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IFE Hidrogênio 102
Políticas Públicas e Financiamentos
Austrália: Governo de Queensland investe em veículos pesados a hidrogênio
A frota de veículos pesados de Townsville em breve terá uma maior parcela de motores movidos a hidrogênio, devido ao investimento de até US$ 5 milhões do governo do estado de Queensland para novos motores primários e uma instalação de reabastecimento. O anúncio vem após o lançamento do Plano de Energia e Empregos de Queensland, o plano do governo de Palaszczuk para um futuro arrojado de energia limpa para Queensland. Como parte do Plano de Energia, o governo anunciou que construiria infraestrutura de transmissão de Townsville a Hughenden, conectando a Província de Minerais do Noroeste ao novo Super Grid de eletricidade. O ministro de Energia, Hidrogênio e Renováveis, Mick de Brenni, disse que a transformação de energia limpa em Townsville já gerou cerca de US$ 800 milhões em investimentos em mais de 400 MW de energia renovável em grande escala, criando mais de 900 empregos. (Governo de Queensland - 30.09.2022)
Link ExternoEUA: Coalizão do Centro de Hidrogênio da Virgínia Ocidental apoia a criação do Centro Regional de Hidrogênio Limpo dos Apalaches
No dia 28 de setembro, os senadores dos EUA Shelley Moore Capito e Joe Manchin, o deputado David McKinley e o governador Jim Justice anunciaram seu apoio ao novo Centro Regional de Hidrogênio Limpo dos Apalaches, composto por mais de 40 entidades. O senador Manchin disse que esse esforço colaborativo para trazer um hub de hidrogênio para os Apalaches é uma ótima notícia que beneficiará não apenas West Virginia, mas toda a região. A Lei de Empregos e Investimentos em Infraestrutura bipartidária inclui US$ 9,5 bilhões para hidrogênio, dos quais US$ 8 bilhões para Centros Regionais de Hidrogênio Limpo, que impulsionarão a produção, transporte e uso de hidrogênio limpo em toda a economia dos EUA; US$ 1 bilhão para um Programa de Eletrólise de Hidrogênio Limpo para reduzir os custos do hidrogênio produzido a partir de eletricidade limpa; e US$ 500 milhões para iniciativas de Fabricação e Reciclagem de Hidrogênio Limpo para apoiar a fabricação de equipamentos e fortes cadeias de suprimentos domésticas. A legislação também exige que um hub esteja localizado nos Apalaches como a maior região produtora de gás natural. (Senador Capito - 28.09.2022
Link ExternoFrança: Faurecia recebe 213 milhões de euros da UE para desenvolver tanques de hidrogênio
A empresa francesa Faurecia declarou que seu projeto para desenvolver uma nova geração de tanques de hidrogênio recebeu 213 milhões de euros (US$ 209 milhões) de apoio da Comissão Europeia como parte do programa Hydrogen IPCEI. O projeto “Historhy Next” da companhia visa desenvolver novas gerações de tanques para hidrogênio gasoso e líquido até o final de 2027, informou em comunicado. Também foi anunciado que a Symbio, uma joint venture entre Faurecia e Michelin, tem um projeto de hidrogênio aguardando aprovação da Comissão Europeia. Outras empresas francesas como a Gaztransport & Technigaz e a McPhy Energy também receberam fundos para desenvolver seus respectivos projetos de gigafábrica de hidrogênio como parte do esquema IPCEI. A Comissão Europeia prometeu aumentar o financiamento para apoiar o hidrogênio, um combustível que pode ser produzido com energia renovável e que pode substituir os combustíveis fósseis em processos industriais poluentes. (Faurecia - 03.10.2022)
Link ExternoFrança: Financiamento IPCEI Hy2Tech de € 114 milhões para giga-fábrica da McPhy
Especialista em produção de hidrogênio e estações de reabastecimento, McPhy, anunciou que seus planos para estabelecer uma ‘giga-fábrica’ se beneficiarão de um máximo de € 114 milhões (US $ 110 milhões) do governo francês, através do programa IPCEI I Hy2Tech aprovado pela Comissão Europeia. Através desta iniciativa, a McPhy visa o desenvolvimento de eletrolisadores alcalinos de nova geração, industrialização da produção de hidrogênio em larga escala e colaboração com vários parceiros do ecossistema europeu de hidrogênio. A Comissão Europeia, em julho de 2022, aprovou até € 5,4 bilhões (US$ 5,2 bilhões) de financiamento público dos estados membros para o programa IPCEI Hy2Tech, um pouco para desbloquear € 8,8 bilhões adicionais em investimentos privados para a industrialização de tecnologias de hidrogênio. (McPhy - 28.09.2022)
Link ExternoFrança: Governo financia a construção de uma instalação de navios de armazenamento de hidrogênio
A Plastic Omnium anunciou o financiamento público para toda a indústria francesa de hidrogênio, incluindo o investimento estatal de € 74 milhões para desenvolver as atividades de hidrogênio da empresa. Com este financiamento do governo, a companhia está construindo o que é relatado como a maior fábrica de navios de hidrogênio na Europa. Localizada em Compiègne, na França, a futura instalação produzirá 80 mil navios de armazenamento por ano, com os primeiros a serem produzidos a partir de 2025 e, com o tempo, criarão cerca de 200 empregos. A Plastic Omnium também diz que continuará suas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de hidrogênio em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento α-Alphatech com sede em Compiègne. O financiamento faz parte do quadro IPCEI (Important Project of Common European Interest) e apoia projetos considerados essenciais para a competitividade da Europa. (Composites World - 29.09.2022)
Link ExternoGoverno francês fornece financiamento IPCEI para o projeto da Elogen
Como parte do Hydrogen IPCEI, o projeto da Elogen irá receber o apoio do Estado francês, através de um financiamento de até 86 milhões de euros. Esta ajuda será em breve formalizada por um acordo assinado com a Bpifrance. O projeto da Elogen consiste no aumento da intensidade da sua pesquisa e desenvolvimento (P&D) para o desenvolvimento de stacks inovadores de eletrolisadores de membranas de troca de prótons (PEM), bem como dos seus componentes e na construção e arranque, em Vendôme (Loir-et-Cher), de uma fábrica para a produção em massa destas pilhas. (Hydrogen UK - 04.10.2022)
Link ExternoProdução
Barbados: IFC e BID se unem para desenvolver projeto de H2V
A IFC, membro do Grupo Banco Mundial, e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realizaram uma parceria para desenvolver uma planta de hidrogênio verde (H2V) em Barbados. A unidade de produção contará com a tecnologia de eletrólise que será alimentada a partir de 50 MW de energia solar e de uma bateria que será utilizada para suprir a intermitência da planta solar. Anunciado em fevereiro deste ano (2022), o projeto espera ajudar o estado insular a atingir seu mandato de 100% de energia renovável até 2030 sem preocupações de intermitência. Em termos de uso final, o gás será utilizado em uma célula a combustível para fornecer eletricidade ao local. (BID - 28.09.2022)
Link ExternoEscócia: INEOS avança com projeto de hidrogênio de baixo carbono
A INEOS, uma empresa global da indústria química, avança com seu projeto que possui o intuito de construir uma planta de hidrogênio de baixo carbono em Grangemouth, na Escócia. O avanço surgiu a partir do fechamento do contrato do projeto. A planta contará com a produção do hidrogênio a partir de combustíveis fósseis com uma posterior captura do carbono, produzindo então o hidrogênio azul. A unidade de produção, que deverá estar operacional até 2030, reduzirá as emissões do local em 1 Mtpa, já que o local tem como meta neutralizar as emissões de carbono até 2045. Por fim, no que concerne ao uso final, o gás será usado para descarbonizar as operações locais, e o CO2 capturado será enviado diretamente para o mar para ser armazenado de forma permanente e segura em formações rochosas nas profundezas do Mar do Norte. (H2 View - 29.09.2022)
Link ExternoÍndia: Amp Energy e Ohmium se unem para desenvolver projeto de H2V de 400 MW
A Ohmium International, uma empresa de tecnologia para a produção do hidrogênio verde (H2V), e a Amp Energy India Private, uma empresa de energia renovável, irão desenvolver em conjunto uma planta de H2V na índia. A planta contará com a tecnologia de eletrólise com capacidade de produção de 400 MW, que será composta por diversos eletrolisadores PEM de no máximo 25 MW. Há uma expectativa para que a capacidade máxima seja obtida no ano de 2025. Por fim, em termos de uso final, o gás será utilizado para alimentar os clientes comerciais e industriais da Amp Energy. (Ohmium - 30.09.2022)
Link ExternoReino Unido: Projeto de produção Trafford Green Hydrogen obtém avanço
A Carlton Power, empresa de energia, avançou com o seu projeto denominado de “Trafford Green Hydrogen”, cujo objetivo é desenvolver uma planta de produção de hidrogênio verde (H2V) em Manchester, Reino Unido. O projeto obteve avanço após obter a garantia de permissão de planejamento para o desenvolvimento do esquema. A planta de produção contará inicialmente com a tecnologia de eletrólise com capacidade de 15 MW a 20 MW, que será escalonada até 200 MW. Por fim, no que concerne ao uso final, o gás será utilizado na matriz elétrica local, com o objetivo de regular a oferta e demanda de fontes intermitentes de energia. (Carlton Power - 03.10.2022)
Link ExternoArmazenamento e Transporte
China: Catalisadores sinérgicos para o armazenamento de hidrogênio de alta eficiência
Uma equipe de pesquisa liderada pelo Prof. Chen Xinqing do Instituto de Pesquisa Avançada de Xangai (SARI) da Academia Chinesa de Ciências desenvolveu catalisadores sinérgicos de átomos simples de rutênio (Ru) e zeólita *BEA para o armazenamento de hidrogênio de alta eficiência. O catalisador fornece uma nova estratégia para a catálise sinérgica de catalisadores metálicos suportados por zeólita para o armazenamento rápido de hidrogênio em transportadores de hidrogênio orgânico líquido (LOHCs) aromáticos sob condições suaves. Os resultados da pesquisa foram publicados na Applied Catalysis B: Environmental. (Phys.Org - 28.09.2022)
Link ExternoCoréia do Sul: Hyosung desenvolve nylon para tanques de hidrogênio
Hyosung TNC, empresa com sede na Coréia do Sul, conseguiu desenvolver e usar nylon para o material de revestimento de tanques de combustível de veículos a hidrogênio com sua própria tecnologia. O revestimento é um componente essencial e necessário para armazenar hidrogênio no recipiente interno do tanque de combustível e evitar vazamentos. O material desenvolvido é superior aos materiais convencionais de revestimento de metal e polietileno de alta densidade (HDPE) em termos de leveza, barreira de gás e resistência ao impacto, tem ainda baixa absorção de hidrogênio e permeabilidade ao ar, portanto não há risco de ser quebradiço. O recipiente de hidrogênio aplicado em nylon da Hyosung TNC passou no padrão internacional de qualidade do recipiente de hidrogênio (UN/ECE R134) em junho e foi equipado com função, qualidade e perfeição técnica como material de revestimento. Também está prevista a realização de testes comerciais em cooperação com fabricantes de tanques de combustível de hidrogênio e montadoras. (Business Korea - 08.09.2022)
Link ExternoEUA: Acumuladores de níquel-hidrogênio, tecnologia para temperaturas extremas
A startup EnerVenue, criada em 2020 para desenvolver tecnologias de armazenamento de energia, assinou um acordo com a Green Energy Renewable Solutions, fabricante de equipamentos de energia renovável. Sob a parceria, as empresas irão fornecer acumuladores de níquel-hidrogênio de capacidade total de 250 megawatts-hora (MWh). O projeto é implementado com a participação da Nicon Industries A/S, empresa controladora da Green Energy Renewable Solutions, que usará os acumuladores para energizar empilhadeiras que operam com combustível fóssil. Os acumuladores de níquel-hidrogênio estão usando eletrodos de níquel e hidrogênio; a sua principal característica é a resistência a condições extremas e grande durabilidade. (EnerVenue - 22.09.2022)
Link ExternoSuécia/EUA: Nova parceria para desenvolver tanques de armazenamento de hidrogênio aprimorados com grafeno
A Graphene Flagship Partner Graphmatech na Suécia fez uma parceria com a Steelhead Composites nos EUA para desenvolver e produzir um novo vaso de pressão de alto desempenho para transportar e armazenar hidrogênio. A parceria combina a tecnologia de vasos de pressão, serviços e posição de mercado da Steelhead Composites, com os compostos de grafeno-polímero da Graphmatech. As melhorias esperadas incluem temperatura e pressão extremas. “A parceria com a Steelhead Composites é um grande passo à frente em nossa missão de permitir a transição verde com o grafeno. Estamos ansiosos para desenvolver e lançar juntos este revestimento de vasos de pressão de hidrogênio aprimorado com grafeno”, diz Mamoun Taher, CEO e fundador da Graphmatech. (Graphene Flagship - 29.09.2022)
Link ExternoUso Final
Alemanha: BMW lidera consórcio em projeto de pesquisa de caminhão com motor de combustão a hidrogênio
Um consórcio, liderado pelo BMW Group, lançou um projeto de pesquisa para desenvolver caminhões com motor a combustão de hidrogênio na Alemanha. Apelidado de HyCET (Hydrogen Combustion Engine Trucks), o projeto espera desenvolver e testar caminhões a hidrogênio com motores de combustão, a fim de demonstrar a adequação dos caminhões no transporte. O projeto terá um volume de investimento de € 19,5 milhões, dos quais € 11,3 milhões serão financiados pelo Ministério Federal do Digital e dos Transportes (BMDV). O ministério também está disponibilizando um financiamento adicional de 5,7 milhões de euros para a construção de dois postos públicos de abastecimento de hidrogênio, principalmente para o transporte pesado. (GreenCarCongress - 29.09.2022)
Link ExternoEstados Unidos: H2 Clipper registra patente para aeronaves movidas a hidrogênio
A H2 Clipper, empresa que investe em infraestrutura de hidrogênio, recebeu uma patente relacionada a aeronaves movidas a hidrogênio pelo Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos (USPTO). A patente incorpora um projeto estrutural aprimorado para operar os dirigíveis movidos a hidrogênio Pipeline-in-the-Sky™ da H2 Clipper. Especificamente, aborda operações autônomas e pilotadas remotamente. Também é fornecido um meio aprimorado para desembarque e descarregamento de carga e, através do uso de veículos aéreos não tripulados (UAVs), o dirigível é especialmente projetado para coletar, transportar, entregar e efetuar o retorno de cargas úteis de um ponto de origem remoto para onde tais cargas são desejadas. (H2 Bulletin - 28.09.2022)
Link ExternoEstados Unidos: ZeroAvia\Textron Aviation assinam acordo para desenvolver voo elétrico movido a hidrogênio
A ZeroAvia assinou um acordo de desenvolvimento conjunto não exclusivo com a Textron Aviation para apoiar o desenvolvimento de powertrains hidrogênio-elétricos com zero emissão zero para a aeronave Cessna Grand Caravan (208B). A ZeroAvia obterá um Certificado de Tipo Suplementar (STC) para adaptar o turboélice utilitário monomotor Grand Caravan com o powertrain zero emissão ZA600, visando passageiros comerciais e operadores de carga. O avião é projetado e fabricado pela Textron Aviation e o seu design de asa alta o torna um forte candidato para a montagem de tanques de combustível de hidrogênio sob as asas, garantindo que os operadores possam manter a capacidade de assentos ou espaço de carga, enquanto fazem a transição para sistemas de propulsão de zero emissão. (H2 View - 29.09.2022)
Link ExternoIndonésia: Mitsubishi Power avança na geração de energia a partir da amônia
A Mitsubishi Power e o Institut Teknologi Bandung (ITB) da Indonésia assinaram um acordo para pesquisar a queima de amônia em uma turbina a gás, que está sendo desenvolvida pela Mitsubishi. Após os testes de demonstração com a turbina H-25 da Mitsubishi Power, os parceiros trabalhariam na aplicação comercial da geração de energia a partir da amônia, na Indonésia. Os objetivos da parceria incluem a promoção do desenvolvimento tecnológico entre o Japão e a Indonésia e o avanço da adoção de energias limpas na Indonésia, bem como reduzir o uso de carvão no país. Em um acordo de colaboração separado com a Keppel Energy, a Mitsubishi Power planeja explorar a possibilidade de uma turbina a gás 100% amônia na Ilha Jurong, Cingapura. (PowerEngineeringInt - 03.10.2022)
Link ExternoJapão: Rinnai e Toyota exploram uso de hidrogênio em cozinhas residenciais
A Rinnai Corporation, uma fabricante de equipamentos a gás com sede no Japão, e a Toyota Motor Corporation, juntamente com a Woven Planet Holdings, iniciaram esforços de colaboração em uma nova aplicação de hidrogênio para preparação de alimentos. O objetivo da parceria é contribuir para a neutralidade de carbono e popularizar abordagens mais sustentáveis para cocção. Os parceiros pretendem atingir este objetivo através de experiências do mundo real com métodos de aquecimento movidos a hidrogênio em Woven City e ao redor, em um laboratório que está sendo desenvolvido pela Toyota na cidade de Susono, província de Shizuoka, Japão. Em maio de 2022, a Rinnai anunciou o desenvolvimento bem-sucedido da tecnologia de combustão 100% de hidrogênio para aquecedores de água residenciais e está desenvolvendo ativamente uma variedade de outros equipamentos movidos a hidrogênio. (GreenCarCongress - 04.10.2022)
Link ExternoNoruega: Yara Clean Ammonia se junta ao projeto HyPilot da Hystar
A Hystar, empresa norueguesa focada na tecnologia do eletrolisador PEM, anunciou que a gigante de fertilizantes, Yara Clean Ammonia, se juntou ao projeto HyPilot. Definido para ser instalado na planta de processamento de gás Kårstø em Rogaland, Noruega, operada pela Gassco, o eletrolisador de 1Mw funcionará por 10 mil horas, oferecendo dados de desempenho em vários regimes operacionais, a fim de verificar sua operação comercial de longo prazo. A Yara juntou-se para testar a tecnologia Hystar para a futura produção de amônia verde. Espera-se que o projeto piloto demonstre como os eletrolisadores podem ser utilizados para reduzir o custo do hidrogênio verde para a produção de amônia verde em escala industrial. (H2 View - 28.09.2022)
Link ExternoReino Unido: Hydrogen Vehicle Systems recebe apoio de £ 25 milhões do Grupo EG
A Hydrogen Vehicle Systems (HVS) recebeu um investimento de £ 25 milhões (US $ 28,3 milhões) do EG Group, com o objetivo de acelerar o esforço do Reino Unido em impulsionar veículos pesados (HGV) com zero emissão. Nos últimos 12 meses, a Hydrogen Vehicle System diz que completou seu primeiro protótipo de veículo comercial médio e está a caminho de desenvolver seu segundo HGV. De acordo com as empresas, a parceria pode trazer soluções de mobilidade de hidrogênio para o mercado do Reino Unido. O investimento mais recente segue um investimento inicial de £ 5 milhões (US $ 5,6 milhões) do EG Group em 2021, que foi definido para ser usado pela Hydrogen Vehicle System para protótipo e demonstração de seus veículos. (Hydrogen Central - 04.10.2022)
