17/08/2017

GESEL – TDSE 74: “Reflexões sobre o mercado brasileiro de energia elétrica no atacado e a crise financeira recente”

O GESEL está disponibilizando em seu site o Texto de Discussão do Setor Elétrico (TDSE) 74: “Reflexões sobre o mercado brasileiro de energia elétrica no atacado e a crise financeira recente”. O estudo expõe um diagnóstico dos principais problemas estruturais no mercado de energia elétrica brasileiro no atacado, que resultaram na crise financeira do setor elétrico entre os anos de 2013 a 2015, que ainda não foram solucionados em 2017. Depois de uma breve introdução, sistematizando de forma resumida as principais características do setor elétrico e do modelo de comercialização de energia no atacado brasileiros, o texto apresenta um panorama do risco financeiro inerente ao mercado de curto prazo (MCP), onde se demonstra que os valores envolvidos nas liquidações em períodos de stress hidrológico, como o período recente, são extremamente elevados e não capazes de serem gerenciáveis adequadamente pelos agentes. No terceiro capítulo, examina, com maior nível de detalhe, a grave crise financeira verificada entre 2013 e 2015, destacando os impactos para cada segmento e as soluções governamentais adotadas para mitigação de seus efeitos. Já o quarto capítulo analisa três importantes questões que contribuem, em larga medida, para o elevado nível de risco no modelo comercial atacadista brasileiro: i. Fragilidade no sistema de pagamentos e garantias da CCEE; ii. Elevado volume de diferenças no MCP; e iii. Inadequada sinalização econômica do preço de liquidação de diferenças (PLD) no mercado brasileiro. Para ler a consulta pública 33 do MME que propõe o aprimoramento do marco legal do setor elétrico, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 17.08.2017)

Para ler o TDSE na íntegra, clique na imagem abaixo: