27/08/2018

GESEL na mídia: Pesquisa realizada pelo Gesel-UFRJ aponta necessidade de capacitação de integrantes de Conselhos de Consumidores

Pesquisa realizada pelo Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ com 194 integrantes dos Conselhos de Consumidores das distribuidoras de energia revelou que 80% deles têm grau de escolaridade alto, com, no mínimo, ensino superior completo, mas assumiram a função sem qualquer conhecimento prévio do setor. As respostas obtidas pelos pesquisadores apontaram a necessidade de capacitação desses profissionais, com prioridade para temas técnicos como tarifas, visão geral do setor e condições gerais de fornecimento. Os resultados da pesquisa foram apresentados pelo coordenador do Gesel, Nivalde de Castro, durante seminário na Aneel nesta sexta-feira, 24 de agosto. O levantamento é parte de um projeto de pesquisa e desenvolvimento financiado pela EDP. Castro, as respostas indicaram certa dificuldade dos profissionais ouvidos de entender bem a regulação e a dinâmica intensa que o setor elétrico tem vivido. “Daí a importância desse projeto de focar muito na qualificação e na capacitação dos atuais conselheiros, e criar uma metodologia que já está mais ou menos endereçada, por meio da Escola dos Conselhos de Consumidores”, explica o acadêmico. Os integrantes dos conselhos também mencionaram dificuldades de comunicação entre si e com os demais consumidores como obstáculos à sua atuação, e sugeriram a intensificação do uso de redes sociais para estreitar o relacionamento com todos os segmentos que eles representam.

Em evento na sede da Aneel, em Brasília-DF, o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) da UFRJ apresentou os resultados de seu estudo sobre a capacitação os integrantes dos Conselhos de Consumidores das distribuidoras de energia. O estudo apontou a necessidade de capacitação desses profissionais, com prioridade para temas técnicos (tarifas, visão geral do setor e condições gerais de fornecimento). Para solução desse problema, o projeto de P&D elaborado pelo Gesel prevê a criação de um portal na internet com conteúdos de capacitação e de comunicação com os consumidores, com vídeos, links, textos didáticos e informativos, e FAQs (perguntas e respostas sobre questões do setor). O site vai funcionar como um dos instrumentos do programa de qualificação elaborado pelo Gesel. A proposta, segundo o professor Rubens Rosental, prevê a criação de três cursos presenciais ministrados em quatro horas, que serão complementados com módulos de educação a distância. O primeiro deles é uma visão geral, na qual serão trabalhados conceitos básicos do funcionamento e da estrutura do setor elétrico, modelo, aspectos técnicos e regulatórios, planejamento de expansão, operação do sistema e comercialização. “A gente acha importante nessa introdução ter conceitos de teoria econômica”, explicou Rosental, em apresentação para os presidentes de conselhos. O segundo curso será sobre tarifas e vai explorar conceitos básicos, modalidades tarifárias e metodologias usadas nos processos de reajuste e de revisão. O terceiro terá como tema Condições gerais de fornecimento, que abrange todos os aspectos da prestação do serviço de distribuição e do relacionamento comercial das distribuidoras com seus consumidores. A Escola dos Conselhos de Consumidores prevista no projeto de P&D foi lançada oficialmente nesta sexta-feira (24/08) com aula inaugural do coordenador do Gesel, o professor Nivalde de Castro. (Agência CanalEnergia – 24.08.2018)

Para ver o vídeo do evento, clique na imagem abaixo:

Para ler a matéria na íntegra, clique na imagem abaixo: