12/08/2016

GESEL: TDSE 62 em versão em espanhol – “La formación del precio de la energía eléctrica: Experiencias internacionales y el modelo brasileño”

O Grupo de Estudos do Setor Elétrico do Instituto de Economia da UFRJ – GESEL, está disponibilizando a versão em espanhol do Texto de Discussão do Setor Elétrico (TDSE) no 62, intitulado “A Formação do preço da energia elétrica: Experiências internacionais e o modelo brasileiro”. O artigo analisa as origens dos altos preços da energia elétrica observados no mercado brasileiro de curto prazo durante o ano de 2014, e que determinaram custos muito elevados para os consumidores de energia elétrica, provocando um stress financeiro severo para empresas de distribuição, de geração (térmica e hídrica) e para consumidores livres. Para entender esta dinâmica, é desenvolvida uma análise de caráter conceitual sobre os fundamentos econômicos dos mercados de energia, examinando tanto os mercados de países selecionados da União Europeia, quanto o modelo de comercialização de energia no atacado em vigor no Brasil desde 2004, com especial ênfase para o papel e funcionalidade do PLD. (GESEL-IE-UFRJ – 12.08.2016)

Para a versão em espanhol, clique na imagem abaixo: