IFE: nº 90 – 05 de agosto de 2022
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Editor: Prof. Nivalde J. de Castro

Índice

Políticas Públicas e Financiamentos
Índia: Governo quer reduzir custos de hidrogênio verde para estimular o uso de energia limpa
2 Namíbia: País assina acordo de hidrogênio com UE para compensar dependência da energia russa
3 Reino Unido: HFCA pede ação sobre hidrogênio ativado por energia nuclear
4 Reino Unido: Projeto de lei de energia busca direcionar investimentos em novas tecnologias

Produção
1 Canadá: Buckeye Partners possui planos para desenvolver hub de H2V
2 Dinamarca: Skovgaard Energy avança com projeto ao solicitar compra de eletrolisador
3 Holanda: Planos de usina de hidrogênio verde de 500 MW para o Porto de Amsterdã são revelados
4 Reino Unido: Novo acordo entre empresas para explorar projetos de baixo carbono em Protos

Armazenamento e Transporte
1 Alemanha: Bilfinger está desenvolvendo uma solução eficiente para armazenamento de hidrogênio
2 Alemanha: IAA Transportation anuncia novo sistema de armazenamento Voith H2
3 Japão: NEXTY Electronics e Spectronik assinam contrato de distribuição

4 Noruega: Hexagon Purus recebe pedido para distribuição de hidrogênio

5 Reino Unido: A Element 2 e Riversimple fazem parceria no fornecimento e reabastecimento de hidrogênio

Uso Final
1 Nova Zelândia: Fabrum faz parceria com HWR para transporte de hidrogênio
2 Europa: Grupo Iveco equipará ônibus com célula a combustível HTWO
3 Estados Unidos: Hub de hidrogênio entre Mitsubishi Power e Emerson Software and Technologies
4 Reino Unido: Parceria entre Air Products e VPI para a produção de hidrogênio em larga escala em Humber

Tecnologia e Inovação
1 Estados Unidos: ‘Primeira’ tecnologia de eletrólise não elétrica revelada pela Utility Global
2 Reino Unido: Avanço como ‘iate voador’ produz hidrogênio verde pela primeira vez no mundo

Artigos e Estudos
1 Blue hydrogen and industrial base products: The future of fossil fuel exporters in a net-zero world
2 Climate consequences of hydrogen emissions
3 Green-hydrogen research: What have we achieved, and where are we going? Bibliometrics analysis


Políticas Públicas e Financiamentos

1 Índia: Governo quer reduzir custos de hidrogênio verde para estimular o uso de energia limpa

A Índia planeja reduzir os custos de produção de hidrogênio verde para US$ 1 o quilo, que atualmente se encontra entre US$ 5 e US$ 6 por quilo, para incentivar as indústrias a usar energia mais limpa. Além disso, o país quer acesso a empréstimos mais baratos para financiar essa transição, disse um alto funcionário do governo. O terceiro país que mais emite carbono do mundo lançou um roteiro em fevereiro para se tornar um centro para a produção e exportação de hidrogênio verde, embora o combustível esteja longe de ser comercialmente viável. A Índia, um dos maiores importadores de combustíveis fósseis do mundo, também está buscando reduzir sua dependência do petróleo, já que sua conta de importação deve quase dobrar para US$ 300 bilhões na próxima década. O governo está reformulando as políticas depois que o primeiro-ministro Narendra Modi anunciou planos em novembro para neutralizar as emissões de carbono até 2070 e ter uma matriz energética composta 50% por energia renovável até o final da década. (Bloomberg – 06.07.2022)

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2 Namíbia: País assina acordo de hidrogênio com UE para compensar dependência da energia russa

A União Europeia está planejando assinar um acordo com a Namíbia para apoiar o setor de hidrogênio verde do país e aumentar as importações europeias desse vetor energético enquanto o bloco trabalha para reduzir sua dependência da energia russa. O hidrogênio tem sido apontado como uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis, no entanto, a maior parte da UE consome o chamado hidrogênio “cinza” ou “azul” produzido com gás, o que aumenta os custos e as emissões. Isso tornou o acesso mais fácil ao hidrogênio verde uma prioridade. Em maio, a estratégia energética da UE estabeleceu a meta de importar pelo menos 10 milhões de toneladas de hidrogênio verde até 2030, com mais 10 milhões de toneladas a serem produzidas dentro do bloco. (Reuters – 04.06.2022)

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3 Reino Unido: HFCA pede ação sobre hidrogênio ativado por energia nuclear

