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IFE Hidrogênio 106
Políticas Públicas e Financiamentos
Alemanha: Ministra quer fortalecer cooperação em hidrogênio com o Cazaquistão
A ministra das Relações Exteriores da Alemanha Annalena Baerbock quer colaborar mais estreitamente com o Cazaquistão no hidrogênio verde. A Alemanha apoiará projetos de infraestrutura para os setores digital, de energia e de transporte junto com a UE em Astana, capital do Cazaquistão, de acordo com Baerbock. A iniciativa da UE Global Gateway é essencial para isso. Para ajudar essas nações a enfrentar preocupações globais como as mudanças climáticas, a UE planeja investir 300 bilhões de euros em suas infraestruturas. De acordo com a ministra, várias nações estão tentando ampliar seu poder usando acordos econômicos que escondem uma teia de dependências e poderio militar. Após uma reunião com o ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Muchtar Tleuberdi, a ministra afirmou que um projeto de hidrogênio na região do Mar Cáspio representa um futuro compartilhado e sustentável. Usando a energia eólica e a água do projeto para eletrólise, três milhões de toneladas de hidrogênio verde poderão ser produzidas a partir de 2030. (H2 Energy News - 31.10.2022)
Link ExternoCatar-Egito: Autoridade do Catar de olho em projeto de hidrogênio verde de US$ 1 bilhão no Egito
A Zona Econômica do Canal de Suez (SCZone), que receberá investimentos de mais de US$ 1 bilhão, é objeto de uma nova iniciativa de investimento que está sendo analisada pela Autoridade de Investimentos do Catar. Uma delegação de empresários do Catar visitou o Egito na semana passada com o objetivo de fomentar a cooperação econômica e comercial e criar investimentos conjuntos para apoiar o desenvolvimento econômico das duas nações amigas, no âmbito de uma ação coordenada, para maximizar os interesses compartilhados e aproveitar as oportunidades disponíveis. O eixo de desenvolvimento da SCZone, que inclui várias áreas industriais e logísticas significativas, oferece oportunidades promissoras para empresas do Catar que desejam aproveitar a economia em expansão do Egito. O presidente Abdel Fattah Al-Sisi recentemente enfatizou os desenvolvimentos positivos nas relações econômicas e comerciais entre as duas nações amigas. (H2 Energy News - 01.11.2022)
Link ExternoEmirados Árabes Unidos: Primeira fase da Estratégia Nacional de Hidrogênio dos Emirados Árabes Unidos concluída
A primeira fase da Estratégia Nacional de Hidrogênio dos Emirados Árabes Unidos, que consiste em dez pilares, foi concluída, de acordo com Sharif Al Olama, subsecretário do ministério de energia e infraestrutura para assuntos de energia e petróleo. A estratégia, que será publicada no ano seguinte, é um roteiro completo apoiado em vários pilares que tratam da cooperação internacional, financiamento, pesquisa e desenvolvimento e da indústria do hidrogênio. Os Emirados Árabes Unidos pretendem representar 25% dos principais mercados de hidrogênio do mundo, incluindo Índia, Coréia do Sul, Japão e Alemanha, aproveitando sua posição geográfica única como porta de entrada entre o Oriente e o Ocidente. O país possui acesso a recursos naturais, incluindo energia solar e gás natural, que são usados para criar hidrogênio azul e verde, respectivamente. Os Emirados Árabes Unidos têm um conhecimento profundo da energia solar e dos reatores de energia nuclear, os quais podem ser usados para produzir hidrogênio rosa. (H2 Energy News - 01.11.2022)
Link ExternoEspanha: Governo assina projeto com a Maersk para promover hidrogênio verde e biocombustíveis
O Governo Espanhol assinou um protocolo de colaboração com a empresa de transporte marítimo dinamarquesa Maersk para promover a produção de hidrogénio verde e biocombustível para o setor marítimo na Espanha, com um projeto para tornar o país um 'hub' global, cujo investimento, com a participação de parceiros privados, pode ascender a cerca de 10 bilhões de euros, conforme confirmado pelo Executivo em comunicado. O acordo foi discutido esta quinta-feira num encontro entre o Presidente do Governo, Pedro Sánchez, o CEO do Grupo AP MollerMaersk, Soren Skou, e diferentes quadros superiores. Durante o encontro, eles analisaram o papel da Espanha, dentro do projeto global de produção de combustível verde da maior empresa de navegação do mundo, depois de ter sido escolhido como um dos países-chave em seus planos de descarbonização. (La Moncloa - 03.11.2022)
Link ExternoEUA: Principais concessionárias de energia do Sudeste estabelecem coalizão de hub de hidrogênio
Uma nova coalizão formada por empresas do mercado de hidrogênio dos Estados Unidos anunciou no dia 1º de novembro seu plano de buscar apoio financeiro federal para um Centro de Hidrogênio do Sudeste. A coalizão responderá à oportunidade de financiamento anunciada recentemente do Departamento de Energia dos EUA (DOE), que inclui US$ 8 bilhões para hubs regionais de hidrogênio e faz parte da Lei de Empregos e Investimentos em Infraestrutura (IIJA). Espera-se que um hub de hidrogênio no sudeste dos EUA traga benefícios robustos de desenvolvimento econômico para a região. Ao trabalhar em conjunto, a coalizão pode se concentrar no desenvolvimento de projetos escaláveis e integrados em locais-chave em todo o Sudeste em apoio a essas metas de redução de carbono e incentivar o desenvolvimento amplo de um ecossistema energético regional que permitirá aos membros implantar o hidrogênio como um solução de descarbonização para clientes e comunidades. (Duke Enerrgy - 01.11.2022)
Link ExternoUnião Europeia: Aumento de financiamento da UE para atualização de tanque de hidrogênio
A fim de concretizar o conceito de navio-tanque movido a hidrogênio HyEkoTank, a empresa norueguesa de tecnologia limpa TECO 2030 foi convidada a se candidatar a um financiamento do Horizon Europe de € 5 milhões (US $ 4,8 milhões). O financiamento seria utilizado para adaptar um navio-tanque de 18.600 DWT pelas empresas sob o projeto com um sistema de célula a combustível de 2,4 MW pela TECO 2030 e um armazenamento de hidrogênio comprimido de 4 toneladas para uma demonstração em 2024. Segundo as empresas, esse conceito inovador pode se tornar um pioneiro em esta área do comércio marítimo e ajudar a União Europeia a cumprir os seus ambiciosos objetivos climáticos. A principal iniciativa de investigação e inovação da União Europeia, Horizon Europe, tem um orçamento de 95,5 mil milhões de euros e faz parte do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) de longo prazo da UE. (TECO 2030 - 03.11.2022)
Link ExternoProdução
Arábia Saudita: Air Products e ACWA iniciam construção da planta de H2V de 2,2 GW
A Air Products, uma empresa internacional que atua no segmento de gases industriais e a ACWA Power, uma empresa que desenvolve projetos de geração de energia, avançaram com seu projeto de hidrogênio verde (H2V), em Neom, Arábia Saudita, ao iniciar as construções da planta de produção. A planta contará com a tecnologia de eletrólise com capacidade de 2,2 GW e será alimentada a partir de 4 GW de energias renováveis. Com tamanha capacidade, a unidade será capaz de produzir 600 toneladas de H2V por dia, o suficiente para reduzir 5 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2). Por fim, em termos de uso final, o gás será utilizado para produzir amônia a partir da síntese de Haber-Bosch. (H2 View - 03.11.2022)
Link ExternoEUA: Clean Hydrogen Works anuncia desenvolvimento de projeto de hidrogênio
A produtora de hidrogênio limpo Clean Hydrogen Works, em conjunto com acionistas, está desenvolvendo um projeto denominado por “Ascension Clean Energy (ACE)”, que tem a finalidade de construir uma planta de produção de hidrogênio azul, localizado em Ascension Parish, Louisiana, EUA. A planta contará com a produção do gás por meio de fontes não renováveis de energia, em conjunto com a tecnologia de captura de carbono e plantios de árvores, a fim de evitar a maior parte das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera – redução de até 98%. Espera-se um investimento de US$ 7,5 bilhões para o desenvolvimento do projeto. Por fim, no que concerne ao uso final, o gás será utilizado para produzir amônia a partir da síntese de Haber-Bosch (Clean Hydrogen Works - 31.10.2022).
Link ExternoFFI e Enel Green Power se unem para desenvolver projetos de produção de H2V
A Fortescue Future Industries (FFI), uma empresa global de energia verde, e a empresa de energia Enel Green Power assinaram um acordo para que, juntas, possam desenvolver projetos de produção de hidrogênio verde (H2V) tanto na américa latina, quanto na Austrália, regiões que são favoráveis para a produção de energia renovável. Com este projeto, as empresas esperam diversificar sua matriz de produção, descarbonizar as regiões que contemplarão os projetos, além de reduzir o custo do H2V. Por fim, no que concerne ao uso final, o gás será utilizado em diversos segmentos, principalmente naqueles de difícil eletrificação (Enel Green Power - 02.11.2022).
Link ExternoÍndia: ABC Cleantech e governo de Karnataka assinam MoU para desenvolver planta de H2V
A empresa ABC Cleantech e o governo de Karnataka assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para construir uma planta de hidrogênio verde (H2V) na Índia. Com um investimento de US$ 6 bilhões, as partes esperam que a unidade seja capaz de produzir 0,2 milhão de toneladas do gás por ano. Por fim, no que concerne ao uso final, o H2V será destinado para produção da amônia a partir da síntese de Haber-Bosch – assim que as unidades entrem em operação, será produzido cerca de 1 milhão de toneladas de amônia verde a cada ano (Fuel Cells Works - 03.11.2022).
Link ExternoPanamá: Planta de H2V da SGP BioEnergy avança após contrato com Topsoe
A SGP BioEnergy, uma empresa de desenvolvimento integrado de produtos de bioenergia, avança com seu projeto de construir uma unidade de produção de hidrogênio verde (H2V) no Panamá. O projeto avançou mediante à Topsoe ter realizado um contrato para fornecer sua tecnologia H2bridge para garantir que a planta tenha uma pegada de gases de efeito estufa neutra, reciclando H2V gerado por resíduos de carbono e produção subproduto de volta às operações da planta. A unidade de produção está prevista para entrar em operação no ano de 2025, sendo capaz de produzir 405 mil toneladas métricas de H2V anualmente. Por fim, em termos de uso final, o gás será destinado para produzir combustível de aviação sustentável e diesel renovável (Topsoe - 31.10.2022).
Link ExternoArmazenamento e Transporte
Japão: Uma maneira elegante de armazenar e purificar o hidrogênio
Novas pesquisas, publicadas na Science Advances, podem ter chegado a uma maneira mais fácil de armazenar hidrogênio e a uma maneira mais barata e menos intensiva em carbono de fazê-lo. Os pesquisadores, da Universidade de Osaka, no Japão, descobriram algumas substâncias que reagem com hidrogênio, e apenas hidrogênio – para que possam armazenar e liberar o gás com facilidade. O hidrogênio armazenado por esse método é apenas cerca de 70% puro: ele também contém monóxido de carbono, dióxido de carbono e vestígios de outros gases, cada um dos quais deve ser removido individualmente por meio de métodos laboriosos e intensivos em energia. O método resultante é uma maneira 99% eficiente de armazenar hidrogênio e libera hidrogênio com 99,9% de pureza (Cosmos - 30.10.2022).
Link ExternoPortugal/ Espanha/ França: Primeiro-ministro francês confirma negociações tripartidas sobre futuro acordo de oleoduto
As conversas continuam sobre um futuro acordo de interconexão de gasodutos, conhecido como acordo BarMar. O acordo BarMar está definido para substituir o projeto de infraestrutura do gasoduto MidCat – uma iniciativa que Alemanha, Portugal e Espanha estavam promovendo ativamente. O projeto pretende desenvolver um novo gasoduto que deverá contribuir tanto para “a conclusão do mercado energético da UE” como para “reforçar a transição energética no quadro do Green Deal”, abrindo uma via de transporte de gás por mar entre Barcelona e Marselha, anunciou o Eliseu na semana passada. O transporte de hidrogênio verde de baixo carbono também está em discussão. A AFP confirmou que uma reunião tripartida entre França, Portugal e Espanha será realizada em Alicante de 8 a 9 de dezembro, à margem da cúpula EuroMed. (Flipboard - 01.11.2022)
Link ExternoUso Final
Alemanha: Aeronave desativada serve como teste para hidrogênio na aviação
Um Airbus A320 desativado recebe uma nova vida útil, servindo como um laboratório de aviação de hidrogênio em Hamburgo, na Alemanha. A aeronave servirá para testar a manutenção e processos terrestres para futuras aeronaves movidas a hidrogênio. O projeto conjunto entre a Lufthansa Technik, a Agência Aeroespacial Alemã (DLR), o Centro ZAL de Pesquisa Aeronáutica Aplicada e o Aeroporto de Hamburgo prevê a instalação de novos componentes de hidrogênio para o A320 nos próximos meses. Os principais tópicos de pesquisa do Hydrogen Aviation Lab são: reabastecimento com hidrogênio líquido; refrigeração, isolamento e segurança ocupacional; vazamento do gás; e tornar o hidrogênio armazenado inerte. Espera-se que o projeto ofereça avanços para desenvolver a infraestrutura aeroportuária de hidrogênio (H2 Energy News - 31.10.2022) .
Link ExternoEscócia: ZeroAvia/AGS Airports fazem parceria em voos de zero emissão
A ZeroAvia concordou com a AGS Airports para explorar o desenvolvimento da infraestrutura de hidrogênio, os requisitos da estrutura regulatória e os recursos necessários para a entrega de voos de zero emissão dos aeroportos de Aberdeen e Glasgow. A equipe da AGS trabalhará em estreita colaboração com a equipe especializada em infraestrutura aeroportuária da ZeroAvia para avaliar as oportunidades de produção de hidrogênio no local e explorar possíveis rotas comerciais. Os parceiros trabalharão para uma demonstração de voo movida pelo motor elétrico a hidrogênio ZA600 600kW da ZeroAvia, que pretende obter certificação até 2025. Rotas comerciais da maior cidade da Escócia, Glasgow, podem seguir logo depois (ZeroAvia - 02.11.2022).
Link ExternoItália: Ônibus movidos a hidrogênio devem chegar às ruas de Veneza
A Solaris, com sede na Polônia, entregará quatro ônibus Urbino 12 movidos a hidrogênio para Veneza, na Itália, após a conclusão de dois contratos superiores a € 2,5 milhões (US $ 2,4 milhões). Destinados às operadoras AVM Venezia e ACTV SPA Venezia, os ônibus elétricos de célula a combustível de hidrogênio devem chegar à cidade italiana em meados de 2023. Os ônibus estão planejados para fornecer serviços de transporte público na cidade. O anúncio da Solaris ocorre meses após a primeira estação de abastecimento de hidrogênio em Veneza ter sido inaugurada pela Eni, oferecendo dois pontos de distribuição, que podem atender veículos com até 100 kg de hidrogênio por dia (Solaris - 03.11.2022).
Link ExternoPolônia: ORLEN construirá mais três postos de abastecimento de hidrogênio
A PKN ORLEN planeja construir três estações públicas para reabastecimento de veículos a hidrogênio em Wałbrzych, Poznań e Katowice. Na construção dos novos postos de abastecimento de hidrogênio, a PKN ORLEN contará parcialmente com o apoio financeiro concedido ao abrigo do programa "Apoio à infraestrutura de carregamento de veículos elétricos e de reabastecimento de hidrogénio" do Fundo Nacional para a Proteção Ambiental e Gestão da Água, com financiamento adicional recebido para as estações em Poznań e Katowice do CEF Transport Blending Facility da UE no âmbito do projeto 'Clean Cities – Hydrogen Mobility in Poland (Fase I)'. As estações em Katowice e Poznań devem ser lançadas no segundo semestre de 2023, enquanto a de Wałbrzych será colocada em serviço no início de 2025. O projeto ‘Hydrogen Eagle’, que está sendo preparado pela PKN ORLEN, permitirá a construção na Polônia de infraestrutura completa para a produção e distribuição de hidrogênio de baixo e zero carbono (Orlen - 25.10.2022).
