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IFE
08/04/2024

IFE Hidrogênio 162

Assinatura:
Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditores: Fabiano Lacombe, Kalyne Brito e Sayonara Andrade Elizário
Pesquisadores: Bruno Elizeu e Gabriela Vasconcelos
Assistente de pesquisa: Sérgio Silva

IFE
08/04/2024

IFE nº 162

Assinatura:
Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditores: Fabiano Lacombe, Kalyne Brito e Sayonara Andrade Elizário
Pesquisadores: Bruno Elizeu e Gabriela Vasconcelos
Assistente de pesquisa: Sérgio Silva

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IFE Hidrogênio 162

Políticas Públicas e Financiamentos

Brasil: Confúcio Moura defende a produção de hidrogênio verde para geração de energia

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) destacou em Plenário, nesta segunda-feira (4), a evolução da energia no Brasil. O senador enfatizou que diversas formas de energia foram exploradas, desde a nuclear até as hidrelétricas, impulsionando o desenvolvimento do país. Ele chamou a atenção para o hidrogênio verde, que segundo ele, é a “energia do futuro”, uma fonte de energia renovável, sustentável e surge como uma alternativa promissora para a redução de emissões de gases que provocam o efeito estufa e para a transição energética do país. Confúcio observou que o hidrogênio verde tem potencial para impulsionar a economia nacional, atrair investimentos e gerar empregos. Além disso, de acordo com o parlamentar, sua produção a partir de diversas fontes, como biomassa e energia nuclear, amplia as possibilidades de utilização e aplicação em diferentes setores da indústria e agricultura. (Agência Senado – 04.03.2024) 
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Estados da Alemanha estabelecem iniciativa de hidrogênio verde

Seis estados da Alemanha uniram forças para estabelecer uma iniciativa conjunta sobre hidrogênio verde, com o objetivo de aproveitar plenamente o potencial desse vetor energético para a transição energética e a neutralidade climática. A iniciativa visa melhorar o quadro regulamentar e expandir as redes de distribuição de hidrogênio verde, com a esperança de que o leste do país possa se tornar o núcleo de uma economia sustentável de hidrogênio, oferecendo oportunidades de emprego, criação de valor e segurança para a indústria intensiva em energia rumo à neutralidade climática. Este movimento está alinhado com a Estratégia Nacional para o Hidrogênio da Alemanha, que busca posicionar o país como líder global em tecnologias associadas ao hidrogênio. (Hydrogen Central – 06.03.2024) 
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A Europa concentra-se nas importações de hidrogênio antes das eleições cruciais de 2024

Com base na previsão de que o hidrogênio será uma peça-chave na transição energética e na redução das emissões de gases de efeito estufa, a UE está formulando políticas específicas para incentivar a produção e o uso de hidrogênio verde. A estratégia da UE tem como objetivo se tornar líder mundial na produção e exportação de hidrogênio, com foco em importações de hidrogênio de países terceiros. A política de importação de hidrogênio está moldando o debate político nas eleições de 2024 e como diferentes partidos e candidatos estão abordando a questão em suas plataformas políticas. (H2 View – 06.03.2024) 
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EUA concedem US$ 1 milhão ao fundo de hidrogênio verde da Namíbia

O governo dos EUA anunciou uma doação de 1 milhão de dólares para apoiar o Fundo SDG Namíbia One, destinado a impulsionar as iniciativas de hidrogênio verde do país africano. Esta subvenção visa apoiar a gestão de projetos relacionados à produção, transporte, transmissão, armazenamento e utilização de hidrogênio verde na Namíbia, como parte dos esforços para acelerar o desenvolvimento do setor e da economia do hidrogênio verde no país. Financiado pelo projeto de Mobilização de Investimentos da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), o apoio busca preencher lacunas de financiamento no panorama de investimento da África Austral. Com recursos naturais abundantes, como ventos fortes, irradiação solar e terras disponíveis, a Namíbia tem potencial para produzir hidrogênio verde a um custo competitivo estimado entre 1,5-2 euros/kg (1,63-2,17 dólares). O embaixador dos EUA na Namíbia destacou o papel de liderança do país na corrida global pelo desenvolvimento do hidrogênio verde e elogiou o compromisso do governo namibiano em criar uma indústria de baixo carbono. (H2 View – 05.03.2024) 
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Orçamento do Reino Unido para 2024 inclui hidrogênio de baixo carbono e CCUS

O orçamento do Reino Unido para 2024 revelou um impulso significativo para o financiamento de projetos relacionados ao hidrogênio e à captura e armazenamento de carbono (CCUS). O chanceler do Tesouro, Rishi Sunak, anunciou um investimento de £ 1 bilhão para apoiar a produção de hidrogênio de baixo carbono e a infraestrutura de CCUS, como parte de um plano mais amplo para impulsionar a inovação e a transição verde da economia. Este financiamento visa impulsionar a criação de empregos, apoiar a indústria pesada na redução de emissões de carbono e fortalecer a liderança do Reino Unido na transição para uma economia de baixo carbono. Além disso, o orçamento incluiu uma série de incentivos fiscais e medidas de apoio para empresas que investem em tecnologias limpas, visando acelerar a descarbonização e promover a competitividade do Reino Unido no cenário global de energia limpa. Esses investimentos refletem o compromisso do governo britânico em impulsionar a inovação e a sustentabilidade, alinhados com suas metas de redução de emissões e transição para fontes de energia mais limpas. (H2 View – 06.03.2024) 
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Brasil: Hidrogênio terá papel no corte de emissões para o Acordo de Paris

O hidrogênio emergiu como um protagonista chave na redução das emissões de carbono do Brasil, conforme destacado por representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) durante uma audiência pública no Senado. Previsto para desempenhar um papel central na nova Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do país no âmbito do Acordo de Paris, o hidrogênio também é considerado fundamental no Plano Nacional de Mudança do Clima, onde estratégias de mitigação estão sendo delineadas. Além disso, dentro da nova política industrial do governo, o hidrogênio se destaca como uma oportunidade tanto para exportação quanto para a descarbonização da indústria nacional. No entanto, há desafios a serem superados, como o acesso ao financiamento para projetos de hidrogênio em larga escala. A indústria, por sua vez, enfatiza a necessidade de incentivos governamentais para cumprir seu papel na descarbonização e na consecução das metas do Acordo de Paris, destacando o hidrogênio como uma tecnologia fundamental nesse processo. (EPBR – 29.02.2024) 
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Brasil: Governo avalia como atender demanda de energia para hidrogênio no Nordeste

Thiago Barral, Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia (MME), enfatizou a mudança de paradigma que os hubs de produção e consumo de hidrogênio verde trazem para o planejamento energético brasileiro, afirmando que a infraestrutura de transmissão de energia elétrica é fundamental para o desenvolvimento desses projetos em larga escala. Com a publicação da programação de estudos de planejamento da transmissão para 2024 pelo MME e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Barral destacou a prioridade dada ao estudo prospectivo para a região Nordeste, visando identificar soluções para o suprimento elétrico de plantas de produção de hidrogênio e amônia na região. Ele ressaltou a necessidade de um marco regulatório para o hidrogênio, abrangendo tanto o hidrogênio verde quanto o natural, e a criação de uma certificação nacional do hidrogênio para garantir a credibilidade das informações e orientar os incentivos governamentais. (EPBR – 29.02.2024) 
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Canadá: Governo forneceu empréstimo para World Energy GH2 desenvolver projeto

A World Energy GH2 assegurou um empréstimo federal de US$ 128 milhões para avançar com seu megaprojeto de energia eólica em hidrogênio na costa oeste de Newfoundland. O Ministro Federal do Trabalho, Seamus O'Regan, anunciou o contrato de empréstimo de linha de crédito, destacando a urgência e a importância estratégica do projeto para o setor de hidrogênio verde do Canadá. Apesar dos planos ambiciosos para criar empregos diretos e indiretos e impulsionar a economia local, o projeto enfrenta desafios no processo de revisão ambiental e enfrenta resistência de alguns residentes locais preocupados com os impactos ambientais e a localização do empreendimento. (Hydrogen Central – 29.02.2024) 
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Produção

P2H2 e parceiros demonstram com sucesso produção de hidrogênio AEM em escala industrial

A Power to Hydrogen (P2H2) concluiu com sucesso a primeira fase de sua demonstração utilizando um eletrolisador baseado em membrana de troca aniônica (AEM) para a produção de hidrogênio. Em parceria com a American Electric Power (AEP), EDP, E.ON e Electricity Supply Board (ESB), o projeto focou na apresentação de um sistema integrado com base no design de um eletrolisador híbrido líquida alcalina/AEM patenteada pela P2H2. A fase inicial, realizada nas instalações da AEP em Columbus, Ohio, destacou o eletrolisador baseado em AEM que era quatro vezes maior do que qualquer outra instalada por um cliente até o momento, conforme indicado no comunicado da P2H2. A próxima etapa do projeto envolverá demonstrações de módulos em escala real em um ambiente comercial, visando habilitar um sistema em escala comercial de 10MW+. Além disso, as empresas planejam testar uma versão da tecnologia em maior escala industrial até o final de 2024. A demonstração, operada sob ciclos simulados de carga de energia renovável por mais de 1.000 horas, evidenciou reduções de custos tanto no consumo de eletricidade quanto nos equipamentos, elementos cruciais para alcançar a meta de produção de hidrogênio a menos de US$ 2/kg. (H2 View – 05.03.2024)  
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Reino Unido: Mudanças de planos para projetos de produção de hidrogênio da SSE Renewables e da Equinor

A SSE Renewables e a Equinor cancelaram os planos para produzir hidrogênio a partir do parque eólico offshore de 3,6 GW em Dogger Bank D. Em vez disso, a quarta fase do projeto conectará a instalação a Birkhill Wood, com uma nova subestação de 400 kW sendo construída como parte da Grande Atualização da Rede Nacional, localizada em East Riding of Yorkshire. Inicialmente, as empresas planejavam produzir hidrogênio em uma instalação onshore dedicada, além da transmissão elétrica. O feedback da consulta pública realizada no ano passado será publicado neste mês em resposta à mudança de planos para Dogger Bank D. A proposta original teria exigido uma nova ordem de consentimento de desenvolvimento, potencialmente aumentando a capacidade eólica offshore de fundo fixo para os 3,6 GW já em construção nas fases A, B e C do projeto. (H2 View – 04.03.2024)  
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EUA: Chevron desenvolverá projeto de produção de hidrogênio de baixo carbono com capacidade de duas toneladas por dia

A Chevron New Energies está desenvolvendo um projeto de produção de hidrogênio de 5 MW no Vale Central da Califórnia. Este projeto tem a capacidade de produzir até duas toneladas de hidrogênio com baixo teor de carbono diariamente, com planos de expansão para apoiar uma rede de abastecimento de hidrogênio. A Chevron planeja estender o projeto ao longo de vários anos, sujeito ao apoio de políticas energéticas legislativas e regulamentares, conclusão do projeto final de engenharia, autorizações e aquisição de materiais necessários. A empresa destaca que o início das operações comerciais dependerá desses fatores. Austin Knight, vice-presidente de hidrogênio da Chevron New Energies, enfatizou a importância das políticas energéticas estaduais e federais para atender à crescente demanda por hidrogênio e construir infraestrutura de abastecimento de hidrogênio em escala comercial. A Chevron já oferece combustíveis de aviação sustentáveis e diesel renovável, e este projeto se integra ao seu portfólio de soluções com baixo teor de carbono. Richard Chapman, presidente e CEO da Kern Economic Development Corporation, destacou que ao escolher o Vale Central para a produção de hidrogênio, o projeto estará estrategicamente posicionado para atender à demanda dos clientes ao longo de um crucial corredor de transporte, além de estar próximo aos principais mercados urbanos da Califórnia. (H2 View – 04.03.2024)  
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Canadá: Projeto de produção de hidrogênio recebe financiamento

O governo canadense e a World Energy GH2 firmaram um acordo definitivo com um empréstimo de CAD$ 128 milhões (US$ 94 milhões) para apoiar o desenvolvimento do Projeto Nujio'qonik em Stephenville, em Newfoundland e Labrador. O projeto pretende produzir cerca de 210 mil toneladas de hidrogênio verde anualmente, destinadas à geração de 1,2 milhão de toneladas de amônia verde para exportação. Na primeira fase, a expectativa é de que o projeto gere aproximadamente 400 mil toneladas de amônia verde, em conformidade com os critérios europeus para o hidrogênio verde, conforme definido no RFNBO da UE. O acordo e linha de crédito do governo canadense, assinados pelo Export Development Canada (EDC), têm como objetivo apoiar a construção de instalações de geração de energia limpa e produção de hidrogênio, contribuindo para o acordo da Aliança de Hidrogênio Canadá-Alemanha assinado em 2022. No contexto da Aliança de Hidrogênio Canadá-Alemanha, o Projeto Nujio'qonik foi identificado como um dos projetos essenciais para facilitar as primeiras exportações do Canadá para a Alemanha até 2025. (H2 View – 29.02.2024)  
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Espanha: Empresa planeja produzir hidrogênio baixo carbono a partir de águas residuais sem eletricidade