Após um esforço da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para acelerar a produção de hidrogênio mais limpa usando energia nuclear, a Associação de Hidrogênio e Células de Combustível do Reino Unido (UK HFCA), agora está pedindo ao governo que adote os benefícios do hidrogênio habilitado para energia nuclear com legislação, apoio financeiro e mais instalações nucleares para ajudar a combater as emissões de CO2. Traçando paralelos com o roteiro anunciado recentemente pela AIEA, e com a demanda por hidrogênio em alta, já que as nações procuram acabar com sua dependência de combustíveis fósseis, o HFCA do Reino Unido emitiu um relatório defendendo o uso de energia nuclear para produzir hidrogênio, no intuito de sustentar os suprimentos e para ajudar a descarbonizar alguns dos setores mais difíceis de reduzir do Reino Unido. (Hydrogen Central – 08.07.2022)

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4 Reino Unido: Projeto de lei de energia busca direcionar investimentos em novas tecnologias

A proposta de lei de energia do Reino Unido, apresentada no Parlamento no dia 6 de julho, oferecerá medidas para apoiar a implantação de hidrogênio com uma oferta para impulsionar o investimento. De acordo com o governo, o projeto de lei busca direcionar £ 100 bilhões (US$ 119,7 bilhões) de investimento em novas indústrias britânicas para diversificar o fornecimento doméstico de energia do país com tecnologias, como hidrogênio e eólica offshore. O anúncio do governo também revelou a intenção de realizar um grande teste para aplicação do hidrogênio para aquecimento em vilarejos até 2025, na tentativa de provar evidências sobre o papel do hidrogênio na descarbonização dos sistemas de aquecimento. Whitby, na área de Ellesmere Port, perto de Liverpool, e Redcar, perto de Middlesbrough, foram identificados como locais potenciais. (Governo do Reino Unido – 07.07.2022)

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Produção

1 Canadá: Buckeye Partners possui planos para desenvolver hub de H2V

A Buckeye Partners, uma empresa que atua na distribuição de petróleo, visando desenvolver seu portfólio no segmento de energias renováveis, concluiu a aquisição da Bear Head Energy, com planos de desenvolver um hub de hidrogênio no Canadá. O hub contará com uma planta de produção que vai conter eletrolisadores com capacidade de produção de 2 GW e serão alimentados a partir de energia renovável, para assim produzir o hidrogênio verde (H2V). Além do mais, o hub contará com uma capacidade de armazenamento de hidrogênio. Por fim, em termos de usos finais, espera-se que o gás seja utilizado para a produção da amônia a partir da síntese de Haber-Bosch, além de sua exportação. (Buckeye Partners – 13.07.2022)

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2 Dinamarca: Skovgaard Energy avança com projeto ao solicitar compra de eletrolisador

A Skovgaard Energy Aps solicita a compra de um eletrolisador alcalino de € 4 milhões da Nel Hydrogen Electrolyser, uma empresa que atua na tecnologia do hidrogênio. A aquisição representou um avanço para a construção da planta de hidrogênio verde da empresa. A planta da Skoygaard, que vai ser construída em Lemvig, Dinamarca, vai produzir hidrogênio verde (H2V) a partir do eletrolisador da Nel, que será alimentado por energia eólica e energia solar. Por fim, no que concerne de uso final, o gás será utilizado para produzir amônia verde. A planta em questão é uma planta de demonstração, visando obter experiência neste segmento. (Nel Hydrogen – 08.07.2022)

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3 Holanda: Planos de usina de hidrogênio verde de 500 MW para o Porto de Amsterdã são revelados

A Hydrogen Chemistry Company (HyCC) lançou no 13 de julho o Projeto H2era, que fará com que a empresa construa a planta se hidrogênio verde de 500 MW na área do porto de Amsterdã, que prevê estar operacional em 2027. A HyCC disse em cooperação com o Porto de Amsterdã que concluiu um primeiro estudo de viabilidade e o projeto será desenvolvido nos próximos meses durante a fase de estudo (pré-FEED). Com o objetivo de oferecer inicialmente hidrogênio para descarbonizar a indústria e a mobilidade na região, a usina também poderá ser conectada a uma rede nacional de dutos que poderá permitir a troca de hidrogênio entre clusters industriais, informou a empresa. (Hydrogen Chemistry Company – 13.07.2022)

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4 Reino Unido: Novo acordo entre empresas para explorar projetos de baixo carbono em Protos