Link ExternoTecnologia e Inovação
Alemanha/ Coréia do Sul: Nova Plataforma de Inovação Fraunhofer para Hidrogênio
O Instituto Fraunhofer para Microestrutura de Materiais e Sistemas (IMWS), em conjunto com cientistas coreanos, vem realizando pesquisas sobre a importação de hidrogênio verde desde 2020. A Plataforma de Inovação Fraunhofer para Energia de Hidrogênio no Instituto Coreano de Tecnologia de Energia (FIP-H2ENERGY@KENTECH) fornecerá a base para uma cooperação mais reforçada com parceiros na Coreia do Sul. A cerimônia de assinatura ocorreu durante a 3ª Conferência de Hidrogênio Alemanha-Coreia em 27 de setembro de 2022 em Berlim, selando esta cooperação. (Fraunhofer IMWS - 27.09.2022)
Link ExternoEUA: SoCalGas produz o primeiro hidrogênio verde em uma microrrede doméstica
A Southern California Gas (SoCalGas), fornecedora de gás natural nos EUA, relatou produzir seu primeiro hidrogênio renovável em uma microrrede. O projeto de microrrede, denominado [H2] Innovation Experience, está localizado no sudeste de Los Angeles e é composto por uma casa de 185 m2, que pode usar hidrogênio a qualquer momento do dia. Os painéis solares fornecerão energia e o excesso é convertido em hidrogênio verde, que pode ser armazenado e reconvertido em eletricidade, conforme necessário, por meio de uma célula a combustível de hidrogênio no local. O hidrogênio também será misturado ao gás natural e usado no aquecedor de água da casa, na secadora de roupas, no fogão a gás, na lareira e na churrasqueira. (Smart Energy– 03.10.2022)
Link ExternoEUA: Startup de biotecnologia visa a produção de hidrogênio de poços esgotados em US$ 1/kg
A Cemvita Factory, startup de biotecnologia, está estudando o aproveitamento de infraestruturas existentes de petróleo e gás esgotados para produzir hidrogênio limpo a US$ 1/kg usando micróbios subterrâneos. O programa piloto de campo foi concluído com sucesso, tendo resultados positivos. A partir disso a Cemvita criou uma subsidiária integral para o negócio Gold Hydrogen, Gold H2 LLC (“GH2”) e, posteriormente, levantou e fechou financiamento para a entidade, liderada pelos investidores fundadores Chart Industries e 8090 Industries. (Cemvita Factory - 27.09.2022)
Link ExternoEUA: Verdagy atinge hidrogênio verde abaixo de US$ 3,00/kg com módulo eletrolisador AEM comercial
A Verdagy, empresa com sede na califórnia, executou uma membrana de troca aniônica (AEM) em escala de demonstração por 1.000 horas em uma célula de 20 kW, em alta densidade de corrente em um ambiente de produção, validando seu projeto de célula e relatando um custo nivelado de hidrogênio verde (LCOH) abaixo de US$ 3,00/kg. A empresa disse que agora pode lançar operações comerciais, ela espera custos de produção abaixo de US$ 2,00/kg, com CAPEX abaixo de US$ 200/kW. “CAPEX muito baixo significa que você pode combinar com energia solar (fator de baixa capacidade) e ser altamente competitivo”, disse o CEO Marty Neese. (Verdagy - 20.09.2022)
Link ExternoJapão: Empresa desenvolverá geradores de hidrogênio
Reconhecendo o impulso do mundo em direção à neutralidade de carbono, a Denyo Co., Ltd., empresa com sede no Japão, vem trabalhando para desenvolver um gerador de combustão mista de hidrogênio e um gerador portátil de célula combustível. O projeto de pesquisa e desenvolvimento busca lançar este gerador no mercado apesar dos desafios decorrentes das leis e regulamentos relacionados e da preparação da infraestrutura de hidrogênio. A Denyo conta com um motor industrial de hidrogênio criado pela Kubota Corporation. (Denyo - 28.09.2022)
Link ExternoNoruega: TECO 2030 ganha prêmio no concurso de inovação ZeroEmission@Berth pelo desenvolvimento do TECO 2030 Power Barge