A Lantania lidera o projeto HYLIOS, visando a produção sustentável de hidrogênio de baixo carbono a partir de águas residuais, sem eletricidade. O projeto transformará Estações de Tratamento de Águas Residuais em fábricas energeticamente eficientes, utilizando tratamento fotocatalítico. O consórcio multidisciplinar, coordenado pelo Grupo de Infraestrutura, Água e Energia, inclui empresas como Lantania Aguas e Ansasol, e instituições de pesquisa como o Centro Tecnológico Industrial de Castilla La Mancha (ITECAM), Instituto de Tecnologia Química (ITQ) e Instituto de Energia IMDEA. Com um orçamento próximo de um milhão de euros, a iniciativa será realizada ao longo dos próximos três anos. O projeto HYLIOS enfocará a tecnologia de fotocatálise, que apresenta diversas vantagens, como a decomposição da água em um reator sem a necessidade de eletricidade externa, resultando em custos reduzidos e simplificação da infraestrutura. Além disso, a fotocatálise promete diminuir os custos de produção a longo prazo, pois os sistemas são menos complexos e dispendiosos. O uso de água de menor qualidade também contribui para a redução de custos de filtração e preserva a água potável. (Hydrogen Central – 29.02.2024)  
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Armazenamento e Transporte

O armazenamento de hidrogênio de densidade ultra-alta retém o dobro do H2 líquido

Pesquisadores coreanos desenvolveram um material nanoporoso capaz de armazenar hidrogênio com o dobro da densidade do hidrogênio líquido criogênico, oferecendo uma solução promissora para os desafios enfrentados no armazenamento em grande escala do vetor energético. O borohidreto de magnésio nanoporoso permite a absorção eficiente de hidrogênio devido à sua estrutura porosa, retendo uma quantidade significativamente maior de hidrogênio por litro de volume de poro do que as formas convencionais de armazenamento. Embora apresente potencial para aplicações em transporte marítimo e rodoviário de longa distância, seu uso em aeronaves movidas a hidrogênio pode ser limitado devido à sua menor fração de massa em comparação com sistemas líquidos criogênicos. No entanto, essa inovação representa um avanço importante na busca por soluções eficientes e viáveis para o armazenamento de hidrogênio. (Hydrogen Central – 05.03.2024) 
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FIA concentra esforços no armazenamento de hidrogênio líquido para o automobilismo

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) concentra seus esforços no desenvolvimento de tecnologias de armazenamento de hidrogênio líquido para o automobilismo, visando impulsionar a sustentabilidade e a eficiência energética no esporte. O uso de hidrogênio líquido como combustível promete benefícios significativos em termos de densidade de energia e velocidade de reabastecimento em comparação com outras formas de armazenamento de hidrogênio, como gasoso ou comprimido. A FIA está explorando a viabilidade técnica e operacional do hidrogênio líquido em várias competições automobilísticas, como o Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC) e o Campeonato Mundial de Rallycross da FIA (WRX). A transição para o hidrogênio líquido apresenta desafios únicos, incluindo o desenvolvimento de infraestrutura de abastecimento e a adaptação dos veículos para lidar com as baixas temperaturas associadas ao armazenamento de hidrogênio líquido. A FIA está trabalhando em estreita colaboração com fabricantes de automóveis, equipes de corrida e especialistas em tecnologia para superar esses desafios e impulsionar a adoção de hidrogênio líquido no automobilismo de alta performance. Essa mudança representa um avanço significativo em direção a uma competição mais sustentável e alinhada com as metas de descarbonização global, além de posicionar o automobilismo como um catalisador para a inovação e o desenvolvimento de tecnologias limpas. (H2 View – 29.02.2024) 
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Uso Final

Índia: Fábrica de aço inoxidável começa a usar hidrogênio verde produzido no local

