Hidrogênio 199
Políticas Públicas e Financiamentos
Governo lança estratégias de descarbonização e anuncia edital de mais de R$ 100 milhões para hidrogênio verde
O governo do Estado lançou, no dia 02.06, um conjunto de estratégias para descarbonização do Rio Grande do Sul. O ato ocorreu no Cais Mauá, em Porto Alegre, com a participação do governador Eduardo Leite, da titular da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann, e do secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos. Durante o evento, Leite ainda anunciou o lançamento de um edital para atrair indústrias e projetos voltados à cadeia produtiva do hidrogênio verde (H2V), no valor de R$ 102,4 milhões. Com isso, a iniciativa tem como propósito liderar, de forma justa e inclusiva, a transição energética no Brasil. Segundo o governador, a estratégia foi pavimentada em cinco pilares: recursos naturais, ambiente de negócios, infraestrutura, capital humano e inovação. Ademais, durante o evento ocorreu o lançamento da cartilha “descarbonização: a estratégia do RS para reduzir os impactos ambientais no planeta”. Outro fator relevante, é o edital anunciado, cujo foco está na atração de empresas produtoras ligadas ao desenvolvimento de H2V, com uma previsão de capital global de R$ 102,4 milhões, com subvenção por projeto de até R$ 30 milhões. Por fim, também vale citar a estratégia de implementação de uma agenda ambiental na grade curricular colocando em pauta temas sobre transição energética e sustentabilidade. (Governo do Rio Grande do Sul - 02.06.2025)
Estados Unidos cancela US$ 3,7 bilhões em financiamento para projetos de energia limpa
O governo dos Estados Unidos cortará US$ 3,7 bilhões em financiamento federal para os principais projetos de demonstração de energia limpa, incluindo mais de US$ 330 milhões em apoio financeiro ao projeto de hidrogênio limpo da ExxonMobil em Baytown, Texas e mais 24 projetos como foco na descarbonização. No entanto, o atual governo descreveu os prêmios como carentes de uma análise financeira completa, ou seja, o governo acusa a antiga pasta de realizar uma análise fraca no âmbito do financiamento. Com isso, mesmo após esses cortes, muitos projetos ainda podem continuar suas operações através do mercado privado. Por fim, o mercado observa um ataque mais agressivo por parte do governo e uma queda dos EUA no debate de disputa da fronteira do hidrogênio. (H2 View - 02.06.2025)
UE: Miteco concede 524 milhões de euros a cinco projetos de produção de hidrogênio verde
A Miteco da Espanha alocou 524 milhões de euros (US$ 598 milhões) para cinco projetos de produção de hidrogênio verde localizados na Andaluzia, Aragão, Astúrias, País Basco e Região de Múrcia. Juntos, os projetos acrescentarão 425 MW de capacidade de eletrólise à Espanha, produzindo até 55.200 toneladas de hidrogênio verde por ano. Ademais, os projetos representam parte dos Projetos Importantes de Interesse Europeu Comum (IPCEI). A expectativa é de que as empresas investirão até € 801 milhões (US$ 914 milhões) para o desenvolvimento dos projetos, sendo 65% financiado pela agência de energia do Miteco. (H2 View - 05.06.2025)
Produção
Eskom licita piloto de hidrogênio verde na África do Sul
A concessionária sul-africana Eskom lançou uma licitação para construir uma planta piloto de hidrogênio verde em Johanesburgo. O projeto inclui a engenharia, aquisição e construção de uma unidade de eletrólise da água, operando por três anos. A iniciativa visa apoiar os objetivos de emissões líquidas zero até 2050. A planta será instalada em um centro de pesquisa já equipado com painéis solares e baterias. A reunião no local ocorrerá em 28 de maio, com inscrições até 27 de junho. O projeto também servirá para desenvolver competências técnicas e compreender normas regulatórias sobre hidrogênio renovável. A Eskom tem 2 GW de projetos de energia limpa previstos até 2026 e mais de 20 GW em desenvolvimento. A empresa também abriu licitação para formar uma divisão independente de energias renováveis. Em outra frente, isentou de taxas os sul-africanos com sistemas solares conectados à rede até março de 2026.(PV Magazine - 22.05.2025)
Reino Unido: Hydrogen Transition Energy busca aprovação local para usina de waste-to-hydrogen em Kent
A Hydrogen Transition Energy (HTE) apresentou permissão de planejamento ao Conselho do Condado de Kent para construir uma usina waste-to-hydrogen de £120 milhões. Com isso, o projeto seria uma das primeiras iniciativas de transformação de resíduos em hidrogênio do Reino Unido. Ademais, espera-se que o hidrogênio produzido abasteça operadores de frotas comerciais pesadas e operações de gerenciamento de resíduos de autoridades locais. Por fim, este movimento demonstra maior adesão por parte do Governo a tecnologias da fronteira da inovação com foco na transição. ( H2View - 03.06.2025)
Suécia: Plagazi obtém financiamento da UE para projeto de conversão de resíduos em hidrogênio
A empresa sueca Plagazi AB recebeu uma doação de € 29,5 milhões do Fundo de Inovação da União Europeia para seu projeto Gävle Circular Park, que será implantado no município de Gävle, Suécia. Previsto para entrar em operação em 2028, o projeto irá produzir 12.000 toneladas anuais de hidrogênio a partir de 66 mil toneladas de resíduos não recicláveis, além de fornecer 10 MW de aquecimento urbano. A tecnologia central do projeto é a gaseificação por plasma, patenteada e fornecida pela InEnTec, capaz de transformar resíduos em hidrogênio e CO₂ líquido capturado, com aplicações na descarbonização da indústria e transporte. O projeto foi um dos 85 selecionados entre 337 candidatos, sendo considerado um dos maiores em sua categoria na Suécia. A Plagazi destaca o apoio da UE como fundamental para atrair investimentos privados e consolidar o país no cenário europeu de hidrogênio de baixo carbono. (PEi - 30.05.2025)
Thyssenkrupp Nucera e Fraunhofer IKTS inauguram planta piloto SOEC na Alemanha
A Thyssenkrupp Nucera, em parceria com o Fraunhofer IKTS, inaugurou uma planta piloto em Arnstadt, Alemanha, para fabricar pilhas de eletrolisadores de óxido sólido (SOEC). A unidade visa produzir 8 MW por ano de pilhas baseadas em substratos cerâmicos condutores de oxigênio e interconectores de cromo-ferro, que garantem alta resistência à corrosão e estabilidade térmica. A tecnologia SOEC se destaca por sua eficiência superior na produção de hidrogênio verde, utilizando calor residual e CO₂ como insumo para geração de gás de síntese, útil na produção de combustíveis sintéticos e matérias-primas químicas. Considerada uma mudança de paradigma, a SOEC ainda está em estágio inicial, sem plantas de grande escala operando globalmente. A experiência obtida com a planta piloto servirá de base para a futura produção industrial automatizada em gigawatts, prevista para avançar na década de 2030. (H2 View - 27.05.2025)
Aslan Energy mira decisão final de investimento em 2026 para projeto de hidrogênio de 600 MW na Indonésia
A Aslan Energy Capital lançou uma licitação de engenharia (FEED) para seu projeto HEMU (Hidrogen Energi Mitra Utama) em Batam, Indonésia, com 600 MW de eletrólise alimentados por 1.200 MWh de energia solar e armazenamento por baterias. A decisão final de investimento está prevista para 2026, e o contratante deve ser escolhido até agosto de 2025. A empresa planeja iniciar o fornecimento de 110 mil toneladas/ano de hidrogênio gasoso para Cingapura via gasoduto em 2028, tendo já assinado um acordo preliminar com um cliente no país. A proximidade com Cingapura (apenas 40 km) é um diferencial competitivo, reduzindo os altos custos logísticos normalmente associados ao hidrogênio. O preço de referência local para hidrogênio de baixo carbono é de US$ 3/kg. A Aslan também planeja produzir amônia verde na costa oeste da América do Norte, incluindo o projeto Net-zero Energy Mexico, com 35.000 hectares em Sonora adquiridos em 2024 para uma planta baseada em energia renovável. (S&P Global - 28.05.05.2025)
Armazenamento e Transporte
Reino Unido e Alemanha revelam planos para rede de gasodutos de hidrogênio transfronteiriços
A National Gas (Reino Unido) e a Gascade (Alemanha) firmaram um Memorando de Entendimento (MoU) para desenvolver uma rede de gasodutos de hidrogênio bidirecional entre os dois países, com capacidade prevista de até 20 GW. O projeto conectará regiões como Teesside (Inglaterra) ou St Fergus (Escócia) ao gasoduto offshore AquaDuctus, da Gascade, no Mar do Norte, já reconhecido como Projeto Importante de Interesse Europeu Comum (IPCEI). A futura rede visa fortalecer a segurança energética da UE e do Reino Unido, aproveitando os recursos renováveis britânicos e as infraestruturas de consumo e armazenamento alemãs. As empresas pretendem obter o status de Projeto de Interesse Mútuo (PMI) e inclusão no Plano Decenal de Desenvolvimento da Rede Europeia (TYNDP) 2026, ressaltando a importância estratégica do corredor no cenário energético europeu. (H2 View - 27.05.2025)
Uso Final
Kier e Environment Agency reduzem o uso de diesel com teste de energia híbrida de hidrogênio
O Kier Group e a Environment Agency economizaram até 20 mil litros de diesel em um canteiro de obras em Somerset, no Reino Unido, ao testar um sistema de energia híbrida alimentado por energia solar e hidrogênio verde. Lançado em janeiro de 2025, na Barreira de Marés de Bridgwater, os parceiros testaram o sistema de energia composto por painéis solares, combustível de hidrogênio e baterias. Aliás, o teste de 12 forneceu 16,047 kWh de energia. Em geral, o teste tem como objetivo avaliar se a energia solar com H2V pode ser uma fonte de energia primária viável para locais de construção sem acesso à eletricidade principal. Por fim, esta tecnologia possui a vantagem de ter um funcionamento prolongado, no entanto, sua adoção mais ampla pode ser prejudicada pelos altos custos, infraestrutura limitada e baixa familiaridade no setor de construção. (H2 View - 05.06.2025)
ZeroAvia construirá um centro no Reino Unido para células a combustível de alta temperatura
A ZeroAvia anunciou a construção de uma unidade na Escócia para produção de motores elétricos a hidrogênio, com foco em células a combustível de membrana de troca de prótons de alta temperatura (HTPEM), somando 3.000 pré-encomendas. A Thyssenkrupp Nucera, em parceria com a Fraunhofer IKTS, inaugurou na Alemanha uma planta piloto de eletrólise SOEC com meta de 8 MW por ano. A HDF Energy firmou parceria com a EVNSPC no Vietnã para desenvolver projetos de energia com hidrogênio verde em ilhas remotas, integrando solar e armazenamento. A Universidade LUT, na Finlândia, concluiu três laboratórios para pesquisa Power-to-X, voltados à produção de hidrogênio e combustíveis sintéticos. O Porto de Roterdã estabeleceu acordos com a Edge Navigation, HyCC e AM Green Group para desenvolver infraestrutura de hidrogênio líquido e fortalecer cadeias de valor internacionais de combustíveis verdes. Já a Juno Joule Green Energy investirá US$ 1,3 bilhão em uma usina de hidrogênio verde e amônia na Índia, visando produzir 180 quilotons por ano até 2029.(PV Magazine - 28.05.2025)
Tecnologia e Inovação
JCB garante a primeira homologação completa da UE para motor de combustão de hidrogênio
A JCB conquistou a primeira homologação completa da União Europeia para uso de seu motor de combustão a hidrogênio em máquinas móveis não rodoviárias, como equipamentos de construção e agrícolas. A certificação, conforme o Regulamento (UE) 2016/1628, confirma que o motor atende aos padrões de emissões Estágio V da UE, e agora é válido nos 27 países-membros, além de territórios da EAA e EFTA. A aprovação representa um marco para a comercialização de motores a hidrogênio como alternativa limpa aos motores a combustão convencionais. A tecnologia já havia sido aprovada em 11 países e agora poderá ser vendida e utilizada oficialmente em toda a Europa. A JCB já produziu mais de 130 unidades de avaliação, atualmente instaladas em retroescavadeiras, manipuladores Loadall e geradores, com testes em andamento. O presidente da empresa, Anthony Bamford, destacou que a homologação comprova o potencial do motor a combustão quando alimentado com hidrogênio na transição para um futuro de emissões zero. (H2 View - 28.05.2025)
Mitsubishi Fuso e Iwatani Corporation firmam parceria para estudar tecnologia de reabastecimento de hidrogênio líquido sub-resfriado (sLH2)
A Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) e a Iwatani Corporation assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para estudar a viabilidade da tecnologia de reabastecimento com hidrogênio líquido sub-resfriado (sLH₂) em veículos comerciais no Japão. Essa tecnologia, desenvolvida por Daimler Truck e Linde Engineering, oferece vantagens sobre o hidrogênio gasoso, como maior densidade energética, maior alcance, reabastecimento mais rápido, menores custos de infraestrutura e eficiência energética superior. O sistema sLH₂ utiliza uma bomba para pressurizar e sub-resfriar o hidrogênio líquido, o que reliquefaz o gás de evaporação, eliminando perdas e reduzindo o consumo energético dos postos. A parceria visa estudar aspectos técnicos, regulatórios e comerciais, com vistas à implementação e possível padronização internacional (ISO) da tecnologia. O hidrogênio líquido é considerado promissor para veículos pesados e de longa distância, setores em que a descarbonização é mais desafiadora. (Green Car Congress - 27.05.2025)
Artigos e Estudos
EPE: Factsheet sobre o Panorama atual do hidrogênio no Brasil
O uso do hidrogênio está presente nas políticas de transição energética desenvolvidas no Brasil e em diversos países no mundo. Ao reconhecer desafios e oportunidades, o governo brasileiro lançou as Diretrizes para o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2) em agosto de 2021. Este programa foi instituído pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) por meio da Resolução nº 6, de 23 de junho de 2022, atualizada pela Resolução nº 4 de 20 de março de 2023, buscando fortalecer o mercado e a indústria do hidrogênio como vetor energético no país. A Câmara Temática, coordenada pelo MME, tem como objetivo aprimorar a representação e a modelagem da cadeia energética do hidrogênio de baixa emissão no processo de planejamento nacional. Para isso, foi definida a Componente 5 “Base de dados, informações e ferramentas de modelagem”. Nesse contexto, foram coletados os dados de produção e de consumo de H2 por meio de consultas e foi verificado que o H2 possui destinações tanto energéticas quanto não energéticas. (EPE - 29.05.2025)
Corredores marítimos verdes: uma ponte para o futuro do hidrogênio
O futuro da indústria do hidrogênio de baixo carbono, inevitavelmente, vai depender de portos e navios. Seja para exportação via amônia para a Europa, seja para liderar uma nova era de transporte marítimo baseado em baixo carbono, os portos brasileiros vêm se preparando para esse novo mercado. Com isso, o país reúne condições únicas para se tornar fornecedor de combustíveis sustentáveis em larga escala, além de produtos verdes, como HBI, fertilizantes, entre outros. No âmbito da navegação o setor responde hoje por cerca de 80% do volume do comércio mundial e é responsável por aproximadamente 3% das emissões globais. Ademais, para construir o caminho, precisa-se mitigar os riscos, o estudo apresentado pela Aurora Energy Research destacou uma série de riscos que podem comprometer a viabilização do projeto do corredor de hidrogênio verde. Além disso, pontuou o fato dos mecanismos de certificação para o H2V ainda terem uma certa falta de amadurecimento perante as incertezas sobre os custos. No médio prazo a o gargalo da demanda europeia e a concorrência interna. Por fim, outros dois destaques são o fato de diversos governos europeus por detrimentos de seus portos nacionais estarem faltando infraestrutura especificada, estão observando com maior atenção a situação brasileira e o segundo destaque é a movimentação nacional de outras regiões em busca de um protagonismo semelhante ao da região nordestina. (Eixos - 03.06.2025)
Green hydrogen for industrial decarbonisation: Central Asia and the South Caucasus
O relatório destaca fatores que impulsionam o desenvolvimento do hidrogênio verde, como compromissos climáticos, o potencial de fontes renováveis, o crescente interesse de investidores e a necessidade de descarbonizar setores industriais específicos. Ao mesmo tempo, identifica lacunas políticas, de mercado, infraestrutura e capacitação profissional que precisam ser superadas. Recomendações específicas para a região da Ásia Central e do Sul do Cáucaso são propostas com o objetivo de viabilizar o avanço desse vetor energético. Dada a diversidade dos países envolvidos, o relatório recomenda uma abordagem coordenada e por etapas, priorizando aplicações “sem arrependimentos”, como o uso do hidrogênio verde em setores industriais difíceis de descarbonizar e a criação de valor local. Ressalta ainda a importância de integrar as políticas de hidrogênio às estratégias energéticas e industriais mais amplas, bem como de desenvolver capacidades institucionais e humanas para garantir a implantação sustentável da tecnologia na região. (IRENA - maio de 2025)