09/09/2024

GESEL na mídia: Para que a CDE seja eficaz, é necessário observar indicadores e avaliar resultados, afirma Nivalde de Castro

Em entrevista ao portal Valor da Energia, o coordenador do GESEL e professor do Instituto de Economia da UFRJ, Nivalde de Castro, explicou a relação entre custos da geração e o preço pago pelo consumidor. Ele atribui esse descompasso à variedade de subsídios que são cobertos pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um fundo setorial criado em 2002 para promover o desenvolvimento energético no país, mas que, ao longo dos anos, perdeu seu foco original, especialmente a partir de 2017. “Entretanto, para que a CDE seja eficaz, é necessário que sejam observados fatores importantes, como indicadores quantitativos e avaliação dos resultados”, afirmou Castro. “As tarifas no Brasil estão acima da média mundial, o que é elevado para um país de renda média como o nosso”, acrescentou.

Para ler a matéria na íntegra, clique na imagem abaixo: