Hidrogênio 197
Políticas Públicas e Financiamentos
Japão introduz subsídio de combustível de hidrogênio para veículos comerciais
O governo japonês está pronto para introduzir um subsídio que cobre os custos do combustível de hidrogênio para caminhões e ônibus com células de combustível, oferecendo apoio a uma taxa de ¥700 ($4,82) por quilograma. O Nikkei Asia informou que o METI ou ministério da Economia, Comércio e Indústria planeja oferecer incentivos ao reabastecimento de hidrogênio para veículos comerciais em determinadas regiões. O projeto tem como objetivo a redução do custo, assim potencializando um efeito substituição maior entre hidrogênio e diesel, além disso, este terá um foco principal destinado aos operadores de postos de abastecimento de hidrogênio para auxiliar na compensação do custo de aquisição. Como contra movimento, o governo espera um repasse na economia e nos preços aos clientes. (H2View - 19.05.2025)
A brecha legal que pode levar o hidrogênio ao greenwashing
Está em tramitação no Senado um projeto de lei que pode redesenhar o licenciamento ambiental no Brasil. O PL 2.159/2021, que institui a Lei Geral do Licenciamento Ambiental, promete desburocratizar processos e dar celeridade aos investimentos em infraestrutura. Entretanto, a promessa vem com um alerta, principalmente na fragilidade do controle ambiental. Esse novo projeto abre espaço para o “autolicenciamento” através do LAC para empreendimentos de baixo e médio potencial poluidor, além disso, a proposta dispensa a Licença de Operação (LO) para empreendimentos lineares. Em síntese, obras críticas para o futuro do hidrogênio no país podem entrar em operação sem os órgãos ambientais verifiquem os requisitos técnicos. Outro ponto destaque, é a problemática da água para os projetos de hidrogênio, muito ligado a problemas ambientais que historicamente estão elevando o estresse hídrico das secas. O grande medo, é que esse furo de margem para consolidação de projetos em áreas com detrimento hídrico. Por fim, a lei também afeta biomas sensíveis por conta de possíveis projetos de infraestruturas que sem o estudo ambiental, podem interferir na biodiversidade destes biomas. (Eixos – 19.05.2025)
Empresa norueguesa capta US$ 36 milhões para ampliar eletrolisadores PEM
A norueguesa Hystar, especializada em eletrolisadores de membrana de troca de prótons (PEM), arrecadou US$ 36 milhões em uma rodada de financiamento Série C. A captação contou com a entrada de novos investidores de diversos setores, incluindo o fundo climático norueguês Nysnø, a refinaria polonesa Orlen VC, o braço de venture capital da Mitsui OSK Lines nos EUA, a Stenshagen Invest e a fabricante de eletrônicos Kinetic Technologies. Investidores atuais também ampliaram sua participação. O novo aporte pretende apoiar o início da operação de uma linha de produção automatizada de 1,5 GW na unidade de Hovik, prevista para 2027. Paralelamente, a empresa também conquistou um subsídio de €26 milhões do Fundo de Inovação da União Europeia. Segundo a Hystar, o uso de membranas inspiradas na tecnologia de células a combustível pode viabilizar uma produção de hidrogênio de alta eficiência em escala industrial, contribuindo para a redução de custos e maior competitividade do hidrogênio verde. (H2View – 13.05.2025)
Produção
Projeto de hidrogênio Aldbrough, da SSE e Equinor, recebe aprovação de planejamento
A SSE Thermal e a Equinor obtiveram aprovação para o planejamento do projeto Aldbrough Hydrogen Pathfinder, em East Yorkshire, no Reino Unido, permitindo o início da produção e do armazenamento de hidrogênio a partir de 2029. A iniciativa contará com um eletrolisador de 35 MW para produzir hidrogênio verde, que será armazenado em uma caverna de sal convertida e utilizado em uma turbina 100% a hidrogênio para gerar eletricidade renovável para a rede elétrica. O projeto está sediado em uma instalação já existente da Equinor na região de Humber e tem como objetivo atrair investimentos e apoiar as metas de descarbonização do país. Selecionado na segunda rodada do programa governamental Hydrogen Allocation Round 2 (HAR2), o projeto encontra-se atualmente em fase de due diligence com o Departamento de Segurança Energética e Net Zero. A expectativa é obter acesso a contratos de 15 anos no modelo Contracts for Difference (CfD), que asseguram uma receita estável para produtores de hidrogênio. (H2 View - 13.05.2025)
Uniper escolhe ITM Power para fornecer eletrolisadores de 120 MW em projeto de hidrogênio no Reino Unido
A Uniper selecionou a ITM Power para fornecer 120 MW de eletrolisadores ao seu projeto de hidrogênio verde Humber H2ub, no Reino Unido. O sistema utilizará seis módulos Poseidon de 20 MW, cada um baseado em pilhas de 2 MW, sendo esta a primeira vez que a ITM Power vincula oficialmente os módulos Poseidon a um projeto específico. A planta será instalada na unidade de Killingholme da Uniper, com o objetivo inicial de fornecer hidrogênio à refinaria Humber da Phillips 66, substituindo parte do gás combustível. O projeto, que pode ser expandido para mais de 200 MW no futuro, foi selecionado para financiamento público por meio da rodada HAR2, que oferece contratos de 15 anos por diferença (CfD). A decisão final de investimento (FID) está prevista para 2026, com início das operações em 2029. (H2 View - 08.05.2025)
Sungrow inaugura a maior planta de H2 verde de tecnologia dupla do mundo
Em movimento pioneiro, a Sungrow Hydrogen iniciou a operação do maior projeto de hidrogênio verde do mundo, combinando um eletrolisador PEM de 200 Nm³/h com eletrolisadores alcalinos de 1.000 Nm³/h na província de Hubei, China. A integração visa unir baixo custo e resposta rápida, otimizando o consumo energético com suporte de IA em tempo real. O projeto também inova com armazenamento subterrâneo em minas abandonadas. Paralelamente, a HNO International, dos EUA, firmou parceria com a chinesa Zhuhai Topower para testar sua Plataforma Escalável de Energia de Hidrogênio (Shep), visando centenas de unidades modulares. No Reino Unido, o governo autorizou o uso de máquinas agrícolas e de construção movidas a hidrogênio em vias públicas. Já a estoniana Elcogen assinou um MoU com a suíça Casale para integrar sua tecnologia de óxido sólido em projetos globais de amônia verde e Power-to-X, buscando paridade de custo com eletrolisadores PEM e alcalinos. (PV Magazine - 08.05.2025)
Alkeymia investirá €400 milhões em planta de hidrogênio e amônia verdes na Espanha
A empresa Alkeymia revelou novos detalhes sobre seu projeto de hidrogênio e amônia verdes em Caspe, Zaragoza, que envolve um investimento de 400 milhões de euros e previsão de início das operações em 2028. O complexo contará com duas plantas no parque industrial El Portal, cuja construção começa em 2026, com produção anual de 25.000 toneladas de hidrogênio verde e 165.000 toneladas de amônia verde — esta última será transportada por ferrovia. O hidrogênio verde será injetado na Rede Tronco da Enagás por meio de um gasoduto de 8 km. A iniciativa, declarada de interesse regional em 2024, deve gerar 750 empregos na fase de construção e 60 empregos permanentes. O projeto faz parte do HyBERUS Valley, com apoio financeiro do governo espanhol por meio do IDEA e do Ministério da Transição Ecológica. (El Economista - 05.08.2025)
Armazenamento e Transporte
Alemanha: Storg Etzel inicia o armazenamento de hidrogênio em larga escala em caverna de sal
A Storag Etzel iniciou o armazenamento de 45 toneladas de hidrogênio em uma caverna subterrânea de sal em Etzel, Alemanha, marcando o primeiro enchimento em larga escala do país. O projeto, parte da iniciativa H2Cast Etzel, pode chegar a 90 toneladas de capacidade e contou com testes bem-sucedidos e apoio da Gasunie e de recursos federais e estaduais. A Gasunie também está desenvolvendo infraestrutura para interligar cavernas, aumentando a flexibilidade do sistema. As instalações estão localizadas próximas à futura rede HyPerLink e ao Porto de Wilhelmshaven, reforçando a integração com os mercados alemão e holandês. Paralelamente, a EWE planeja converter uma de suas cavernas em Huntorf para armazenamento em larga escala, com capacidade mil vezes maior que seu local de testes em Rüdersdorf. (H2 View - 09.05.2025)
Coreia do Sul quer liderar transporte marítimo de hidrogênio com megaprojeto de navio liquefeito
O governo da Coreia do Sul lançou uma equipe de promoção conjunta público-privada para liderar o desenvolvimento de navios transportadores de hidrogênio liquefeito, com investimento de 55,5 bilhões de wons (US$ 44 milhões) em 2025. O objetivo é construir o maior navio de demonstração do mundo até 2027, consolidando o país como líder global no transporte marítimo de hidrogênio. A iniciativa, parte da Estratégia de Liderança Super-Gap, reúne 101 instituições em 43 projetos de P&D, incluindo grandes estaleiros, universidades e centros de pesquisa. O foco está em armazenar hidrogênio a -253°C, reduzindo seu volume em 800 vezes para viabilizar o transporte em larga escala. O governo também planeja ajustar leis e normas para transformar essa tecnologia em padrão global, visando apoiar a descarbonização do setor naval e fortalecer a liderança tecnológica sul-coreana. (FCW - 09.05.2025)
Uso Final
França propõe meta obrigatória de hidrogênio limpo no transporte até 2030
O governo da França lançou uma consulta pública para estabelecer uma meta obrigatória de uso de 1,5% de hidrogênio limpo nos transportes até 2030, com penalidades para o descumprimento. A iniciativa integra o novo mecanismo regulatório IRICC, que substituirá a atual TIRUERT, com foco na redução da intensidade de carbono dos combustíveis. O plano abrange também metas para biocombustíveis avançados, eletrificação da frota e combustíveis sintéticos. A proposta prevê metas específicas para os setores aéreo e marítimo, com exigência progressiva de uso de combustíveis sintéticos a partir de 2030. Paralelamente, a França reduziu sua meta de capacidade instalada de eletrolisadores de 6,5 GW para 4,5 GW até 2030. O IRICC busca dar mais previsibilidade às metas, atrair investimentos e cumprir as obrigações da diretiva europeia RED III. (Eixos - 15.05.2025)
Reino Unido: RVL Aviation lançará voos com aeronaves hidrogênio-elétricas da ZeroAvia
A RVL Aviation concordou em operar uma aeronave Cessna Grand Caravan equipada com o trem de força ZA600 hidrogênio-elétrico da ZeroAvia em rotas domésticas nas Ilhas Britânicas. Os voos comerciais serão iniciados assim que a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido(CAA) certificar a tecnologia de hidrogênio, a integração da estrutura e toda a modernização. A RVL está fazendo uma parceria com a Monte, essa abordagem poderá servir como um modelo escalável para a implantação de aeronaves adaptadas em frotas regionais. Ademais, na análise da Zero Avia, sua tecnologia sugere uma redução de até 90% no impacto climático e reduz as necessidades de manutenção. (H2View - 13.05.2025)
A GKN Aerospace se junta ao consórcio liderado pela Airbus para promover o voo com hidrogênio
A empresa britânica de engenharia GKN Aerospace juntou-se a um consórcio holandês liderado pela Airbus para desenvolver sistemas criogênicos e elétricos para aeronaves movidas a hidrogênio. O projeto ICeFlight, explora como o hidrogênio líquido pode servir tanto como combustível quanto como líquido de arrefecimento para dar suporte a tecnologias de voo elétrico. Cofinanciado pelo Fundo Nacional de Crescimento da Holanda, o projeto de quatro anos reúne diversos players do setor. A companhia se concentrara no avanço do resfriamento criogênico e dos sistemas de distribuição de energia. Além disso, este é um dos cinco projetos atualmente em execução, projetado para acelerar o desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais. Por fim, além de amadurecer as principais tecnologias, o projeto pretende estabelecer novas instalações de teste na Holanda, ao final do projeto, espera-se que a cadeia de suprimentos forneça um sistema de resfriamento criogênico e uma rede de distribuição projetada para aeronaves a hidrogênio (H2View - 21.05.2025)
Atome lança braço de energia renovável para apoiar projetos de fertilizantes de hidrogênio
