IFE: nº 87 – 26 de julho de 2022
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Editor: Prof. Nivalde J. de Castro

Índice

Políticas Públicas e Financiamentos
Emirados Árabes Unidos se une à IPHE
2 Ucrânia: Hidrogênio verde no país pode ajudar a transição energética da União Europeia
3 UE avança parceria de eletrolisadores para cumprir as metas do REPowerEU

Produção
1 Alemanha: RWE e ArcelorMittal se unem para desenvolver projeto de hidrogênio verde
2 Canadá: Charbone assina MoU e planeja estabelecer unidade de hidrogênio verde
3 Empresas fazem parceria no armazenamento e reabastecimento de hidrogênio
4 Noruega: Everfuel e Greenstat se unem para desenvolver projeto de hidrogênio verde
5 Reino Unido: Equinor visa desenvolver novo projeto de hidrogênio de baixo carbono
6 Tasmânia: CRH está desenvolvendo projeto de hidrogênio verde

Armazenamento e Transporte
1 EUA: Hanwha Solutions fornecerá tanques de hidrogênio à Shell
2 França: Empresa fornecerá sistemas de armazenamento de hidrogênio de alta capacidade para o projeto
3 Reino Unido: Nova ferramenta para maximizar o reaproveitamento de infraestrutura de petróleo e gás para hidrogênio

Uso Final
1 Estados Unidos: Gemini Motor revela seu ‘RoboTruck’ autônomo movido a hidrogênio
2 França: HRS fornece a estação de reabastecimento de hidrogênio verde Sydev na região de Vendée
3 Suécia: Volvo apresenta seu novo caminhão movido a hidrogênio

Eventos
1 Green Hydrogen – Enabling the Energy Transition

Artigos e Estudos
1 Heavy duty transport transition WILL rely more on hydrogen than batteries
2 Hydrogen Pipe Dreams: why burning hydrogen in buildings is bad for climate and health
3 IRENA: Global Hydrogen Trade to Meet the 1.5°C Climate Goal: Trade Outlook for 2050 and Way Forward


Políticas Públicas e Financiamentos

1 Emirados Árabes Unidos se une à IPHE

O governo dos Emirados Árabes Unidos declarou que se uniu à Parceria Internacional para Hidrogênio e Células de Combustível na Economia (IPHE), uma nova conquista somada ao longo histórico do país como pioneiro no campo da energia. O acordo foi assinado remotamente por Sharif Al Olama, subsecretário do Ministério de Energia e Infraestrutura para Assuntos Energéticos e Petrolíferos, e Noe van Holst, presidente da IPHE. Em seu discurso, Al Olama destacou o empenho dos Emirados Árabes Unidos em garantir o sucesso da IPHE e contribuir para o desenvolvimento local, regional e internacional do setor. A adesão à iniciativa global apoiará as políticas de longo prazo do país relacionadas a energia e hidrogênio e atrairá investimentos estrangeiros. Além disso, apoiará o papel nacional do setor de energia e aumentará a estatura do país como um dos principais contribuintes para o desenvolvimento de acordos, políticas e atividades internacionais relacionadas às tecnologias e infraestrutura de hidrogênio e células de combustível. (Agência de Notícias dos Emirados – 20.06.2022)

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2 Ucrânia: Hidrogênio verde no país pode ajudar a transição energética da União Europeia

Oleksandr Riepkin, Representante Especial do Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia na Diplomacia Econômica, pede investimentos na produção doméstica de hidrogênio verde – não apenas como uma medida para eliminar os combustíveis fósseis russos, mas para reconstruir a economia nacional. Segundo Riepkin, a segurança energética coletiva da Europa está ameaçada e o hidrogênio verde produzido na Ucrânia pode ajudar a substituir os combustíveis fósseis russos. Os líderes não devem ignorar essa fonte crucial de energia enquanto buscam reconstruir a Ucrânia e trocar o solo e o gás de Putin por algo mais verde. A invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia está levando os países europeus a fazer mudanças há muito esperadas em sua matriz energética. Os europeus em todos os lugares apoiam um rápido afastamento dos combustíveis fósseis russos, garantindo a transição. (Euronews – 17.06.2022)

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3 UE avança parceria de eletrolisadores para cumprir as metas do REPowerEU

A Comissão Europeia revelou no dia 16 de junho planos para iniciar uma Parceria Europeia de Eletrolisadores, para enfrentar os desafios no estabelecimento e amadurecimento de uma base de fabricação no continente. A organização está abrindo uma chamada de interesse entre os membros da Clean Hydrogen Alliance para uma primeira reunião da Parceria de Eletrolisadores em setembro de 2022, quando Thierry Breton, Comissário Europeu para o Mercado Interno, assinou uma declaração conjunta com 20 CEOs de eletrolisadores para cumprir as metas do REPowerEU. Hospedada sob a European Clean Hydrogen Alliance, a parceria é gerenciada pela Comissão Europeia, buscando ajudar as metas do Plano REPowerEU de produzir 10 milhões de toneladas de hidrogênio renovável no mercado interno até 2030. (Comissão Europeia – 16.06.2022)

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Produção

1 Alemanha: RWE e ArcelorMittal se unem para desenvolver projeto de hidrogênio verde

A RWE, uma empresa que atua na geração e distribuição de energia elétrica, e a ArcelorMittal, um conglomerado industrial multinacional de empresas de aço, se uniram para desenvolver um projeto, que possui o intuito de estabelecer uma planta de hidrogênio na Alemanha. Inicialmente, a planta piloto contará com uma capacidade de produção de 70 MW que será alimentada por energia eólica e está prevista para entrar em operação até o ano de 2026. Ainda sobre o projeto, as empresas pretendem construir e operar parques eólicos offshore que fornecerão a energia primária para a unidade de hidrogênio. Por fim, em termos de uso final, o gás será utilizado para descarbonizar a produção de aço da ArcelorMittal. (RWE – 22.06.2022)

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2 Canadá: Charbone assina MoU e planeja estabelecer unidade de hidrogênio verde

A Charbone, uma empresa que atua de acordo com a transição energética, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Port Hawkesbury Paper (PHP) e está planejando estabelecer uma instalação de produção de hidrogênio verde (H2V) na Nova Escócia, Canadá. A instalação, que será a primeira da Charbone na região, deverá estar localizada no parque eco-industrial da PHP, no condado de Richmond, perto da cidade de Port Hawkesbury. A unidade de hidrogênio contará com um eletrolisador que será alimentado por energias renováveis, a fim de produzir o H2V. Por fim, em termos de usos finais, o gás será destinado ao uso local, no qual ainda será estudado o melhor segmento para destinação. (Charbone – 21.06.2022)

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3 Empresas fazem parceria no armazenamento e reabastecimento de hidrogênio

A Oracle Power PLC (desenvolvedora de projetos internacionais de recursos naturais) anunciou que sua joint venture, Oracle Energy Limited, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) não vinculativo com a Jiangsu Guofu Hydrogen Energy Equipment Co., Ltd. As empresas investigarão conjuntamente soluções de armazenamento de hidrogênio para facilitar a entrega de hidrogênio aos mercados internacionais, incluindo Coréia do Sul, Japão, China e Europa. O MoU abrange dispositivos de pressão de hidrogênio e estações de reabastecimento de hidrogênio para apoiar a comercialização do projeto de hidrogênio verde de 400 MW da Oracle Energy no Paquistão e internacionalmente. As soluções de armazenamento de hidrogênio para acessar os mercados internacionais complementarão a estratégia doméstica da Oracle Energy no Paquistão, que deve se concentrar na descarbonização da mobilidade doméstica, e a Guofuhee oferecerá suas soluções de reabastecimento de hidrogênio para aplicações leves e pesadas. (Oracle Power PLC – 15.06.2022)

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4 Noruega: Everfuel e Greenstat se unem para desenvolver projeto de hidrogênio verde

A Everfuel e a Greenstat Energy estão planejando construir o Hydrogen Hub Agder em Kristiansand, Noruega, em colaboração com as empresas industriais Elkem e Glencore Nikkelverk. A construção, composta por duas fases, terá uma capacidade inicial de eletrolisador de 20 MW para produzir oito toneladas de hidrogênio por dia. Em sua segunda fase, prevista para ser comissionada em 2027, a capacidade está prevista para ser aumentada para 60 MW. Além disso, a instalação abrigará um centro de distribuição de hidrogênio para direcionar ao setor de transporte. Os parceiros dizem que foram assinadas cartas de intenção (LoI) para a venda de mais de 8 mil toneladas por ano de hidrogênio comprimido com empresas como Holland-Norway Lines, FFS Marine e Arriva Shipping. (Everfuel – 23.06.2022)

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5 Reino Unido: Equinor visa desenvolver novo projeto de hidrogênio de baixo carbono

A Equinor, uma empresa global de energia, revelou que visa desenvolver um projeto que tem como intuito construir uma unidade de hidrogênio de baixo carbono no Reino Unido. O projeto, cujo é denominado por “Hydrogen to Humber (H2H) Production 2”, possuirá uma capacidade de 1,2 GW de produção e entrará em operação até o ano de 2028. Combinado com o projeto H2H Saltend de 600 MW da Equinor, prevê-se que os dois projetos poderão atender a 18% das metas do governo do Reino Unido para 2030 de 10 GW de capacidade de produção de hidrogênio. Para conseguir desenvolver o projeto, a empresa enviou uma oferta de financiameno no valor de mais de £ 16 milhões (US $ 19,6 milhões) ao governo do Reino Unido. O hidrogênio produzido será destinado a todos os setores da região. (H2 View – 22.06.2022)

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6 Tasmânia: CRH está desenvolvendo projeto de hidrogênio verde

A subsidiária da ReNu Energy Limited, Countrywide Renewable Hydrogen (CRH), revelou que está desenvolvendo o projeto denominado por “Hydrogen Tasmania Brighton Project”, que busca construir uma instalação de produção de hidrogênio verde (H2V) perto do Brighton Transport Hub, Tasmânia. A instalação contará com a tecnologia de eletrólise que será alimentada por energias renováveis. Previsto para entrar em operação no início de 2024, a CRH está modelando a geração de 1-2 MW, ou 430-900 kg H2/dia. Em termos de usos finais, o gás será utilizado para atender a demanda de clientes de gás natural, operadores de transporte rodoviário e usuários de diesel. (CRH – 24.06.2022)

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Armazenamento e Transporte

1 EUA: Hanwha Solutions fornecerá tanques de hidrogênio à Shell

A subsidiária de fabricação de tanques de hidrogênio da Hanwha Solutions, a Hanwha Cimarron, trabalhará com a Shell para construir uma extensa infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio na Califórnia. A Hanwha fornecerá à Shell tanques de hidrogênio de alta pressão para transporte dentro de sua rede de estações, ajudando a acelerar a transição energética e os esforços de descarbonização do Golden State. O pedido de compra da Shell foi para fornecer tanque de hidrogênio de alta pressão Tipo IV chamado Neptune. O tanque de 2 mil litros, reforçado com fibra de carbono que pode armazenar hidrogênio a uma pressão de 517 bar – o maior nível de pressão entre os tanques Tipo IV. Outro ponto forte do Neptune vem de sua tecnologia ‘anti-buckling’, que pode extrair totalmente o hidrogênio sem causar danos internos. A Califórnia está emergindo como um importante centro de hidrogênio nos EUA, com 52 dos 66 postos de abastecimento dos EUA operando no estado. (PR Newswire – 21.06.2022)

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2 França: Empresa fornecerá sistemas de armazenamento de hidrogênio de alta capacidade para o projeto

A Faurecia, empresa do Grupo FORVIA, em colaboração com a empresa Air Flow, obteve um contrato para o fornecimento de containers de armazenamento de hidrogênio de alta capacidade para estações de reabastecimento no Vale de Emissões Zero (ZEV 3), um projeto envolvendo HYmpulsion, cujo objetivo é financiar, projetar e operar a rede de produção e distribuição de 20 estações de recarga de hidrogênio verde na região de Auvergne-Rhône-Alpes. O projeto ZEV visa implantar, antes do final de 2024, as estações de hidrogênio, incluindo várias equipadas com eletrolisadores para produzir hidrogênio a partir de eletricidade renovável sem emissão de CO2. (Faurecia – 20.06.2022)

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3 Reino Unido: Nova ferramenta para maximizar o reaproveitamento de infraestrutura de petróleo e gás para hidrogênio

Uma nova ferramenta de triagem pode economizar US $ 8,6 bilhões e dar uma nova vida à infraestrutura de petróleo e gás com captura e armazenamento de hidrogênio e carbono (CCS). A ferramenta, desenvolvida pela Autoridade de Transição do Mar do Norte (NSTA), deve ser entregue aos operadores com campos de petróleo e gás seis anos após a cessação da produção para identificar o kit que pode ser reaproveitado para hidrogênio ou CCS. Espera-se que a ferramenta possa garantir uma economia de bilhões de libras em hidrogênio e CCS, devido a redução da necessidade de construir novos equipamentos. A ferramenta será enviada inicialmente para 20 empresas que operam um total de 120 campos que estão próximos ou chegaram ao fim de suas vidas produtivas e, portanto, atendem aos critérios. Os gasodutos são o verdadeiro prêmio e estão sendo priorizados. A análise da NSTA identificou mais de 100 que poderiam ser adequados para projetos de CCS ou hidrogênio. Encontrar uma nova vida para apenas metade deles geraria uma economia estimada de cerca de £ 7 bilhões. (Hydrogen Central – 22.06.2022)

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Uso Final

1 Estados Unidos: Gemini Motor revela seu ‘RoboTruck’ autônomo movido a hidrogênio

A Gemini Motor decidiu revolucionar a logística de longa distância ao anunciar planos para lançar uma frota de caminhões autônomos de célula a combustível de hidrogênio até 2025. Capitalizando em uma abordagem centrada em software que incorpora autoaprendizagem e fusão de sensores, o caminhão autônomo terá a capacidade de operar 24 horas por dia, o que, segundo a Gemini, pode quadruplicar a eficiência operacional. A empresa de tecnologia limpa com sede na Califórnia, nos EUA, está atualmente desenvolvendo seu primeiro protótipo do chamado RoboTruck com ambições de testar no próximo em 2023. (H2 View – 22.06.2022)

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2 França: HRS fornece a estação de reabastecimento de hidrogênio verde Sydev na região de Vendée

A HRS recebeu um novo pedido da SYDEV, o conselho regional de energia da Vendée, para entregar e instalar uma estação de reabastecimento de hidrogênio verde em Sables-d’Olonne. Esta região, localizada no oeste da França, é pioneira na área de descarbonização dos transportes. O SYDEV está lançando um ousado programa de mobilidade verde para desenvolver um ecossistema local para produzir e distribuir 100% de hidrogênio verde que cobrirá toda a região. A HRS fornecerá uma estação de dupla pressão de 200 kg/dia (350-700 bar) atendendo à demanda de hidrogênio verde para todos os tipos de veículos, incluindo caminhões, veículos comerciais leves e carros. A estação será aberta inicialmente para as frotas da empresa e depois para o público. O design modular da estação permitirá atender à crescente demanda por combustível de hidrogênio e cobrir os requisitos futuros esperados até 2031. Outras estações ainda não alocadas serão instaladas posteriormente sob o mesmo projeto regional coordenado pelo SYDEV. (H2 Bulletin – 22.06.2022)

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3 Suécia: Volvo apresenta seu novo caminhão movido a hidrogênio

A Volvo Trucks ampliou seu portfólio de veículos com baixa emissão de carbono, revelando seu caminhão elétrico de célula a combustível movido a hidrogênio no dia 20 de junho. A empresa sueca disse que o novo caminhão terá um alcance de até 1.000 km (621 milhas) e com um tempo de reabastecimento de menos de 15 minutos. Duas células a combustível irão gerar 300 kW de eletricidade para acionar o veículo de mais de 65 toneladas. A Cellcentric, uma joint venture entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG, deve fornecer células a combustível para o caminhão planejado. (H2 View – 20.06.2022)

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Eventos

1 Green Hydrogen – Enabling the Energy Transition

O evento acontece no dia 29 de julho de forma online, o objetivo do evento é debater como o hidrogênio verde pode contribuir para cumprir as metas governamentais para a transição energética, bem como as políticas nacionais que têm sido desenvolvidas para incentivar a produção e o uso de hidrogênio verde. O evento está sendo organizado pela RenewX Expo & REI Expo. Inscreva-se aqui(H2 View – 20.06.2022)

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Artigos e Estudos

1 Heavy duty transport transition WILL rely more on hydrogen than batteries

Um novo relatório da Rethink Energy descobriu que 8 TWh de eletricidade serão necessários para caminhões pesados até 2050, com capacidade de hidrogênio definida para ultrapassar a bateria elétrica dos veículos em campo. Apesar de descobrir que os veículos elétricos a célula de combustível (FCEV) representarão apenas 3,1% de todos os veículos rodoviários em 2050, elevando o total para 54,2 milhões dos atuais 40 mil, a Rethink Energy observa que as operações contínuas exigirão energia de hidrogênio. O relatório diz que à medida que os veículos ficam maiores, a operação ininterrupta se torna mais essencial, e é aí que os veículos movidos a hidrogênio têm uma vantagem sobre seus equivalentes elétricos a bateria. (Rethink Energy – 2022)

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2 Hydrogen Pipe Dreams: why burning hydrogen in buildings is bad for climate and health

O relatório PSR, Hydrogen Pipe Dreams: Why Burning Hydrogen in Buildings is Bad for Climate and Health, identificou que o uso de hidrogênio cinza ou azul pode exceder as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de metano ou carvão. Além disso, de acordo com o relatório da PSR, o hidrogênio utilizado em gasodutos pode levar a vazamentos maiores, contribuindo ainda mais para o aumento das emissões de GEE. No início deste ano (2022), a Tenaris informou que seu duto de médio e grande diâmetro permitiu o transporte de 100% de hidrogênio a 200 bar. O relatório também identificou riscos de segurança com a comprovação do hidrogênio inflamável, o que pode levar ao aumento do perigo de explosões em edifícios. (PSR – 2022)

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3 IRENA: Global Hydrogen Trade to Meet the 1.5°C Climate Goal: Trade Outlook for 2050 and Way Forward

Este relatório explora as principais ações e marcos em relação à criação de mercado, infraestrutura e regulamentação, certificação, tecnologia, lacunas de custo e financiamento do hidrogênio. Além disso, revela que a participação do comércio permanece relativamente constante em vários cenários; mas que as perspectivas para países específicos podem mudar drasticamente, dependendo das suposições. O parâmetro mais influente e incerto é o custo de capital e o diferencial entre países. (PSR – 2022)

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Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditores: Fabiano Lacombe, Luiza Masseno e Sayonara Andrade Elizário
Pesquisadores: Allyson Thomas, 
José Vinícius S. FreitasKalyne Silva Brito e Luana Oliveira
Assistente de pesquisa: Sérgio Silva

As notícias divulgadas no IFE não refletem necessariamente os pontos da UFRJ. As informações que apresentam como fonte UFRJ são de responsabilidade da equipe de pesquisa sobre o Setor Elétrico do Instituto de Economia da UFRJ.

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