecnologia e Inovação
1 Alemanha/Suíça: EasyJet e Rolls-Royce formam H2ZERO para desenvolver tecnologia de motores a hidrogênio para aeronaves
2 Reino Unido: NanoSUN lança tecnologia de resfriamento para reabastecimento de hidrogênio mais barato e mais rápido

Eventos
1 Smarter E South America: Soluções inovadoras para sistemas de armazenamento de energia e hidrogênio verde

Artigos e Estudos
1 Hydrogen economies and energy futures: A new Australian dream?
2 The hydrogen economy – Where is the water?
3 Towards the Hydrogen Economy in Paraguay: Green hydrogen production potential and end-uses

Políticas Públicas e Financiamentos

1 Europa: UE investe 1,8 bilhões de euros em projetos de tecnologias limpas

A União Europeia prometeu investir cerca de 1,8 bilhões de euros em 17 projetos inovadores de tecnologia limpa de grande escala com uma terceira rodada de financiamentos ao abrigo do Fundo de Inovação. O financiamento será utilizado para ajudar a trazer tecnologias inovadoras para indústrias de uso intensivo de energia, hidrogênio, energia renovável, infraestrutura de captura e armazenamento de carbono e fabricação de componentes-chave para armazenamento de energia e renováveis. Os projetos selecionados estão localizados na Bulgária, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Holanda, Noruega, Polônia e Suécia. As iniciativas foram selecionadas no segundo concurso para projetos de grande envergadura, o que significa que têm custos de capital superiores a 7,5 milhões de euros. (European Commission – 12.07.2022)

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2 Europa: Comissão Europeia aprova programa IPCEI Hy2Tech

A Comissão Europeia aprovou no dia 15 de julho o programa europeu IPCEI Hy2Tech sobre hidrogênio, que visa industrializar tecnologias de hidrogênio na região. A Comissão aprovou, ao abrigo das regras da UE, a parceria como um importante projeto de interesse europeu comum (IPCEI) para apoiar a investigação e inovação e a primeira implantação industrial na cadeia de valor da tecnologia do hidrogênio. O desenvolvimento marca um passo importante na política climática na Europa, que será fundamental para desbloquear as metas ambiciosas da região em hidrogênio verde. O projeto IPCEI Hy2Tech reúne 35 parceiros de 15 estados membros diferentes. Os Estados-Membros fornecerão até 5,4 bilhões de euros em financiamento público, o que deverá liberar mais 8,8 bilhões de euros em investimentos privados. (European Commission – 15.07.2022)

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Produção

1 Brasil: Enel assina MoU com governo do Ceará para desenvolver projeto de H2V

A Enel, uma multinacional italiana que atua no ramo de geração e distribuição de eletricidade e gás, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com o governo do Ceará para desenvolver um projeto que visa a construção de uma planta de hidrogênio no estado. A planta contará com a tecnologia de eletrólise, que será alimentada a partir de energias renováveis, com o intuito de produzir o hidrogênio verde (H2V). Atualmente, a empresa ainda está realizando estudos de viabilidade em relação aos investimentos e aos prazos de execução, mas certamente o projeto há de ser desenvolvido, uma vez que a Enel busca aproveitar o potencial de produção de energia limpa no Ceará. (Valor Econômico – 22.07.2022)

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2 Brasil: Unigel começa a desenvolver planta de 60 MW de hidrogênio verde na Bahia

A Unigel, uma multinacional brasileira que atua no segmento petroquímico, começa a desenvolver um projeto que visa a construção de uma planta de hidrogênio verde (H2V) na Bahia, Brasil. A planta contará, inicialmente, com três eletrolisadores, de capacidade de 20 MW cada e fornecimento de energia renovável. Os eletrolisadores têm capacidade para produzir 10 mil toneladas de hidrogênio ao ano, que posteriormente será utilizado para a síntese de amônia. Para que a planta inicial seja desenvolvida, projeta-se um investimento de US$ 120 milhões, no qual fará com que a unidade entre em operação no final do ano de 2023. (Valor Econômico – 25.07.2022)

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3 Coreia do Sul: Acordo para descarbonizar a indústria com hidrogênio