A Jindal Stainless (JSL) implementou o uso inaugural de hidrogênio verde em sua fábrica em Hisar, Haryana, Índia, como parte de seus esforços para reduzir as emissões de CO2. O hidrogênio verde, produzido localmente por um eletrolisador alcalino alimentado por energia solar, deverá eliminar cerca de 54 mil toneladas de CO2 ao longo de 20 anos. Com um fornecimento médio de 90 Nm³/h de hidrogênio verde, a iniciativa destaca a busca da JSL por uma produção de aço mais sustentável. A parceria com a Hygenco Green Energies e o apoio do Ministério de Energia Nova e Renovável da Índia refletem um compromisso mais amplo do país com o desenvolvimento de infraestrutura para o uso de hidrogênio verde na indústria de ferro e aço, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e impulsionar a transição para uma economia mais verde. (H2 View – 05.03.2024) 
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Air Liquide China inaugura centro de enchimento de hidrogênio de oito toneladas em Tianjin

A Air Liquide China deu início à construção de um centro de abastecimento de hidrogênio em Tianjin, China, destinado a apoiar o reabastecimento de reboques tubulares para estações de serviço e clientes industriais. O investimento de ¥ 145 milhões (US$ 20 milhões) visa fortalecer o ecossistema de hidrogênio na região Pequim-Tianjin-Hebei (Jingjinji) e proporcionará uma capacidade de abastecimento de oito toneladas por dia. O hidrogênio será transportado para o centro através de gasodutos antes de ser comprimido e distribuído. Previsto para operar até o final de 2024, este será o terceiro centro de abastecimento de hidrogênio da Air Liquide China em Jingjinji, complementando a capacidade existente de 4,2 toneladas diárias, atualmente atendendo clientes nos setores de fabricação de vidro, fibra óptica, metalurgia e eletrônicos. O novo centro está planejado para utilizar hidrogênio de "baixa pegada de carbono" e fornecer hidrogênio comprimido para estações de reabastecimento e clientes industriais na região. A China tem a meta de implantar 50 mil veículos com células a combustível de hidrogênio até 2025, com Tianjin desempenhando um papel fundamental nesse plano. (H2 View – 05.03.2024)  
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Montadoras investem R$ 104,8 bi no Brasil para produzir VEs, híbridos e movidos a H2V

As montadoras de veículos leves no Brasil planejam investir um total de R$ 104,8 bilhões na década atual. A Stellantis e a Toyota anunciaram recentemente investimentos de R$ 30 bilhões e R$ 11 bilhões, respectivamente, voltados principalmente para a produção de carros híbridos. A Volkswagen e a General Motors também anunciaram investimentos significativos, enquanto a Hyundai se comprometeu a investir em novas tecnologias para carros híbridos, elétricos e movidos a hidrogênio verde. A Renault, a Nissan, a CAOA, uma fabricante chinesa de carros elétricos e a Great Wall Motor também anunciaram planos de investimento substanciais. Esses investimentos refletem o compromisso das montadoras com a inovação e a sustentabilidade no setor automotivo brasileiro. (Valor Econômico - 07.03.2024) 
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A esperança da indústria automóvel está neste motor a hidrogênio

A recente inovação no campo dos motores a hidrogênio, exemplificada pelo novo motor de corrida da AVL Racetech, está gerando otimismo para o futuro dos motores de combustão interna. Com uma potência notável de 410 cavalos, o motor H2-ICE da AVL Racetech demonstra o potencial da energia do hidrogênio, combinando características tanto dos motores tradicionais quanto dos veículos elétricos. Embora represente um passo promissor em direção a um transporte mais limpo, ainda há desafios a serem superados, como a necessidade de uma infraestrutura de abastecimento de hidrogênio abrangente, custos elevados de geração e armazenamento e desafios técnicos relacionados à combustão e eficiência energética. Essas dificuldades ressaltam a necessidade contínua de desenvolvimentos adicionais antes que os motores a hidrogênio possam se tornar uma alternativa prática e amplamente adotada. (Hydrogen Central – 28.02.2024) 
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Tecnologia e Inovação

Horizon Fuel Cell Group apresenta nova tecnologia de eletrolisador AEM

A Horizon Fuel Cell Group anunciou um avanço tecnológico significativo em membranas de troca aniônica (AEM), que pode desempenhar um papel crucial na busca pelo custo de produção de hidrogênio verde de US$ 1/kg em escala. Com duas décadas de desenvolvimento em tecnologia de membranas e colaborações com parceiros em materiais básicos e processos de fabricação, a Horizon alcançou este marco. Essa inovação tem o potencial de viabilizar a produção imediata de hidrogênio verde, impactando setores como aço verde, fertilizantes verdes, amoníaco verde, combustíveis sintéticos e mobilidade hidrogênio-elétrica. A novidade foi apresentada no stand da Horizon na Japan Hydrogen and Fuel Cell Expo, que ocorreu de 28 de fevereiro a 1º de março de 2024. Apesar de várias tecnologias de produção de hidrogênio se apresentarem promissoras nos últimos anos, muitas enfrentam desafios de custo e confiabilidade. A nova combinação de materiais da membrana de troca aniônica (AEM) foi projetada para operar por mais de 60.000 horas, atingindo eficiência de até 95%. Isso cria uma vantagem de custo significativa em comparação com outros sistemas eletrolisadores. A empresa planeja iniciar a entrega da membrana AEM nos próximos meses e tem a expectativa de fornecer eletrolisadores AEM em escala de megawatts para clientes comerciais até o final de 2024. (Hydrogen Central – 27.02.2024)  
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Lançamento do projeto HYGHER sobre distribuição de hidrogênio em alta pressão

Foi anunciado o lançamento do projeto HYGHER (HYdroGen High-Pressure Supply Chain for Innovation and Cost Efficient distRibution), um empreendimento liderado por um grupo de parceiros europeus. O projeto foi selecionado no concurso competitivo "Demonstração da cadeia de abastecimento de alta pressão (500-700 bar)" promovido pela Parceria para Hidrogênio Limpo. O HYGHER visa demonstrar tecnologias inovadoras para o transporte de hidrogênio em alta pressão, abrangendo desde os locais de produção até os postos de abastecimento. Este projeto, operando em uma escala e níveis de pressão sem precedentes no atual mercado de mobilidade a hidrogênio, recebeu uma subvenção de 5 milhões de euros da Clean Hydrogen Partnership. Ao longo de 36 meses, iniciando em janeiro de 2024, o projeto concentrar-se-á na demonstração em tempo real de componentes inovadores e em sua integração otimizada em toda a cadeia de valor de distribuição de hidrogênio. O projeto HYGHER é gerido por um consórcio europeu composto por instituições de pesquisa líderes e PMEs inovadoras. O Instituto Europeu de Investigação Energética (EIFER) coordena o projeto, com foco na avaliação do desempenho econômico da cadeia de valor demonstrada. (Hydrogen Central – 04.03.2024)  
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Coreia do Sul: Novo estudo revela módulos de fotoeletrodos escalonáveis e eficientes para produção de hidrogênio verde

Num avanço notável rumo à divisão fotoeletroquímica prática da água, uma equipe de pesquisa da Escola de Energia e Engenharia Química da UNIST, liderada pelos professores Jae Sung Lee, Ji-Wook Jang e Sang Il Seok, em colaboração com o professor Hankwon Lim da Pós-Graduação na Escola de Neutralidade de Carbono da UNIST, alcançou um progresso tecnológico significativo na produção de hidrogênio verde. Através de uma abordagem inovadora, a equipe superou desafios de eficiência, estabilidade e escalabilidade em fotoeletrodos, abrindo caminho para a sua implementação prática. Uma característica crucial dessa descoberta é a capacidade da equipe de superar as limitações das células solares de perovskita (PSCs) e aumentar o tamanho dos fotoeletrodos em notáveis 10 mil vezes. Esse avanço permitiu atingir eficiência, durabilidade e escalabilidade sem precedentes na produção de hidrogênio verde utilizando energia solar. A equipe de pesquisa escolheu a perovskita como material para o fotoeletrodo devido à sua eficiência e acessibilidade relativa. No entanto, as unidades de perovskita são conhecidas por serem vulneráveis aos raios ultravioleta e à umidade, apresentando desafios significativos. Para superar essas limitações, a equipe substituiu o metilamônio por formamida como cátion da perovskita. Essa modificação resultou em uma melhoria significativa na estabilidade dos fotoeletrodos em relação aos raios ultravioleta. (Hydrogen Central – 01.03.2024)  
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Japão: Técnica de IA promove produção de hidrogênio verde usando elementos químicos mais abundantes

Uma equipe de pesquisa do NIMS desenvolveu uma técnica de IA para acelerar a identificação de materiais com características desejáveis, focando na descoberta de materiais de eletrodos para eletrolisadores de água de alto desempenho, sem a necessidade de elementos do grupo da platina. Essa inovação, considerada anteriormente indispensável na eletrólise da água, pode significar uma redução significativa nos custos da produção em larga escala de hidrogênio verde, uma promissora fonte de energia da próxima geração. A pesquisa que detalha essa técnica foi publicada na ACS Central Science. A produção em larga escala de hidrogênio verde através de eletrolisadores de água é uma abordagem viável para atingir a neutralidade de carbono. Atualmente, os eletrolisadores de água dependem de elementos do grupo da platina, que são escassos e caros, como principais componentes eletrocatalisadores para acelerar a reação de evolução lenta do oxigênio (OER), uma etapa crucial na produção de hidrogênio por eletrólise da água. A nova técnica promovida pela IA pode revolucionar essa abordagem ao identificar materiais alternativos mais abundantes, contribuindo para a sustentabilidade e eficiência da produção de hidrogênio verde. (Hydrogen Central – 01.03.2024)  
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Centro de Excelência em Formação Profissional para H2V é inaugurado no RN

O SENAI e a agência de cooperação alemã GIZ inauguraram o primeiro “Centro de Excelência em Formação Profissional para Hidrogênio Verde” do Brasil. A estrutura envolve estações de ensino capazes de mostrar – em condições reais de operação – desde a geração de energias renováveis para produção de hidrogênio verde até a obtenção e a aplicação prática do produto. O laboratório implantado para aulas, experimentos e outras atividades voltadas à educação vai funcionar no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, em Natal. A expectativa, segundo a instituição, é que os primeiros cursos sejam lançados neste semestre. O SENAI destacou o potencial de geração de empregos da indústria de hidrogênio e a importância da qualificação profissional. E ainda chamou a atenção para a riqueza dos recursos naturais e de outras vantagens do Brasil para as indústrias de energia e do hidrogênio verde. A estimativa é que, no mundo, a cadeia produtiva do hidrogênio verde deverá gerar 4 milhões de empregos nos próximos anos e que o Brasil poderá ser um dos motores nesse processo. (CanalEnergia - 04.03.2024) 
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Brasil: Pesquisa para produção do H2V via fotocatálise avança no Ceará

A parceria estratégica entre a Indra Energia e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) na área de hidrogênio verde avança para a segunda etapa. A ideia é utilizar a fonte solar e um meio aquoso de glicerol, resíduo barato vindo da biomassa, para produção do vetor energético via fotocatálise. O projeto já está sendo desenvolvido em etapas de 1 m² para depois partir para escala comercial, conforme as comprovações, com a conclusão prevista para meados de 2025. “Vamos vender a patente tecnológica desenvolvida, para num segundo momento partir para outras vertentes de pesquisa como armazenamento da molécula como gás ou amônia, discutindo já também a formalização de um banco de baterias e tudo que se correlacione a esse projeto”, comenta a CEO da Indra Energia, Ingrid dos Santos, em entrevista à Agência CanalEnergia. (CanalEnergia - 04.03.2024) 
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Japão: Toyota testa motor movido a hidrogênio que captura carbono do ar

A Toyota está atualmente testando um sistema de filtro que tem a capacidade de capturar dióxido de carbono da atmosfera. No entanto, este sistema ainda está em fase experimental e há desafios a serem superados antes de estar pronto para a produção em série. A tecnologia foi integrada ao motor de combustão de hidrogênio que a Toyota está testando no carro de corrida GR Corolla. O sistema de filtro opera capturando o dióxido de carbono, que é então liberado em um fluido utilizando o calor gerado pelo próprio motor, sem a necessidade de energia adicional. Embora seja um passo promissor em direção à redução de emissões de carbono, ainda é preciso realizar mais desenvolvimentos e testes antes que a tecnologia possa ser implementada em larga escala. Infelizmente, a integração dessa tecnologia nos modelos convencionais da Toyota, como o Prius ou Tacoma, levará algum tempo. O filtro atualmente coleta uma quantidade limitada de dióxido de carbono, não sendo suficiente para compensar os motores a gasolina comuns, além de necessitar de substituições frequentes. No teste realizado no carro de corrida GR Corolla, o filtro capturou apenas cerca de 20 gramas de dióxido de carbono em 20 voltas, o que é uma quantia relativamente baixa. Para comparação, um carro a gasolina pode emitir aproximadamente 8.900 gramas de CO2 por galão consumido. (Inside EVs – 02.03.2024)
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Eventos

