ESCONDER ÍNDICE
IFE
24/01/2024

IFE Hidrogênio 156

Assinatura:
Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditores: Fabiano Lacombe, Kalyne Brito e Sayonara Andrade Elizário
Pesquisadores: Sofia Paoli e Gabriela Vasconcelos
Assistente de pesquisa: Sérgio Silva

IFE
24/01/2024

IFE nº 156

Assinatura:
Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditores: Fabiano Lacombe, Kalyne Brito e Sayonara Andrade Elizário
Pesquisadores: Sofia Paoli e Gabriela Vasconcelos
Assistente de pesquisa: Sérgio Silva

Ver índice

IFE Hidrogênio 156

Políticas Públicas e Financiamentos

Brasil: Conselho de Administração da ABHIC tem novo membro

A Associação Brasileira de Hidrogênio e Combustíveis Sustentáveis (ABHIC) anunciou a chegada de Maurício Scovino, CEO da Celeo Brasil, como membro do Conselho de Administração da entidade. De acordo com executivo, o hidrogênio verde oferece uma solução para que os países em desenvolvimento acelerem sua transição energética justa e a descarbonização de vários setores da economia. Destacou ainda que o Brasil tem grande potencial para assumir uma posição de liderança global nesse setor, mas o mercado requer a publicação de um marco regulatório brasileiro para o insumo a fim de garantir a segurança jurídica dos investidores. (CanalEnergia - 08.01.2024)  
Link Externo

Projeto de célula a combustível deverá receber US$ 1,83 milhão em financiamento

A subsidiária da Advent Technologies Holdings obteve aprovação de financiamento para seu novo projeto de pesquisa e desenvolvimento baseado em hidrogênio. O projeto receberá aproximadamente US$ 1,83 milhão do Programa Dinamarquês de Desenvolvimento e Demonstração de Tecnologia Energética (EUDP). Com início previsto para o segundo trimestre de 2024 e duração de três anos, o projeto ‘Modular Efficient Power Generation with Advanced Fuel Cell Power Convertors’ focará no desenvolvimento de um conversor de energia DC-DC modular, escalável e de alta densidade. Este conversor será adaptado para a próxima geração da tecnologia de membrana de troca de prótons de alta temperatura (HT-PEM) da Advent. O projeto visa estender a vida útil das células a combustível e proporcionar maior densidade de potência em comparação com os sistemas anteriores da empresa. (H2 View – 09.01.2024)  
Link Externo

Pilar Político: Promessas de financiamento para África

Na COP28 no Dubai, os Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (BMD) comprometeram-se a desbloquear mais de 180 mil milhões de dólares em financiamento climático. O Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) lançou um mecanismo de 175 milhões de dólares para infraestruturas verdes na África, juntamente com um mecanismo de mil milhões de dólares para fornecer seguros contra os impactos climáticos a mais de 40 milhões de agricultores africanos. O BAD e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) desenvolveram um mecanismo híbrido baseado em capital para canalizar Direitos de Saque Especiais (DES) não utilizados. Utilizando este modelo, os países ricos emprestam seus DES aos BMD, que os utilizam para emitir obrigações, multiplicando o capital disponível. O BAD lançou ainda uma Janela de Ação Climática para mobilizar até 14 mil milhões de dólares em apoio à adaptação em 37 países de baixos rendimentos, destacando a riqueza do continente africano. (H2 View – 10.01.2024)  
Link Externo

Europa: Cemex recebe subsídio de 10 milhões para planta de demonstração

A Cemex recebeu um subsídio da UE Horizon para participar do projeto HYIELD, que visa converter resíduos biogênicos em hidrogênio de baixo carbono de alta pureza. O projeto, parte da iniciativa Clean Hydrogen JU, receberá 10 milhões de euros para construir uma planta de demonstração na fábrica de cimento Alcanar da Cemex, na Espanha. Durante os quatro anos do projeto, mais de 2.000 toneladas de resíduos serão processadas, resultando na produção de cerca de 400 toneladas de hidrogênio verde. O HYIELD visa desbloquear o potencial para produzir mais de 30 milhões de toneladas de hidrogênio verde a partir dos resíduos produzidos atualmente na Europa, contribuindo para a descarbonização de setores como transporte, aviação e indústria intensiva em energia. (Hydrogen Central - 03.01.2024) 
Link Externo

Produção

Brasil: Prumo avança em projetos de hidrogênio verde

A Prumo Logística, controladora do Porto do Açu, está desenvolvendo um polo de hidrogênio verde no Norte Fluminense, com projetos como uma usina solar de 220 MWp em parceria com a Mingyang Smart Energy, que fornecerá a eletricidade renovável necessária para a produção de hidrogênio verde. A empresa aguarda a liberação da licença provisória do "hub" de hidrogênio verde e planeja usar a água de reúso do mineroduto da Ferroport no processo de eletrólise. Além disso, a Prumo está considerando a instalação de um terminal de grãos no Porto do Açu, com investimentos entre R$ 250 milhões e R$ 300 milhões para movimentar até 3 milhões de toneladas por ano. A implementação de uma ferrovia poderia dobrar essa capacidade. A decisão final deve ser tomada até o fim do primeiro semestre de 2024. (Valor Econômico - 19.12.2023). 
Link Externo

Canadá: Ekona Power Inc. vai implantar a primeira usina de produção de hidrogênio

A Ekona Power Inc. anunciou a primeira implementação industrial de sua solução de pirólise do metano para produção de hidrogênio, em parceria com o investidor ARC Resources. A planta de hidrogênio limpo, com capacidade de uma tonelada por dia, será implantada na Gold Creek Natural Gas Plant, em Grande Prairie, Alberta. A tecnologia da Ekona utiliza a pirólise do metano de maneira inovadora, convertendo gás natural em hidrogênio e carbono sólido. A planta será construída em 2024, comissionada e testada em 2025, operando para avaliação comercial a partir de 2026. (Ekona Power - 10.01.2024) 
Link Externo

Dinamarca: Instalação de produção hidrogênio de 1 GW recebe aprovação ambiental

A H2 Energy Europe anunciou a obtenção da aprovação ambiental para a sua grande instalação de produção de hidrogênio verde em Esbjerg, Dinamarca. Este marco significativo aproxima o projeto de uma Decisão Final de Investimento (DFI). O projeto da H2 Energy Europe está alinhado com a Visão 2025 de Esbjerg, que visa transformar o município em uma metrópole de energia sustentável, reforçando a posição da Dinamarca como líder em soluções de energia sustentável. O projeto, com capacidade de eletrólise de 1 GW, contribuirá para a economia local, criando empregos permanentes e produzindo calor excedente neutro em CO2. (H2 Energy - 08.01.2024) 
Link Externo

Holanda: Equinor e Linde colaboram em projeto de hidrogênio de baixo carbono

A Equinor e a Linde firmaram um acordo para o projeto H2M Eemshaven, um projeto de hidrogênio de baixo carbono sediado na Holanda. Ambas as empresas desenvolverão o projeto como parceiras, com a Equinor proporcionando acesso à capacidade de transporte e armazenamento de carbono, e fornecendo hidrogênio de baixo carbono ao mercado. A Linde será responsável pela construção, co-propriedade e operação das instalações de produção de hidrogênio, bem como das instalações de captura e transferência de carbono na área industrial de Eemshaven. O projeto converterá o gás natural da plataforma continental norueguesa em hidrogênio de baixo carbono com captura e armazenamento de CO2 (CCS). A produção está programada para começar no final de 2028, com mais de 95% do CO2 capturado e armazenado no fundo do mar da Noruega. O hidrogênio produzido será conectado a gasodutos terrestres de hidrogênio planejados nos Países Baixos e na Alemanha. (H2 View – 09.01.2024)  
Link Externo

Eslováquia: Empresa química planeja produzir hidrogênio renovável para cumprir as diretrizes da UE

A empresa química eslovaca Duslo Šaľa busca utilizar €58 milhões do Fundo de Modernização para atender às diretrizes da União Europeia sobre o uso de hidrogênio renovável na descarbonização da produção de fertilizantes nitrogenados. Sob as regulamentações da UE, o hidrogênio renovável deve substituir o gás natural na produção de fertilizantes. A Duslo Šaľa planeja construir parques fotovoltaicos, usinas eólicas, instalações de armazenamento de bateria e um eletrolisador para a produção de hidrogênio, visando a implementação até 2030, com custos estimados em mais de €120 milhões. (Slovak Spectator - 11.01.2024) 
Link Externo

Reino Unido aprova planos para hub de produção de hidrogênio

O Conselho de Cheshire West & Chester aprovou os planos da EET Hydrogen para o primeiro grande projeto de produção de hidrogênio com baixo teor de carbono (HPP1) no Reino Unido, localizado no Complexo de Manufatura de Stanlow em Ellesmere Port, Cheshire. O hub de hidrogênio, composto por duas plantas (HPP1 e HPP2), permitirá que empresas locais de geração de energia e indústrias mudem de combustíveis fósseis para energia de baixo carbono, reduzindo as emissões de carbono na região em 2,5 milhões de toneladas anualmente. A instalação será usada localmente pela refinaria da Essar e outras grandes indústrias da região para criar as primeiras operações de refino, fabricação de vidro e produtos químicos com baixo teor de carbono no mundo. O projeto é parte integrante do HyNet, o principal cluster de descarbonização industrial do Reino Unido, e espera-se que a construção do HPP1, com capacidade de 350 MW, comece em 2024, com a produção de hidrogênio de baixo carbono no local a partir de 2027. (Essar - 11.01.2024) 
Link Externo

Armazenamento e Transporte

Alemanha: Operadores de armazenamento de gás expressam preocupações sobre planos ambiciosos para redes de hidrogênio

Operadores de armazenamento de gás alemães estão alertando contra planos excessivamente ambiciosos para redes de hidrogênio. Este aviso surge enquanto a Alemanha busca fazer a transição para um sistema de energia baseado em hidrogênio para alcançar suas metas climáticas. Os operadores de armazenamento de gás argumentam que tais planos podem ser exagerados e que o foco deve estar em soluções realistas e econômicas. Eles sugerem priorizar o uso da infraestrutura de gás existente para o armazenamento de hidrogênio, em vez de construir novos gasodutos exclusivos para o hidrogênio. Os operadores enfatizam a necessidade de uma abordagem equilibrada que considere tanto o potencial do hidrogênio quanto os desafios práticos associados à sua integração em larga escala no sistema de energia. (Pipeline & Gas Journal - 08.01.2024) 
Link Externo

Quantron destaca inovação em hidrogênio na CES com parceria estratégica com a FusionOne

A empresa alemã Quantron AG, especializada em transporte sustentável, marcou presença na Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, destacando-se como a única empresa de mobilidade no pavilhão alemão. Durante o evento, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a FusionOne, uma empresa de tecnologia focada na produção de hidrogênio a partir de resíduos plásticos. A parceria visa integrar a FusionOne à Clean Transportation Alliance, uma rede fundada pela Quantron para impulsionar a descarbonização do transporte rodoviário. O CEO da Quantron, Andreas Haller, destacou a importância da colaboração para promover os benefícios do hidrogênio e impulsionar a adoção de soluções de transporte sem emissões. O Ministro Federal Alemão para Digitalização e Transporte, Dr. Volker Wissing, e a Presidente da Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA), Hildegard Müller, estiveram entre os visitantes do estande da Quantron na CES. (FuelCellsWorks - 11.01.2024) 
Link Externo