A Peel NRE e a Progressive Energy assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para explorar o projeto e a entrega de uma nova infraestrutura vital de hidrogênio e dióxido de carbono (CO2) na Protos, capitalizando sua proximidade com HyNet, o principal projeto de cluster de descarbonização do Reino Unido. O HyNet abrange a região da cidade de Liverpool e a Autoridade Combinada da Grande Manchester, Warrington, Cheshire, Flintshire e Wrexham. Ele fornecerá hidrogênio de baixo carbono para a indústria de combustível e transporte e para aquecer residências em toda a região. Também capturará e bloqueará as emissões de CO2 da indústria regional que não consegue operar sem produzir CO2. (Progressive Energy – 13.07.2022)

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Armazenamento e Transporte

1 Alemanha: Bilfinger está desenvolvendo uma solução eficiente para armazenamento de hidrogênio

A empresa, em conjunto com o Instituto de Termodinâmica da Universidade Leibniz e com a EWE GASSPEICHER GmbH, está sendo patrocinada pelo Estado alemão para o desenvolvimento de uma planta de demonstração para secar o hidrogênio verde, diminuindo a dependência do gás natural. Tal processo permite o tratamento eficiente e em larga escala para o armazenamento e injeção por dutos do hidrogênio, desempenhando um papel de grande importância no processo de transição energética do país. A previsão de entrega da planta está datada para o início de 2023, em Rüdersdorf, no leste da Alemanha. A ideia é de que o hidrogênio seja armazenado com segurança e por longo prazo em camadas profundas da terra – semelhante ao gás natural – para que depois seja seco – antes de ser injetado em tubulações e transportado. (H2 Bulletin – 14/07/2022)

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2 Alemanha: IAA Transportation anuncia novo sistema de armazenamento Voith H2

A Voith está expandindo ainda mais sua expertise no setor de mobilidade elétrica para veículos comerciais. Com o Voith Electrical Drive System (VEDS) e o sistema de armazenamento Plug & Drive H2, a empresa apresenta, na IAA Transportation 2022, dois conceitos que promovem uma mudança de mobilidade econômica e sustentável para caminhões e ônibus pesados. Desde sua introdução em 2019, a Voith continua a desenvolver esse conceito de acionamento elétrico, conquistando cada vez mais segmentos de veículos comerciais. Para os ônibus, o portfólio é composto pela variante HD (heavy duty), que é particularmente adequada para ônibus de dois andares e ônibus articulados com seu motor IPMS de 340 kW. Além disso, a Voith oferece uma variante MD (serviço médio) com potência de 260 kW, otimizada especificamente para ônibus solo e uso exclusivo no centro da cidade. (Fuel Cells Works – 13.07.2022)

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3 Japão: NEXTY Electronics e Spectronik assinam contrato de distribuição

A NEXTY Electronics, subsidiária de comércio de eletrônicos do Grupo Toyota Tsusho, assinou um Contrato de Distribuição com a Spectronik, com vigência a partir de 1º de maio de 2022, para comercializar e vender os produtos de célula a combustível de hidrogênio da Spectronik no Japão. A NEXTY Electronics identifica que muitas aplicações de energia em menor escala podem ser descarbonizadas com células a combustível de hidrogênio. Esta tecnologia pode fornecer tempos de execução mais longos e maior capacidade de carga em comparação com as baterias convencionais de íons de lítio, também possuem emissões reduzidas de dióxido de carbono. Os produtos de célula a combustível de hidrogênio refrigerados a ar da Spectronik, a série Protium, são perfeitamente adequados para essas aplicações. (H2 Bulletin – 08.07.2022)

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4 Noruega: Hexagon Purus recebe pedido para distribuição de hidrogênio

A Hexagon Purus, por meio de sua subsidiária integral, Wystrach GmbH, fornecedora líder de sistemas de hidrogênio, recebeu um pedido de sistemas de distribuição de hidrogênio de uma empresa líder global de gás industrial. Os sistemas de transporte de hidrogênio da Wystrach com cilindros tipo 4 da Hexagon Purus serão usados para fornecer hidrogênio para aplicações industriais e de mobilidade na Alemanha e na Holanda. O valor do pedido atual é de aproximadamente € 11,3 milhões. Com este pedido recente, o valor total dos sistemas de hidrogênio entregues pela Hexagon Purus a este cliente é de aproximadamente € 18,5 milhões. (H2 Bulletin – 12.07.2022)

