05/04/2019

GESEL: turma de graduação faz visita técnica ao Complexo de Lajes da Light

Na última quarta-feira, dia 3 de abril, a turma da disciplina “Introdução à Economia do Setor Elétrico”, ministrada pelo professor Nivalde de Castro na graduação do Instituto de Economia, realizou uma visita técnica ao Complexo de Lajes da Light. Lá, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da UHE Fontes Nova e do Reservatório de Lajes, além de visitar o museu instalado na já desativada UHE Fontes Velha. Atualmente, as três hidrelétricas do Complexo de Lajes – Fontes Nova, Nilo Peçanha e Pereira Passos – somam uma capacidade instalada de 612 megawatts, e em conjunto com as demais instalações da Light Energia são responsáveis por 96% do abastecimento de água da cidade do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. (GESEL-IE-UFRJ – 05.04.2019)