Webinar GESEL/CIMATEC: Chamada Estratégica para projetos de H2

Acontece no próximo dia 11 de abril, às 10h30, o Webinar Chamada Estratégica para projetos de H2, realizado pelo GESEL-UFRJ em parceria com a CIMATEC. O evento terá exposição do Superintendente da STE Aneel, Paulo Luciano de Carvalho, e três debatedores: Guilherme Oliveira Arantes (BNDES), Mauricio Moszkowicz (GESEL-UFRJ) e Joel Lacerda Ferraz Neto (Cimatec). A coordenação será do Prof. Nivalde de Castro (GESEL-UFRJ). Com a abertura da Chamada Estratégica para PDI de H2R, o evento tem como objetivo conhecer mais detalhes sobre o Edital e abrir espaço para dúvidas e esclarecimentos. Inscreva-se: https://forms.gle/Y65Ex7Hy8dWNEeHA7 (GESEL-IE-UFRJ – 03.04.2024) 
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Hydrogen 2024

O Hydrogen 2024 retorna a Amsterdã de 9 a 10 de abril no Leonardo Royal Amsterdam City. Este evento anual é um destaque, reunindo os principais executivos de alto escalão em estratégia, desenvolvimento, finanças e operações para formar parcerias que impulsionam projetos até o fechamento financeiro. Os participantes terão acesso à experiência de vencedores comprovados para integrar perfeitamente as lições aprendidas para produzir hidrogênio e amônia em escala, armazenar e transportar com custos competitivos e desenvolver casos de negócios robustos para garantir compromissos de compra. Com mais de 400 participantes e mais de 70 oradores executivos, o evento oferece uma oportunidade valiosa para aprender com os desafios prementes enfrentados pelos projetos europeus, do Norte de África e do Médio Oriente. (Hydrogen Central – abril de 2024)  
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Artigos e Estudos

IEEFA: O impulso do hidrogênio verde na Índia enfrenta desafios em meio a baixas taxas de incentivo

Um relatório divulgado pelo Instituto de Economia e Análise Financeira de Energia (IEEFA) destaca os desafios enfrentados pela Índia em sua iniciativa de impulsionar o hidrogênio verde, apesar do grande potencial do país. O relatório destaca que as taxas de incentivo para o hidrogênio verde na Índia estão significativamente abaixo dos padrões globais, o que representa um obstáculo para o desenvolvimento deste setor. Embora a Índia tenha um grande potencial de energia renovável, a falta de políticas de incentivo robustas e os baixos preços de energia renovável têm dificultado o avanço do hidrogênio verde no país. O relatório também observa a falta de uma política de preços de carbono e a necessidade de infraestrutura adequada para produção, transporte e armazenamento de hidrogênio. Além disso, questões relacionadas à capacidade técnica e à falta de financiamento adequado também são destacadas como desafios para o setor. No entanto, o relatório destaca que o governo indiano tem o potencial de impulsionar o crescimento do hidrogênio verde por meio de políticas ambiciosas e incentivos adequados, aproveitando seu vasto potencial de energia renovável e buscando parcerias internacionais. Isso poderia não apenas ajudar a Índia a cumprir suas metas de redução de emissões, mas também criar oportunidades significativas de emprego e desenvolvimento econômico no país. (H2 View – 07.03.2024) 
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Historical Analysis of Clean Hydrogen JU Fuel Cell Electric Vehicles, Buses and Refuelling Infrastructure Projects

Um relatório do Centro Comum de Investigação (JRC) da Comissão Europeia destaca a necessidade de um maior apoio financeiro para impulsionar o mercado de mobilidade a hidrogênio. O relatório argumenta que é crucial implementar mecanismos financeiros de longo prazo, como subsídios ou incentivos fiscais específicos, para tornar os veículos elétricos a células a combustível (FCEV) e os ônibus mais competitivos, compensando os custos operacionais mais elevados. O estudo examinou atividades de demonstração realizadas desde os anos 2000 e enfatizou a importância de reforçar a cadeia de abastecimento europeia de componentes de mobilidade a hidrogênio, alinhar políticas na Europa Oriental, continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento e desenvolver metodologias padronizadas para medir a degradação das células a combustível. O relatório destaca o desafio da concorrência dos veículos elétricos a bateria, que apresentam custos operacionais mais baixos, e prevê o aumento dos custos do combustível de hidrogênio após a recente crise geopolítica. No entanto, se as recomendações forem implementadas, a UE pode manter sua liderança na transição para a neutralidade climática. O relatório também menciona iniciativas europeias como o Regulamento de Infraestruturas de Combustíveis Alternativos (AFIR), que visa implantar centenas de estações de abastecimento de hidrogênio em toda a Europa até 2030. (H2 View – 07.03.2024) 
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