A ACWA Power assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a POSCO Holdings, a holding do Grupo POSCO da Coréia do Sul, com o intuito de desenvolver um projeto que vai produzir hidrogênio verde e amônia no próprio país. Ademais, no que concerne ao uso final, o hidrogênio e a amônia produzidos devem ser usados em toda a indústria, incluindo sua própria geração de energia, construção, energia e suporte a outros compradores industriais na Coréia do Sul. Por fim, vale destacar que o projeto visa apoiar o cumprimento das metas ambiciosas do Grupo POSCO de produzir 500 mil toneladas de hidrogênio globalmente até 2030. (Acwa Power – 21.07.2022)

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4 Estados Unidos: Projeto de H2V avança ao contratar eletrolisador de 200 MW

Um projeto que possui intuito em desenvolver uma planta de hidrogênio verde (H2V) e está localizado nos Estados Unidos, avançou em seu desenvolvimento ao solicitar a compra de um eletrolisador alcalino da Nel Hydrogen Electrolyser AS, uma subsidiária da Nel ASA. A planta contará com o eletrolisador solicitado que possui 200 MW de capacidade de produção, além de um contrato de compra de energia, representada pela sigla PPA (do inglês, Power Purchase Agreement). Com um investimento superior a 45 milhões de euros (valor do eletrolisador), a planta entrará em operação em meados de 2024. (Nel Hydrogen Electrolyser – 18.07.2022)

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5 França: Elogen fornecerá à fábrica de células a combustível da Symbio um eletrolisador de 2,5 MW

A nova gigafábrica de células a combustível da Symbio perto de Lyon, na França, deve receber um eletrolisador PEM da Elogen, com capacidade inicial de 2,5 MW. As empresas revelaram no dia 21 de julho que o eletrolisador será usado para produzir parte do volume de hidrogênio necessário à Symbio para testar e ativar seus sistemas de células a combustível ao final do processo de fabricação. Previsto para ser entregue no site de Saint-Fons durante o quarto trimestre de 2023, o eletrolisador Elogen deve ter um design modular, permitindo que a Symbio produza até uma tonelada de hidrogênio de baixo carbono por dia, de acordo com as empresas. A principal planta SymphonHy da Symbio está prevista para um dos maiores locais de fabricação de células de combustível de hidrogênio na Europa, com uma capacidade de produção de 50 mil sistemas anualmente. (Symbio – 19.07.2022)

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Armazenamento e Transporte

1 Reino Unido: Projeto de gasoduto de hidrogênio recebe financiamento do governo

Um demonstrador de gasoduto de hidrogênio está programado para ser desenvolvido no Reino Unido depois que a Sustainable Pipeline Systems Ltd (SPS) garantiu £ 297 mil (US$ 354,7 mil) em financiamento do Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido (BEIS). A SPS revelou que planeja iniciar o trabalho de viabilidade com a Smartflow Couplings no site da SPS em East Heslerton, North Yorkshire, para apoiar a mudança do gás natural para o hidrogênio, em uma tentativa de ajudar o Reino Unido a cumprir suas metas de neutralidade das emissões de carbono até 2050. As duas empresas também trabalharão com um consultor de sustentabilidade local para identificar indústrias e locais interessados em utilizar o hidrogênio verde disponível na base de demonstradores da SPS a partir de 2024. (H2 View – 21.07.2022)

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Uso Final

1 Estados Unidos/Reino Unido: ZeroAvia recebe financiamento extra para os planos de voo movidos a hidrogênio

A ZeroAvia recebeu mais de US$ 30 milhões em financiamento para desenvolver seu programa de powertrain hidrogênio-elétrico de 2 a 5 MW, com o objetivo de alimentar aeronaves de 40 a 80 assentos até 2026. Entende-se que a ZeroAvia planeja usar o financiamento para construir infraestrutura em locais de aeroportos para apoiar demonstrações ao vivo de seu Ecossistema de Reabastecimento de Hidrogênio (HARE) enquanto prepara rotas de transporte de passageiros e carga nos próximos anos. Luis Gallego, CEO da International Airlines Group (IAG) comentou: “A IAG tem liderado os esforços da aviação para neutralizar as emissões até 2050. Estamos investindo em uma série de soluções, incluindo hidrogênio, que acreditamos ter um enorme potencial, especialmente para voos de curta distância rotas.” (H2 View – 20.07.2022)

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2 Europa: JET H2 Energy é formada para desenvolver 250 estações de reabastecimento de hidrogênio até 2026