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5 Reino Unido: A Element 2 e Riversimple fazem parceria no fornecimento e reabastecimento de hidrogênio

A parceria fará com que a Element 2 forneça combustível de hidrogênio, bem como soluções para seu armazenamento e bombas de hidrogênio em estações móveis e fixas de reabastecimento para os clientes atuais e futuros da Riversimple. A Riversimple fabrica veículos elétricos de célula a combustível movidos a hidrogênio (FCEVs), que serão oferecidos aos clientes apenas por assinatura, com um pagamento mensal que cobre todos os custos, incluindo o do combustível. A intenção é fornecer reabastecimento de hidrogênio para todos os veículos de hidrogênio em todo o Reino Unido, pois a Element 2 desenvolve a primeira rede nacional de estações de reabastecimento de hidrogênio. (H2 Bulletin – 14.07.2022)

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Uso Final

1 Nova Zelândia: Fabrum faz parceria com HWR para transporte de hidrogênio

A Fabrum, desenvolvedora de soluções de tecnologia para indústrias globais, está em parceria com a maior empresa de transporte pesado da Nova Zelândia, H.W. Richardson (HWR), para descarbonizar sua frota de transporte com hidrogênio. A Fabrum está desenvolvendo e implantando uma solução de reabastecimento de hidrogênio escalável “end-to-end” para a HWR para permitir o acesso ao hidrogênio pronto para a frota. Isso coincide com os planos da HWR de ter dez caminhões bicombustíveis, que operam com diesel e hidrogênio, na estrada até o segundo trimestre de 2023. O projeto envolve desenvolver o primeiro sistema de produção de hidrogênio verde para HWR para sua unidade de Southland, usando um eletrolisador sem membrana de 1,1 Megawatt (MW) combinado com suas tecnologias criogênicas em um sistema em contêiner para reabastecimento descentralizado no ponto de uso. (H2 Bulletin – 12.07.2022)

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2 Europa: Grupo Iveco equipará ônibus com célula a combustível HTWO

A HTWO é a marca comercial de hidrogênio baseada em sistema de célula a combustível da Hyundai Motor Group e vem expandindo seu fornecimento para outros fabricantes a fim de tornar o hidrogênio disponível para todos. Com o plano de reiniciar a produção de ônibus na Itália, será possível fabricar estes novos ônibus com o sistema de célula a combustível HTWO. Em alinhamento a isso, a IVECO BUS poderá integrar em seus veículos essa tecnologia de emissão zero e, como o presidente da unidade de negócios de ônibus do Grupo Iveco disse, “continuaremos nos próximos meses, desempenhando nosso papel de liderança na transição energética do segmento de transporte de massa de passageiros da Europa”. (H2 Bulletin – 14/07/2022)

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3 Estados Unidos: Hub de hidrogênio entre Mitsubishi Power e Emerson Software and Technologies

A Mitsubishi Power selecionou a Emerson para automatizar a maior instalação de produção e de armazenamento de hidrogênio verde no mundo. O hub Advanced Clean Energy Storage usará a eletricidade renovável para alimentar os eletrolisadores que produzirão o hidrogênio verde, que será armazenado no subsolo de cavernas de sal e posteriormente reconvertido em eletricidade limpa através de turbinas movidas a hidrogênio. A fim de otimizar a eficiência da produção do hub, a Mitsubishi Power utilizará uma plataforma integrada de controle e de segurança da Emerson, a Ovation. (H2 Bulletin – 13/07/2022)

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4 Reino Unido: Parceria entre Air Products e VPI para a produção de hidrogênio em larga escala em Humber

A Air Products assinou um acordo para impulsionar o “Humber Hydrogen Hub” ou “H3”, que busca instalar a produção de hidrogênio de baixo carbono de 800 MW no Reino Unido. A ideia é que o H3 seja capaz de produzir hidrogênio de baixo carbono em larga escala para servir como combustível substituto para o terceiro power train a gás da VPI e para outros usuários industriais. O projeto H3 contribuirá para atingir o “net zero” até 2040 na região industrial de Humber, que tem as maiores emissões de CO2 do setor no Reino Unido. (H2 Bulletin – 08/07/2022)

