05/07/2021
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GESEL na mídia: Tarifa branca fracassa e só alcança 0,1% dos clientes

Deslocar o consumo para fora da ponta e, em troca, dar um desconto nas contas de luz para quem se dispõe a fugir dos horários de maior demanda. Esse é o princípio da tarifa branca de energia, criada em 2018, que permitiria aliviar o sistema elétrico em um momento de dúvidas sobre a capacidade de atendimento do parque gerador no pico da carga. Apenas 57.601 unidades consumidoras – o que representa menos de 0,1% do universo potencial de clientes em todo o país – aderiram ao mecanismo, segundo números atualizados pela Aneel em março. Nos bastidores, autoridades do setor responsabilizam as empresas de distribuição por divulgarem pouco a tarifa branca aos seus clientes. Para as distribuidoras, falta um equacionamento adequado para recompor a perda de receitas com os descontos tarifários. De acordo com a Aneel, quem aderiu à modalidade teve redução média de 4,2% nas contas de luz. “Falta cultura e informação consistente. Isso atesta a falha do governo com campanhas educativas”, afirma o coordenador do Gesel, Nivalde de Castro. “Campanhas de esclarecimento são um dos pilares para reduzir a demanda, junto com aumento da tarifa e um programa específico para a indústria, notadamente a eletrointensiva.” (Valor Econômico – 05.07.2021)

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