Europa: HH2E e Gascade anunciam acordo de conexão à rede de gasodutos para hidrogênio

A GASCADE Gastransport GmbH (GASCADE) confirmou a conexão da instalação de produção de hidrogênio da HH2E em Lubmin, na costa alemã do Báltico, à Rede de Gasodutos de Gás Europeia (EUGAL Lines 1 e 2), marcando um marco significativo para a economia de hidrogênio verde da Alemanha. A HH2E planeja iniciar a produção de hidrogênio verde em Lubmin até o final de 2025, contribuindo significativamente para substituir o gás natural e promover um futuro energético mais sustentável. Inicialmente, os gasodutos transportarão uma mistura de hidrogênio e gás natural. O acordo é o primeiro contrato de mistura de hidrogênio tanto para a HH2E quanto para a GASCADE, representando um compromisso com soluções de energia inovadoras e sustentáveis. (H2E - 03.01.2024) 
Link Externo

Wood conduz estudo de viabilidade para gasoduto de hidrogênio no sul da Europa

A empresa de engenharia e consultoria Wood foi escolhida para fornecer um estudo de viabilidade para uma empresa de energia no sul da Europa. O estudo avaliará a possibilidade de converter 125 km de gasodutos de gás natural para o transporte de hidrogênio ao longo da costa mediterrânea. O projeto faz parte dos objetivos de descarbonização da empresa de energia e de suas ambições de se tornar um facilitador de hidrogênio, conectando a produção europeia à demanda. A iniciativa faz parte da visão da European Hydrogen Backbone, que busca reutilizar cerca de 32.000 km de gasodutos de transmissão de gás natural até 2040. A Wood também está envolvida em projetos relacionados a hidrogênio no Reino Unido e na América do Norte. (Wood - 08.01.2024) 
Link Externo

Estados Unidos: DNV colabora com National Gas Transmission em pesquisa sobre transporte de hidrogênio

A DNV foi escolhida para apoiar a National Gas Transmission (NGT) do Reino Unido em dois projetos financiados pelo Strategic Innovation Fund (SIF). Os projetos irão pesquisar a adequação de ativos existentes no transporte de hidrogênio no sistema de transmissão nacional de gás. O projeto FutureGrid, liderado pela NGT, visa demonstrar a segurança e confiabilidade do transporte de hidrogênio no sistema de transmissão existente. A DNV construiu uma instalação de teste de alta pressão de hidrogênio em Cumbria, Inglaterra, para avaliar a viabilidade do transporte de hidrogênio no sistema atual. O FutureGrid Fase 1 já alcançou a marca de operar com 2% de hidrogênio misturado ao gás natural, e a Fase 2 incluirá o desenvolvimento de uma instalação de teste de compressão e gasoduto para testes offline do sistema completo de compressão de hidrogênio. A DNV também apoiará a NGT no desenvolvimento de uma instalação de desmistura, purificação e abastecimento de hidrogênio. (H2 View - 04.01.2024) 
Link Externo

Europa: Thyssenkrupp pede novos gasodutos de hidrogênio do sul da Europa

O CEO da Thyssenkrupp, Miguel López, defendeu a construção de novos gasodutos de hidrogênio do sul da Europa, incluindo países como Espanha, Portugal e Marrocos. Ele destacou a necessidade desses gasodutos para atender à crescente demanda por hidrogênio na Alemanha, especialmente para a produção de aço verde em Duisburg. López ressaltou que a conexão com a rede central de hidrogênio planejada pelo Ministro Federal da Economia, Robert Habeck, é essencial. A Thyssenkrupp está explorando parcerias de energia em regiões como a Península Ibérica, a Península Arábica e o sul dos Estados Unidos. (FuelCellsWorks - 04.01.2024) 
Link Externo