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Tecnologia e Inovação

1 Estados Unidos: ‘Primeira’ tecnologia de eletrólise não elétrica revelada pela Utility Global

A Utility Global, com sede em Houston, Texas, afirma ter inventado a primeira plataforma de tecnologia de eletrólise não elétrica da indústria com o objetivo de produzir hidrogênio de baixo carbono. O processo eXERO TM (Electroless Coupled Exchange Reduction Oxidation) é um ‘passo sólido’ na descarbonização e aumento da sustentabilidade do mercado global de energia, diz a empresa. A empresa proprietária desta tecnologia marca a primeira vez que o setor de energia viu um processo de eletrólise de eletricidade zero para converter fluxos de resíduos sustentáveis diretamente em hidrogênio de alta pureza e baixo custo. O processo é alcançado removendo o circuito elétrico externo de um eletrolisador e, em vez disso, conduzindo a reação de eletrólise com o sobrepotencial (tensão) que existe entre diferentes composições de gás. (H2 View – 14.07.2022)

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2 Reino Unido: Avanço como ‘iate voador’ produz hidrogênio verde pela primeira vez no mundo

O iate de energia da DRIFT – apelidado de ‘iate voador’ – foi construído pela White Formula de Brightlingsea, empresa de construção de barcos. O iate começou como uma embarcação de segunda mão originalmente feita pela White Formula, chamada ‘Whisper’. Os testes do iate no mar ocorreram na costa de Brightlingsea, Essex, no início deste mês e conseguiram produzir aproximadamente seis litros de hidrogênio verde em um teste de duas horas. A H2 View entende que o teste foi tão bem-sucedido que o iate de energia superou as expectativas e poderia ter produzido mais de 10 vezes mais hidrogênio verde. A DRIFT, tendo agora comprovado o conceito, está avançando nos planos para embarcações com capacidade de 250 mil litros por hora ou mais. (H2 View – 11.07.2022)

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Artigos e Estudos

1 Blue hydrogen and industrial base products: The future of fossil fuel exporters in a net-zero world

Este estudo explora os canais de comércio entre exportadores e importadores de energia usando um novo modelo calibrado de sistemas de energia elétrica-hidrogênio-aço para a Noruega, um grande produtor de gás natural, e a Alemanha, um grande consumidor de energia. Olhando para além da Europa, as conclusões deste estudo também são relevantes para os maiores exportadores de energia do mundo e importadores. Assim, recomenda-se que os grandes exportadores de hidrocarbonetos considerem uma transição estratégica de exportação de energia para uma mistura diversificada de hidrogênio azul e produtos de base industrial neutros para o clima. (Journal of Cleaner Production – 2022)

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2 Climate consequences of hydrogen emissions

Este artigo avalia as consequências climáticas das emissões de hidrogênio em todas as escalas de tempo, empregando dados já publicados para avaliar impactos do aquecimento líquido da substituição de tecnologias de combustível fóssil por suas alternativas limpas de hidrogênio e estimar as respostas da temperatura aos níveis projetados de demanda de hidrogênio. Foi contabilizada uma faixa plausível de taxas de emissão de hidrogênio e incluído as emissões de metano quando o hidrogênio é produzido via gás natural com captura, uso e armazenamento de carbono (CCUS) em oposição à renováveis (hidrogênio verde). (European Geosciences Union – 2022)

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3 Green-hydrogen research: What have we achieved, and where are we going? Bibliometrics analysis

Este estudo examinou a evolução dos temas de pesquisa do hidrogênio verde desde que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU foram adotados em 2015, utilizando acoplamentos, palavras-chave e análise de frases-chave de 642 artigos de 2016 a 2021 na base de dados Scopus. Como resultado, foi observado que a maioria das pesquisas sobre hidrogênio verde está alinhada com Energia Limpa e Acessível (ODS 7) e Ação Climática (ODS 13). Os resultados das decisões políticas nos Estados Unidos, Europa, Índia e China terão um impacto profundo na produção e armazenamento de hidrogênio verde nos próximos cinco anos. Se essas políticas forem implementadas, esses países responderão por dois terços desse crescimento. A Ásia representará a parte mais significativa e se tornará o segundo maior produtor global. (Energy Reports – 2022)

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Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditores: Fabiano Lacombe, Luiza Masseno e Sayonara Andrade Elizário
Pesquisadores: Allyson Thomas, 
José Vinícius S. FreitasKalyne Silva Brito e Luana Oliveira
Assistente de pesquisa: Sérgio Silva

As notícias divulgadas no IFE não refletem necessariamente os pontos da UFRJ. As informações que apresentam como fonte UFRJ são de responsabilidade da equipe de pesquisa sobre o Setor Elétrico do Instituto de Economia da UFRJ.

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