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Pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ com 194 integrantes dos Conselhos de Consumidores das distribuidoras de energia revelou que 80% deles têm grau de escolaridade alto, com, no mínimo, ensino superior completo, mas assumiram a função sem qualquer conhecimento prévio do setor. As respostas obtidas pelos pesquisadores apontaram a necessidade de capacitação desses profissionais, com prioridade para temas técnicos como tarifas, visão geral do setor e condições gerais de fornecimento. Os resultados da pesquisa foram apresentados pelo coordenador do Gesel, Nivalde de Castro, durante seminário na Aneel nesta sexta-feira, 24 de agosto. O levantamento é parte de um projeto de pesquisa e desenvolvimento financiado pela EDP. Castro, as respostas indicaram certa dificuldade dos profissionais ouvidos de entender bem a regulação e a dinâmica intensa que o setor elétrico tem vivido. “Daí a importância desse projeto de focar muito na qualificação e na capacitação dos atuais conselheiros, e criar uma metodologia que já está mais ou menos endereçada, por meio da Escola dos Conselhos de Consumidores”, explica o acadêmico. Os integrantes dos conselhos também mencionaram dificuldades de comunicação entre si e com os demais consumidores como obstáculos à sua atuação, e sugeriram a intensificação do uso de redes sociais para estreitar o relacionamento com todos os segmentos que eles representam.
Em evento na sede da Aneel, em Brasília-DF, o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) da UFRJ apresentou os resultados de seu estudo sobre a capacitação os integrantes dos Conselhos de Consumidores das distribuidoras de energia. O estudo apontou a necessidade de capacitação desses profissionais, com prioridade para temas técnicos (tarifas, visão geral do setor e condições gerais de fornecimento). Para solução desse problema, o projeto de P&D elaborado pelo Gesel prevê a criação de um portal na internet com conteúdos de capacitação e de comunicação com os consumidores, com vídeos, links, textos didáticos e informativos, e FAQs (perguntas e respostas sobre questões do setor). O site vai funcionar como um dos instrumentos do programa de qualificação elaborado pelo Gesel. A proposta, segundo o professor Rubens Rosental, prevê a criação de três cursos presenciais ministrados em quatro horas, que serão complementados com módulos de educação a distância. O primeiro deles é uma visão geral, na qual serão trabalhados conceitos básicos do funcionamento e da estrutura do setor elétrico, modelo, aspectos técnicos e regulatórios, planejamento de expansão, operação do sistema e comercialização. “A gente acha importante nessa introdução ter conceitos de teoria econômica”, explicou Rosental, em apresentação para os presidentes de conselhos. O segundo curso será sobre tarifas e vai explorar conceitos básicos, modalidades tarifárias e metodologias usadas nos processos de reajuste e de revisão. O terceiro terá como tema Condições gerais de fornecimento, que abrange todos os aspectos da prestação do serviço de distribuição e do relacionamento comercial das distribuidoras com seus consumidores. A Escola dos Conselhos de Consumidores prevista no projeto de P&D foi lançada oficialmente nesta sexta-feira (24/08) com aula inaugural do coordenador do Gesel, o professor Nivalde de Castro. (Agência CanalEnergia – 24.08.2018)
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