Uso Final

Alemanha: Solaris fornecerá 10 ônibus a hidrogênio para Düsseldorf

A Solaris Bus & Coach fornecerá 10 ônibus movidos a hidrogênio para a cidade de Düsseldorf, na Alemanha, atendendo a uma encomenda da transportadora Rheinbahn Düsseldorf. Os ônibus fazem parte dos esforços da cidade para alcançar a neutralidade climática até 2035. Eles serão movidos a hidrogênio verde, produzido exclusivamente com eletricidade renovável. Os ônibus de hidrogênio de 12 metros contarão com uma célula a combustível de hidrogênio Ballard de 70 kW, apoiada por baterias Solaris High Power. A Solaris tem ganhado popularidade no mercado alemão, com pedidos recentes de várias cidades, totalizando mais de 700 ônibus movidos a hidrogênio fornecidos ou encomendados. (Solaris Bus - 09.01.2024) 
Link Externo

Alemanha: Hypion estabelece H2-Hub com uma estação de abastecimento de hidrogênio

A Hypion GmbH contribui para a ativação do mercado de hidrogênio verde, desenvolvendo projetos sustentáveis e eficientes. Eles estabeleceram o conceito de "H2-Hubs" para integrar a produção, distribuição e uso de hidrogênio em locais específicos. Em Neumünster, Alemanha, criaram um hub de hidrogênio com uma Estação de Abastecimento de Hidrogênio (EAH) que atende a veículos pesados e leves. A EAH possui redundância para garantir disponibilidade, atendendo aos padrões da UE e sendo acessível por diferentes métodos de pagamento. A infraestrutura visa impulsionar a mobilidade com hidrogênio verde, contribuindo para metas de descarbonização. (Hydrogen Central - 05.01.2024) 
Link Externo

China lidera em estações de hidrogênio

A China está liderando a corrida mundial do hidrogênio com a maior rede de estações de abastecimento de hidrogênio do mundo, construindo mais de 400 dessas estações, das quais 280 já estão em operação. O valor estimado da indústria de energia do hidrogênio na China deverá atingir 1 trilhão de yuan (cerca de US$ 14 bilhões) até 2025, com uma participação de mais de 10% no sistema de energia final do país. A escala do mercado de energia do hidrogênio na China deverá atingir 43 milhões de toneladas até 2030, com o hidrogênio verde representando 10% do mix de energia. O país está buscando acelerar a padronização da cadeia de valor do hidrogênio com diretrizes de construção de padrões nacionais para a indústria do hidrogênio. Apesar de liderar a produção global de hidrogênio, menos de 0,1% do hidrogênio produzido na China vem de fontes renováveis. (CGTN - 01.01.2024) 
Link Externo

Malásia: KBR fornecerá tecnologia de amônia verde para projeto da Lotte Chemical

A KBR, renomada empresa de engenharia e tecnologia, foi escolhida pela Lotte Chemical Corporation para fornecer sua tecnologia K-GreeN® no projeto H2biscus de amônia verde na Malásia. O contrato envolve a licença da tecnologia e o design de engenharia proprietária para a produção de 800 mil toneladas métricas por ano de amônia verde, utilizando energia hidrelétrica. (KBR - 08.01.2024) 
Link Externo

Hyundai revela planos para energia do hidrogênio e veículos com base em software

A Feira de Produtos Eletrônicos de Consumo (CES) de 2024, organizada pela Associação de Tecnologia do Consumidor (CTA), começou em Las Vegas, destacando avanços em vários setores, incluindo a aplicação crescente de inteligência artificial (IA). A Hyundai revelou seus planos futuros para a energia do hidrogênio, incluindo a transformação de resíduos orgânicos e plásticos em hidrogênio limpo. A empresa também planeja desenvolver ainda mais os veículos com base em softwares e novas tecnologias de IA, permitindo que os consumidores paguem por recursos sob demanda no futuro, como assistência avançada ao motorista ou direção autônoma. A Hyundai pretende integrar seu próprio modelo de linguagem grande (LLMs) em seu sistema de navegação. (Valor Econômico - 09.01.2024) 
Link Externo