Link ExternoPolônia: Solaris recebe encomenda de 25 ônibus movidos a hidrogênio destinados para a cidade Poznań
A fabricante de ônibus movidos a hidrogênio, Solaris, recebeu um pedido de 25 de seus ônibus de célula a combustível, que devem chegar às ruas de Poznań, na Polônia. A encomenda dos autocarros a hidrogênio Urbino 12 da MPK Poznań adiciona aos operadores 58 veículos elétricos Solaris existentes, ampliando o seu investimento no transporte de zero emissões. Com entrega prevista para a cidade polonesa no segundo semestre de 2023, a Solaris diz que foi o maior pedido de seus ônibus a hidrogênio Urbino. A célula de combustível de 70 kW presente no ônibus Urbino 12 converte hidrogênio em eletricidade. Os tanques de hidrogênio estão localizados no teto do veículo. Para reabastecimento, os ônibus usarão uma estação de abastecimento de hidrogênio já existente na cidade (Bus News - 28.10.2022).
Link ExternoReino Unido: A empresa Alexander Dennis apresenta o ônibus a hidrogênio de última geração Enviro400FCEV
A empresa de fabricação de ônibus Alexander Dennis apresentou seu ônibus de dois andares com célula a combustível de hidrogênio Enviro400FCEV na Euro Bus Expo 2022 em Birmingham como parte de sua próxima geração de ônibus com zero emissão. O Enviro400FCEV é abastecido em apenas cinco minutos através da recarga em ambos os lados do veículo. Até 29,4 kg de hidrogênio são armazenados em vasos de pressão compostos NPROXX de 350 bar montados com segurança na parte traseira do veículo antes de serem convertidos em energia elétrica em um módulo de energia de célula de combustível Ballard FCmove-HD que é classificado em 45 kW ou 60 kW, dependendo da aplicação operacional para otimizar a eficiência, reduzir a rejeição de calor e prolongar a vida útil da célula de combustível. Uma bateria de 30 kWh da Impact Clean Power Technology fornece armazenamento de buffer integrado entre o módulo da célula de combustível e o motor (Alexander Dennis - 01.11.2022).
Link ExternoTecnologia e Inovação
EUA: Green Hydrogen Coalition anuncia iniciativa HyBuild™ Carolinas
A Green Hydrogen Coalition (GHC) anunciou o lançamento de uma nova iniciativa, HyBuild™ Carolinas. Esse esforço catalisará o impulso para alcançar hidrogênio verde em escala e baixo custo nas Carolinas do Norte e do Sul, impulsionando a descarbonização multissetorial e o desenvolvimento econômico local. Essa iniciativa envolve participantes de todo o ecossistema de hidrogênio verde em uma plataforma inclusiva por meio de reuniões e estudos analíticos. A HyBuild Carolinas co-desenvolverá uma visão regional e um roteiro para acelerar o papel do hidrogênio verde no meio ambiente e na economia da Carolina do Norte e do Sul. (H2 Bulletin - 01.11.2022)
Link ExternoEUA: NewHydrogen expande programa de pesquisa de tecnologia de hidrogênio verde na UCLA
A NewHydrogen, Inc. concordou em expandir o acordo de pesquisa patrocinado existente com a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) para desenvolver tecnologia para reduzir o custo da produção de hidrogênio verde. O novo acordo expande o escopo do programa para incluir o desenvolvimento de produção de hidrogênio eficiente e estável usando eletrolisadores PEM. O objetivo da pesquisa é reduzir sistematicamente o custo e aumentar o desempenho dos componentes críticos dos geradores de hidrogênio. Em 2021, pesquisadores da UCLA financiados pela NewHydrogen desenvolveram um catalisador de oxigênio de baixo custo que não usa irídio caro e melhorou significativamente o desempenho dos eletrolisadores PEM. (NewHydrogen - 11.10.2022)
Link ExternoEUA: NREL e o Berkeley Lab propõem práticas recomendadas de eficiência e estabilidade para separação de água solar
Cientistas do Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) do Departamento de Energia dos EUA e do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley (Berkeley Lab) estão fornecendo aos pesquisadores um guia sobre a melhor forma de medir a eficiência da produção de hidrogênio diretamente da energia solar. A divisão de água fotoeletroquímica (PEC), que depende da luz solar para dividir a água em oxigênio e hidrogênio, destaca-se como potencialmente uma das rotas mais sustentáveis para energia limpa. O recém-desenvolvido guia de boas práticas de acesso aberto publicado em Frontiers in Energy Research destina-se a fornecer confiança na comparação de resultados obtidos em diferentes locais e por diferentes grupos (NREL - 31.10.2022).
Link ExternoEventos
4th Edition Africa Green Hydrogen Forum
A Green Hydrogen Europe organizou, para o dia 22 de novembro de 2022, um evento online a fim de debater a transição energética na África, bem como oportunidades de crescimento para o hidrogênio verde. É previsto que as receitas para este vetor energético ultrapassem US$ 200 bilhões até 2027. Dessa forma, diversas oportunidades se abrirão não apenas para projetos renováveis para sua produção, mas também para seus usos finais como armazenamento de energia, mobilidade e uso na indústria. A transição para o hidrogênio verde pode fornecer US$ 11 trilhões em oportunidades de investimento em infraestrutura nos próximos 30 anos, tornando-se o foco dos negócios globais (Green Hydrogen Europe - Novembro de 2022).
Link ExternoFuture Energy - Green Hydrogen
Para o dia 09 de novembro de 2022, será realizado um evento online para debater acerca do hidrogênio verde. O evento reunirá representantes e especialistas de países em desenvolvimento e desenvolvidos para discutir conceitos de energia do futuro em uma atmosfera criativa, visualizando o potencial do hidrogênio verde. Será organizado pela UNIDO em cooperação com a Presidência egípcia da COP 27 e parceiros (Orascom Construction, OCI, OCP, Fundo Soberano do Egito e Associação Espanhola de Hidrogênio). O evento será transmitido através do canal do YouTube da UNIDO (Maria Grineva - Novembro de 2022).
Link ExternoArtigos e Estudos
Development and validation of theoretical-computational model for nuclear powered hydrogen production: A case study for Saudi Arabia
O presente estudo se concentra na produção de gás hidrogênio em um reator refrigerado a gás de alta temperatura (HTGR) usando a energia termoquímica do iodo de sódio (SI) para decomposição da água. Uma análise técnico-econômica mostrou que a maximização da produção de hidrogênio para o processo HTGR resulta em uma exergia térmica máxima com eficiência energética de 70% e taxa de produção de 105.615 m3/h ao menor custo de produção de 7,7 centavos/m3. O custo de produção de eletricidade por cogeração foi calculado em 3,23 cêntimos/kWh, em comparação com outras fontes de energia renováveis (5 cêntimos/kWh) (Nuclear Engineering and Design - 2022).
Link ExternoGESEL: Oportunidades no Mercado do Hidrogênio Verde
Em artigo publicado pelo Valor Econômico, Nelson Siffert (Pesquisador associado do GESEL), Ana Carolina Chaves (Pesquisadora Plena do GESEL) e Adely Branquinho (Pesquisadora associada do GESEL abordam as oportunidades no mercado do hidrogênio verde, com destaque ao fundo de investimento H2 Global, iniciativa da União Europeira e do German Ministry for Economic Affairs and Climate Action (BMWK). O presente artigo apresenta de maneira direta o funcionamento da iniciativa. Por fim, concluiu-se com o seguinte questionamento, “dadas as condições já estabelecidas e os aprimoramentos que ainda serão incorporados no leilão, surge a seguinte questão: terá o Brasil algum competidor no anunciado certame de 2023? […] O que se sabe, certamente, é que a competição no leilão será acirrada e global” (GESEL - 2022).
Link ExternoValue of green hydrogen when curtailed to provide grid balancing services
Este artigo avalia o potencial dos serviços de rede na França, Itália, Noruega e Espanha para fornecer uma receita alternativa para eletrolisadores que produzem hidrogênio a partir de energia eólica. Os resultados indicam que os serviços de rede podem monetizar a capacidade ociosa não utilizada das usinas eletrolisadoras, melhorando sua economia na fase crítica de implantação. Para a maioria dos países, o aumento da regulamentação gera um valor de hidrogênio reduzido acima de 6 €/kg, mais de 3 vezes maior do que a meta de preço da UE para 2030 (sem incentivos). Entretanto, países com grandes recursos hidrelétricos, como a Noruega, apresentam resultados muito inferiores, abaixo de 2 €/kg (ScienceDirect - 2022).
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