O TECO 2030 foi premiado como vencedor de um concurso de inovação na categoria de “Conceitos de Inovação” com o conceito TECO 2030 Power Barge. A competição de inovação ZeroEmission@Berth é organizada pelo The Maritime Cluster Northern Germany. A empresa com sede na Noruega, proporcionará aos portos e navios atracados um fornecimento de energia estável e constante com zero emissão. A solução inclui módulos de célula a combustível TECO 2030, baterias, eletrônica de potência, sistemas de segurança e automação, armazenamento de hidrogênio e uma solução de reabastecimento. O conceito permite grandes benefícios em termos de maior segurança, redução dos custos operacionais, redução do uso da área terrestre, aumento da flexibilidade, ao mesmo tempo em que elimina emissões nocivas. (TECO 2030 - 30.09.2022)
Link ExternoEventos
SOSV Climate Tech Summit 2022
Para o dia 25 e 26 de Outubro, a SOSV organizou um evento online a fim de debater como o setor de energia evoluiu no último ano e ouvir o que os líderes do setor de tecnologia climática , investidores e startups reservam para o futuro. A SOSV, uma empresa de capital de risco com sede em Princeton, N.J. e líder em investimentos em tecnologia climática, está produzindo o evento em conjunto com outros investidores comprometidos em tecnologia climática. O evento é gratuito e aberto a todos. Para saber mais sobre, clique aqui. (LinkedIn - Outubro de 2022)
Link ExternoFit for the Future – How to Ensure Your Pipelines Are Ready for Hydrogen
No dia 18 de Outubro de 2022, ocorrerá um webinar organizado pela ROSEN, para debater a inserção do hidrogênio na rede de gás. Este encontro demonstrará os desafios envolvidos e delineará uma solução pragmática e segura. A emergência climática e a atual crise de energia deram um novo sentido de urgência à transição energética e à necessidade de avançar para um “Net Zero Emissions”. O hidrogênio será parte integrante dessa transição. Dessa forma, a rede de gás existente será necessária para transportar hidrogênio dos locais de produção para os locais de demanda. A transição para o hidrogênio apresentará novos desafios na utilização desta infraestrutura, tanto em termos operacionais quanto em termos de manutenção e segurança. (LinkedIn - Outubro de 2022)
Link ExternoArtigos
Artigo GESEL: “O papel do SEB na criação da indústria nascente do Hidrogênio Verde”
Este artigo, elaborado por Nelson Hubner (Pesquisador Sênior do Grupo de Estudos do Setor Elétrico – GESEL) e Nivalde de Castro (Coordenador geral do Grupo de Estudos do Setor Elétrico – GESEL), disserta sobre o papel do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB) no surgimento do novo vetor energético promissor para a transição energética: o hidrogênio Verde. Os autores dissertam que a transição energética está acelerada pela guerra da Ucrânia. Diante disto, o artigo reforça as oportunidades do Brasil de se tornar um grande produtor de hidrogênio verde, dando condições para um novo ciclo de investimentos no SEB, onde o programa de P&D da ANEEL é estratégico, bem como em setores industriais na direção de uma economia verde. (GESEL - 2022)
Link ExternoMaterials Research Directions Toward a Green Hydrogen Economy: A Review
Dentro dos campos de pesquisa de produção, armazenamento e utilização de hidrogênio em células de combustível, várias classes de materiais foram desenvolvidas visando maior eficiência e utilidade. Esta revisão examina o progresso recente nesses campos de pesquisa dos anos de 2011 a 2021, explorando os conceitos mais comuns e as direções de materiais importantes para cada campo. Atenção especial foi dada aos materiais catalisadores que permitem a produção verde de hidrogênio a partir de água, sistemas de armazenamento químico e físico e materiais usados em capacidades técnicas dentro de células de combustível. (ACS Omega - 2022)
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