Europa: Líderes da H2Accelerate renovam compromisso com a expansão do hidrogênio para caminhões

Os principais decisores sêniores da colaboração H2Accelerate emitiram uma declaração conjunta reafirmando seu compromisso com a aceleração da adoção de hidrogênio de baixo carbono para caminhões na Europa. Participantes, incluindo a bp, Daimler Truck, Iveco Group, Linde, Shell, TotalEnergies e Volvo Group, renovaram seu compromisso em uma reunião em Bruxelas. Eles celebraram conquistas passadas e discutiram os desafios e oportunidades para a expansão da infraestrutura de hidrogênio e caminhões a hidrogênio. O foco está em atender às metas da UE para a redução de emissões de veículos pesados até 2030, destacando a importância da colaboração para alcançar esses objetivos. (H2 Accelerate - 10.01.2024) 
Link Externo

Dinamarca e Índia anunciam aliança para combustíveis verdes incluindo o hidrogênio

A Dinamarca anunciou a iniciativa Green Fuels Alliance India (GFAI), liderada pela Embaixada Dinamarquesa e pelo Consulado Geral da Dinamarca na Índia. A aliança busca impulsionar esforços colaborativos entre os dois países no setor de soluções de energia sustentável, incluindo o hidrogênio. O GFAI visa promover o crescimento da energia sustentável na Índia, estabelecendo um ecossistema que encoraja a colaboração entre empresas, entidades governamentais, instituições de pesquisa e partes interessadas financeiras da Dinamarca e da Índia. Nove organizações dinamarquesas já se comprometeram com a iniciativa, incluindo a Maersk, Topsoe, Danfoss e Hydrogen Denmark. A iniciativa faz parte da Parceria Estratégica Verde assinada em 2020 entre Índia e Dinamarca. (Maersk - 08.01.2024) 
Link Externo

Tecnologia e Inovação

EDP busca startups para desenvolver soluções em energias renováveis e H2V

O Energy Starter, programa global de inovação aberta da EDP, está com as inscrições abertas para sua 8ª edição. A iniciativa visa acelerar o desenvolvimento e implementação de soluções para a transição energética. As startups e scaleups (empresas tecnológicas de rápido crescimento) interessadas podem se inscrever até 28 de janeiro, pelo site do programa. Após o processo de avaliação, as empresas voltadas para energias renováveis e hidrogênio verde selecionadas participarão de um bootcamp e um open day, em Singapura, previstos para acontecer em abril, onde irão apresentar suas soluções a vários especialistas da EDP, de diferentes unidades de negócio e mercados, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento em conjunto de projetos-piloto e parcerias. Além do desenvolvimento do projeto e potencial contrato com a EDP, as melhores soluções terão a oportunidade de entrar para o pipeline da EDP Ventures, veículo de investimento em startups, podendo ser uma das futuras investidas. (CanalEnergia - 08.01.2024) 
Link Externo

HNOI reabastece Toyota Mirai movido a hidrogênio nas instalações do Texas

A HNO International (HNOI) realizou com sucesso a recarga de um Toyota Mirai movido a hidrogênio usando sua Estação Compacta de Reabastecimento de Hidrogênio (CHRS™) em Houston, EUA. A demonstração validou a eficácia do CHRS em diferentes tipos de veículos, incluindo elétricos de célula a combustível (FCEVs) e veículos com motor de combustão interna (ICE) de hidrogênio. O CHRS, um sistema eficiente de espaço, gera hidrogênio limpo de alta qualidade por meio de eletrólise por membrana de troca aniônica (AEM), garantindo processos seguros e eficientes, cumprindo padrões e certificações elevados de hidrogênio. O presidente da HNOI, Don Owens, destaca o CHRS como uma solução verde, promovendo tecnologias baseadas em hidrogênio para uma indústria de transportes com zero emissões. (H2 View – 10.01.2024)  
Link Externo