Alemanha, Áustria e Dinamarca devem ganhar uma nova rede de locais de varejo de reabastecimento de hidrogênio com o anúncio, em 19 de julho, do fechamento de uma joint venture 50-50. A JET H2 Energy, uma joint venture entre as subsidiárias Phillips 66 e H2 Energy Europe, decidiu combinar a experiência de varejo da Phillips 66 com o conhecimento de hidrogênio da H2 Energy para estabelecer 250 estações de reabastecimento de hidrogênio na Europa até 2026. A rede de hidrogênio JET H2 Energy está configurada para atender veículos pesados, leves e de passageiros, composta por estações existentes da marca JET®, bem como novos locais nas principais rotas de transporte. (H2 View – 20.07.2022)

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3 Suíça: Hitachi Energy assina acordo para impulsionar a produção de aço verde

A Hitachi Energy, com sede na Suíça, e a H2 Green Steel, com sede na Suécia, revelaram, no dia 20 de julho, uma parceria para apoiar a startup industrial na produção de aço verde. Colaborando em três áreas principais, a Hitachi está pronta para fornecer suporte ao H2 Green Steel com a esperança de incentivar o lançamento de seus produtos de aço verde, visando a descarbonização de aplicações industriais. Para sua planta planejada em Boden, Suécia, a H2 Green Steel aproveitará os recursos da Hitachi para otimizar a cadeia de valor dos clientes para planejar a construção, operação e manutenção da infraestrutura de energia, incluindo TI e tecnologia operacional. (H2 View – 20.07.2022)

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4 Reino Unido: Dois pontos permanente de reabastecimento de hidrogênio serão implementados, graças a nova parceria

A Element 2 anunciou uma parceria com a Exelby Services para estabelecer as primeiras estações públicas de abastecimento de hidrogênio do Reino Unido para frotas de veículos pesados de mercadorias (HGV). Planejado para ser desenvolvido nos locais de serviço da Exelby Services em Coneygarth e Golden Fleece, ao longo das rodovias A1(M) e M6, respectivamente, espera-se oferecer uma opção de abastecimento de baixo carbono para atender o norte da Inglaterra. Os parceiros disseram que as instalações de Yorkshire e Cumbria se tornarão as primeiras estações de serviço público no Reino Unido a fornecer serviços de reabastecimento de hidrogênio para HGVs movidos a hidrogênio. Com a sustentabilidade em mente, a Element 2 disse que a sustentabilidade tem sido um foco principal no foco do projeto de conceito, com planos de usar materiais de fontes locais, reciclagem de água e implantação de turbinas eólicas para suprir as necessidades de eletricidade do local. (H2 View – 21.07.2022)

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Tecnologia e Inovação

1 Alemanha/Suíça: EasyJet e Rolls-Royce formam H2ZERO para desenvolver tecnologia de motores a hidrogênio para aeronaves

O H2ZERO é resultado de um projeto de pesquisa que a EasyJet e Rolls-Royce iniciaram em 2021 para desenvolver análises de mercado, especificações de unidades, investigar infraestrutura e requisitos regulatórios para apoiar o uso de hidrogênio na aviação. As empresas se comprometeram a colaborar em uma série de testes de motores no solo em 2022 com a ambição de levar a tecnologia ao ar, na esperança de demonstrar que o hidrogênio tem potencial para alimentar futuras aeronaves a partir de meados da década de 2030. Espera-se que o projeto ofereça um espaço para a easyJet e a Rolls-Royce apoiarem um teste de solo conceitual de um motor Rolls-Royce AE 2100 no Reino Unido, com um teste de solo em escala real de um Rolls-Royce Pearl 15 de motor a jato nas instalações de testes da Rolls-Royce no Mississippi, EUA. (H2 View – 21.07.2022)

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2 Reino Unido: NanoSUN lança tecnologia de resfriamento para reabastecimento de hidrogênio mais barato e mais rápido

Em 2021, a NanoSUN foi premiada com £ 170 mil (US$ 203.900) pelo Departamento de Transporte do Governo do Reino Unido em parceria com a Innovate UK para desenvolver um processo de resfriamento alternativo para reabastecimento rápido de veículos rodoviários com hidrogênio. A NanoSUN lançou, no dia 21 de julho, sua nova tecnologia de hidrogênio para fornecer soluções de refrigeração confiáveis e de baixo custo para operadores de veículos a hidrogênio e estações de reabastecimento de hidrogênio. A empresa diz que sua nova tecnologia ‘Coolth Engine’ oferece uma solução ecologicamente correta que requer zero tempo de inatividade, permitindo a entrega de operações consecutivas de reabastecimento do veículo, sem grande uso de energia. Tendo eliminado a necessidade de peças móveis e custos operacionais de chillers convencionais, espera-se que a nova tecnologia da NanoSUN possa fornecer uma solução para os desafios enfrentados pelo aumento da infraestrutura de hidrogênio. (H2 View – 21.07.2022)

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Eventos

1 Smarter E South America: Soluções inovadoras para sistemas de armazenamento de energia e hidrogênio verde

O Smarter E South America, que acontece entre os dias 23 e 25 de agosto em São Paulo, é um evento que cria oportunidades de abordar todas as áreas essenciais da cadeia de valor do setor energético, através de suas três feiras paralelas (Intersolar South America; ees South America e Eletrotec+EM-Power South America) e a sua exposição Power2Drive. No segundo dia do evento (24), ocorrerá uma exposição sobre soluções de para sistemas de armazenamento de energia e hidrogênio verde (H2V), no qual os projetos H2Brasil, E2Brasil e a Parceria Energética Brasil-Alemanha apresentarão o pensamento atual na área de hidrogênio verde e armazenamento de energia, e discutirão com o setor industrial, academia e o setor financeiro o estado atual e futuro do hidrogênio verde no Brasil. Para saber mais, clique aqui(The Smarter E South America – 2022)

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Artigos e Estudos

1 Hydrogen economies and energy futures: A new Australian dream?

Este artigo aborda como o contexto sociopolítico influenciou e continua a influenciar a abordagem para o avanço de uma economia de hidrogênio na Austrália. O documento detalha eventos históricos que influenciaram as ambições de liderança global do país em energia de hidrogênio, além de revelar oportunidades e desafios futuros. Ademais, o documento argumenta que o investimento em tecnologias de hidrogênio reflete ideologias eco-modernistas e tecnocráticas, e que um envolvimento mais profundo com dimensões sociotécnicas e sociopolíticas é necessário para garantir que o desenvolvimento da economia do hidrogênio. (Energy Research & Social Science – 2022)

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2 The hydrogen economy – Where is the water?

Globalmente, 380 mil GL/ano de águas residuais estão disponíveis, e isso é muito mais do que o necessário para produzir os 2,3 Gt projetados de hidrogênio em um mercado desenvolvido. Dessa forma, surge a necessidade de avaliar tecnicamente e economicamente se alguns tratamentos de efluentes são uma fonte melhor de hidrogênio verde. A produção de oxigênio como subproduto do processo de eletrólise pode levar a benefícios significativos para a indústria da água, não apenas na redução do custo do hidrogênio produzido por US$ 3/kg (assumindo um preço de oxigênio de US$ 3-4 por kg), mas também na melhoria da pegada ambiental das estações de tratamento de águas residuais. Em comparação com a água dessalinizada que requer grandes investimentos, ou águas pluviais que são imprevisíveis, é evidente que as concessionárias de água têm um papel crítico a desempenhar na gestão de recursos hídricos e na viabilização de uma indústria de hidrogênio. (Energy Nexus – 2022)

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3 Towards the Hydrogen Economy in Paraguay: Green hydrogen production potential and end-uses

Este estudo foi realizado para estimar o potencial de H2 verde no Paraguai. Obteve-se um potencial de produção total de 22,5 megatoneladas/ano, com a energia solar sendo a principal fonte de energia para os eletrolisadores. O maior potencial de produção de H2 a partir de recursos solares e eólicos está na região oeste, e de recursos hídricos está na região leste do país. Dois usos finais do H2 verde foram avaliados: (1) transporte automotivo, substituindo gasolina e diesel; e (2) energia residencial, substituindo lenha e GLP para cozinhar em residências em todo o país. Em 16 dos 17 departamentos, o H2 verde é capaz de substituir o consumo geral de gasolina e diesel, além de lenha e GLP. (International Journal of Hydrogen Energy – 2022)

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Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditores: Fabiano Lacombe, Luiza Masseno e Sayonara Andrade Elizário
Pesquisadores: Allyson Thomas, 
José Vinícius S. FreitasKalyne Silva Brito e Luana Oliveira
Assistente de pesquisa: Sérgio Silva

As notícias divulgadas no IFE não refletem necessariamente os pontos da UFRJ. As informações que apresentam como fonte UFRJ são de responsabilidade da equipe de pesquisa sobre o Setor Elétrico do Instituto de Economia da UFRJ.

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