A Atome desenvolverá uma usina solar e de baterias de 400 MW próxima à sua fábrica de fertilizantes verdes à base de hidrogênio em Villeta, no Paraguai. A usina será construída sob sua nova divisão de energia renovável, a Atome Power, que é projetado para unir infraestrutura e energia solar em escala de serviços públicos. Ademais, esta divisão atuara também como rede de segurança, vendendo eletricidade de uma usina solar sob contratos de longo prazo, assim gerando um caixa estável e previsível. Com isso, o desenvolvimento da Power também estabelece as bases para alimentar futuros projetos de hidrogênio verde. Este usará um financiamento de capital leve, em nível de projeto, permitindo que a empresa preserve os recursos do grupo. Por fim, a Atome também garante eletricidade de carga de base renovável 24 horas por dia, para seu projeto de fertilizante verde. (H2 View – 20.05.2025)
Tecnologia e Inovação
NITIU abre laboratório na Suécia para avançar tecnologia de armazenamento de hidrogênio em aço isotrópico
A start-up sueca NITIU inaugurou um novo laboratório de laser em Lövbacken para acelerar o desenvolvimento de sua tecnologia patenteada de armazenamento de hidrogênio em aço leve e isotrópico (ILS). O espaço conta com duas estações de soldagem a laser, permitindo avanços mais rápidos em prototipagem, testes e processos de união, além de facilitar colaborações com parceiros industriais. A tecnologia ILS promete tanques adaptáveis e altamente resistentes para uso eficiente em veículos e aeronaves, com vantagens como baixo peso, reciclabilidade e menor pegada de carbono em comparação a alternativas compostas. O laboratório integra um projeto de demonstração de SEK 50,7 milhões (US$ 5,2 milhões) com parceiros como Volvo, Saab, Alleima e instituições de pesquisa suecas. (H2 View - 14.05.2025)
Equipe estudantil holandesa testa sistema inédito de propulsão com hidrogênio líquido para aviões
A fundação estudantil AeroDelft, com sede na Holanda, tornou-se a primeira equipe de estudantes do mundo a projetar, construir e testar com sucesso um sistema de propulsão elétrica alimentado por hidrogênio líquido para aeronaves. O teste foi realizado em parceria com a instituição de pesquisa TNO, utilizando a unidade de hidrogênio líquido em Ypenburg, Haia. O sistema inclui um tanque criogênico com isolamento a vácuo e um trocador de calor elétrico, ambos desenvolvidos para enfrentar os desafios técnicos do armazenamento e uso de hidrogênio líquido a -253 °C. O feito representa um marco no Projeto Phoenix, que tem como objetivo final desenvolver uma aeronave elétrica tripulada movida por célula a combustível de hidrogênio líquido. Com a validação do sistema, a equipe planeja realizar voos de teste da aeronave em escala real: primeiro com hidrogênio gasoso em 2025, seguido por hidrogênio líquido em 2026. O avanço reforça o potencial do hidrogênio líquido como solução viável e sustentável para a aviação do futuro. (FCW - 09.05.2025)
Eventos
Webinar Internacional Destaca Projetos de Hidrogênio em Larga Escala no Brasil
No dia 4 de junho de 2025, às 11h (horário de Brasília), a plataforma Mission Hydrogen promoverá o webinar gratuito "Projetos de Hidrogênio em Larga Escala no Brasil", reunindo especialistas para discutir o papel estratégico do país na transição energética global. O evento contará com a participação de Markus Lehman, diretor da GH2 Global, e Fernanda Delgado, diretora executiva da ABIHV. Serão abordados temas como os principais projetos de hidrogênio verde em desenvolvimento no Brasil, oportunidades de investimento, parcerias internacionais e os desafios regulatórios para a consolidação do país como um hub global de energia limpa. A transmissão será em inglês, com possibilidade de tradução simultânea. (Mission Hydrogen - maio de 2025)
Webinar Explora Estratégias para Viabilizar o Hidrogênio Verde
No dia 28 de maio de 2025, a plataforma Mission Hydrogen realizará o webinar "Inside: The Green Hydrogen Business Case", conduzido por Dr. David Wenger, CEO da Wenger Engineering. O evento abordará, passo a passo, como construir um modelo de negócios competitivo para o hidrogênio verde, destacando aspectos como custos, escalabilidade e estratégias de financiamento. O webinar é gratuito e voltado para profissionais do setor energético, investidores e formuladores de políticas públicas interessados em impulsionar projetos de hidrogênio verde. (Mission Hydrogen - maio de 2025)