Proton Motor lança solução de sistema de célula a combustível HyModule® S4

A Proton Motor Power Systems lançou o sistema de célula de combustível HyModule® S4, uma solução "plug and play" para mercados que buscam uma alternativa de energia livre de emissões. Destinado a habitações residenciais, pequenos complexos industriais e fornecimento de energia de emergência, o sistema visa armazenamento sazonal de energia e aplicações combinadas de calor e energia. Utilizando a tecnologia proprietária de célula a combustível refrigerada a líquido HyStack® 200, o HyModule® S4 complementa as ofertas de aplicações estacionárias existentes da empresa, incluindo o sistema de maior potência HyModule® S8. O CEO da Proton Motor, Dr. Faiz Nahab, destacou o compromisso da empresa com a comercialização de tecnologia de hidrogênio ao apresentar com sucesso o novo produto, o sistema de célula de combustível HyModule® S4. A expansão da linha de produtos HyModule® reflete o interesse crescente na tecnologia movida a hidrogênio e a estratégia da empresa de capitalizar a adoção de mercado em mercados estacionários descentralizados. (H2 View – 10.01.2024)  
Link Externo

Bramble Energy lança barco movido a hidrogênio utilizando tecnologia PCBFC™

A Bramble Energy lançou um barco elétrico a hidrogênio, impulsionado por uma célula a combustível de placa de circuito impresso (PCBFC™), em Sheffield, Reino Unido. O barco, com 57 pés, completou testes livres de emissões, utilizando uma célula de combustível marinizada personalizada capaz de fornecer cerca de 600 milhas de alcance com 14 kg de hidrogênio armazenado a bordo. Energia adicional é proveniente de painéis solares conectados a um sistema de bateria de 22 kWh. Desenvolvido como parte do projeto HyTime, em parceria com a Barrus, o barco de demonstração destaca o potencial da tecnologia PCBFC™ da Bramble Energy para descarbonizar o setor marítimo. Após a conclusão do programa de testes no Reino Unido, a Bramble analisará os dados no seu Hydrogen Innovation Hub em Crawley para apoiar o desenvolvimento futuro de sistemas PCBFC™ para outras aplicações marítimas. Tom Mason, CEO da Bramble Energy, enfatizou a capacidade da empresa em projetar, desenvolver e lançar rapidamente uma demonstração funcional de sua tecnologia PCBFC™ em uma aplicação marítima. (H2 View – 10.01.2024)  
Link Externo

Artigos e Estudos

Falta energia para os planos de hidrogênio verde

A Agência Internacional de Energia (IEA) reduziu suas projeções para o mercado global de hidrogênio verde, indicando que a capacidade renovável destinada à produção de hidrogênio e seus derivados crescerá apenas 7% do total de empreendimentos anunciados entre 2023 e 2028. A IEA revisou para baixo as previsões para todas as regiões, com exceção da China. O relatório destaca uma perspectiva mais cautelosa em relação ao desenvolvimento da capacidade de eletrólise com energias renováveis para produção de hidrogênio verde. A China, Arábia Saudita e Estados Unidos representam mais de 75% da capacidade planejada para a produção de hidrogênio verde até 2028, de acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA). A previsão da IEA para 2023 é 35% menor do que em 2022, principalmente devido ao ritmo lento na tomada de decisões finais dos projetos. A região da América Latina teve a maior revisão para baixo, caindo de cerca de 6 GW até 2028 para quase zero, com anúncios no Chile e Brasil demorando mais do que o esperado para avançar. (EPBR - 11.01.2024) 
Link Externo

Artigo de Pietro Erber: "Hidrogênio de baixo carbono"

Em artigo publicado pelo Valor Econômico, Pietro Erber (ex-conselheiro da Eletrobras) trata das diferentes maneiras de classificar o Hidrogênio (H2), seja por cores, que são atribuídas aos processos de obtenção, seja pela quantidade de CO2 associada à sua produção. Ele discute a diferença entre o H2 Verde, obtido por eletrólise da água com energia de fontes renováveis, e o H2 Azul, obtido a partir da reforma do gás natural com captura e armazenamento de CO2. Erber também aborda o conceito de H2 de baixo carbono, que reflete as emissões de CO2 na prática, e destaca que para obter H2 eletrolítico de baixo carbono, será necessário criar armazenamento das energias renováveis utilizadas para compensar a intermitência e assegurar a continuidade da eletrólise. (GESEL-IE-UFRJ – 27.12.2023) 
Link Externo

BNEF: Scaling Technologies for Greening Heavy Industry

O relatório Scalling Technologies for Greening Heavy Industry, publicado pela Bloomberg NEF (BNEF), é parte da iniciativa Net Zero Pathfinders. O estudo avalia algumas das soluções políticas mais promissoras para ampliar as tecnologias necessárias para descarbonizar os setores industriais difíceis de descarbonizar. Isto é apresentado através da lente de 15 histórias de sucesso, onde as políticas já demonstram um forte potencial para impulsionar a implantação de tecnologia ou a redução de emissões. Para acessar o relatório, clique aqui (BNEF - 20.11.2023). 
Link Externo

Scaling Up Hydrogen: The Case For Low- Carbon Steel

O relatório foi publicado pela BNEF com o objetivo de analisar o uso do hidrogênio na indústria siderúrgica. Segundo o estudo, o setor siderúrgico – que é responsável por 7% das emissões globais de carbono – poderá ser um dos setores com maior demanda de hidrogênio com baixo teor de carbono. A produção de aço à base de hidrogênio poderia descarbonizar mais de 40% da produção mundial de aço até 2050. Os custos do aço à base de hidrogênio já estão num intervalo aceitável para alguns compradores, enquanto os quadros políticos e a justificação comercial para a expansão do aço de baixo carbono estão começando a tomar forma. Este whitepaper da Climate Technology Coalition fornece uma visão geral sobre o papel do hidrogênio na descarbonização do aço e descreve recomendações comerciais e políticas que, se implementadas, deverão avançar o cronograma para o aço à base de hidrogênio (BNEF - 11.01.2024). 
Link Externo

Scaling Up Hydrogen: The Case for Low Carbon Ammonia

Na tentativa de descarbonizar a indústria e ampliar o hidrogênio de baixo carbono, o setor de amônia será provavelmente um dos primeiros a adotar o vetor energético. A descarbonização da amônia levaria a grandes reduções nas emissões de gases com efeito de estufa provenientes da agricultura, do transporte marítimo e da produção de produtos químicos. Os promotores anunciaram um pipeline de 180 milhões de toneladas métricas de fábricas de amônia com baixo teor de carbono que poderão ser construídas até 2035, mas o desafio agora é garantir contratos de fornecimento e financiamento para esta produção. Este white paper da BNEF e da Climate Technology Coalition fornece uma nova análise de custos para a produção de amônia com baixo teor de carbono e descreve potenciais ações comerciais e considerações políticas que, se implementadas, deverão estimular a demanda necessária e colocar a indústria no caminho da descarbonização. (BNEF - 11.01.2024)  
Link Externo

Hydrogen Market Formation: An Evaluation Framework

O relatório orienta os pioneiros, investidores e decisores políticos a identificar novas oportunidades e desafios para a construção de um mercado de hidrogênio limpo na sua região com base em informações sobre três fatores principais: a indústria atual do hidrogênio; interesse regional e apoio de decisores políticos, líderes industriais e comunidades locais; e potencial de crescimento inexplorado. Este framework procura estimular a participação nos mercados emergentes de hidrogênio, colmatando a lacuna de informação entre as partes interessadas interessadas no desenvolvimento do hidrogênio e no crescimento futuro dos mercados de hidrogênio limpo em regiões de todo o mundo (EFI Foundation - 05.01.2024) 
Link Externo